Estudo de A Sentinela, Semana de 24 a 30 de março de 2025, O que o resgate nos ensina?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 24 a 30 de março de 2025, O que o resgate nos ensina?, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: Resposta Adicional

Celeste: Pontos Adicionais

“Assim se revelou o amor de Deus” (1 JOÃO 4:9).

1. Como a comemoração anual da morte de Jesus nos beneficia?

 Não é verdade que o resgate é um presente extraordinário? (2 Coríntios 9:15). Visto que Jesus deu a sua vida, podemos ter uma amizade achegada com Jeová e a oportunidade de viver para sempre. Temos todos os motivos para ser gratos a Jeová, que nos deu esta dádiva porque nos ama muito. (Romanos 5:8). Para nos ajudar a permanecer gratos e a nunca considerar o resgate garantido, Jesus ordenou que comemorássemos sua morte todos os anos. (Luc. 22:19, 20).

2. O que veremos neste artigo?

2 Este ano, a Comemoração acontecerá no sábado, 12 de abril de 2025. Sem dúvida, todos planejamos comparecer. Fará muito bem para nós reservarmos tempo durante a época da Comemoração para meditar em tudo o que Jeová e seu Filho fizeram por nós. Neste artigo veremos o que o resgate nos ensina sobre Jeová e Jesus. No próximo analisaremos como o resgate nos beneficia e como podemos demonstrar que somos gratos.

O QUE O RESGATE NOS ENSINA SOBRE JEOVÁ

3. Como poderia a morte de um único homem resgatar milhões de pessoas? (Veja também imagens).

3 O resgate nos ensina que Jeová ama a justiça (Deut. 32:4). Por que dizemos isso? Como Adão desobedeceu a Deus, todos os seus descendentes herdaram dele o pecado e a morte (Romanos 5:12). Jeová enviou Jesus para nos resgatar do pecado e da morte. Mas como poderia o sacrifício de um único homem perfeito resgatar milhões de pessoas? O apóstolo Paulo explicou isso da seguinte maneira: “Assim como muitos se tornaram pecadores pela desobediência de um só homem [Adão], assim muitos se tornarão justos por meio da obediência de uma só pessoa [Jesus].” (Romanos 5:19; 1 Timóteo 2:6). Em outras palavras, se todos os seres humanos se tornaram escravos do pecado e da morte porque um único homem perfeito desobedeceu a Deus, então para nos libertar bastava que um único homem perfeito obedecesse a Deus.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Adão em pé e ao fundo algumas pessoas carregando um caixão em cortejo fúnebre. 2. Jesus em pé e ao fundo pessoas de diferentes épocas, raças, culturas e origens.

Um homem nos escravizou à morte e ao pecado, e um homem nos libertou. (Ver parágrafo 3).

4. Por que Jeová não poderia simplesmente permitir que os descendentes obedientes de Adão vivessem para sempre?

4 Mas Jesus realmente teve que morrer para nos salvar? Não poderia Jeová permitir que os descendentes obedientes de Adão vivessem para sempre? Do nosso ponto de vista imperfeito, pode parecer uma boa solução, mas lembremo-nos de que a justiça de Jeová é perfeita. Portanto, ele não poderia ignorar a terrível desobediência de Adão e fingir que nada havia acontecido.

5. Por que podemos estar convencidos de que Jeová sempre fará o que é certo?

5 Mas suponhamos que Jeová não tivesse pago o resgate, mas tivesse permitido que os filhos imperfeitos de Adão vivessem para sempre. O que teria acontecido? Visto que isso significaria ignorar a sua justiça, as pessoas poderiam perguntar-se se ele faria o mesmo novamente em outros assuntos. Por exemplo, você deixaria de cumprir alguma de suas promessas? Mas não precisamos nos preocupar com isso, porque Jeová agiu com justiça, mesmo que isso significasse sacrificar seu Filho, a quem ele tanto amava. Portanto, estamos convencidos de que ele sempre fará o que é certo.

6. Como o resgate nos ajuda a ver o quanto Jeová nos ama? (1 João 4:9, 10).

6 O resgate mostra que Jeová é justo, mas acima de tudo destaca o seu profundo amor por nós (João 3:16; leia 1 João 4:9, 10.) Jeová enviou seu Filho para morrer por nós porque deseja que vivamos para sempre e também que façamos parte de sua família. Pense no seguinte: quando Adão pecou, ​​ele não fazia mais parte da família de Jeová. E é por isso que todos nascemos fora da família de Deus. Mas, graças ao resgate, as pessoas que têm fé em Deus e lhe obedecem um dia farão parte de sua família. EUMesmo agora, Jeová pode perdoar os nossos pecados e podemos ter uma bela amizade com ele e com os nossos irmãos. Quanto Jeová nos ama! (Romanos 5:10, 11).

7. Como pensar no sofrimento de Jesus nos ajuda a entender o quanto Jeová nos ama?

7 Poderemos entender melhor o quanto Jeová nos ama se pensarmos no alto preço que ele teve de pagar para nos resgatar. Satanás afirma que nenhum servo de Deus permanecerá fiel em situações difíceis. Para provar que não é assim, Jeová permitiu que Jesus sofresse antes de morrer. (Jó 2:1-5; 1 Ped. 2:21). Quando o povo escarneceu de Jesus e quando os soldados o açoitaram e o penduraram num madeiro, Jeová estava observando desde o céu. Ele também teve que testemunhar a dolorosa morte de seu amado Filho. (Mat. 27:28-31, 39). Jeová poderia tê-los impedido a qualquer momento. Por exemplo, ele poderia ter intervindo quando o povo disse: “Que Deus o resgate agora, se Ele quiser ajudá-lo” (Mateus 27:42, 43). Mas, se o tivesse feito, o resgate não teria sido pago e a humanidade não teria agora esperança. Por esse motivo, Jeová permitiu que seu Filho sofresse até dar o último suspiro.

8. Por que sabemos que Jeová sentiu dor quando viu seu Filho sofrer? (Veja também a imagem).

8 É verdade que Jeová não usou seu poder infinito para impedir que seu Filho sofresse, mas isso não significa que ele seja insensível. Jeová nos criou com a capacidade de sentir emoções, e visto que fomos feitos à sua imagem, é evidente que ele também é capaz de sentir. Na verdade, a Bíblia diz que houve pessoas que “feriram os seus sentimentos” e “o deixaram triste”. (Sal. 78:40, 41). Pensemos em Abraão e Isaque. Jeová disse a Abraão para oferecer seu filho como sacrifício (Gn 22:9-12; Hb 11:17-19). Abraham certamente sentiu uma mistura de emoções enquanto se preparava para acabar rapidamente com a vida de seu filho. E Jeová? Como você se sentiu quando viu seu Filho sendo cruelmente torturado até a morte? Não conseguimos sequer ter ideia da sua imensa tristeza e dor. (Veja o vídeo Exemplos de Fé: Abraão [parte 2] no jw.org).

ILUSTRAÇÃO

Jesus na estaca de tortura.

Doeu muito a Jeová ver seu Filho sofrer. (Ver parágrafo 8).

9. O que Romanos 8:32, 38, 39 lhe ensina sobre o amor de Jeová por você e por todos os seus servos?

9 O resgate nos ensina que ninguém nos ama tanto quanto Jeová, nem mesmo nosso melhor amigo ou nosso familiar mais próximo. (ver Romanos 8:32, 38, 39). Na verdade, Jeová nos ama mais do que nós mesmos. Pense nisso: você quer viver para sempre? Bem, Jeová quer ainda mais para você viver para sempre. Você quer que seus pecados sejam perdoados? Bem, Jeová quer isso ainda mais. A única coisa que ele nos pede é que aceitemos a sua valiosa dádiva, obedecendo-lhe e tendo fé nele. Sem dúvida, o resgate é uma prova muito clara do profundo amor que Deus tem por nós. E no novo mundo aprenderemos muito mais sobre o amor de Jeová (Ecl. 3:11).

O QUE O RESGATE NOS ENSINA SOBRE JESUS

10. a) Qual foi a maior angústia de Jesus antes de morrer? b) De que maneiras vindicava Jesus o nome de Jeová? (Veja também o quadro “A integridade de Jesus vindica o nome de Jeová”.)

10 Jesus se preocupa profundamente com a reputação de seu Pai (João 14:31). Ele ficou muito angustiado porque ser acusado de blasfêmia e sedição desonraria o nome de seu pai. Por isso lhe disse: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice” (Mateus 26:39). Por ter permanecido leal até a sua morte, Jesus pôde vindicar definitivamente o nome de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Jesus ora fervorosamente no jardim do Getsêmani.

Ao dar a vida, Jesus mostrou o quanto ama seu Pai. (Ver parágrafo 10).

11. Como Jesus mostrou que amava profundamente as pessoas? (João 13:1).

11 O resgate também nos ensina que Jesus se preocupa profundamente com as pessoas, especialmente com os seus discípulos (Pv 8:31; leia João 13:1). Jesus sabia que enquanto estivesse na Terra passaria por muitas dificuldades e sofreria uma morte muito dolorosa. No entanto, ele não cumpriu o seu ministério por um simples sentimento de compromisso, mas antes colocou todo o seu coração no trabalho de pregar, ensinar e ajudar os outros. Mesmo no dia de sua morte, ele reservou tempo para lavar os pés de seus apóstolos, encorajá-los e ensinar-lhes lições. (Juan 13:12-15). E mais tarde, enquanto estava na fogueira, deu esperança ao criminoso que estava ao seu lado e encarregou Juan de cuidar de sua mãe, María. (Luc. 23:42, 43; João 19:26, 27). Jesus mostrou que amava profundamente as pessoas ao longo de seu ministério e deu sua vida por elas.

12. De que maneiras Jesus continuou a fazer sacrifícios por nós?

12 Cristo “morreu uma vez por todas”, mas continuou a fazer sacrifícios por nós (Romanos 6:10). Na verdade, ele continua trabalhando duro para nos dar muitas coisas boas que são possíveis por causa do resgate. Pense em tudo que você faz como Rei, Sumo Sacerdote e chefe da congregação (1 Coríntios 15:25; Efésios 5:23; Hebreus 2:17). Ele está encarregado de reunir os ungidos e a grande multidão, tarefa que será concluída antes do fim da grande tribulação. (Mateus 25:32; Marcos 13:27). Ele também garante que seus servos fiéis sejam bem alimentados espiritualmente nestes últimos dias. (Mat. 24:45). E, durante o seu Reinado Milenar, ele continuará a trabalhar para nos ajudar. Como vemos, quando Jeová deu seu Filho, ele não só o fez para que pudesse dar a sua vida, mas também para que pudesse fazer muitas outras coisas por nós.

NUNCA DEIXE DE APRENDER

13. Como a meditação pode ajudá-lo a continuar a aprender mais sobre o amor que Deus e Cristo têm por nós?

13 A meditação o ajudará a continuar aprendendo mais sobre o amor que Jeová e Jesus Cristo têm por nós. Talvez você possa ler um ou mais Evangelhos durante a época da Comemoração deste ano. Tente não cobrir muitas informações de uma só vez, mas procure lentamente mais motivos para amar a Jeová e a Jesus. E não se esqueça: tente contar aos outros o que você descobriu.

14. De acordo com o Salmo 119:97 e a nota, o que devemos fazer para continuar a aprender sobre o resgate e outros ensinamentos? (Veja também a imagem).

14 Se já está na verdade há muitos anos, poderá perguntar-se se é possível continuar a descobrir novos detalhes sobre tópicos tão conhecidos como a justiça de Deus, o Seu amor e o Seu resgate. Mas a verdade é que com este tipo de temas nunca se para de aprender. O que pode ajudá-lo a continuar aprendendo? Aproveite todas as informações em nossas publicações. Se você se deparar com um texto bíblico que não entende, procure informações. E depois, ao longo do dia, medite no que você descobriu e aprendeu sobre Jeová, seu Filho, e o amor que ele tem por você. (leia Salmos 119:97 e a nota).

ILUSTRAÇÃO

Um irmão mais velho estuda pessoalmente com a Bíblia, um tablet e um caderno. Veja a tabela “A Última Semana de Jesus na Terra (Parte 2)”, que aparece no Apêndice B12-B da “Tradução do Novo Mundo”. Consulte também o capítulo 129 do livro “Jesus: o caminho, a verdade e a vida”.

Mesmo que já estejamos na verdade há muitos anos, a nossa gratidão pelo resgate pode aumentar cada vez mais. (Ver parágrafo 14).

15. Por que devemos continuar a procurar os tesouros encontrados na Bíblia?

15 Não desanime se você nem sempre aprende algo novo ou interessante quando se senta para ler ou estudar a Bíblia. De certa forma, estudar a Bíblia é como garimpar ouro. Muitas pessoas passam horas, até dias, procurando ouro. Eles são pacientes e persistem porque para eles até a menor pepita é valiosa. Os tesouros que encontramos na Bíblia são muito mais valiosos que o ouro (Sal. 119:127; Pv. 8:10). Então seja paciente e não pare de ler e estudar a Bíblia (Salmo 1:2).

16. Como podemos imitar a Jeová e a Jesus?

16 Ao estudar, procure maneiras de colocar em prática o que aprendeu. Por exemplo, você pode imitar a justiça de Jeová por tratar os outros com justiça. E você pode imitar o amor que Jesus tem por seu Pai e pelas pessoas, estando disposto a sofrer pelo nome de Deus, ajudando seus irmãos, mesmo que isso signifique sacrifício, e pregando para que outros tenham a oportunidade de se beneficiar da extraordinária dádiva do resgate.

17. O que veremos no próximo artigo?

17 Quanto mais compreendermos e valorizarmos o resgate, mais amaremos a Jeová e a seu Filho. E então eles também nos amarão mais (João 14:21; Tiago 4:8). Por isso vamos aproveitar tudo o que Jeová nos dá para continuar aprendendo com o resgate. No artigo a seguir analisaremos como o resgate nos beneficia e o que podemos fazer para mostrar que somos gratos por esta demonstração de amor da parte de Jeová.

O QUE O RESCUE ENSINA SOBRE AS SEGUINTES QUALIDADES?

A justiça de Jeová

O resgate nos ensina que Jeová ama a justiça. Por que dizemos isso? Como Adão desobedeceu a Deus, todos os seus descendentes herdaram dele o pecado e a morte. Jeová enviou Jesus para nos resgatar do pecado e da morte.

O amor de Jeová

O resgate nos ensina que ninguém nos ama tanto quanto Jeová, nem mesmo nosso melhor amigo ou parente mais próximo. Na verdade, Jeová nos ama mais do que nós mesmos. A única coisa que ele nos pede é que aceitemos a sua valiosa dádiva, obedecendo-lhe e tendo fé nele. Sem dúvida, o resgate é uma prova muito clara do profundo amor que Deus tem por nós. E no novo mundo aprenderemos muito mais sobre o amor de Jeová

O amor de Jesus

O resgate também nos ensina que Jesus se preocupa profundamente com as pessoas, especialmente com seus discípulos. Jesus sabia que enquanto estivesse na Terra passaria por muitas dificuldades e sofreria uma morte muito dolorosa. No entanto, ele não cumpriu o seu ministério por um simples sentimento de compromisso, mas antes colocou todo o seu coração no trabalho de pregar, ensinar e ajudar os outros. Jesus mostrou que amava profundamente as pessoas ao longo de seu ministério e deu sua vida por elas.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários