Estudo do Livro de Congregação, Semana de 3 a 9 de fevereiro de 2025, Capítulo 22, parágrafos 1-6, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 3 a 9 de fevereiro de 2025, Capítulo 22, parágrafos 1 a 6, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 22 parágrafos. 1-6.

1-4. Por que Paulo viajaria para Jerusalém, e o que o aguardava ali?

Paulo foi a Jerusalém porque sentiu que o espírito santo o inspirava a cumprir sua missão. Ele queria dar o dinheiro da arrecadação aos cristãos necessitados da Judéia e terminar a obra que Deus lhe havia confiado. Embora soubesse que a prisão e as dificuldades o aguardavam, o mais importante para ele era obedecer a Jeová e fazer o que lhe era pedido, apesar dos sacrifícios que isso implicava.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 20:22,23, Paulo mostra sua coragem ao dizer que embora saiba que a prisão e as dificuldades o aguardam, ele prossegue porque o espírito o guia. Isto nos ensina a confiar em Jeová mesmo quando o futuro parece incerto.

Atos 20:4,14, 15 Nos lembra da importância do apoio entre irmãos. Paulo não viajou sozinho, mas acompanhado de outros servos de Deus, o que mostra o valor de trabalharmos juntos na obra de Jeová.

5. Que rota Paulo e seus companheiros seguiram para chegar a Tiro?

Paulo e seus companheiros navegaram sem desvios, aproveitando o vento favorável, que lhes permitiu chegar rapidamente a Cós. Depois de passarem por Rodes e Patara, embarcaram num navio mercante que os levou diretamente para Tiro. Durante a viagem, deixaram para trás a ilha de Chipre que se avista à esquerda, que Lucas menciona para dar um toque detalhado e realista à história.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Atos 21:1 Destaca como Paulo e seus companheiros aproveitaram as condições favoráveis ​​para avançar em sua jornada. Isto nos lembra que quando trabalhamos na obra de Jeová, devemos aproveitar as oportunidades e os recursos que Ele nos dá.

Em Atos 21:3, Lucas menciona como eles deixaram a ilha de Chipre pela esquerda. Esse detalhe mostra o esforço e a precisão que os escritores bíblicos dedicaram a isso, ajudando-nos a visualizar como Jeová se importa com cada parte de sua palavra.

6. a) Por que ver a ilha de Chipre deveria fortalecer Paulo? 

Ver a ilha de Chipre certamente fortaleceu Paulo, pois lembrou-lhe as experiências da sua primeira viagem missionária, como o seu confronto com Elimas. Refletir sobre como Jeová o ajudou no passado deu-lhe forças para enfrentar as provações que ele sabia que o aguardavam em Jerusalém.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 13:4-12, Paulo sentiu o apoio de Jeová ao confrontar Elimas. Essa lembrança certamente lhe lembrou que, não importa os desafios, Jeová sempre apoia aqueles que fazem a sua vontade.

Refletir sobre experiências como Atos 13 nos ensina que cada prova superada fortalece nossa confiança em Jeová. Exatamente como Paulo certamente se sentiu ao lembrar-se do tempo que passou em Chipre.

6. b) A que conclusão você chega ao refletir sobre como Jeová o abençoou e ajudou?

Ao pensar em como Jeová me ajudou a superar as dificuldades, chego à conclusão de que Ele sempre esteve presente para me dar a força de que preciso, cumprindo Sua promessa de nos libertar em tempos de provação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O Salmo 34:19 nos lembra que, embora nós, pessoas justas, enfrentemos muitas provações, Jeová promete nos livrar. Isto nos ensina a confiar que, como aconteceu com Paulo, Ele sempre nos ajudará também.

Quando olhamos para trás e vemos como Jeová nos ajudou no passado, como diz o Salmo 34:19, podemos sentir gratidão e confiança de que ele continuará a nos fortalecer no futuro.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários