TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 25 de março de 2025, Eu, Jeová, sou quem te guia (Is. 48:17).
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2025
Terça-feira, 25 de março de 2025
Eu, Jeová, sou aquele que te guia (Is 48:17).
Como Jeová nos guia? Principalmente, através da sua Palavra. Mas ele também usa seres humanos como seus representantes. Por exemplo, através do “escravo fiel e prudente”, ele nos dá alimento espiritual que nos ajuda a tomar boas decisões (Mateus 24:45). Estes não são os únicos homens que Jeová usa para nos guiar. Os superintendentes de circuito e os anciãos congregacionais nos incentivam e aconselham a lidar com dificuldades. Somos muito gratos por Jeová nos dar uma orientação tão boa nestes últimos dias tão complicados. Assim poderemos continuar a ser seus amigos e continuar trilhando o caminho que leva à vida. Mesmo assim, às vezes talvez achemos difícil seguir a orientação de Jeová, especialmente quando ela nos chega por meio de homens imperfeitos. É nessas ocasiões que mais precisamos confiar que Jeová está guiando o seu povo e que a melhor coisa que podemos fazer é seguir a sua orientação. w24.02 20 par. 23.
O que analisaremos neste artigo?
Mesmo assim, às vezes talvez achemos difícil seguir a orientação de Jeová, especialmente quando ela nos chega por meio de homens imperfeitos. Porque? Talvez o que eles nos dizem não seja o que queremos ouvir. Ou podemos pensar que o conselho deles é impraticável ou equivocado e, portanto, não pode vir de Jeová. É nessas ocasiões que mais precisamos confiar que Jeová está guiando o seu povo e que a melhor coisa que podemos fazer é seguir a sua orientação. Para fortalecer essa confiança, neste artigo vamos analisar as três ideias a seguir: 1) como Jeová guiou seu povo nos tempos bíblicos, 2) como ele está nos guiando hoje e 3) quais são os benefícios de sempre seguir sua orientação.
Como Jeová demonstrou que estava usando Moisés para guiar os israelitas? (Ver desenho da capa).
Jeová designou Moisés para tirar os israelitas do Egito e deu-lhes evidência clara de que estava usando esse homem para guiá-los. Um desses testes foi a coluna de nuvem que viram durante o dia e a coluna de fogo que viram à noite (Êxodo 13:21). Moisés seguiu aquela coluna e, como resultado, ele e os israelitas chegaram ao Mar Vermelho. Quando os israelitas pensaram que estavam encurralados entre o mar e o exército egípcio, entraram em pânico. Eles presumiram que Moisés havia cometido um erro terrível ao trazê-los para lá. Mas não havia nada de errado com isso. Foi Jeová quem fez Moisés levá-los direto para aquele lugar (Êxodo 14:2). E então ele os salvou com um milagre impressionante (Êxodo 14:26-28).
Durante 40 anos, Moisés seguiu a coluna de nuvem para guiar o povo de Deus através do deserto.a Jeová às vezes colocava a coluna sobre a tenda de Moisés, onde todos pudessem vê-la (Êxodo 33:7, 9, 10). Dessa coluna, Jeová falou com Moisés, e ele então transmitiu suas instruções ao povo (Sl 99:7). Portanto, os israelitas tinham ampla evidência de que Jeová usava Moisés para guiá-los.
Como os israelitas reagiram à orientação de Jeová? (Números 14:2, 10, 11).
Infelizmente, a maioria dos israelitas rejeitou a evidência clara de que Jeová havia escolhido Moisés como seu representante (Leia Números 14:2, 10, 11.) Como se recusaram repetidamente a reconhecer o papel de Moisés, Jeová não permitiu que entrassem na Terra Prometida (Núm. 14:30).
Quem seguiu a orientação de Jeová? (Números 14:24; veja também a imagem).
Ora, havia alguns israelitas que seguiam a orientação de Jeová. Por exemplo, Jeová disse: “Calebe […] continuou a seguir-me de todo o coração” (leia Números 14:24). Deus o recompensou e até permitiu que ele escolhesse onde queria morar em Canaã (Josué 14:12-14). Assim como Calebe, a próxima geração de israelitas deixou que Jeová os guiasse. De fato, “respeitaram profundamente todos os dias da sua vida” a Josué, o homem que Jeová escolheu para substituir Moisés como líder da nação. Portanto, Jeová os abençoou e permitiu que entrassem na Terra Prometida (Josué 21:43, 44).
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário