Estudo de A Sentinela, semana de 21 a 27 de abril de 2025, O perdão de Jeová: o que isso significa para você, respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 21 a 27 de abril de 2025, O perdão de Jeová: o que isso significa para você, respostas sublinhadas.
Amarelo claro: Resposta Adicional
Celeste: Pontos Adicionais
“Em ti está o verdadeiro perdão” (Salmos 130:4).
1. Quando uma pessoa nos diz que nos perdoa, por que é difícil saber o que ela realmente quer dizer?
"EU PERDÔO VOCÊ." Que alívio sentimos quando alguém que magoamos nos diz essas palavras! Agora, o que a pessoa realmente quer nos transmitir quando nos diz que nos perdoa? Às vezes é difícil saber porque nem todas as pessoas entendem o perdão da mesma forma. Talvez isso signifique que, por sua vez, eles ainda são amigos como sempre. Ou pode significar que você deseja virar a página, mas as coisas não serão mais como antes.
2. Como é descrito na Bíblia o perdão de Jeová? (Veja também nota).
2 Quão diferente é Jeová! Nenhum ser humano perdoa como ele. Um salmista lhe disse: “Em ti está o verdadeiro perdão, e assim despertas reverência.” (Salmo 130:4). Na verdade, o perdão de Jeová é único e especial, é o “verdadeiro perdão”. Se quisermos saber o que significa perdoar verdadeiramente, temos que olhar para o seu exemplo. Nas Escrituras Hebraicas, às vezes é usada uma palavra que se refere apenas ao perdão de Jeová, nunca ao perdão dos seres humanos.
3. Por que dizemos que o perdão de Jeová é muito diferente do nosso? (Isaías 55:6, 7).
3 Quando Jeová perdoa alguém, ele apaga completamente o pecado dela e permite que ela volte a ter um bom relacionamento com ele. Jeová perdoa generosa e completamente. Que impressionante! (Leia Isaías 55:6, 7).
4. O que Jeová fez para nos ajudar a compreender o verdadeiro perdão?
4 Visto que o perdão de Jeová é tão diferente do perdão dos seres humanos imperfeitos, só nós nunca conseguiríamos entendê-lo plenamente. Mas Jeová nos ajuda a entender isso por meio de algumas comparações muito gráficas que encontramos na sua Palavra. Neste artigo iremos analisar vários deles. Assim veremos tudo o que Jeová faz para eliminar o pecado e ao mesmo tempo reparar o relacionamento que foi prejudicado por causa desse pecado. Esta análise nos permitirá ver o perdão de Jeová de muitos ângulos e, assim, compreender e valorizar muito mais o nosso amoroso Pai, Jeová.
JEOVÁ TIRA PECADOS
5. O que acontece quando Jeová perdoa os nossos pecados?
5 Na Bíblia, os pecados são frequentemente comparados a fardos pesados. Por exemplo, o rei Davi disse: “Os meus erros estão sobre a minha cabeça; são um fardo pesado, pesado demais para mim” (Salmo 38:4). No entanto, o Salmo 25:18 e 32:5 diz que Jeová “perdoa” aqueles que se arrependem dos seus pecados. A expressão hebraica traduzida nestes versículos como “perdoar” significa basicamente “levantar” ou “carregar”. Isto nos faz imaginar Jeová como um homem forte que, por assim dizer, tira o peso do pecado dos nossos ombros e o carrega embora.
ILUSTRAÇÃO
Uma mão levanta um saco grande e pesado das costas de um irmão.
“Perdoe [“levantar”, “levar embora”]” (Salmo 25:18).
6. Para onde Jeová leva os nossos pecados?
6 E para onde Jeová leva os nossos pecados? No Salmo 103:12 encontramos outra comparação que nos ajuda a entendê-lo: “Quanto mais longe está o oriente do ocidente, tanto ele afastou de nós os nossos pecados”. Leste – onde o sol nasce – e oeste – onde ele se põe – são dois pontos muito, muito distantes um do outro. Você poderia dizer que eles estão infinitamente distantes um do outro. Portanto, este versículo nos ensina que quando Jeová nos perdoa, ele leva os nossos pecados até onde podemos imaginar. Que ideia reconfortante!
ILUSTRAÇÃO
Um pôr do sol.
“Tão longe quanto o oriente está do ocidente” (Salmo 103:12).
7. Como descreve a Bíblia o que Jeová faz com os nossos pecados? (Miquéias 7:18, 19).
7 Quando Jeová tira de nós os nossos pecados, será que ele permanece com eles, por assim dizer? Não, pois o rei Ezequias lhe disse: “Lançaste todos os meus pecados para trás das tuas costas”, ou, como diz a nota: “Tu tiraste todos os meus pecados da tua vista” (Is 38:9, 17; nota). Portanto, quando nos arrependemos, Jeová pega os nossos pecados e os lança onde nunca mais os verá. Este versículo também poderia ser traduzido: “Você fez como se eu nunca tivesse cometido meus pecados”. A Bíblia reforça esta ideia com a imagem mental encontrada em Miquéias 7:18, 19 (leia). Ali está escrito que Jeová lança todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Nos tempos bíblicos, se um objeto caísse no fundo do oceano, era completamente impossível recuperá-lo.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um saco grande e pesado é jogado atrás do trono celestial de Jeová. 2. Um saco grande e pesado afunda no mar.
“Você lançou todos os meus pecados para trás das costas” (Is 38:17).
“Lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19).
8. O que aprendemos até agora?
8 Com estas comparações aprendemos que, quando Jeová nos perdoa, ele tira os nossos pecados e assim tira esse peso dos nossos ombros. Sem dúvida, como David disse: “Felizes aqueles cujas coisas más foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos; feliz o homem cujo pecado Jeová de modo algum levará em conta.” (Romanos 4:6-8). Agora isso é perdão!
JEOVÁ FAZ DESAPARECER OS PECADOS
9. Que comparações Jeová usa para nos ajudar a compreender até que ponto ele nos perdoa?
9 Vejamos agora outras comparações bíblicas que nos ajudam a entender como Jeová, por meio do resgate, faz desaparecer completamente os pecados daqueles que se arrependem. Por exemplo, a Bíblia diz que Jeová lava os pecados e purifica o pecador. (Sal. 51:7; Is. 4:4; Jer. 33:8). O próprio Jeová explica qual é o resultado final deste processo: “Embora os vossos pecados sejam como o vermelho escarlate, eles serão brancos como a neve; embora sejam vermelhos como o tecido carmesim, tornar-se-ão como a lã.” (Is. 1:18). Manchas vermelhas ou carmesim são muito difíceis de remover. Desta forma muito gráfica, Jeová está nos assegurando que ele pode garantir que não reste nem mesmo vestígio dos nossos pecados.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã com uma blusa branca com uma grande mancha vermelha escarlate. Mais tarde, a irmã veste a mesma blusa, na qual não se vê nenhum vestígio da mancha.
“Embora os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve” (Is 1:18).
10. Que outra comparação Jeová usa para nos ajudar a entender que ele nos perdoa generosamente?
10 Conforme mencionado no artigo anterior, os pecados são comparados a “dívidas” (Mateus 6:12; Lucas 11:4). Portanto, cada vez que pecamos contra Jeová é como se continuássemos a endividar-nos continuamente. Mas, quando ele nos perdoa, é como se ele cancelasse todas aquelas dívidas enormes, ou seja, ele as cancelasse e não tivéssemos mais que pagá-las. Em outras palavras, Ele não exige que paguemos pelos pecados que Ele já nos perdoou. Quão consolador nos sentimos é saber que Jeová nos perdoa dessa maneira!
ILUSTRAÇÃO
Mãos rasgam uma folha de papel enquanto um irmão expressa o que sente.
“Perdoa-nos as nossas dívidas” (Mateus 6:12).
11. O que a Bíblia quer dizer quando fala sobre apagar os nossos pecados? (Atos 3:19).
11 Jeová não simplesmente cancela as nossas dívidas, mas as elimina completamente. (Leia Atos 3:19.) Este exemplo pode nos fazer imaginar uma pessoa riscando com um X maiúsculo a dívida que está escrita em um pedaço de papel. Claro, mesmo que a dívida esteja riscada, os números ainda podem ser vistos. Mas esta comparação não fala em riscar uma dívida, mas sim em apagá-la. Para entender isso, lembremos que nos tempos bíblicos a tinta era uma simples mistura de carvão, goma e água. Então foi fácil apagá-lo com uma esponja úmida. Portanto, quando uma dívida era liquidada, ela desaparecia completamente. Não havia mais vestígios, então ninguém podia ver o que estava escrito antes. Era como se a dívida nunca tivesse existido. Quão gratos somos porque, quando Jeová perdoa os nossos pecados, ele os apaga completamente! (Salmo 51:9).
ILUSTRAÇÃO
Uma mão apaga algo que está escrito em uma folha de papel com uma esponja.
“Para que seus pecados sejam apagados” (Atos 3:19).
12. O que aprendemos com a comparação da nuvem escura?
12 Em Isaías 44:22, Jeová usa outra comparação para descrever o que ele faz com os nossos pecados: “Farei desaparecer as tuas transgressões como se uma nuvem as cobrisse, e os teus pecados como se uma nuvem de tempestade os cobrisse.” Quando Jeová nos perdoa, é como se ele cobrisse os nossos pecados com uma grande nuvem, para que ninguém os pudesse ver.
ILUSTRAÇÃO
Algumas nuvens escuras.
“Farei desaparecer as tuas ofensas como se uma nuvem as cobrisse” (Is 44:22).
13. Como você se sente sabendo que Jeová perdoa os seus pecados?
13 O que todos esses exemplos significam para nós? Quando Jeová nos perdoa, não devemos achar que os nossos pecados deixaram uma mancha na nossa vida para toda a vida. Visto que nossas dívidas foram pagas com o sangue de Jesus Cristo, não precisamos mais pagá-las nós mesmos. Foram completamente apagados, é como se nunca tivessem estado ali. É isso que Jeová faz quando nos arrependemos dos nossos pecados: Ele realmente nos perdoa.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã medita calmamente ao ar livre.
O perdão do nosso Pai celestial permite-nos ter uma boa amizade com ele. (Ver parágrafo 14).
JEOVÁ NOS ACEITA NOVAMENTE COMO SEUS AMIGOS
14. Por que podemos confiar no perdão de Jeová? (Veja também imagens).
14 Quando Jeová nos perdoa, podemos ter certeza de que ele será nosso amigo novamente. Saber disso nos ajuda a superar o sentimento de culpa e a não ter medo de que ele guarde rancor de nós ou esteja procurando uma oportunidade para nos punir. Isso não vai acontecer! Por que estamos tão convencidos? Porque ele mesmo disse ao profeta Jeremias: “Perdoarei o seu erro e não me lembrarei mais do seu pecado.” (Jeremias 31:34). O apóstolo Paulo citou este versículo quando disse: “Não me lembrarei mais dos seus pecados”. (Hebreus 8:12). O que essa expressão significa?
ILUSTRAÇÃO
Um irmão olha para o céu.
“Não me lembrarei mais dos seus pecados” (Jeremias 31:34).
15. O que Jeová quer dizer quando nos diz que não se lembrará mais dos nossos pecados?
15 Na Bíblia, o verbo lembrar nem sempre se refere a trazer à mente algo do passado novamente. Às vezes transmite a ideia de agir ou agir. Por exemplo, o criminoso que foi pregado numa árvore ao lado de Jesus disse-lhe: “Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino” (Lucas 23:42, 43). Obviamente, ele não estava simplesmente pedindo que ela pensasse nele naquele momento. E Jesus deu a entender que realmente faria algo com aquele homem: ressuscitá-lo. Portanto, quando Jeová diz que não se lembrará mais dos nossos pecados, ele quer dizer que não agirá contra nós. Ele também não vai usá-los contra nós hoje, amanhã ou nunca, porque ele nos perdoou.
16. Segundo a Bíblia, como nos sentimos quando Jeová nos perdoa?
16 Vejamos outra comparação que a Bíblia usa para nos ajudar a entender como nos sentimos quando Jeová nos perdoa. Visto que somos todos imperfeitos, somos, por assim dizer, “escravos do pecado”. Mas quando Jeová nos perdoa, é como se ele rompesse as nossas correntes, e assim somos “libertados do pecado”. (Romanos 6:17, 18; Apocalipse 1:5). Na verdade, saber que Jeová nos perdoa nos faz sentir tão felizes quanto um escravo que ganha a liberdade.
ILUSTRAÇÃO
Algumas mãos quebrando algumas correntes.
“Eles foram libertos do pecado” (Romanos 6:18).
17. Por que podemos dizer que receber o perdão de Jeová é como ser curado de uma doença? (Isaías 53:5).
17 (Leia Isaías 53:5). Na última comparação que vamos analisar, a Bíblia fala do pecado como se fosse uma doença mortal. Mas Jeová nos curou por meio do sacrifício de seu Filho, e assim tornou possível recuperarmos a amizade com ele, que é prejudicada quando pecamos. (1 Ped. 2:24). Quando uma pessoa gravemente doente é curada, ela se sente imensamente feliz. E sentimos o mesmo quando Jeová nos perdoa e “cura” a nossa amizade com ele.
ILUSTRAÇÃO
Imagens que mostram como o sacrifício de Jesus repara a nossa relação com Jeová: 1. Jesus na estaca de tortura. 2. Um irmão ora silenciosamente num parque.
“Pelas suas feridas fomos curados” (Is. 53:5).
O QUE O PERDÃO DE JEOVÁ SIGNIFICA PARA NÓS
18. O que as comparações bíblicas que discutimos nos ensinaram sobre o perdão de Jeová? (Veja também o quadro “Como Jeová nos perdoa”.)
18 O que todas estas comparações bíblicas nos ensinaram sobre o perdão de Jeová? Que, quando ele nos perdoa, nossos pecados desapareçam completamente e para sempre. Isso nos permite ter um bom relacionamento com nosso Pai celestial. Agora, não devemos esquecer que o perdão de Jeová não é algo que merecemos ou que podemos exigir dele. É um presente que ele nos dá porque nos ama e porque é muito generoso. (Romanos 3:24).
ILUSTRAÇÃO
Imagens das comparações que foram mostradas no artigo. Série de imagens: Tira os pecados. 1. “Perdoar [ou “levantar”, “tirar”]”: Uma mão levanta um saco grande e pesado das costas de um irmão. 2. “Tão longe quanto o leste está do oeste”: Um pôr do sol. 3. “Você jogou todos os meus pecados para trás das costas”: Um saco grande e pesado é jogado atrás do trono celestial de Jeová. 4. “Lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”: Um saco grande e pesado afunda no fundo do mar.
Série de imagens: Faz desaparecer os pecados. 1. “Embora os seus pecados sejam como o vermelho escarlate, eles serão brancos como a neve”: Uma irmã com uma blusa branca na qual se vê uma grande mancha vermelho-escarlate. Mais tarde, a irmã veste a mesma blusa, na qual não se vê nenhum vestígio da mancha. 2. “Perdoa-nos as nossas dívidas”: Mãos rasgam uma folha de papel enquanto um irmão expressa o que sente. 3. “Para que os seus pecados sejam apagados”: Uma mão apaga com uma esponja algo que está escrito numa folha de papel. 4. “Farei desaparecer as tuas ofensas como se uma nuvem as cobrisse”: Algumas nuvens escuras.
Série de imagens: Ele nos aceita novamente como amigos. 1. “Não me lembrarei mais dos seus pecados”: Um irmão olha para o céu. 2. “Eles foram libertados do pecado”: Mãos quebrando correntes. 3. “Graças às suas feridas fomos curados”: Jesus na estaca de tortura. Em outra imagem, um irmão é visto orando tranquilamente num parque.
19. a) Pelo que somos gratos? (Romanos 4:8). b) O que veremos no próximo artigo?
19 (Leia Romanos 4:8). Quão gratos somos porque, como diz o Salmo 130:4, o “verdadeiro perdão” está em Jeová! Naturalmente, se quisermos que Jeová nos perdoe, temos de acatar este aviso de Jesus: “Se vocês não perdoarem as falhas dos outros, o vosso Pai também não perdoará as vossas falhas.” (Mat. 6:14, 15). Portanto, é essencial que imitemos o perdão de Jeová. No próximo artigo veremos como podemos conseguir isso.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como a Bíblia nos ajuda a ver que Jeová “tira” pecados?
A Bíblia, em Atos 3:19, mostra-nos que Jeová não simplesmente cancela os nossos pecados, mas os apaga completamente. Este exemplo pode nos fazer imaginar uma pessoa riscando a dívida escrita em um pedaço de papel com um grande X. É claro que, mesmo que a dívida esteja riscada, os números ainda podem ser vistos. Contudo, a Bíblia não fala sobre riscar os nossos pecados, mas sobre eles desaparecerem completamente.
Como sabemos que Jeová faz nossos pecados desaparecerem?
Jeová, por meio do resgate, faz desaparecer completamente os pecados dos que se arrependem. A Bíblia diz que Jeová lava e purifica pecados, e assim purifica o pecador. O próprio Jeová explica o resultado final deste processo: “Embora os vossos pecados sejam como o vermelho escarlate, eles serão brancos como a neve; embora sejam vermelhos como o tecido carmesim, tornar-se-ão como a lã.” Manchas vermelhas ou carmesim são muito difíceis de remover. Desta forma muito gráfica, Jeová está nos assegurando que ele pode garantir que não reste nem mesmo vestígio dos nossos pecados.
O que o perdão de Jeová significa para você?
Que, quando ele nos perdoa, nossos pecados desapareçam completamente e para sempre. Isso nos permite ter um bom relacionamento com nosso Pai celestial. Agora, não devemos esquecer que o perdão de Jeová não é algo que merecemos ou que podemos exigir dele. É um presente que ele nos dá porque nos ama e porque é muito generoso.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário