Estudo de A Sentinela, Semana de 31 de março a 6 de abril de 2025, Como o amor de Jeová nos beneficia, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 31 de março a 6 de abril de 2025, Como o amor de Jeová nos beneficia, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: Resposta Adicional
Celeste: Pontos Adicionais
“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1Tm 1:15).
1. Como podemos deixar Jeová feliz?
VAMOS IMAGINAR que damos a uma pessoa muito querida um presente lindo e prático. Não seria muito triste se essa pessoa simplesmente guardasse e esquecesse? Mas como ficaríamos felizes se a pessoa ficasse muito grata e demonstrasse isso usando o presente. O que esse exemplo nos ensina? Bem, Jeová deu seu Filho por nós. Quão feliz ele deve ficar quando lhe mostramos que somos gratos pela valiosa dádiva do resgate e pelo amor que ele nos demonstrou! (João 3:16; Romanos 5:7, 8).
2. O que veremos neste artigo?
2 Agora, com o passar dos anos, podemos começar a considerar a dádiva do resgate como certa. Estamos felizes por tê-lo, mas, por assim dizer, é como se o guardássemos e esquecêssemos. Para que isso não aconteça conosco e não percamos a gratidão, devemos meditar regularmente no que Jeová e Jesus fizeram por nós. Esse é o objetivo deste artigo. Falaremos sobre como o resgate nos beneficia agora e como pode nos beneficiar no futuro. Veremos também como podemos mostrar a Jeová que somos gratos pelo seu amor, especialmente durante a época da Comemoração.
COMO BENEFICIAMOS AGORA
3. Qual é uma forma de beneficiarmos agora do resgate?
3 Já estamos nos beneficiando do sacrifício de Cristo. Por exemplo, graças ao resgate, Jeová perdoa os nossos pecados. E ele faz isso não porque é forçado, mas porque quer. Num cântico, Davi disse com gratidão: “Tu, ó Jeová, és bom e estás disposto a perdoar” (Sal. 86:5; 103:3, 10-13).
4. Para quem Jeová deu o resgate? (Lucas 5:32; 1 Timóteo 1:15).
4 Há aqueles que acham que não merecem o perdão de Jeová. Mas na realidade nenhum de nós merece isso. O apóstolo Paulo admitiu: “Não mereço ser chamado de apóstolo.” Mas depois acrescentou: “Pela benignidade imerecida de Deus, sou o que sou.” (1 Coríntios 15:9, 10). Quando nos arrependemos dos nossos pecados, Jeová nos perdoa. Porque? Não porque merecemos, mas porque Ele nos ama. Portanto, se nos sentimos mal por acharmos que não merecemos o perdão de Jeová, lembremo-nos de que ele não deu o resgate para pessoas perfeitas, mas para pessoas imperfeitas que se arrependem dos seus pecados. (veja Lucas 5:32; 1 Timóteo 1:15).
5. Por que ninguém pode afirmar que merece a misericórdia de Jeová?
5 Não importa quantos anos servimos a Jeová, nunca devemos pensar que merecemos a sua misericórdia. É claro que ele valoriza todas as coisas que fizemos por ele (Hb 6:10). Mas ele não nos deu o seu Filho como pagamento por serviços prestados, mas como um presente. Se alegássemos que merecemos Sua misericórdia ou tratamento especial, estaríamos na verdade dizendo que não precisávamos que Cristo morresse por nós. (compare Gálatas 2:21).
6. Por que Paulo se esforçou no serviço a Jeová?
6 Paulo sabia que não poderia ganhar o perdão de Deus. Então, por que ele trabalhou tanto no serviço a Jeová? Porque ele queria mostrar que era grato pela bondade imerecida de Deus (Efésios 3:7). Da mesma forma, continuamos a servir a Jeová com entusiasmo, não porque queiramos ganhar a sua misericórdia, mas porque queremos mostrar-lhe que somos gratos por isso.
7. Qual é outra forma de beneficiarmos agora do resgate? (Romanos 5:1; Tiago 2:23).
7 Outro benefício que temos agora graças ao resgate é que podemos ter uma amizade achegada com Jeová. Como vimos no artigo anterior, ao nascermos não temos um relacionamento com Deus. Mas por causa do resgate podemos desfrutar da “paz com Deus” e nos aproximar dele (leia Romanos 5:1; Tiago 2:23).
8. Por que devemos ser gratos a Jeová pelo privilégio da oração?
8 Pensemos num aspecto muito especial da nossa amizade com Jeová: o privilégio de orar a ele. Ele não apenas escuta as orações que são feitas publicamente nas reuniões, mas também aquelas que cada um de nós faz pessoalmente a Ele. É verdade que a oração nos acalma e nos dá paz interior, mas o benefício mais importante não é esse, mas sim que nos ajuda a fortalecer a nossa amizade com Deus. (Sl. 65:2; Sant. 4:8; 1 João 5:14). Quando Jesus estava na Terra, ele orava com muita frequência porque sabia que Jeová o estava ouvindo e que essas orações manteriam forte seu relacionamento com ele. (Lucas 5:16). Quão gratos somos porque, graças ao sacrifício de Jesus, podemos ser amigos de Jeová e até mesmo orar a ele.
COMO PODEMOS BENEFICIAR NO FUTURO
9. Como os servos fiéis de Jeová se beneficiarão com o resgate no futuro?
9 Como os servos fiéis de Deus se beneficiarão com o resgate no futuro? Jeová lhes dará a vida eterna. Muitas pessoas pensam que viver para sempre é impossível porque os seres humanos morrem há milhares de anos. Mas Jeová criou os seres humanos com o propósito de viver para sempre. E embora a ideia de viver para sempre possa parecer incrível hoje, o preço que Jeová pagou para nos devolver essa possibilidade também foi incrível: a vida do seu próprio Filho. (Romanos 8:32).
10. O que os ungidos e as outras ovelhas aguardam?
10 Embora a vida eterna seja um benefício futuro, Jeová quer que a aguardemos agora. Os ungidos anseiam viver no céu e reinar na Terra junto com Cristo (Apoc. 20:6). E as outras ovelhas desejam viver no Paraíso na Terra, onde não haverá dor nem sofrimento. (Apocalipse 21:3, 4). Você espera viver para sempre na Terra? Esse não é um simples prêmio de segunda categoria. Na verdade, os humanos foram projetados apenas para viver para sempre na Terra. Então isso nos deixará totalmente felizes.
11, 12. Quais são algumas das bênçãos do Paraíso que ansiamos? (Veja também imagens).
11 Imagine como será sua vida no Paraíso. Doença e morte não serão mais uma preocupação (Is. 25:8; 33:24). Jeová lhe dará todas as coisas boas que você deseja. O que você gostaria de aprender? Física? Química? Música? Arte? Sem dúvida, serão necessários arquitetos, construtores, agricultores, cozinheiros, jardineiros e pessoas que fabricam ferramentas, mantêm e dão suporte (Is 35:1; 65:21). Você terá uma eternidade para aprender tudo o que quiser!
12 Como será maravilhoso receber os ressuscitados! (Números 24:15). E como será emocionante continuar aprendendo sobre Jeová e todas as coisas que ele criou (Sal. 104:24; Isa. 11:9). Mas o melhor de tudo será poder adorar a Jeová sem ter de se sentir culpado por ter feito algo errado. Você não trocaria essas bênçãos futuras por “aproveitar os prazeres temporários do pecado”? (Hebreus 11:25). Vale a pena qualquer sacrifício que tenhamos que fazer agora. Lembrem-se que chegará um momento em que o Paraíso deixará de ser uma promessa para o futuro e se tornará uma realidade. E tudo isso só é possível porque Jeová nos amou tanto que deu seu Filho para morrer por nós.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de irmãos aproveitando a vida no Paraíso: 1. Um casal constrói uma casa. 2. Um irmão toca violino. 3. Um casal corre ao encontro de sua filhinha que acaba de ressuscitar. 4. Uma irmã em sua oficina de cerâmica molda argila para fazer um vaso. 5. Uma irmã colhe muitas uvas. 6. Um pai e seu filho observam uma preguiça subindo em uma árvore.
Que bênçãos do Paraíso você mais deseja desfrutar? (Ver parágrafos 11 e 12).
VAMOS MOSTRAR A JEOVÁ QUE SOMOS GRATOS PELO SEU AMOR
13. Como podemos mostrar que somos gratos pelo amor de Jeová? (2 Coríntios 6:1).
13 Como podemos mostrar a Jeová que apreciamos o fato de ele nos ter dado o resgate? Fazer com que servir você seja a coisa mais importante em nossas vidas (Mateus 6:33). Em última análise, Jesus morreu “para que aqueles que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15). Por nada no mundo queremos perder de vista o objetivo da benignidade imerecida de Jeová (é 2 Coríntios 6:1).
14. Como podemos mostrar que temos fé nas instruções de Jeová?
14 Outra maneira de agradecer a Jeová pelo seu amor é demonstrar fé por seguir as suas instruções. E como isso é feito? Quando tivermos de tomar decisões, tais como quanto estudaremos ou que emprego aceitaremos, temos de pensar no que Jeová quer que façamos. (1 Cor. 10:31; 2 Cor. 5:7). Quando demonstramos a nossa fé com obras, algo maravilhoso acontece: a nossa fé e a nossa amizade com Deus tornam-se ainda mais fortes. E a nossa esperança também é fortalecida (Romanos 5:3-5; Tiago 2:21, 22).
15. Como podemos mostrar gratidão durante a época da Comemoração?
15 Outra maneira de mostrar nosso apreço pelo resgate e pelo amor de Jeová é aproveitar ao máximo a época da Comemoração. Além de planejarmos estar presentes, podemos convidar outras pessoas para participar (1 Timóteo 2:4). Quando o fizermos, vamos explicar do que se trata esta reunião especial. Podemos mostrar os vídeos do jw.org Por que Jesus morreu? e lembremo-nos da morte de Jesus. Os mais velhos certamente convidarão os inativos. Você consegue imaginar a felicidade no céu e na terra se algumas das ovelhas perdidas de Jeová se sentirem motivadas a retornar ao aprisco? (Lucas 15:4-7). Na Comemoração podemos ter como objetivo não só cumprimentar uns aos outros, mas principalmente aqueles que são novos ou que não comparecem há muito tempo. Vamos fazer com que todos se sintam bem-vindos! (Romanos 12:13).
16. Por que devemos pensar em aumentar o nosso serviço durante a época da Comemoração?
16 Podemos aproveitar a época da Comemoração para aumentar nosso serviço a Jeová? Esta é uma ótima maneira de mostrar apreço por tudo o que Jeová e Jesus fizeram por nós. Quanto mais pregarmos, mais veremos o apoio de Jeová e mais fortalecida a nossa confiança nele. (1 Coríntios 3:9). Além disso, lembremo-nos de fazer a leitura da Bíblia para a Comemoração, que aparece no livreto Examine as Escrituras Todos os Dias e num quadro no Guia de Atividades. Podemos até usar essas passagens bíblicas para um projeto de estudo.
17. O que deixa Jeová feliz conosco? (Veja também o quadro “Maneiras de ser grato pelo amor de Jeová”.)
17 E se as suas circunstâncias não lhe permitirem seguir todas as sugestões dadas neste artigo? Não se preocupe. Lembre-se de que Jeová não compara o que você faz com o que os outros fazem. Ele olha dentro do seu coração e fica muito feliz porque sabe que você está profundamente grato pela valiosa dádiva do resgate. (1 Sam. 16:7; Marcos 12:41-44).
18. Por que somos muito gratos a Jeová e a Jesus?
18 É somente por meio do resgate que podemos receber o perdão dos nossos pecados, ser amigos de Jeová e ter a esperança de viver eternamente. Mostremos sempre que somos gratos pelo amor de Jeová, que o motivou a nos dar todas essas bênçãos (1 João 4:19). E mostremos também que somos muito gratos porque Jesus nos amou tanto que deu a vida por nós. (João 15:13).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como podemos nos beneficiar do resgate agora?
Graças ao resgate, Jeová perdoa os nossos pecados. E ele faz isso não porque é forçado, mas porque quer. Outro benefício que temos agora graças ao resgate é que podemos ter uma amizade achegada com Jeová.
Como podemos nos beneficiar do resgate no futuro?
Podemos nos beneficiar no futuro da vida eterna. Jeová criou os seres humanos para que vivessem para sempre. Os ungidos anseiam por viver no céu e reinar na Terra junto com Cristo. E as outras ovelhas desejam viver no Paraíso na Terra, onde não haverá dor nem sofrimento.
Como podemos mostrar que somos gratos pelo resgate?
Fazer com que servir você seja a coisa mais importante da nossa vida. Outra maneira de agradecer a Jeová pelo seu amor é demonstrar fé por seguir as suas instruções. Outra maneira de mostrar nosso apreço pelo resgate e pelo amor de Jeová é aproveitar ao máximo a época da Comemoração. Além de planejarmos estar presentes, podemos convidar outras pessoas para participar.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário