TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 20 a 26 de janeiro de 2025, Não deixe que seus nervos o parem! Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 20 a 26 de janeiro de 2025, Não deixe que seus nervos o parem! Discurso Preparado.

Não deixe que seus nervos o parem! (10 minutos)

Veja no seu guia de atividades, na seção tesouros da Bíblia, a imagem que temos ali. O que você percebe no rosto da irmã que está levantando a mão para comentar durante o estudo de A Sentinela? Enquanto a irmã da casa ao lado sorri porque esta irmã se atreve a comentar, você pode ver como seu rosto está tenso.

Você fica assim quando quer comentar? Você é daquelas pessoas que levanta a mão como se o braço estivesse muito pesado? E quando ela está observando o irmão que dirige a Torre de Vigia, implorando para que ele não a veja, ou suas mãos estão suando tremendamente, seus nervos estão à flor da pele, ela não consegue mais suportar a tensão. E de repente o irmão que dirige a Torre de Vigia olha diretamente para você e lhe dá a palavra para comentar. Você olha o artigo e todas as letras se movem, você não sabe por onde começar. Ele tinha cada palavra em mente, cada detalhe para dizer e de repente eles foram apagados.

Que nervosismo, né? Você ficou sem dizer uma palavra? Terrível, sem dúvida, mas claro, a irmãzinha da casa ao lado está sorrindo, feliz por você ter se animado, mas você sofreu muito. Portanto, que bom tema, na seção de tesouros da Bíblia: Não deixe que seus nervos o parem!

Todos nós já passamos por esses momentos de nervosismo. Algumas pessoas percebem mais, outras sabem esconder muito bem, mas todos passamos por essa situação. Pode ser, como vimos, para comentar na reunião, para uma apresentação na plataforma, pode ser em assuntos normais como uma entrevista de emprego, etc. É normal sentir um pouco de tensão, mas o importante é não permitir que isso nos paralise, nos impeça de fazer o que nos propusemos.

É mais ou menos como pensar em um pequeno barco, que navega em um mar agitado. As ondas batem com muita força contra seu casco, o vento açoita suas ondas. Todos que estão no topo pegam água, se molham, mas lutam contra tudo para que o navio chegue ao destino. E o que eles usam para chegar com segurança ao seu porto? Uma coisinha, uma bússola, que os leva ao lugar que tanto desejam.

É assim que muitos de nós somos. Quando se trata de participar nas reuniões, ficamos nervosos, mas a nossa bússola, o nosso amor por Jeová, nos impulsiona a seguir em frente. Portanto, não deixe que seus nervos o impeçam, não o impeçam. Mas por que é que cada vez mais irmãos se atrevem a participar com os seus comentários nas reuniões?

VAMOS LER SALMO 138:1

Eu te louvarei de todo o coração. Diante de outros deuses cantarei louvores a você.

Que belo motivo para mostrarmos nosso amor a Jeová, certo? Que, se o amarmos profundamente, nossos nervos não nos impedirão? Podemos imaginar que Jeová fica satisfeito quando lhe oferecemos o melhor de nós mesmos, e isso inclui a nossa participação nas reuniões.

Quando compartilhamos nossos pensamentos, quando compartilhamos nossos sentimentos com base na Bíblia, estamos demonstrando nosso amor por ele e por nossos irmãos, porque um comentário dele pode ser o que eles precisam para seguir em frente ou para entender um ponto que talvez em seu casas que eles não tinham compreendido.

Podemos ser instrumento de Jeová para ajudar os outros, e lembrar que nas reuniões, se forem dois ou mais, está o Espírito Santo, está Jesus, e isso nos ajudará a motivar, comentar, ajudar nossos irmãos e demonstrar o profundo amor temos para o nosso Deus.

E não podemos fazer nada com a nossa própria força, com o nosso próprio poder. Você pode se preparar da melhor maneira possível, mas se não tiver o apoio de Jeová, se não se voltar para Ele, se não receber o Espírito Santo de Jeová, isso poderá fazer com que fracassemos. Portanto, é importante reconhecer que Jeová está disposto a nos dar o seu espírito para nos fortalecer e nos dar confiança, aquela confiança de que tanto precisamos. E alguns irmãos que também sentem profundamente esse nervosismo têm usado uma pequena tática ao comentar, que é orar a Jeová.

VAMOS LER SALMO 138:3

No dia em que liguei, você me atendeu; Você me tornou uma pessoa corajosa e forte.

Que tal deixar esse ponto na reunião, quando quiser comentar? Ore a Jeová, é claro, momentos antes de participar, com vontade de comentar. A oração tem um efeito profundo sobre nós. Pudemos ver irmãos, membros do corpo governante, que antes de fazerem um discurso diante de um público, e irmãos com muitos anos de experiência, e que também sabem se expressar usando a Bíblia, como a lidam perfeitamente , vimos que eles chegam a uma parede do salão do reino, oram pedindo sua orientação e estão prontos para fazer o que lhes foi tão solicitado.

Que tal fazermos isso? Mas mesmo que você faça tudo isso, você ainda fica nervoso. O que acontece lá? Você não está tendo a aprovação de Jeová? Nada disso.

VAMOS LER SALMO 138:6

Embora Jeová seja elevado, ele nota os humildes, mas só conhece os arrogantes de longe.

Com esse texto, Jeová deixa bem claro que presta atenção aos esforços deles. E você sabia que o nervosismo pode ser um sinal de que nos preocupamos com o que estamos fazendo? Que estejamos comprometidos com o que vamos dizer e com o que queremos fazer bem, porque vamos fazer isso por Jeová, por Jeová. Portanto, esse nervosismo é um sinal de que você é humilde e que considera que os outros são superiores a você, e que deseja fazer as coisas bem, tanto para Jeová como para os irmãos. Então, não deixe que seus nervos o impeçam.

Que sugestões podemos seguir para podermos participar nas reuniões mesmo que tenhamos muito medo? A Sentinela de 2023 do mês de abril, página 21, parágrafo 7, contém algumas sugestões.

Prepare-se bem. Quanto mais você conhece a informação, mais você a entende e mais fácil será levantar a mão. E quando tiver a palavra para fazê-lo, comente brevemente. Esta revista dizia, menos palavras, menos nervosismo. Bom conselho, certo? Além disso, os irmãos vão se lembrar melhor do seu comentário porque é curto, direto ao ponto e se esses comentários curtos forem com as próprias palavras deles, melhor ainda.

Vamos resumir:

Por que comentamos nas reuniões?

Porque é um sacrifício de equilíbrio a Jeová. Cada comentário, por mais simples que seja, é um presente para Deus.

Outro ponto: Jeová aprecia a diversidade dos nossos comentários. Ele valoriza a nossa sinceridade e esforço, além da perfeição, que Ele não exige porque não somos perfeitos.

Outro ponto, encorajamos uns aos outros, é que os comentários edificam a fé e fortalecem os laços entre irmãos.

Outro ponto, nos beneficia porque nos aprofundamos na palavra de Deus e fazemos um comentário, um bom resumo do que vem pela frente.

E um último ponto, é uma expressão da nossa fé. Jeová escuta e aprecia nossos esforços, por isso não deixe que seu nervosismo o detenha. E lembre-se de que Jeová recompensa a nossa fé e esse esforço.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários