Estudo de A Sentinela, semana de 3 a 9 de março de 2025, Dê Glória a Jeová, Respostas Sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 3 a 9 de março de 2025, Dê Glória a Jeová, Respostas Sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: Resposta Adicional

Celeste: Pontos Adicionais

“Dai a Jeová a glória que o seu nome merece” (Salmos 96:8).

1. Em que muitos se concentram hoje?

 JÁ notamos que hoje em dia a maioria das pessoas se concentra muito em si mesmas? Por exemplo, há quem use as redes sociais para tentar fazer com que todos percebam eles e suas conquistas. Mas muito poucas pessoas dão glória a Jeová Deus. Neste artigo, veremos o que significa dar glória a Jeová e que motivos temos para fazer isso. Aprenderemos também como podemos dar a Deus a glória que ele merece e como ele mesmo glorificará em breve o seu nome.

O QUE SIGNIFICA DAR GLÓRIA A JEOVÁ?

2. Como Jeová revelou a sua glória no Monte Sinai? (Veja também a imagem).

2 Na Bíblia, a palavra glória pode referir-se ao que torna alguém impressionante. Pouco depois de a nação de Israel ter sido libertada da escravidão no Egito, Jeová exibiu sua glória de modo espetacular. Imaginemos a cena: milhões de israelitas estão reunidos aos pés do Monte Sinai para ouvir o que Deus lhes vai dizer. Uma nuvem densa envolve a montanha. Um grande terremoto ocorre e a fumaça começa a subir da montanha enquanto relâmpagos são vistos e trovões e um som ensurdecedor de buzina são ouvidos. (Éx. 19:16-18; 24:17; Sal. 68:8). Sem dúvida, os israelitas devem ter ficado profundamente impressionados com esta impressionante manifestação da glória de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Densas nuvens cheias de relâmpagos envolvem o topo do Monte Sinai. Os israelitas se reúnem ao pé da montanha.

No monte Sinai, Jeová deu aos israelitas uma impressionante demonstração da sua glória. (Ver parágrafo 2).

3. O que significa dar glória a Jeová?

3 E quanto a nós? Podemos dar glória a Jeová? Claro. Uma maneira de fazer isso é contar às pessoas sobre seu incrível poder e suas maravilhosas qualidades. Outra forma é dar-lhe crédito por todas as coisas que conquistamos graças ao seu poder. (Is. 26:12). Um exemplo muito notável é o do Rei David. Numa oração que fez perante toda a congregação de Israel, ele disse: “Tuas, ó Jeová, são a grandeza, o poder, a beleza, o esplendor e a majestade, pois teu é tudo o que há nos céus e na terra.” Quando ele terminou de orar, “toda a congregação louvou a Jeová”. (1 Crônicas 29:11, 20).

4. Como Jesus deu glória a Jeová?

4 Quando Jesus esteve na Terra, ele trouxe glória ao seu Pai de muitas maneiras. Por exemplo, ele sempre explicava que seus milagres eram feitos por meio do poder de Jeová (Mar. 5:18-20). Ele também lhe deu glória pela maneira como falava dele e pela maneira como tratava os outros. Certa ocasião, Jesus estava ensinando numa sinagoga e entre os presentes havia uma mulher que estava possuída por um demônio há 18 anos. Por causa daquele demônio, ela estava muito curvada e não conseguia se endireitar. Que situação terrível! Percebendo o quanto ela devia estar sofrendo, Jesus teve pena dela e disse amorosamente: “Mulher, você está livre da sua fraqueza.” Então ele impôs as mãos sobre ela, e imediatamente ela se endireitou e “começou a dar glória a Deus”. (Lucas 13:10-13). Aquela mulher que recuperou a saúde e a dignidade tinha bons motivos para dar glória a Jeová; e nós os temos também.

QUE MOTIVOS TEMOS PARA DAR GLÓRIA A JEOVÁ?

5. Que motivos temos para respeitar a Jeová?

5 Damos glória a Jeová porque o respeitamos profundamente. Temos muitos motivos para respeitá-lo. Jeová é todo-poderoso; Sua energia não tem limites (Sl 96:4-7). Sua imensa sabedoria é claramente vista no que ele criou. Ele nos deu a vida e tudo que precisamos para mantê-la (Ap 4:11). Ele é leal (Apocalipse 15:4). Ele é bem-sucedido em tudo o que faz e sempre cumpre suas promessas (Josué 23:14). Não é de admirar que o profeta Jeremias lhe tenha dito: “Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos, não há absolutamente ninguém igual a ti.” (Jr 10:6, 7). É claro que temos muitos motivos para respeitar nosso Pai celestial. Mas ele não merece apenas respeito; Ele também ganha nosso amor.

6. Por que amamos a Jeová?

6 Damos glória a Jeová porque o amamos de todo o coração. Jeová tem muitas qualidades que nos fazem amá-lo. Por exemplo, ele é misericordioso e compassivo (Sal. 103:13; Isa. 49:15). Quando sofremos, ele sente empatia e dói ver a nossa dor. (Zac. 2:8). Isso nos ajuda a nos aproximar dele e ser seus amigos (Salmo 25:14; Atos 17:27). Além disso, ele é humilde e “se curva para observar o céu e a terra, para erguer do pó os humildes”. (Salmo 113:6, 7). Quem não gostaria de dar glória a um Deus tão maravilhoso? (Salmo 86:12).

7. Que bela oportunidade temos?

7 Damos glória a Jeová porque queremos que as pessoas o conheçam. Muitos têm uma ideia errada sobre Deus. Porque? Porque Satanás espalhou mentiras terríveis sobre ele e cegou as suas mentes (2 Coríntios 4:4). Ele os convenceu de que Jeová é vingativo e indiferente e que ele é o culpado por muitas das coisas ruins que acontecem no mundo. Mas sabemos a verdade. E temos a oportunidade de ajudar as pessoas a saberem como realmente é o nosso Deus e, assim, dar-lhe glória. (Isa. 43:10). A seguir analisaremos alguns versículos do Salmo 96, que se concentra em dar glória a Jeová. Esta análise nos ajudará a ver maneiras de dar a Deus a glória que ele tanto merece.

COMO PODEMOS DAR A JEOVÁ A GLÓRIA QUE ELE MERECE?

8. Qual é uma maneira de dar glória a Jeová? (Salmo 96:1-3).

8 (Leia Salmos 96:1-3). Podemos dar glória a Jeová pelo que dizemos sobre ele. Nestes versículos, os servos de Deus são convidados a cantar a Jeová, abençoar o seu nome, proclamar as boas novas da sua salvação e declarar a sua glória entre as nações. Todas essas são maneiras de dar glória ao nosso Pai celestial. Tanto os judeus fiéis como os cristãos do primeiro século aproveitaram todas as oportunidades para defender o nome de Jeová e falar das coisas boas que Deus tinha feito por eles. (Dan. 3:16-18; Atos 4:29). Como podemos imitá-los?

9, 10. O que o caso de Angelina lhe ensina? (Veja também a imagem).

9 Vejamos o caso de uma irmã dos Estados Unidos chamada Angelina. a Ela foi corajosa e defendeu o nome de Jeová no seu local de trabalho. Por ser recém-contratada, foi convidada para uma reunião onde todos os novos colaboradores tiveram a oportunidade de falar algo sobre si mesmos para que outras pessoas pudessem conhecê-los. Ela preparou uma apresentação com fotografias para mostrar o quanto está feliz como Testemunha de Jeová. No entanto, acontece que o colega que foi a vez de falar pouco antes dela disse que tinha crescido como Testemunha de Jeová, mas começou a zombar das nossas crenças. Angelina diz: “Senti que meu coração ia explodir. Mas me perguntei: ‘Vou permitir que alguém conte essas mentiras sobre Jeová ou vou defendê-lo?’”

10 Quando o companheiro terminou, Angelina fez uma breve oração silenciosa. Então, de forma gentil, ele lhe disse: “Temos algo em comum. Também fui criado como Testemunha de Jeová, e na verdade ainda sou.” A situação ficou tensa, mas ela permaneceu calma. Então ele primeiro mostrou-lhes algumas belas fotos de algumas atividades espirituais que ele havia participado e depois defendeu com tato suas crenças (1Pe 3:15). Quando ela terminou a apresentação, o colega já se acalmou e até reconheceu que ele também tinha lembranças muito especiais de quando era Testemunha de Jeová. Angelina diz: “Jeová merece que defendamos o seu nome. "É uma grande honra!" Temos também o privilégio de louvar a Jeová e dar-lhe glória, mesmo quando outros falam mal dele.

ILUSTRAÇÃO

Encenação de Angelina mostrando slides para seus colegas. Enquanto sorri, ela mostra-lhes uma fotografia sua com delegados de outro país numa assembleia especial.

Podemos dar glória a Jeová com o que dizemos. (Ver parágrafos 9 e 10).

11. Como os servos de Deus ao longo da história seguiram o princípio encontrado no Salmo 96:8?

11 (Leia Salmos 96:8). Podemos dar glória a Jeová com as nossas coisas valiosas. Os verdadeiros servos de Deus sempre honraram a Jeová desta forma (Pv 3:9). Por exemplo, os israelitas fizeram doações para construir e manter o templo (2 Reis 12:4, 5; 1 Crônicas 29:3-9). Alguns discípulos de Cristo “usaram seus bens” para cuidar dele e de seus apóstolos (Luc. 8:1-3). E, no primeiro século, os cristãos também enviaram ajuda humanitária aos seus irmãos espirituais. (Números 11:27-29). Hoje nós também podemos dar glória a Jeová por meio de doações voluntárias.

12. Como glorificamos a Jeová com as nossas doações? (Veja também a imagem).

12 Vejamos um caso que mostra como glorificamos a Jeová com nossas doações. Em 2020, devido a uma seca muito prolongada no Zimbabué, milhões de pessoas corriam o risco de morrer de fome. Entre eles estava uma irmã chamada Prisca. Apesar da seca, ele não deixou de sair para pregar todas as quartas e sextas-feiras, mesmo na época de arar suas terras. Seus vizinhos zombaram dela por pregar em vez de trabalhar no campo, e lhe disseram: “Você vai morrer de fome!” Mas ela respondeu-lhes com confiança: “Jeová nunca falhou com os seus servos.” Pouco depois, graças às nossas doações, a nossa organização conseguiu prestar-lhe ajuda humanitária. Alguns de seus vizinhos ficaram muito impressionados e lhe disseram: “Deus nunca falhou com você. Queremos saber mais sobre ele.” E sete deles começaram a assistir às reuniões congregacionais.

ILUSTRAÇÃO

Encenação da pregação de Prisca com outra irmã. Prisca espera com confiança enquanto seus vizinhos zombam dela.

Podemos dar glória a Jeová com as nossas coisas valiosas. (Ver parágrafo 12).

13. De acordo com o Salmo 96:9, o que devemos fazer para dar glória a Jeová?

13 (Leia Salmos 96:9). Podemos dar glória a Jeová com a nossa conduta. Os sacerdotes de Jeová eram obrigados a lavar-se e a estar limpos quando serviam no tabernáculo e no templo (Êxodo 40:30-32). Também nos esforçamos para ser fisicamente limpos, mas o mais importante é que vivamos vidas limpas aos olhos de Deus (Sl 24:3, 4; 1Pe 1:15, 16). Devemos fazer todos os nossos esforços para nos despojarmos da “velha personalidade” e assumirmos a “nova personalidade”. Em outras palavras, abandonamos as más atitudes e as práticas sujas e aprendemos a pensar e a agir de um modo que reflete as belas qualidades de Jeová. (Colossenses 3:9, 10). Com a ajuda de Deus, mesmo as pessoas mais imorais e violentas podem mudar e assumir a nova personalidade.

14. O que o caso de Jack lhe ensina? (Veja também a imagem).

14 Vejamos o caso de Jack, um homem violento e muito perigoso que foi apelidado de Diabo. Devido aos seus crimes, ele foi condenado à morte. No entanto, enquanto esperava a data de sua execução, ele concordou em estudar a Bíblia com um irmão que estava visitando a prisão. Apesar de tudo o que fez no passado, Jack mudou e acabou sendo batizado como Testemunha de Jeová. Sua transformação foi tão grande que no dia de sua execução alguns guardas se despediram dele com lágrimas nos olhos. Um sargento que trabalhava lá disse: “Antes, Jack era o pior prisioneiro que tínhamos. Mas agora ele é um dos melhores.” Na semana seguinte à execução, os irmãos que voltaram para liderar a reunião semanal na prisão notaram ali um preso que nunca havia comparecido antes. Por que você decidiu ir naquele dia? Porque ele ficou muito impressionado com a mudança de Jack e queria saber o que ele precisava fazer para adorar a Jeová. É claro que a nossa conduta pode trazer glória ao nosso Pai celestial (1 Ped. 2:12).

ILUSTRAÇÃO

Cena de Jack sendo levado pelos guardas da prisão, que estão tristes. Um dos guardas enxuga as lágrimas do rosto.

Podemos dar glória a Jeová com a nossa conduta. (Ver parágrafo 14).

COMO JEOVÁ DÁ GLÓRIA AO SEU NOME EM BREVE?

15. O que Jeová fará em breve para glorificar completamente o seu nome? (Salmo 96:10-13).

15 (Leia Salmos 96:10-13). O Salmo 96 termina descrevendo Jeová como um Rei que julga com justiça. Como Jeová em breve dará glória ao seu nome? Trazendo justiça em seus julgamentos. Ele em breve porá fim a Babilônia, a Grande, por ter manchado o seu santo nome. (Apocalipse 17:5, 16; 19:1, 2). Alguns dos que testemunham a destruição de religiões falsas talvez decidam adorar a Jeová conosco. Então, no Armagedom, Jeová destruirá todo o sistema de Satanás. Ele eliminará todos aqueles que o odeiam e sujam o seu nome, mas salvará todos aqueles que o amam, lhe obedecem e têm orgulho de lhe dar glória. (Mar. 8:38; 2 Tes. 1:6-10). Depois do Reinado Milenar de Cristo, quando a prova final terminar, Jeová terá santificado completamente o seu nome (Apoc. 20:7-10). Naquele tempo, “a terra se encherá do conhecimento da glória de Jeová assim como as águas cobrem o mar”. (Hab. 2:14).

16. O que você está determinado a fazer? (Veja também a imagem).

16 Quão maravilhoso será quando o mundo inteiro der a Jeová a glória que o seu nome merece! Enquanto esperamos esse dia chegar, podemos aproveitar todas as oportunidades para dar glória ao nosso Deus. Para destacar esta importante responsabilidade, o Corpo Governante escolheu o Salmo 96:8 como texto para o ano de 2025: “Dai a Jeová a glória que o seu nome merece.”

ILUSTRAÇÃO

Os anjos no céu e os seres humanos no Paraíso na Terra louvam a Jeová com alegria.

Chegará o dia em que todos darão a Jeová a glória que seu nome merece! (Ver parágrafo 16).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que significa dar glória a Jeová?

Uma maneira de fazer isso é contar às pessoas sobre seu incrível poder e suas maravilhosas qualidades. Outra forma é dar-lhe crédito por todas as coisas que conquistamos graças ao seu poder.

Que motivos temos para dar glória a Jeová?

Damos glória a Jeová porque o amamos de todo o coração. Jeová tem muitas qualidades que nos fazem amá-lo. Por exemplo, ele é misericordioso e compassivo. Quando sofremos, ele sente empatia e dói ver a nossa dor. Ajuda-nos a aproximar-nos Dele e a ser Seus amigos. Além disso, ele é humilde e “se curva para observar o céu e a terra, para erguer do pó os humildes”.

Como podemos dar a Jeová a glória que ele merece?

Podemos dar glória a Jeová pelo que dizemos sobre Ele. Podemos cantar a Jeová, abençoar o seu nome, proclamar as boas novas da sua salvação e declarar a sua glória entre as nações. Todas essas são maneiras de dar glória ao nosso Pai celestial. Tanto os judeus fiéis como os cristãos do primeiro século aproveitaram todas as oportunidades para defender o nome de Jeová e falar das coisas boas que Deus tinha feito por eles.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários