TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido (João 11:21).

TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido (João 11:21).

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2025

Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido (João 11:21).

Segundo as palavras de Marta que lemos no texto de hoje, Jesus poderia ter curado Lázaro. Mas ele planejou fazer algo muito mais impressionante. Ele prometeu a Marta: “Seu irmão ressuscitará”. Além disso, ele lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:23, 25). Isso mesmo, Deus deu a Jesus o poder de trazer a vida de volta. Até então, Jesus já havia ressuscitado uma menina logo após sua morte e um jovem, aparentemente no mesmo dia em que morreu (Lucas 7:11-15; 8:49-55). Mas ele poderia ressuscitar alguém que estava morto há quatro dias e que já havia começado a se decompor? Maria, a outra irmã de Lázaro, aproximou-se de Jesus e disse a mesma coisa que Marta: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:32). Ao ver Maria e outras pessoas chorando, Jesus ficou muito triste. A compaixão que sentia pelos amigos trouxe lágrimas aos seus olhos. Ele entendeu o quanto é doloroso perder um ente querido e quis acabar com a situação que tanto os fazia sofrer. w23.04 10, 11 par. 12, 13.

O que Jesus prometeu a Marta, e por que ela podia confiar nele para cumpri-lo? (João 11:23-26).

(Leia João 11:23-26). Quando Marta descobre que Jesus está perto de Betânia, ela imediatamente vai vê-lo. Ele lhe diz: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:21). É verdade que ele poderia ter curado Lázaro, mas planeja fazer algo muito mais impressionante. Jesus promete a Marta: “Seu irmão ressuscitará”. Além disso, ele fortalece a sua fé naquilo que prometeu, dizendo-lhe: “Eu sou a ressurreição e a vida.” É isso mesmo, Deus deu a Jesus o poder de trazer a vida de volta. Até então, Jesus já havia ressuscitado uma menina logo após sua morte e um jovem, aparentemente no mesmo dia em que morreu (Lucas 7:11-15; 8:49-55). Mas ele poderia ressuscitar alguém que estava morto há quatro dias e que já havia começado a se decompor?

De acordo com João 11:32-35, como Jesus reage quando vê Maria e outras pessoas chorando? (Veja também o desenho).

(Leia João 11:32-35). Vamos visualizar a cena. Maria, a outra irmã de Lázaro, aproxima-se de Jesus e diz-lhe a mesma coisa que Marta: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Tanto ela quanto aqueles que a acompanham estão arrasados. Ao vê-los e ouvi-los chorar, Jesus fica muito triste. A compaixão que ele sente pelos amigos traz lágrimas aos seus olhos. Ele entende o quanto é doloroso perder um ente querido e quer acabar com a situação que tanto o faz sofrer.

O que a reação de Jesus às lágrimas de Maria nos ensina sobre Jeová?

A reação de Jesus às lágrimas de Maria nos ensina que Jeová é um Deus de terna compaixão. Por que podemos dizer isso? Porque, como vimos no artigo anterior, Jesus reflete perfeitamente o modo de pensar e sentir de seu Pai (João 12:45). Portanto, quando lemos que Jesus chorou ao ver a dor de seus amigos, sabemos que Jeová também fica profundamente comovido quando vê nossas lágrimas de dor (Sal. 56:8). Saber disso não nos faz querer nos aproximar do nosso amoroso Deus?

De acordo com João 11:41-44, o que acontece no túmulo de Lázaro? (Veja também o desenho).

(Leia João 11:41-44). Jesus chega ao túmulo de Lázaro e pede que seja retirada a pedra que bloqueava a entrada. Mas Marta avisa que o corpo já deve estar com cheiro ruim. Jesus responde: “Eu não te disse que se você acreditasse, poderia ver a glória de Deus?” (João 11:39, 40). Então Jesus olha para o céu e faz uma oração na frente de todos. Ele quer dar todo o crédito a Jeová pelo que está para acontecer. Então ele grita: “Lázaro, sai!” E Lázaro sai do túmulo. Jesus acabou de fazer o que parecia impossível para alguns (ver nota de estudo em João 11:17).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários