Estudo de A Sentinela, Semana de 14 a 20 de abril de 2025, O perdão de Jeová: por que somos tão gratos, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 14 a 20 de abril de 2025, O perdão de Jeová: por que somos tão gratos, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: Resposta Adicional
Celeste: Pontos Adicionais
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (JOÃO 3:16).
1, 2. Por que dizemos que os seres humanos se encontram numa situação semelhante à do jovem no parágrafo 1?
IMAGINE um jovem que tem pais muito ricos. Mas um dia ele recebe uma notícia terrível: seus pais morreram num acidente. E isso não é tudo. Ele também descobre que seus pais desperdiçaram todo o seu dinheiro e estavam endividados até o pescoço. Então, em vez de herdar dinheiro, o que você herda são dívidas. E eles estão exigindo que você os pague o mais rápido possível. Mas a dívida é tão grande que ele nunca poderia pagá-la.
2 Os seres humanos encontram-se numa situação semelhante. Nossos primeiros pais, Adão e Eva, eram perfeitos e viviam num lindo paraíso (Gn 1:27; 2:7-9). Eles poderiam ter desfrutado de uma vida feliz e próspera para sempre. Mas então tudo mudou. Eles perderam sua bela casa e a chance de viver para sempre. Que herança eles deixaram para seus futuros filhos? A Bíblia nos diz: “Por intermédio de um só homem [Adão], o pecado entrou no mundo e por intermédio do pecado entrou a morte, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” (Romanos 5:12). A herança que Adão nos deixou é o pecado, que nos leva à morte. O pecado herdado é como uma dívida enorme que nenhum de nós pode pagar (Salmo 49:8).
3. Em que sentido os pecados são como as dívidas?
3 Jesus comparou pecados a “dívidas” (Mateus 6:12; Lucas 11:4). Por assim dizer, quando pecamos, contraímos uma dívida para com Jeová que temos de pagar. Se ele não tivesse feito nada para nos livrar dessa dívida, a única maneira de pagá-la seria com a morte. (Romanos 6:7, 23).
4. a) Sem ajuda, o que seria de nós? (Salmo 49:7-9). b) Que significados tem a palavra pecado na Bíblia? (Veja o quadro “Pecado”).
4 Sozinhos não podemos recuperar tudo o que Adão e Eva perderam. (é Salmos 49:7-9). Sem ajuda, não teríamos esperança de viver para sempre ou de ser ressuscitados. Teríamos o mesmo fim que os animais (Ecl. 3:19; 2 Ped. 2:12).
5. O que Jeová fez para nos ajudar a pagar a dívida do pecado? (Veja imagem).
5 Vamos pensar novamente no jovem que mencionamos no parágrafo 1. Como ele se sentiria se um homem rico se oferecesse para pagar todas as suas dívidas? Tenho certeza de que você ficaria muito grato e aceitaria essa oferta generosa. Da mesma forma, Jeová, nosso amoroso Pai, nos deu uma dádiva que paga a dívida de pecado que herdamos de Adão. Jesus explicou em que consiste esse dom: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que ninguém que nele demonstrasse fé fosse destruído, mas tivesse a vida eterna”. (João 3:16). Esta dádiva também nos permite ter um bom relacionamento com Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Jesus falando durante a noite. 2. Alguns soldados romanos retiram o corpo de Jesus da estaca de tortura.
Jesus pregou as boas novas sobre o perdão de Jeová, que é possível graças ao resgate (João 3:16). Depois, ele alegremente deu a própria vida como resgate. (Ver parágrafo 5).
6. Que conceitos bíblicos analisaremos neste artigo e por quê?
6 Como podemos beneficiar-nos desta dádiva maravilhosa e receber o perdão dos nossos pecados? Para descobrir a resposta, neste artigo vamos analisar os seguintes conceitos bíblicos: reconciliação, expiação, propiciação, resgate, redenção e ser declarado justo. Meditar nesses conceitos nos ajudará a ser ainda mais gratos por tudo que Jeová fez para nos perdoar.
O OBJETIVO: RECONCILIAÇÃO
7. a) O que mais Adão e Eva perderam? b) Do que os descendentes de Adão e Eva precisam desesperadamente? (Romanos 5:10, 11).
7 Adão e Eva não perderam apenas a oportunidade de viver para sempre. Perderam também o precioso relacionamento que tinham com seu Pai, Jeová. Antes de pecarem, eles faziam parte da família de Deus (Lucas 3:38). Mas quando desobedeceram a Jeová, foram expulsos da família. Isso aconteceu antes de terem filhos (Gn 3:23, 24; 4:1). Por esta razão, os seus descendentes precisam ser reconciliados com Jeová (leia Romanos 5:10, 11). Em outras palavras, precisamos recuperar um bom relacionamento com ele. De acordo com uma obra de referência, quando esta passagem fala sobre ser reconciliado, ela usa uma palavra grega que pode significar “fazer com que um inimigo se torne amigo”. O que impressiona é que foi Jeová quem tomou a iniciativa de tornar possível a reconciliação. Como ele fez isso?
O SISTEMA: A EXPIAÇÃO
8. a) O que é expiação? b) O que é propiciação?
8 A expiação é o sistema que Jeová estabeleceu para que os seres humanos pecadores pudessem mais uma vez ter um bom relacionamento com ele. Envolve trocar uma coisa por outra de mesmo valor. Desta forma, algo que foi perdido ou destruído pode ser recuperado ou substituído. As Escrituras Gregas Cristãs usam a palavra propiciação, que tem um significado semelhante ao de expiação (Romanos 3:25, nota). A propiciação é a maneira de Jeová tornar possível que uma pessoa tenha paz com ela e seja seu amigo.
9. Que sistema temporal estabeleceu Jeová para que os israelitas pudessem receber o perdão dos seus pecados?
9 No tempo dos israelitas, Jeová estabeleceu um sistema temporário para que eles pudessem receber o perdão dos seus pecados e ter um bom relacionamento com ele. No Dia da Expiação, celebrado uma vez por ano, o sumo sacerdote oferecia sacrifícios de animais em favor do povo. É claro que estes sacrifícios não poderiam expiar completamente os pecados dos israelitas, uma vez que os animais são inferiores aos seres humanos. Mas Jeová estava disposto a perdoar-lhes os pecados, desde que os israelitas se arrependessem e oferecessem os sacrifícios que ele pedia. (Hebreus 10:1-4). Além disso, os sacrifícios que ofereciam no Dia da Expiação e em outras ocasiões lembravam-lhes que eram pecadores e precisavam de uma solução melhor, que fosse permanente.
10. Que solução permanente para o perdão de pecados tinha Jeová em mente?
10 Que solução permanente para o perdão de pecados tinha Jeová em mente? Ele fez com que seu Filho amado fosse “oferecido uma única vez para levar os pecados de muitas pessoas”. (Hebreus 9:28). Jesus deu “sua vida como resgate em troca de muitas pessoas” (Mateus 20:28). E o que é um resgate?
O PREÇO: O RESGATE
11. a) Na Bíblia, o que é um resgate? b) Que condições teriam que ser cumpridas para pagar o resgate?
11 Na Bíblia, o resgate é o preço pago pela expiação e reconciliação. Do ponto de vista de Jeová, esta é a base para recuperar o que foi perdido. Lembremo-nos de que Adão e Eva perderam a vida perfeita e a possibilidade de viver para sempre. Então o resgate teria que valer o mesmo que o que foi perdido (1 Timóteo 2:6). Somente um homem que atendesse a esses três requisitos poderia pagá-lo: ser perfeito, ter a possibilidade de viver para sempre na Terra e estar disposto a dar ou sacrificar essa vida por nós. Somente se todas essas condições fossem atendidas a vida daquela pessoa poderia substituir a vida que havia sido perdida e a expiação seria alcançada.
12. Por que motivos Jesus pôde pagar o resgate?
12 Vejamos três razões pelas quais Jesus foi capaz de pagar o resgate: 1) ele era perfeito, “ele não cometeu pecado”, 2) por essa razão ele poderia viver para sempre na Terra e 3) ele estava disposto a desistir daquela vida e morrer por nós. (1 Ped. 2:22; Hb 10:9, 10). Jesus era um homem perfeito, assim como o primeiro homem, Adão, era antes de pecar (1Co 15:45). Assim, com a sua morte ele conseguiu expiar o pecado de Adão, ou seja, repor o que Adão havia perdido. (Romanos 5:19). Desta forma, Jesus tornou-se “o último Adão”. Não há necessidade de qualquer outro ser humano perfeito vir e pagar pelo que Adão perdeu. Jesus morreu “de uma vez por todas” (Hebreus 7:27; 10:12).
13. Qual é a diferença entre o sistema de expiação e de resgate?
13 Então, qual é a diferença entre o sistema de expiação e o sistema de resgate? O sistema de expiação é o que Deus faz para restaurar um bom relacionamento entre ele e os seres humanos. O resgate é o preço pago para expiar os pecados da humanidade. Esse preço é representado pelo valioso sangue de Jesus, que foi derramado em nosso favor. (Efésios 1:7; Hebreus 9:14).
OS RESULTADOS: REDENÇÃO E SER DECLARADO JUSTO
14. O que vamos analisar agora e por quê?
14 Quais são os benefícios da expiação? A Bíblia usa diversas expressões para se referir a eles. Embora essas expressões tenham significados semelhantes, cada uma destaca um aspecto diferente do sistema que Jeová estabeleceu para recebermos o seu perdão. Analisemos agora essas expressões. Fazer isso nos ajudará a avaliar melhor o que o perdão de Jeová significa para cada um de nós.
15, 16. a) A que se refere o conceito bíblico de redenção? b) Como nos sentimos quando pensamos que podemos ser libertos do pecado e da morte?
15 O conceito bíblico de redenção refere-se a ser absolvido ou libertado graças ao pagamento do resgate. O apóstolo Pedro expressou desta forma: “Vocês sabem que não foi com coisas corruptíveis, prata ou ouro, que vocês foram libertos [literalmente, “resgatados”, “redimidos”] do modo de vida inútil que lhes foi transmitido pelos seus antepassados.
16 Graças ao resgate, podemos ser libertos do pecado e da morte, que causam tanto sofrimento (Romanos 5:21). Sem dúvida, somos profundamente gratos a Jeová e a Jesus por terem nos redimido por meio do precioso sangue ou da vida de Jesus. (1 Coríntios 15:22).
17, 18. a) O que significa ser declarado justo? b) Como isso nos beneficia?
17 Ser declarado justo significa que as acusações contra nós serão retiradas e o nosso “ficha” será limpo. Significa isso que Jeová está violando os seus próprios padrões de justiça? Não. Ele não nos declara justos por nossos próprios méritos nem é permissivo com nossos pecados. Contudo, a nossa fé no sistema de expiação e no preço pago para nos resgatar serve de base para Jeová perdoar os nossos pecados. 3:24; Gal. 2:16.
18 Como nos beneficia quando Jeová nos declara justos? Alguns cristãos foram escolhidos para governar com Jesus no céu e tornaram-se filhos de Deus (Tito 3:7; 1 João 3:1). Seus pecados foram perdoados; É como se nunca tivessem sido cometidos. É por isso que eles podem fazer parte do Reino (Romanos 8:1, 2, 30). Outros cristãos esperam viver para sempre na Terra e tornaram-se amigos de Deus. Seus pecados também foram perdoados (Tiago 2:21-23). A grande multidão, que sobreviverá ao Armagedom, tem a esperança de nunca morrer (João 11:26). Os “justos” e os “injustos” que morreram serão ressuscitados (Núm. 24:15; João 5:28, 29). Com o tempo, todos os servos fiéis de Jeová que vivem na Terra terão “a gloriosa liberdade dos filhos de Deus”. (Romanos 8:21). Como vemos, o sistema da expiação permite-nos estar completamente reconciliados com o nosso Pai, Jeová. Que bênção maravilhosa!
19. Em que situação nos encontramos graças ao que Jeová e Jesus fizeram por nós? (Veja também o quadro “O perdão de Jeová”.)
19 É verdade que estávamos numa situação tão desesperadora como a do jovem que perdeu tudo e herdou uma dívida enorme que nunca poderia pagar. Mas Jeová ajudou-nos e, graças ao sistema de expiação e ao pagamento do resgate, a nossa situação mudou. Nossa fé em Jesus Cristo nos permite ser redimidos ou libertos do pecado e da morte. Além disso, nossos pecados podem ser apagados, como se nunca os tivéssemos cometido. Mas o mais importante de tudo é que agora podemos ter um bom relacionamento com o nosso amoroso Pai celestial, Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Pessoas de diferentes culturas. 2. Jesus carregando sua estaca de tortura.
20. O que analisaremos no próximo artigo?
20 Quando refletimos sobre tudo o que Jeová e Jesus fizeram por nós, ficamos imensamente gratos. (2 Cor. 5:15) Sem a sua ajuda, não teríamos esperança. No artigo a seguir analisaremos algumas comparações bíblicas para nos aprofundarmos no que o perdão de Jeová realmente significa para cada um de nós.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Qual é o objetivo do perdão de Jeová?
Adão e Eva não perderam apenas a oportunidade de viver para sempre. Perderam também o precioso relacionamento que tinham com seu Pai, Jeová. Por esse motivo, seus descendentes precisam ser reconciliados com Jeová. Em outras palavras, precisamos recuperar um bom relacionamento com Ele.
Qual é a base para Jeová perdoar os nossos pecados?
Os seguintes conceitos bíblicos: reconciliação, expiação, propiciação, resgate, redenção e ser declarado justo. Meditar nesses conceitos nos ajudará a ser ainda mais gratos por tudo que Jeová fez para nos perdoar.
Como o perdão de Jeová nos beneficia?
Graças ao sistema de expiação e ao pagamento do resgate, a nossa situação mudou. Nossa fé em Jesus Cristo nos permite ser redimidos ou libertos do pecado e da morte. Além disso, nossos pecados podem ser apagados, como se nunca os tivéssemos cometido. Mas o mais importante de tudo é que agora podemos ter um bom relacionamento com o nosso amoroso Pai celestial, Jeová.
Comentários
Postar um comentário