TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira, 24 de abril de 2025, O serviço sagrado que esses homens prestam é um reflexo e uma sombra das coisas celestiais (Hb 8:5).

TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira, 24 de abril de 2025, O serviço sagrado que esses homens prestam é um reflexo e uma sombra das coisas celestiais (Hb 8:5).

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2025

Quinta-feira, 24 de abril de 2025

O serviço sagrado que estes homens prestam é um reflexo e uma sombra das coisas celestiais (Hb 8:5).

O tabernáculo era o lugar onde os israelitas se reuniam para adorar a Deus e oferecer sacrifícios a Ele (Êxodo 29:43-46). Eles o levavam consigo sempre que se mudavam de um lugar para outro no deserto (Êxodo 25:8, 9; Números 9:22). Eles o usaram por quase 500 anos, até que o templo em Jerusalém foi construído. Agora, o tabernáculo também representava algo muito melhor. Era “uma sombra das coisas celestiais” e representava o grande templo espiritual de Jeová. O apóstolo Paulo disse: “Esta tenda [ou tabernáculo] é uma representação simbólica para os nossos tempos” (Hebreus 9:9). Então, quando ele escreveu isso aos hebreus, o templo espiritual já era uma realidade. Na verdade, surgiu no ano 29 DC. Naquele ano, Jesus foi batizado e começou a servir como “grande sumo sacerdote” de Jeová no templo espiritual (Heb. 4:14; Atos 10:37, 38). w23.10 26 par. 6, 7.

Para que servia o tabernáculo?

A sombra. Paulo baseou sua explicação do templo espiritual no tabernáculo que Moisés ergueu em 1512 aC (veja o gráfico “Sombra e Realidade”). O tabernáculo, também chamado de “tenda do encontro”, era o local onde os israelitas se reuniam para adorar a Deus e oferecer sacrifícios a Ele (Êxodo 29:43-46). Eles o levavam consigo sempre que se mudavam de um lugar para outro no deserto (Êxodo 25:8, 9; Números 9:22). Eles o usaram por quase 500 anos, até que o templo em Jerusalém foi construído. Agora, o tabernáculo também representava algo muito melhor que viria mais tarde para os cristãos.

Quando o templo espiritual passou a existir?

A realidade. O tabernáculo era “uma sombra das coisas celestiais” e representava o grande templo espiritual de Jeová. Paulo disse: “Esta tenda [ou tabernáculo] é uma representação simbólica para os nossos tempos” (Hebreus 8:5; 9:9). Então, quando ele escreveu isso aos hebreus, o templo espiritual já era uma realidade. Na verdade, surgiu no ano 29 DC. Naquele ano, Jesus foi batizado, ungido com espírito santo e começou a servir como “grande sumo sacerdote” de Jeová no templo espiritual (Heb. 4:14; Atos 10:37, 38).

De acordo com Hebreus 7:23-27, que enorme diferença existe entre os sumos sacerdotes de Israel e o grande Sumo Sacerdote, Jesus Cristo?

A sombra. O sumo sacerdote representava o povo diante de Deus. O primeiro sumo sacerdote de Israel, Arão, foi designado por Jeová quando o tabernáculo foi dedicado. Mas Paulo explicou: “Visto que a morte impediu que os sacerdotes continuassem no cargo, era necessário que houvesse muitos sacerdotes sucedendo-se uns aos outros” (leia Hebreus 7:23-27).d Além disso, como esses sumos sacerdotes eram imperfeitos, eles tinham de oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados. Essa é uma enorme diferença entre os sumos sacerdotes de Israel e o grande Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.

A realidade. Nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, “é servo [...] da verdadeira tenda que Jeová armou, e não o homem” (Hb 8:1, 2). Paulo explicou que, visto que Jesus “vive para sempre, o seu sacerdócio não tem sucessores”. Além disso, ele disse que Jesus é “imaculado, separado dos pecadores” e que, ao contrário dos sumos sacerdotes de Israel, “ele não tem que oferecer sacrifícios diariamente” pelos seus próprios pecados. E o que podemos dizer sobre altares e sacrifícios? Vamos ver as diferenças entre sombra e realidade.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários