Estudo de A Sentinela, O Perdão de Jeová: Por que Somos Tão Gratos, Semana de 14 a 20 de abril de 2025, Comentários e Respostas.

Estudo da Sentinela, O Perdão de Jeová: Por que Somos Tão Gratos, 14 a 20 de abril de 2025, Comentários e Respostas.

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (JOÃO 3:16).

1, 2. Por que dizemos que os seres humanos se encontram numa situação semelhante à do jovem no parágrafo 1?

Porque, assim como o jovem herdou uma grande dívida que não podia pagar, nós herdamos o pecado e a morte de Adão. Essa herança afecta-nos a todos e é como uma dívida tão grande que nenhum de nós consegue saldar sozinho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que acontece com esse jovem é que ele tem pais muito ricos, mas um dia descobre que eles morreram num acidente. Mas essa não é a única má notícia que ele recebe. Quando seus pais morrem, ele percebe que eles desperdiçaram todos os seus bens e, não só isso, mas também deixaram grandes dívidas. A situação chegou a tal ponto que agora lhe exigem essa dívida... mas ele não pode pagá-la. Na verdade, você nunca poderá pagá-lo. Realmente, a situação deste jovem é tremenda.

Assim como o jovem não teve culpa das decisões dos pais, mas ainda assim teve que sofrer as consequências, nós, seres humanos, somos da mesma forma. Não cometemos o pecado original, mas o herdamos e sofremos os seus efeitos: imperfeição, sofrimento e morte. Como diz o Salmo 49:8: “O preço do resgate pela sua vida é tão alto que está sempre fora de alcance”. E é assim que nos encontramos: com uma dívida que não podemos pagar.

Se este jovem não tivesse se encontrado com aquela dívida, sua vida certamente teria sido tranquila, pois, como mencionado no início do parágrafo, seus pais eram muito ricos. Então, eu não teria problemas ou preocupações financeiras. Porém, por causa dessa dívida, ele teve que enfrentá-los.

Algo semelhante acontece conosco. Jeová criou-nos, humanos, para vivermos felizes e com plena saúde, mas por causa da herança que Adão nos deixou — o pecado e a morte — não podemos usufruí-la plenamente.

3. Em que sentido os pecados são como as dívidas?

Porque, ao pecarmos, falhamos com Jeová e contraímos uma dívida com Ele. Jesus comparou pecados a dívidas. Essa dívida só poderia ser paga com a morte. Por causa do resgate que ele providenciou, Jeová pode perdoar-nos essa dívida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como diz muito bem o parágrafo, quando pecamos, no final contraímos uma dívida com Jeová. Mas, graças a Ele, nos foi dada a possibilidade de nos libertarmos dessa dívida.

Lucas 11:4 coloca isso muito bem quando diz: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os que nos devem”. Isto é, dá no mesmo; as palavras são semelhantes.

Romanos 6:23 diz: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Portanto, graças ao sacrifício de Cristo Jesus, temos o favor de Jeová, e Ele pode perdoar-nos os nossos pecados.

4. a) Sem ajuda, o que seria de nós? (Salmo 49:7-9).

 Sem ajuda, não poderíamos recuperar o que Adão e Eva perderam, como a vida eterna ou a esperança de serem ressuscitados. De acordo com o Salmo 49:7-9, ninguém pode pagar por si mesmo ou por outros para ficar livre do pecado e da morte. Sem a intervenção de Jeová, o nosso destino seria como o dos animais: sem esperança de uma vida futura.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como lemos no versículo 8, o preço do resgate é tão alto que estará sempre fora do nosso alcance. Portanto, sozinhos não podemos recuperar o que Adão e Eva perderam e não teríamos a oportunidade de viver para sempre.

Em Eclesiastes 3:19 os humanos são comparados aos animais. Dizem que ambos teríamos o mesmo final: nascer e morrer.

O versículo 7 dos Salmos nos deixa claro que não está nas mãos de ninguém, porque explica claramente que nenhum deles jamais será capaz de redimir alguém. Ninguém poderia pagar este preço para nos libertar da herança que os nossos primeiros pais nos deixaram.

4. b) Que significado tem a palavra pecado na Bíblia? (Veja o quadro “Pecado”).

Na Bíblia, a palavra pecado tem vários significados:

Primeiro: o pecado ou transgressão original que Adão cometeu contra Jeová.

Segundo: a imperfeição que herdamos de Adão, ou seja, a tendência que nos leva a pensar e desejar coisas ruins.

Terceiro: cada uma das coisas ruins que fazemos, seja voluntária ou involuntariamente, devido a essa má tendência que herdamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Primeiro, o pecado que Adão cometeu contra Jeová por desobedecê-lo. Em Gênesis 3:17-19, Jeová lhe disse quais seriam as consequências dessa desobediência. De ter uma vida fácil, a partir daí a vida dele se tornaria muito difícil. Além disso, como consequência, ele voltaria ao pó, ou seja, morreria, embora pudesse ter vivido para sempre.

Há também a imperfeição que carregamos, que herdamos de Adão e que, desde o início, nos leva a ter más tendências ou formas incorretas de pensar. Portanto, como diz o Salmo 51:5: “Quando nasci já era culpado de erro, e minha mãe me concebeu em pecado”.

O terceiro significado são aquelas coisas ruins que fazemos, movidos por essa má tendência. Tiago 1:14 explica que, quando temos um desejo, talvez de fazer algo ruim, e esse desejo se torna fértil e dá origem ao pecado, ou seja, aquela ação maligna contra o que parece bom a Deus.

Compreender esses três significados do pecado nos faz perceber que realmente não temos como escapar dele. É por isso que precisamos de ajuda, que é o que dizia o parágrafo, porque não podemos controlar o que Adão fez, nem podemos controlar como nascemos e, como nascemos pecadores, muitas vezes não podemos controlar o que fazemos. Então precisamos dessa ajuda.

5. O que Jeová fez para nos ajudar a pagar a dívida do pecado? (Veja imagem).

Jeová nos deu uma dádiva inestimável para pagar a dívida de pecado que herdamos de Adão: o sacrifício de seu Filho unigênito, Jesus Cristo. Ao libertar Jesus, Jeová possibilitou que fôssemos perdoados e libertos da condenação do pecado. Esta dádiva não só paga a nossa dívida, mas também nos permite desfrutar de um relacionamento restaurado com Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová deu a vida de seu filho, Jesus, para nos salvar do pecado.

Como vemos, Jeová nos ajudou a pagar a dívida do pecado ao nos dar seu filho. Desta forma, com o sacrifício do seu filho Jesus Cristo, ele nos ajuda a reconciliar-nos com Ele. Graças a esta dádiva, podemos ter um bom relacionamento com Jeová e a esperança de vida eterna, como nos mostra João 3:16.

Para ilustrar isto, podemos continuar com o exemplo mencionado no primeiro parágrafo, que questiona como este homem rico se sentiria se alguém se oferecesse para pagar as suas dívidas. Bem, é claro que este homem ficaria muito feliz e grato por toda a vida. Da mesma forma, aconteceria conosco.

Na imagem podemos ver como Jesus explicou muito bem o que Jeová fez, e o fez por amor. Ele pregou as boas novas sobre o quanto Jeová nos ama e como ele nos salvará. Aquele homem rico precisava de muito dinheiro para pagar a dívida, porque Jeová nos mostrou muito amor. O preço que pagou foi muito alto, como vemos na imagem: a morte do filho, a quem mais amava.

Quando pensamos no grande amor que Jeová demonstrou ao enviar seu filho para morrer, isso também nos faz pensar no grande amor que Jesus demonstrou ao dar sua vida por nós. Jesus poderia ter recusado, poderia ter dito: “Há muitos anjos, faço um trabalho com você”. No entanto, ele não disse isso. Quando seu pai lhe disse: "Isso precisa ser remediado?" Jesus queria cooperar com seu pai. Assim, ele também demonstrou grande amor por toda a sua criação.

É surpreendente que a pergunta seja: “O que Jeová fez para nos ajudar a pagar a dívida?” Ele diz “nos ajude”, fazendo-nos entender que ainda falta alguma coisa. Como diz João 3:16, talvez tenhamos que demonstrar fé nesse sacrifício. E agora, quando já temos essa fé, é que Jeová nos ajuda a pagar essa dívida.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Jesus falando durante a noite. 2. Alguns soldados romanos retiram o corpo de Jesus da estaca de tortura.

Jesus pregou as boas novas sobre o perdão de Jeová, que é possível graças ao resgate (João 3:16). Depois, ele alegremente deu a própria vida como resgate. (Ver parágrafo 5).

6. Que conceitos bíblicos analisaremos neste artigo e por quê?

Este artigo discutirá os conceitos bíblicos de reconciliação, expiação, propiciação, resgate, redenção e ser declarado justo. Meditar neles nos ajuda a apreciar mais profundamente tudo o que Jeová fez para nos perdoar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Serão analisados ​​os seguintes conceitos bíblicos: reconciliação, expiação, propiciação, resgate, redenção e ser declarado justo.

Se um rico pagasse tudo isso por nós, o mínimo seria nos perguntarmos: quem é ele, por que está fazendo isso, como fez, de onde tira os recursos, por que me notou? No fundo, essas palavras podem parecer detalhes técnicos, mas nos ajudam a valorizar, como diz o parágrafo, e a ser mais gratos por tudo o que Jeová fez por nós.

O OBJETIVO: RECONCILIAÇÃO

7. a) O que mais Adão e Eva perderam?

Além da vida eterna, Adão e Eva perderam o valioso relacionamento que tinham com Jeová, seu Pai celestial. Deixaram de fazer parte da família e foram expulsos antes de terem filhos, o que afetou todos os seus descendentes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Perderam também o precioso relacionamento que tinham com seu Pai, Jeová. Antes de pecarem, faziam parte da família dele, da família de Deus, e tinham um relacionamento próximo com Ele; Eles poderiam falar com Ele como um filho falaria com seu pai.

De acordo com Lucas 3:38, vemos qual é o relacionamento mais próximo que se pode ter, visto que é mencionado que Adão era filho direto de Jeová. Foi depois de pecar e ser expulso do Jardim do Éden que Adão e Eva formaram família. Mas, é claro, os seus filhos já herdaram o pecado original que os seus pais cometeram.

7. b) Do que os descendentes de Adão e Eva precisam desesperadamente? (Romanos 5:10, 11).

Nós, descendentes de Adão e Eva, precisamos desesperadamente ser reconciliados com Jeová, isto é, recuperar um bom relacionamento com Ele. De acordo com Romanos 5:10, isso é possível porque Jeová tomou a iniciativa de fornecer os meios para sermos seus amigos novamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que precisávamos desesperadamente era nos reconciliar com Deus, voltar a fazer parte de sua família. Isto é o que é mencionado nesta obra de referência, que explica o significado da palavra grega relacionada à reconciliação. Diz: "Para fazer um inimigo se tornar um amigo." Portanto, se quisermos ser reconciliados com Jeová, precisamos desse sacrifício.

De acordo com Romanos 5:10, 11, está muito claro para nós que o pecado causa uma divisão entre o homem e Deus. Como vimos, nascemos em pecado e continuamos a pecar. Portanto, Jeová não nos aprova devido a esta condição, e para que o relacionamento seja restaurado é necessário cumprir certos requisitos para nos reconciliarmos com Ele.

Vemos também em Romanos 5:10, 11 que a reconciliação é uma iniciativa que Jeová toma com os humanos, e isto a torna ainda mais impressionante. Ou seja, podemos aceitar esta reconciliação e beneficiar dela, mas quem a propõe é Jeová, através de Jesus Cristo. Se valorizarmos este facto, é realmente algo impressionante.

Essa proposta de Jeová foi feita quando ainda éramos inimigos Dele. Ou seja, Jeová leva o Seu amor ao limite ao dizer: “Embora vocês sejam meus inimigos, embora não façam parte da minha família, embora tenham o que merecem porque o herdaram, eu lhes ofereço esta alternativa”.

O SISTEMA: A EXPIAÇÃO

8. a) O que é expiação?

A expiação é o sistema que Jeová estabeleceu para que os seres humanos pecadores possam recuperar um bom relacionamento com Ele. Consiste em trocar algo por outro de igual valor, permitindo restaurar ou substituir o que foi perdido ou destruído.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este é o sistema que Jeová estabeleceu para restaurar os seres humanos pecadores a um bom relacionamento com Ele. O que isso implica? Bom, na prática, é trocar uma coisa por outra que tem o mesmo valor. Então, dessa forma, o que foi perdido pode ser recuperado.

8. b) O que é propiciação?

A propiciação é a maneira de Jeová tornar possível que uma pessoa esteja em paz com Ele e seja Seu amigo. É um conceito semelhante ao da expiação e refere-se a como Deus, através do sacrifício de Cristo, permite que nos reconciliemos com Ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Propiciação é Jeová tornando possível que uma pessoa esteja em paz com Ele. Então, basicamente, Jeová ajuda a tornar isso possível.

Visto que a relação que tínhamos com Jeová Deus se perdeu quando Adão e Eva pecaram, era agora necessário algo para cobrir o que tinha sido perdido, que era a vida perfeita de Adão. Então, Jesus Cristo foi quem poderia cumprir esse papel. Dessa forma, qualquer pessoa poderia ser declarada justa se demonstrasse fé em Jesus Cristo.

A nota no final também menciona um detalhe de Hebreus 9, porque na arca da aliança a tampa, a cobertura, era chamada de tampa de misericórdia, e era uma tampa exatamente igual à caixa; Não se destacou nem ficou aquém, representando muito bem que o sacrifício de Jesus foi exato, foi apropriado, foi o que possibilitou ao ser humano se reconciliar com Deus, porque Jesus deu exatamente a medida do que era necessário.

Jesus era tão perfeito, tão adaptado, tão propiciatório, que Jeová deixou isso tão claro que até começou a perdoar antes de Jesus vir à Terra. A nota também explica isso quando diz que ele perdoou os pecados do passado. Se vemos que este sacrifício propiciatório, ou o meio que Jeová havia provido para perdoar pecados, teve a liberdade de começar a ser usado mais cedo, é porque ele sabia que funcionaria perfeitamente.

Em Romanos 3:25 diz que Deus apresentou Jesus como oferta de reconciliação através da fé em seu sangue. Aqui vemos como, de facto, é Deus quem toma a iniciativa de tudo isto.

9. Que sistema temporal estabeleceu Jeová para que os israelitas pudessem receber o perdão dos seus pecados?

 Jeová estabeleceu um sistema temporário para os israelitas, baseado em sacrifícios de animais, especialmente durante o Dia da Expiação, que era celebrado uma vez por ano. Naquela ocasião, o sumo sacerdote oferecia sacrifícios pelos pecados do povo. Embora esses sacrifícios não pudessem eliminar completamente os pecados, permitiam que Jeová os perdoasse se o povo se arrependesse sinceramente. Além disso, este sistema recordava-lhes a sua condição pecaminosa e a necessidade de uma solução definitiva para o perdão dos pecados.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Era o Dia da Expiação, no qual o sumo sacerdote oferecia sacrifícios de animais em nome do povo. E embora não pudesse expiar todos os pecados dos seres humanos, ou dos israelitas, visto que o animal é inferior ao ser humano, Jeová estava disposto a perdoar os seus pecados, desde que os israelitas se arrependessem e oferecessem sacrifícios naquele dia, no perdão desses pecados, o que era feito uma vez por ano.

Em Hebreus 10, Paulo deixou claro que nenhum dos sacrifícios oferecidos sob essa lei tinha valor permanente. Então, o que os israelitas lembraram com isso foi que precisavam de uma solução melhor, que fosse permanente.

Esses sacrifícios ajudaram os israelitas a tomar consciência da sua condição e dos seus pecados, e Jeová valorizou as suas ofertas e fortaleceu a sua amizade com Ele.

10. Que solução permanente para o perdão de pecados tinha Jeová em mente?

Jeová tinha em mente uma solução permanente para o perdão dos pecados: enviar seu Filho amado, Jesus, para ser oferecido uma vez e levar os pecados de muitas pessoas. Jesus deu sua vida como resgate em troca de muitas pessoas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com a carta aos Hebreus 9:28, Cristo foi oferecido apenas uma vez para levar os pecados de muitas pessoas. Assim, Jeová providenciou essa solução permanente: que Jesus morreu uma vez por todos nós.

O PREÇO: O RESGATE

11. a) Na Bíblia, o que é um resgate?

Na Bíblia, o resgate é o preço pago para alcançar a expiação e a reconciliação. É a base para recuperar o que foi perdido devido ao pecado de Adão e Eva: a vida perfeita e a possibilidade de viver para sempre.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como diz a Bíblia, o resgate é o preço pago pela expiação e reconciliação.

A expiação e a reconciliação são o método de Jeová para que a humanidade, ou cada um de nós, possa tornar-se seus amigos. Mas para isso é preciso pagar um preço, e esse preço é o resgate.

É curioso que, em algumas culturas ou línguas, se diga que resgate significa “o preço de uma vida”, e noutras, que é “o pagamento feito por uma pessoa ou por um crime”.

11. b) Que condições teriam de ser cumpridas para pagar o resgate?

Para pagar o resgate, era necessário um homem que atendesse a três requisitos: ser perfeito, ter a possibilidade de viver para sempre na Terra e estar disposto a sacrificar essa vida por nós. Só então sua vida poderia substituir aquela que foi perdida e alcançar a expiação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Somente um homem que cumprisse estes três requisitos poderia pagá-lo: ser perfeito, ter a possibilidade de viver para sempre na terra e estar disposto a dar ou sacrificar a sua vida por nós.

Como comenta o parágrafo, eram precisamente essas condições que Adão tinha. Então, como foram eles que se perderam, são eles que têm que ser recuperados com esse resgate para que seja equitativo.

Para ilustrar, é como se alguém tivesse um carro novo, recém-saído de fábrica, e batesse tremendamente, ele capotasse duas vezes, e agora o culpado dissesse: “Bem, nada, ei, desculpe, da próxima vez vou parecer melhor”, mas não para por aí. Agora, é preciso compensar. Na verdade, até os humanos têm esse sistema: o seguro compensa e os danos são avaliados. A palavra resgate tem esse conceito de compensação, assim como a palavra expiação. Portanto, os requisitos não são porque Jeová seja muito exigente, mas simplesmente porque o que foi perdido precisa ser valorizado e compensado.

12. Por que motivos Jesus pôde pagar o resgate?

Jesus pôde pagar o resgate por três razões principais:

Foi perfeito: Ele não cometeu nenhum pecado.

Eu poderia viver para sempre: Como homem perfeito, teve a possibilidade de viver eternamente na Terra.

Eu estava pronto para morrer: Ele voluntariamente deu sua vida para nos beneficiar.

Sendo um homem perfeito, assim como Adão antes de pecar, Jesus foi capaz de expiar o pecado de Adão substituindo o que foi perdido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Primeiro, ele era perfeito e não cometeu pecado. Segundo, por essa razão, ele poderia viver para sempre na Terra. E terceiro, ele estava disposto a desistir daquela vida e morrer por nós.

Como diz 1 Pedro 2:22, ele era perfeito e em sua boca não havia erro, nem engano, assim como Adão antes de pecar. É por isso que ele foi capaz de fazer isso.

Romanos 5:19 diz: “Porque assim como muitos se tornaram pecadores pela desobediência de um só homem, que foi Adão, muitos se tornaram justos pela obediência de um só homem, que foi Jesus Cristo”.

Também é dito de Jesus que ele se tornou o último Adão. Isso significa que, depois do último, não há mais ninguém. Portanto, como consequência, não há necessidade de qualquer outro ser humano perfeito vir e pagar pelo que Adão perdeu. Jesus morreu de uma vez por todas.

Ao contrário dos sacerdotes, que podiam expiar os pecados, mas tinham de oferecer sacrifícios para si próprios e depois para o povo, no caso de Jesus ele era um sumo sacerdote especial, peculiar e único. Porque ele mesmo, oferecendo a sua vida com essas três qualidades especiais, libertou-nos para sempre do pecado e da morte com a sua vida.

13. Qual é a diferença entre o sistema de expiação e de resgate?

A diferença entre o sistema de expiação e resgate é a seguinte:

O sistema de expiação é o processo que Jeová estabelece para que o ser humano possa restabelecer um bom relacionamento com Ele.

O resgate é o preço específico pago para tornar possível essa expiação. Esse preço foi o precioso sangue de Jesus derramado pelos nossos pecados.

Em suma, a expiação é o meio e o resgate é o pagamento.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O sistema de expiação é o que Deus faz para que tenhamos um bom relacionamento com Ele, e o resgate é o preço que Ele pagou para perdoar os pecados da humanidade.

Para entender de forma simples, poderíamos dizer que o sistema de expiação é o sistema legal que Jeová estabeleceu, no qual é indicado que uma coisa deve ser paga correspondentemente por outra. E o resgate é precisamente essa coisa correspondente. Portanto, a conjunção de ambos possibilita que esse resgate seja pago por nós.

Entre as coisas que Jeová fez para esta expiação está todo o arranjo que ele fez com seu povo de Israel: o fato de que foi organizado, de que havia um sacerdócio, de que havia um templo onde eram feitos sacrifícios, e de que o Messias veio para aquele povo. Jeová fez tudo isso ao longo da história. Hoje, Jeová também tem sua organização na Terra, o que justamente torna esse sacrifício efetivo hoje.

O apóstolo Paulo, na sua carta aos Efésios, foi específico sobre o que esse preço implicava, referindo-se ao sangue de Jesus. Além disso, o versículo 7 do capítulo 1 fornece outro detalhe adicional sobre o que esse preço, esse resgate, implica, e é que também está associado à benignidade imerecida de Deus. Portanto, devemos mostrar enorme gratidão por tudo o que Jeová e seu filho Jesus fizeram por todos nós.

OS RESULTADOS: REDENÇÃO E SER DECLARADO JUSTO

14. O que vamos analisar agora e por quê?

Analisaremos as diferentes expressões bíblicas que descrevem os benefícios da expiação. Embora tenham significados semelhantes, cada um destaca um aspecto único do perdão de Jeová. Esta análise nos ajudará a valorizar mais profundamente o que o seu perdão significa para nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos ver como esta expiação nos beneficia e por quê? Valorizar mais o perdão de Jeová.

15, 16. a) A que se refere o conceito bíblico de redenção?

O conceito bíblico de redenção refere-se a ser libertado ou absolvido da escravidão do pecado e da morte graças ao pagamento do resgate. De acordo com 1 Pedro 1:18-19, não fomos redimidos com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, mas com o precioso sangue de Cristo, como o de um cordeiro sem defeito.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Refere-se a ser absolvido ou libertado graças ao pagamento do resgate.

O apóstolo Pedro destacou o valor desse preço que foi pago. Ele diz que não foi com prata ou ouro, mas com aquela vida preciosa de Jesus Cristo, este homem humano que não tinha nenhum defeito, e ele ofereceu a sua vida como resgate correspondente pelo que Adão havia perdido.

15, 16. b) Como nos sentimos quando pensamos que podemos ser libertos do pecado e da morte?

Pensando que podemos ser libertos do pecado e da morte, que causam tanto sofrimento, sentimos profunda gratidão a Jeová e a Jesus. Esta esperança nos enche de conforto, paz e alegria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Todos nós estamos muito gratos porque estamos vivendo as consequências desse pecado e o que ele acarreta para todos nós. Portanto, pensar que, por meio do sacrifício de Jesus, podemos ter não apenas o perdão dos nossos pecados, mas uma vida melhor como a que Adão teve, deve nos deixar muito gratos a Jeová e a Jesus.

Tendo esse conhecimento claro, a verdade é que o que se sente é alívio. É o que você sente no coração: você tem alívio e tem fé. Não muito diferente de outras religiões que ainda aguardam a segunda vinda de Jesus e a vinda do Messias.

Amamos mais a Jeová porque Ele lhe deu exatamente o que ele mais amava. Como vemos na carta aos Hebreus 9:14, fala de Jesus oferecendo sua vida a Deus. É muito interessante que Jesus amasse tanto a humanidade e a Jeová que fez esse sacrifício a Deus.

A verdade é que somos muito gratos porque temos esperança, graças ao sangue de Jesus Cristo, graças ao resgate. Porque, como diz 1 Coríntios 15:22: “Porque assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos receberão a vida”.

17, 18. a) O que significa ser declarado justo?

Ser declarado justo significa que Jeová retira as acusações contra nós, perdoando os nossos pecados como se nunca os tivéssemos cometido, limpando a nossa história. Isto não significa que Jeová ignore os seus padrões de justiça, mas antes que a nossa fé no sistema de expiação e resgate de Cristo permite que Ele nos perdoe.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Significa que a lousa está limpa, embora vejamos que Jeová não viola as suas regras de justiça, porque pelos nossos próprios méritos não teríamos esse perdão. Ele também não é permissivo com os nossos pecados, mas o preço que seu filho Jesus Cristo pagou é tão alto que serve de base para o perdão dos pecados.

Como diz Romanos, é uma dádiva que Jeová nos dá: sermos declarados justos. E para aceitar esse presente, o que temos que demonstrar é fé em tudo que Ele preparou.

17, 18. b) Como isso nos beneficia?

Isto nos beneficia muito, porque alguns cristãos são adotados como filhos de Deus e reinarão com Jesus no céu. Outros cristãos, na esperança de viver na Terra, tornam-se amigos de Deus e nunca morrerão. Milhões que morreram serão ressuscitados e também poderão desfrutar da vida na Terra e nunca morrer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No caso dos cristãos ungidos, beneficia-os por terem os seus pecados perdoados e os torna dignos de fazer parte da família celestial de Jeová e, assim, fazer parte do Reino celestial e governar com Jesus.

Um dos benefícios que mais nos emociona, ou que mais esperamos, é o mostrado em Atos 24:15 ou João 5:28 e 29, onde Jeová nos promete que as pessoas que morreram serão ressuscitadas. Quantos entes queridos temos que perderam a vida? Família, amigos... e temos a esperança e a confiança de que Jeová os ressuscitará e poderemos vê-los novamente e desfrutar de sua companhia.

Graças à expiação, muitos cristãos que esperam viver na Terra, como a grande multidão, verão como, graças ao sacrifício, os nossos pecados serão perdoados. Também sobreviveremos ao Armagedom e, desta forma, outros poderão ressuscitar posteriormente. Todos os servos fiéis de Jeová usufruirão liberdade como filhos de Deus.

Outro benefício muito bom é poder ter amizade com Jeová, algo que se perdeu quando nossos primeiros pais pecaram. Também podemos aproveitar tudo o que Jeová nos ensina.

É como o exemplo do jovem que mencionamos no início, aquele que tinha tantas dívidas que era impossível pagá-las. Quando o rico se ofereceu para pagá-lo e deixou a conta toda zerada, ele pensou: “Minha vida mudou”, porque aquele fardo enorme que ele carregava não estava mais lá. E além disso, agora eu tinha perspectiva de vida e de tantas coisas maravilhosas. Pois bem, é isso que acontece conosco graças a esse preço, a esse grande e justo resgate que Jeová pagou. Porque, graças à Sua justiça, o preço foi exato, e por isso temos a esperança de viver para sempre com tantas bênçãos.

Embora todos nós que exercemos fé no sacrifício de Jesus nos beneficiemos, há uma diferença: alguns viverão no céu como reis e sacerdotes, e outros viverão na terra. Aqueles que viverão no céu, aqueles que são ungidos para governar com Cristo, tornaram-se filhos de Deus. Enquanto nós, que temos a perspectiva de viver para sempre na Terra, nos tornamos amigos de Deus. Portanto, há uma pequena diferença: alguns são filhos e outros são amigos.

19. Em que situação nos encontramos graças ao que Jeová e Jesus fizeram por nós? (Veja também o quadro “O perdão de Jeová”.)

Graças ao resgate de Jesus e ao sistema de expiação de Jeová:

1. Fomos libertos da dívida impagável do pecado e da morte.

2. Nossos pecados podem ser completamente perdoados, como se nunca tivessem existido.

3. Temos um relacionamento achegado com Jeová, nosso amoroso Pai.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Estávamos numa situação bastante desesperadora, mas graças a Jeová ter enviado o seu Filho à Terra, estamos agora numa boa posição se formos obedientes a Ele. E não só isso, mas agora podemos ter a aprovação de Jeová e um bom relacionamento e harmonia com Ele, que é o que mais devemos valorizar.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Pessoas de diferentes culturas. 2. Jesus carregando sua estaca de tortura.

20. O que analisaremos no próximo artigo?

No artigo a seguir analisaremos algumas comparações bíblicas que nos ajudarão a aprofundar o que o perdão de Jeová realmente significa para cada um de nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vejamos algumas comparações bíblicas para nos aprofundarmos no que o perdão de Jeová realmente significa para cada um de nós.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Qual é o objetivo do perdão de Jeová?

O objetivo do perdão de Jeová é reconciliar-nos com Ele, permitindo-nos recuperar um bom relacionamento com o nosso Pai celestial. Por meio do sistema de expiação e resgate, Jeová procura libertar-nos do pecado e da morte, restaurando o que Adão e Eva perderam, para que possamos fazer parte da sua família e desfrutar a vida eterna em paz com ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O objetivo ou propósito de Jeová é que Ele queira que os seres humanos imperfeitos tenham um bom relacionamento com Ele.

Qual é a base para Jeová perdoar os nossos pecados?

A base para o perdão dos nossos pecados por Jeová é o resgate pago por meio do precioso sangue de Jesus Cristo, junto com a nossa fé nesse sacrifício e no sistema de expiação. Jesus, como homem perfeito, ofereceu sua vida para expiar o pecado de Adão, cumprindo os requisitos necessários para repor o que foi perdido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A base para Jeová perdoar os nossos pecados é exercer fé com conhecimento e obras do sacrifício de Jesus, que deu a sua vida perfeita como resgate pela humanidade.

Como o perdão de Jeová nos beneficia?

O perdão de Jeová nos beneficia por nos libertar do pecado e da morte e por nos dar a esperança de vida eterna, de acordo com a nossa esperança celestial ou terrestre.

Além disso, permite-nos ser declarados justos, ter uma relação achegada com Jeová e ter paz mental e espiritual, sabendo que os nossos pecados foram apagados, como se nunca tivessem existido.

Também nos dá a esperança de uma futura ressurreição para aqueles que dormem na morte, com a perspectiva de vida eterna na Terra.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como vimos, ela nos liberta do pecado e da morte, e graças a isso poderemos viver na terra. Nossos pecados serão apagados e poderemos ter um relacionamento lindo e achegado com Jeová e nos tornar parte de sua família.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários