TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 21 a 27 de abril de 2025, O que nos torna verdadeiramente ricos?, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 21 a 27 de abril de 2025, O que nos torna verdadeiramente ricos?, Discurso Preparado.

O que nos torna verdadeiramente ricos? (10 minutos)

Existem três pontos que nos tornam verdadeiramente ricos.

Este é o primeiro que vamos analisar.

Aquele que usa “mãos trabalhadoras” para ajudar outros a conhecer a Jeová torna-se verdadeiramente rico.

Algo que nos torna verdadeiramente ricos é sermos trabalhadores na colheita de pessoas, a que Jesus se referiu em Mateus 9:35-38. Se você se lembra, nesta parte diz-se que a colheita deve ser feita, mas que deve ser solicitado ao mestre ou dono da colheita que envie mais colheitadeiras. Isto significa que há muito trabalho a fazer e, claro, isso nos torna verdadeiramente ricos.

Isto pode ser visto claramente no trabalho árduo e árduo que foi realizado no ano de serviço de 2024. Você deve se lembrar, mas na verdade já vimos esses dados, e basta lembrar o seguinte para perceber que, na realidade, muito trabalho duro foi feito. Olha, no ano de 2024 temos estes três relatórios:

Número de batizados: 296.267

Participação na comemoração: 21.119.442

Cursos bíblicos: 7,480,146

Além dos que trabalham para tornar isso possível — é claro, todos nós entendemos que isso é graças a Jeová — há também os trabalhadores comuns: os pioneiros regulares, com 1.679.026 publicadores que se dedicaram a ser pioneiros regulares e a levar a mensagem das boas novas de Jeová. Também os pioneiros auxiliares, que naquele ano eram 867.502, resultando num número de 8.821.124 publicadores.

Sem dúvida, todos esses servos de Jeová possibilitaram números como os 21 milhões na comemoração, os 296 mil novos batizados e, claro, os mais de 7 milhões de estudos bíblicos.

Então, se dissermos: O que nos torna verdadeiramente ricos?, é como menciona o texto a seguir:

VAMOS LER PROVÉRBIOS 10:4, 5

Mãos ociosas levam à pobreza, mas mãos trabalhadoras trazem riquezas. 5 O filho que colhe no verão é perspicaz, mas o filho que dorme profundamente durante a colheita fica coberto de vergonha.

Portanto, pelo que acabamos de ver, algo que realmente nos torna ricos é que quem usa a mão de obra para ajudar outros a conhecer a respeito de Jeová realmente se torna verdadeiramente rico.

Olha que primeiro ponto interessante em relação ao que é realmente enriquecedor.

Agora vamos examinar outro ponto em relação a isso.

Ser justo é muito mais valioso do que ser rico no sentido material.

O sábio Rei Salomão talvez tenha sugerido perigo tanto para os ricos como para os pobres. Você pode dizer: Como? Até os pobres podem estar em perigo porque são pobres?

Veja esta situação. No caso do rico, ele pode estar inclinado a depositar toda a sua confiança na riqueza, imaginando que os seus bens valiosos são como um muro protetor. E em muitos casos, ser rico não é ruim. Quem possui bens materiais, porque mesmo que tenha custado a ele ou a seus familiares obtê-los, não há nada de errado nisso. A coisa errada a fazer é depositar toda a sua confiança nesses bens e não colocá-la em Jeová.

Então, efetivamente, como ele diz: “imaginar que seus bens valiosos são como um muro protetor”. E olha, o dinheiro é necessário para muitas coisas, mas desde isso até pensar que o dinheiro pode comprar tudo... A realidade é que não pode. Chega um ponto em que nem ricos nem pobres: somos todos iguais, e isso é diante da morte.

Agora, o que acontece com quem é pobre? Bem, a pessoa pobre pode pensar erroneamente que a sua pobreza a condena a um futuro sem esperança. Esse é o problema, não que ser pobre seja mau, tal como ser rico, mas que se os pobres pensam que a sua situação os condena, já não se valorizam.

E isso não é correcto, porque na realidade uma pessoa pobre pode ter esperança no futuro. Mas, às vezes, pela sua própria consciência sente-se condenado; então ele pensa que as coisas irão mal para ele, e se ele pensar assim, as coisas irão absolutamente mal para ele.

Assim, portanto, ninguém se torna um homem bom diante de Deus quando possui essas características; Nem os ricos nem os pobres alcançam um bom nome diante de Deus.

Então, quem tem um bom nome diante de Deus? O justo, isto é, aquele que pratica a justiça. O homem justo é verdadeiramente rico diante de Deus.

Imagine, no sistema em que estamos, onde há muita injustiça, onde as pessoas são mal tratadas e a sua ignorância é aproveitada. Então, de fato, o justo é verdadeiramente rico diante de Deus.

VAMOS LER PROVÉRBIOS 10:15, 16

A riqueza do rico é a sua cidade fortificada e a pobreza dos pobres é a sua ruína. 16 A obra dos justos conduz à vida, mas o fruto da obra dos ímpios conduz ao pecado.

Portanto, como segundo ponto deste discurso, o que verdadeiramente nos torna ricos é o seguinte: ser justo é muito mais valioso do que ser rico no sentido material.

Agora vamos passar para um terceiro ponto, que também nos ensina como alguém pode ser verdadeiramente rico.

Ter as bênçãos de Jeová é o que nos torna realmente ricos.

O fato de Jeová abençoar, aprovar, proteger, favorecer, orientar e fazer prosperar seus servos para atender às suas necessidades, com o conseqüente benefício dessa pessoa.

Por exemplo, um casal tem uma filha que, desde o nascimento, apresentava uma doença relacionada à sua capacidade de andar. Talvez alguém possa dizer que alguém nessas condições não vale muito neste sistema, e isso faz a pessoa se sentir mal. Claro, você teria que estar no lugar dele para entender como ele se sente. No entanto, quando você tem a mentalidade certa, até mesmo Jeová pode protegê-lo para progredir.

Portanto, algo que nos torna verdadeiramente ricos não é necessariamente ter boa saúde. É claro que isso é excelente, mas às vezes uma pessoa com boa saúde não faz o que Jeová quer. Por outro lado, outras pessoas que, por natureza, enfrentam dificuldades podem receber a bênção de Jeová, que é o que realmente enriquece.

VAMOS LER PROVÉRBIOS 10:22

A bênção de Jeová é o que enriquece, e com ela ele não causa dor.

Portanto, ter a bênção de Jeová é o que nos torna verdadeiramente ricos.

Então, quão interessante é, irmãos, este discurso: O que nos torna verdadeiramente ricos?

Nesta ocasião analisamos três aspectos que nos ajudam a ver o que Jeová vê nos outros. E todos nós podemos desenvolver isso, é claro, desde que apliquemos estes provérbios, que são os pensamentos de Jeová, e que, claro, coloquemos em prática.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários