Estudo de A Sentinela, Você tem o objetivo de ser ancião?, Semana de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Você tem o objetivo de ser ancião?, 27 de janeiro, 2 de fevereiro de 2025, Comentários e respostas.

“Se alguém se esforça para ser superintendente, ele deseja um trabalho muito bom” (1Tm 3:1).

1, 2. O que inclui o “trabalho muito bom” feito pelos anciãos?

Eles lideram a pregação, pastoreiam as ovelhas, ensinam e edificam os irmãos pelo que dizem e pelo que fazem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma das tarefas é que tomem a iniciativa na pregação.

Eles trabalham arduamente, ensinando e pastoreando os irmãos

Eles também edificam a congregação, pelo que dizem e pelo que fazem

3. O que um irmão precisa para ser nomeado ancião? (1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9).

Como revisamos nestes dois textos bíblicos, você precisa preencher os requisitos para ser um presbítero, não só precisa ser hábil na pregação ou no ensino, mas também precisa cumprir três campos essenciais que veremos em estudo, ter boa reputação, tanto dentro como fora da congregação, ser um chefe de família exemplar e estar disposto a servir a congregação. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em primeiro lugar, tenha uma boa reputação, tanto dentro como fora da congregação. Em segundo lugar, seja um chefe de família exemplar. E em terceiro lugar, esteja sempre disposto a servir a congregação.

Como vemos em 1 Timóteo e Tito, os presbíteros, mais do que terem habilidades, precisam ter qualidades.

Vemos um dos primeiros requisitos em 1 Timóteo 3:1, nos é mencionado que é o desejo, devemos nos analisar e ver porque queremos ser presbíteros e qual a nossa motivação. Assim que tivermos esse ponto claro, em nível pessoal, podemos começar a estudar os seguintes requisitos.

TENHA UMA BOA REPUTAÇÃO

4. O que significa “ser irrepreensível”?

Significa que dentro da congregação ninguém questiona a sua boa conduta, e as pessoas fora da congregação não devem ter nenhuma razão válida para duvidar que ele é honesto, e bem, vamos observar o ponto, "razão válida", pode haver acusações infundadas, apenas por causar danos e isso não o impedirá de cumprir este requisito bíblico.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que ninguém na congregação possa questionar o bom comportamento daquela pessoa, e mesmo dos de fora, os não crentes. Talvez eles possam criticar suas crenças cristãs, como costumam fazer. Mas, eles não devem ter nenhuma razão válida para pensar que essa pessoa tenha alguma falha.

Em Daniel 6:4,5 é comentado que nem os oficiais nem os sátrapas poderiam dizer algo negativo, não poderiam acusá-lo, nem dizer nada de corrupto sobre Daniel. Pelo contrário, ninguém poderia culpá-lo por qualquer tipo de negligência.

Uma boa pergunta que um homem deve fazer a si mesmo para ver se está qualificado como ancião pode ser: Tenho uma boa reputação dentro e fora da congregação? Ou como nós, presbíteros, perguntamos nas conclusões finais, quando analisados, a congregação o vê como um presbítero?

5. O que significa “amar o que é bom”?

Que goste de notar as boas qualidades dos outros e parabenizá-los por isso, isso é algo muito necessário de um mais velho para com seus irmãos. Ele também se sente feliz fazendo coisas boas para os outros e não só o faz por mero compromisso, mas porque realmente quer fazer, nasceu para isso. Isto é necessário, visto que, como ancião, você investirá muito do seu valioso tempo no pastoreio da congregação e no cumprimento de suas responsabilidades, de modo que deve ter o desejo sincero de doar-se aos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso significa que eles notarão as coisas boas nos outros, mas não apenas notarão, mas também os parabenizarão por essas qualidades. Isto inclui ser feliz fazendo coisas boas para os outros, mesmo além do necessário.

Os presbíteros têm muito trabalho que não se vê, investem muito tempo pastoreando a congregação, conhecendo todos os irmãos e cuidando de muitas responsabilidades. Então, como a força motriz é o amor ao bem, isso facilita a tarefa deles.

Isso é mostrado em 1 Tessalonicenses 2:8, eles amam tanto seus irmãos que estão até dispostos a dar a vida por eles.

Em 1 Pedro 5, Pedro está encorajando-os a pastorear o rebanho com cuidado, não como uma obrigação, diz ele, para não se apropriarem deles, mas sim, para darem o exemplo.

Devemos também levar em conta a alegria de servir aos outros, que compensa qualquer sacrifício. Em Atos 20:35 diz que há mais felicidade em dar do que em receber.

6. De que forma alguém mostra que é hospitaleiro? (Hebreus 13:2, 16; veja também a imagem).

Porque como esta expressão significa, o seu coração deve estar aberto aos estranhos, não só aos que você conhece, mas também aos que você conhece pela primeira vez, por isso esta pessoa hospitaleira vai fazer isso com quem tem poucos recursos que eles não podem retribuir o favor, nem ele espera isso. E são especialmente hospitaleiros com aqueles que trabalham arduamente a favor de seus irmãos, tais como superintendentes de circuito ou oradores visitantes que vêm de outros lugares para a congregação para doar seu tempo para ensinar os irmãos. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma pessoa mostra que é hospitaleira quando não oferece sua casa ou sua ajuda apenas aos amigos, porque que mérito isso tem é compartilhar e ser hospitaleiro com pessoas que não podem retribuir nada?

Lemos em Hebreus que foi isso que Abraão fez, sendo hospitaleiro com dois estranhos, que mais tarde se revelaram anjos.

Como diz certa obra de referência, a porta da sua casa e do seu coração tem que estar aberta para estranhos.

Outra maneira de demonstrar hospitalidade é oferecer hospitalidade a viajantes, superintendentes de circuito e representantes de congêneres. Como diz Romanos 12:13, escreveu o apóstolo Paulo, seja sempre hospitaleiro, desta forma esta exigência também se reflete.

Outra ideia interessante é a registrada em Lucas 14: 13,14, Jesus disse, que quando você der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos e você ficará feliz, porque eles não têm com o que para pagar você. Não se trata apenas de convidar os nossos amigos, aqueles que estão dentro do nosso círculo de amizade, ou de interesses, mas também de sermos hospitaleiros com as pessoas que, como disse Jesus, não têm como nos pagar.

ILUSTRAÇÃO

Aqui temos uma cena onde vemos alguns irmãos que estão oferecendo hospitalidade, como diz a nota para um superintendente viajante e sua esposa, é uma forma de fortalecer ambos e claro também demonstrar sua hospitalidade. 

Um casal leva um superintendente viajante e sua esposa ao quarto de hóspedes. Um casal cristão recebe com hospitalidade um superintendente viajante e sua esposa. (Ver parágrafo 6).

7. Como um velho mostra que não ama o dinheiro?

Ele faz isso colocando os interesses do Reino em primeiro lugar como diz Mateus 6:33, isso significa que ele usa seu tempo, energia e recursos para servir a Jeová, cuidar de sua família e da congregação, em vez de se concentrar em acumular riquezas materiais, satisfação Está nas coisas necessárias e seu foco principal está no serviço a Jeová.

E é por isso que perguntas como: Qual valor dou ao dinheiro? Estou satisfeito com as coisas necessárias? o Concentro-me em ganhar dinheiro e adquirir mais bens materiais? Perguntas que um irmão que deseja se tornar presbítero deve fazer a si mesmo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Cumprindo o que diz Mateus 6, coloque os interesses do Reino em primeiro lugar e não foque nas coisas materiais. Independentemente da sua condição econômica.

Você também deve usar tempo, energia e outros recursos para adorar a Jeová, cuidar de sua família e servir sua congregação.

Como diz Mateus 6:24, você não pode servir a dois senhores, porque amará um e odiará o outro. Se nos concentrarmos nas coisas materiais, no final as deixaremos de lado; O mais importante é servir a Jeová.

O problema está no valor dado ao dinheiro, pode-se ser pobre e dar-lhe muito valor. Então você tem que estar atento a isso.

Paulo, em sua carta a Timóteo, escreve que quando alguém está contente com as coisas que possui, obtém muito ganho, devoção piedosa. É algo que pode ajudar o idoso a desenvolver melhor as suas qualidades.

1 João 2:15-17 diz para não amarmos o mundo, nem as coisas que há no mundo, porque se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. E o que o mundo promove, ganhar dinheiro, ter fama, popularidade. Mas no final ele diz que quem faz essas coisas não terá a vida eterna, mas quem faz a vontade de Jeová.

8. De que forma alguém demonstra que é “moderado nos seus hábitos” e tem “autocontrole”?

Isso significa evitar excessos ao comer e beber, vestir-se e arrumar-se com recato, usar o tempo livre com sensatez e não ser escravo das tendências do mundo, e segue Tiago 4:4 sobre não ser amigo do mundo.

Significa também manter a calma diante das provocações. Resumindo, é uma pessoa que não se deixa levar por extremos, mas vive de forma equilibrada e focada em agradar a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele mostra que é equilibrado em todas as áreas de sua vida quando evita excessos no comer e beber, ou se vestir como as pessoas do mundo. Algo muito interessante que A Sentinela diz é que você deve manter sempre a calma, mesmo em meio a provocações, que às vezes podem ser bastante difíceis, mesmo para os idosos.

Lucas 21:34 nos diz: Cuidado para que seu coração nunca fique sobrecarregado por comer e beber demais. Então teríamos que ter estas coisas em mente, e de vez em quando fazer esta autoanálise: Será que a minha maneira de agir, nestas coisas, em beber e comer, é semelhante à tendência do mundo? Esta autoanálise poderia ajudar-nos a ver se as nossas ações se assemelham à tendência do mundo.

Basicamente, fala sobre ver a tendência que o nosso coração tem em relação às coisas, ver se tendemos mais a ir para as coisas banais ou a imitar um pouco como é o comportamento do mundo. Ou pergunte-se se a tendência do nosso coração é para as coisas que Jeová ama.

O autocontrole também pode ser medido pelo fato de alguém estar sempre calmo, apesar das provocações.

O parágrafo fala sobre ser bêbado ou ter fama de beber demais. Porque é verdade que talvez não se chegue a cambalear. Embora existam pessoas que podem dizer que podem suportar muita coisa, mas de certa forma é uma questão de reputação. Se os irmãos da congregação virem um idoso que bebe muito na hora das refeições, e talvez ele não fique tonto, mas se isso se repetir pode gerar má reputação.

9. O que significa ter “bom julgamento” e ser “ordeiro”?

Significa avaliar cuidadosamente os assuntos à luz dos princípios bíblicos, meditar em como aplicá-los para tomar decisões equilibradas que reflitam o pensamento de Jeová, e ser ordeiro implica ser organizado e pontual, seguir as orientações estabelecidas e ser confiável em tudo o que faz e isso o conquista. uma boa reputação entre outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O bom julgamento é demonstrado ao tratar os assuntos de acordo com os princípios da Bíblia, aí você não falhará, sempre terá bom julgamento. Então, isso o fará pensar cuidadosamente sobre como aplicar esse bom julgamento nos assuntos da congregação ao agir.

SEJA UM CABEÇA DE FAMÍLIA EXEMPLAR

10. O que significa para um homem “liderar bem a sua família”?

O que o caracteriza é que ele é um chefe de família amoroso e responsável, que toma a iniciativa na adoração a Jeová, e esse irmão cuida para que sua família tenha uma boa reputação, e é claro que ele coloca em prática os princípios bíblicos em sua casa, isso já dá uma indicação de sua capacidade de cuidar da congregação de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Visto que você deve tomar a iniciativa em todas as facetas da adoração cristã, você deve garantir que todas as necessidades de sua família sejam atendidas. Também para que possam progredir espiritualmente e ajudar a congregação.

Ele deve ser conhecido como um chefe de família amoroso, responsável e que deve assumir a liderança em todas as facetas da adoração cristã. Espera-se também que, por causa de todas essas coisas, sua família goze de boa reputação.

Se você não cumpre todas essas facetas no nível familiar, ou não sabe como lidar com elas. A questão é o que diz em 1 Timóteo 3:5, se um homem não sabe liderar a sua própria família, como cuidará da congregação? Então, quão importante é saber cuidar bem da família, pelo que isso implica depois, cuidar bem da congregação.

11, 12. Como o comportamento familiar influencia se um irmão pode ser idoso? (Veja também a imagem).

No caso dos seus filhos, se forem menores, você deve ajudá-los a ser obedientes e respeitosos e a viver de acordo com os princípios bíblicos e a ter o objetivo de serem batizados. Porém, se um filho que já é crente e mora na mesma casa, isso é algo que deve ser destacado, mora na mesma casa, e comete um pecado grave, se o pai foi o descuidado com a educação na família do seu filho disciplina, ele pode não atender aos requisitos para ser um presbítero.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Sentinela de 15 de Outubro diz que é claro que o ancião forneceu a necessária ajuda, orientação e disciplina num sentido espiritual. Mas o filho não escolhe servir a Jeová, o pai não é automaticamente desqualificado para ser ancião. Mas, por outro lado, se você tem vários filhos menores em casa e um após um eles ficam doentes espiritualmente e se metem em problemas. Pode ser que ele não seja mais considerado um homem que preside sua casa com excelência.

É preciso ver se com o tempo você soube ensinar bem seus filhos e administrar-lhes a disciplina que em determinado momento eles teriam exigido.

É evidente que talvez o pai lhes tenha dado a melhor educação espiritual, guiou-os perfeitamente. Temos o exemplo de Satanás, ele se separou de Jeová, com certeza o educou de uma forma maravilhosa e perfeita, mas evidentemente todo ser vivo que existe no universo decide se quer obedecer a Jeová ou não.

Podemos ver o caso de toda a família se afastar de Jeová, é uma tendência que talvez possa mostrar que o chefe da família não lhes deu a orientação espiritual necessária, ou não os disciplinou ao longo do tempo. Assim, vemos que ali ele falhou naquilo que Jeová esperava dele como chefe da família, em dar-lhes orientação e educação espiritual.

Vemos na imagem um pai que está com os filhos, embora sejam pequenos, mas está ensinando-lhes o quanto é importante, por exemplo, limpar com um vídeo da Sofí e do Caleb. Na imagem a seguir você pode ver como os filhos estão ajudando o pai na hora de limpar, o próprio pai está limpando. Portanto, o pai está ensinando muito bem a esses filhos como fazer o que agrada a Jeová.

ILUSTRAÇÃO

E na imagem podemos ver duas cenas em uma, o irmão está ensinando seus filhos, ele tem seu método simples e eficaz, ele chama a atenção das crianças e sem dúvida, eles não estão ensinando há muito tempo para que o as crianças não se distraem facilmente, e na outra cena temos onde toda a família colabora na limpeza em primeiro plano, depois estão as crianças limpando a plataforma e o púlpito, onde são proferidos os discursos, e ao fundo temos também cuidar da irmã da esposa colaborando em limpando mesmo com a filha nos braços, todos estão dando bom exemplo de que estão sendo bem conduzidos pelo irmão. 

Série de Imagens: 1. Um pai lidera o culto familiar com sua esposa e filhos pequenos. No jw.org, assista ao vídeo Torne-se amigo de Jeová: você precisa amar a casa de Jeová. 2. Depois, o pai e os dois filhos homens ajudam a limpar o Salão do Reino. O pai e um dos filhos aspiram, e o outro filho ajuda a tirar o pó. Os chefes de família ensinam os filhos a participar em diversos aspectos do serviço sagrado. (Ver parágrafo 11).

SERVIR A CONGREGAÇÃO

13. Como alguém mostra que é “razoável” e não “teimoso”?

Porque você deve ser alguém que esteja disposto a ouvir os outros e apoiar a melhor decisão que a maioria tomar se não violar nenhum princípio da Bíblia, porque fazendo parte de um corpo de anciãos, você terá que ouvir a opinião de outros, você também terá que dar a sua opinião, mas a maioria tomará a decisão correspondente de acordo com os padrões bíblicos.

Ele também não deve ser abrupto e desagradável, mas sim uma pessoa pacífica que usa palavras gentis que ajudam a lidar com situações difíceis, mesmo com oponentes e isso pode ser visto tanto no que ele é no ministério quanto em qualquer outra atividade normal da vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Você deve promover a paz, ouvir os outros e estar sempre aberto aos pontos de vista dos seus colegas.

Pode ser que numa reunião alguém tenha um ponto de vista bíblico diferente dos outros, e os outros aceitem ou tomem uma decisão oposta ao que ele pensa. Ele aceita, e aceita de bom grado e apoia a decisão, desde que não vá contra os princípios bíblicos.

Você não deve insistir em fazer as coisas do seu jeito. Como diz Provérbios 15:22, quando não há comunicação, os planos falham, mas com muitos conselheiros há bons resultados. Então você tem que reconhecer o valor de ter muitos conselheiros e não suas próprias ideias.

Tem o exemplo de Abraão em Gênesis 13:8,9, Ló era seu sobrinho e Abraão poderia ter dito: Eu sou seu tio, tenho o direito, devo escolher para onde ir. Mas ele foi muito humilde, disse que somos uma família, não deve haver brigas. Vamos separar, se você for para a direita eu irei para a esquerda. Portanto, é um bom exemplo a ser imitado.

Você deve se destacar por ser uma pessoa pacífica, dando sempre o primeiro passo para manter a paz. Mesmo quando uma situação começa a ficar tensa.

14. Por que um ancião “não deve ser um homem recém-convertido”, e como ele mostra que é “leal”?

Ele não é um recém-converso porque é necessário que este cristão tenha atingido a maturidade antes de ser designado ancião. Isto lhe permite primeiro demonstrar que é humilde e está disposto a servir a Jeová como quiser e quando quiser, e o caso. é apresentado Jesus em Filipenses 2:5-8, que se humilhou, tornou-se obediente por fazer a vontade de seu pai, e quanto a ser Leal, quando apoia os padrões justos de Jeová e segue as instruções que ele dá por meio de sua organização.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque é preciso ser um homem maduro no sentido espiritual, e para isso é preciso cultivar qualidades como humildade e lealdade. E conseguir ter essas qualidades e demonstrá-las leva tempo, então não pode acontecer de um momento para o outro.

15. É essencial que o idoso seja um grande orador?

Não é necessário que você esteja, mas você deve estar disposto a continuar aprimorando suas habilidades como professor, seja no Ministério nas visitas pastorais e ao ensinar você tem que se esforçar para alcançar o coração daqueles que o ouvem.

E está colocado em texto na primeira carta aos Coríntios 12, onde é indicado que no primeiro século cada cristão se destacou em alguma coisa, alguns foram mestres, profetas, apóstolos, etc., nem todos eram idênticos em termos de terem algo especial, por exemplo No caso de serem bons professores, mas eram velhos, vocês deveriam se esforçar para continuar melhorando em seu ensino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Você não precisa necessariamente ser um grande orador, por exemplo, você pode ser eficaz no ensino no ministério, nas visitas pastorais. Como diz Efésios, talvez como profeta ou evangelizador. Todo mundo tem formas diferentes, capacidades diferentes e precisa continuar se esforçando para isso.

16. Como pode um irmão ser um professor mais eficaz? (Veja também a imagem).

Porque este irmão deve se destacar como um bom e diligente estudante da Bíblia e de nossas publicações, ele deve se manter atualizado, ele também usa a palavra de Deus ao ensinar e se esforça para aplicá-la corretamente, não inventando ideias pessoais, mas sempre aderindo ao que Jeová disse ou através de publicações e claro que quer chegar ao coração das pessoas, por isso se esforça para ser um bom professor, estará sempre disposto a encorajar seus irmãos e quando dá conselhos o faz com gentileza e carinho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O importante é que você sempre baseie seu ensino na palavra de Deus. Tanto quando ensina em público como quando dá conselhos em privado.

É descrito basicamente em três etapas, primeiro: quando você estuda; pense bem sobre como aplicar essa informação, segundo: quando você ensina; chegar ao coração e terceiro: pedir sugestões aos outros para melhorar.

Quer tenham que encorajar os irmãos ou censurar quando tiverem que dar algum conselho, farão isso com bondade e se esforçando para cumprir o que diz Mateus 11, que querem se tornar aquele alívio quando os irmãos têm fardos ou problemas. Assim estarão imitando Jesus, que é nosso professor.

ILUSTRAÇÃO

E na descrição da imagem diz que um servo ministerial acompanha um presbítero experiente e aprende a usar a Bíblia para encorajar outros, e o presbítero está observando ele, ouvindo sua forma de ensinar, o mesmo servo ministerial pratica seu discurso diante de o espelho, esse é um bom sistema sem dúvida, porque você consegue ver a sua expressão facial, é muito importante, porque se você está falando de raiva então você tem que franzir um pouco as sobrancelhas, se você está falando de ser feliz você deve sorrir e todos esses detalhes devem se refletir não apenas no que ele diz, mas também como ele expressa isso através de seu corpo, bons detalhes são até mesmo a maneira como ele se posiciona diante da plataforma para mostrar que ele está conhecendo e lidando com a situação a que está falando no discurso ou na parte que corresponde a ele. 

Série de imagens: 1. Um servo ministerial e um ancião visitam uma irmã na casa dela. Todos têm a Bíblia aberta enquanto o servo ministerial fala com ela. 2. O mesmo servo ministerial pratica o seu discurso diante do espelho. Um servo ministerial acompanha um ancião experiente e aprende a usar a Bíblia para encorajar outros. O mesmo servo ministerial pratica seu discurso diante do espelho. (Ver parágrafo 16).

CONTINUE TRABALHANDO

17. a) O que pode incentivar os servos ministeriais a continuarem a esforçar-se para ser anciãos? 

Você deve estar ciente de que não se espera que você demonstre perfeitamente esses requisitos para se tornar presbítero, pois isso não é possível, já vimos que segundo a 1ª carta aos Coríntios, cada cristão se destaca em algo diferente.

Além disso, devemos lembrar também que se conta com o Espírito Santo como assistente para polir alguns detalhes, e é claro que eles podem recorrer a Jeová para ajudá-los a investigar a questão em que devem lidar ou melhorar e pedir a outros anciãos experientes alguns conselhos. sugestões para ajudá-los a melhorar em algum aspecto.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que todos esses requisitos que vimos não nos pedem que sejam cumpridos perfeitamente. Jeová e a nossa organização não esperam que os cumpramos exatamente, mas temos ajuda.

Temos o melhor ajudador, temos o nosso Deus Jeová, e certamente se orarmos como Filipenses 2:13 menciona, Ele nos dará o Seu espírito para que possamos alcançar esse objetivo.

Temos também outra ajuda, como diz 1 Pedro 2:21, que é seguir o exemplo de Jesus.

17. b) O que os anciãos devem lembrar ao avaliar se um irmão se qualifica para uma designação? (Veja a barra lateral “Anciãos, sejam razoáveis ​​ao avaliar os outros”.)

Este quadro destaca que quando os anciãos vão recomendar alguém eles têm que ser razoáveis ​​e não muito justos, ou seja, exigir que muitas coisas sejam plenamente cumpridas, mesmo os anciãos designados não cumprem perfeitamente todos os requisitos e Jeová entende isso, pois Sob oração, esses irmãos devem avaliar se atendem ou não aos requisitos ditos nesta parte em um grau razoável, é claro que não serão tão descuidados, mas não serão tão exigentes na hora de pedir que você cumprir integralmente os requisitos, isso deve ser feito em um grau razoável, mas um ponto importante. é que eles devem sempre garantir que ele respeita os padrões justos de Jeová e que a sua nomeação será benéfica para a Congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os presbíteros devem ser razoáveis ​​ao avaliar e lembrar que, na realidade, nenhum presbítero, por mais experiente que seja, atende perfeitamente aos requisitos bíblicos que acabamos de analisar. Então, o importante é não ser justo demais e pensar se essa nomeação vai ajudar a congregação.

A oração, juntamente com o espírito, ajudará os idosos quando tiverem que tomar uma decisão como esta. Por ser uma decisão importante, vidas estão envolvidas, tanto a deles quanto a da congregação.

18. O que devem fazer todos os servos ministeriais?

Eles devem se esforçar para alcançar o objetivo de serem anciãos, por isso orei a Jeová para treiná-lo e moldá-lo para ser mais útil na congregação, e junto com os irmãos já designados como anciãos, continuar a cultivar qualidades para o benefício dos irmãos, aos poucos ele aprende com quem tem mais experiência.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos continuar a nos esforçar para cumprir melhor essas qualidades, a fim de alcançarmos a meta de sermos presbíteros. E a melhor maneira, como diz Isaías 64:8, é eles serem aquele barro nas mãos daquele oleiro que é Jeová. Ele irá moldá-los e torná-los capazes de cumprir essa responsabilidade.

O agricultor não planta nem semeia e depois esquece, não, continua cultivando, por que o seu trabalho dá frutos? Bem, isso pode acontecer da mesma forma com irmãos. Se quiserem dar frutos que beneficiem a congregação, devem continuar a cultivar ao máximo todos estes requisitos que lhes são exigidos.

O QUE APRENDEMOS COM...

... 1 Timóteo 3:1-7?

Que um irmão deve ter boa reputação dentro e fora da congregação, deve saber ouvir os outros e reconhecer o valor de ter muitos conselheiros, deve dar prioridade aos interesses do Reino, da sua família e servir a congregação e deve ser um chefe de família exemplar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que tornar-se ancião exige mais do que apenas habilidades, como pregar ou ensinar. Aqui estão requisitos que implicam qualidades, requisitos bíblicos que têm a ver com boa reputação, ser um chefe de família exemplar e estar disposto a servir a congregação.

... Tito 1:5-9?

Que ele deve ensinar seus filhos a serem obedientes e respeitosos e a viver de acordo com os princípios e padrões de Jeová. Você deve sempre confiar na Bíblia ao ensinar tanto em público como em particular. E se esforce para melhorar suas habilidades como professores.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outros requisitos para os idosos, qualidades, são mencionados aqui, mas há também muitos que têm a ver com ser um bom chefe de família, ter filhos em sujeição e ser muito exemplar na congregação.

...Hebreus 13:2, 16?

Que sejam hospitaleiros, irmãos que gostam de partilhar o que têm com os que trabalham arduamente, sejam superintendentes de circuito ou oradores que visitam as congregações para proferir discursos ou para fortalecer ou encorajar os irmãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que devem ser hospitaleiros, e vimos que ser hospitaleiro significa estar disposto, por exemplo, a receber os que precisam, um superintendente de circuito ou irmãos necessitados. Não apenas fazendo isso com amigos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários