TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 30 de dezembro de 2024, O que você lê nele? (Lucas 10:26).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
O que você lê nele? (Lucas 10:26).
Como podemos encontrar os tesouros espirituais que estão na Bíblia? Vamos analisar 2 Timóteo 3:16, 17. Lá diz que “toda a Escritura [...] é útil” para quatro coisas: ensinar, repreender, consertar as coisas e educar. Mesmo os livros da Bíblia que não são tão mencionados são úteis para tudo isso. Analisemos o que lemos para ver o que nos ensina sobre Jeová, seu propósito ou seus princípios. Para que uma história seja útil para a censura, o que devemos procurar nela? Qualquer coisa que nos ajude a identificar e rejeitar nossas más tendências e atitudes e que nos ajude a permanecer fiéis a Jeová. Vamos pensar em como a passagem pode retificar ou corrigir um ponto de vista errado, talvez algo que nos foi dito na pregação. E o que devemos fazer para que uma história nos eduque? Procure tudo o que nos ajuda a pensar como Jeová. Se mantivermos estas quatro ideias úteis em mente, descobriremos mais tesouros espirituais que enriquecerão a nossa leitura da Bíblia. w23.02 11 par. 11
Por que Jesus perguntou aos fariseus se eles não tinham lido o que as Escrituras diziam?
Os fariseus liam a Palavra de Deus com uma atitude ruim. Jesus deixou isso claro quando lhes perguntou se não tinham lido o que as Escrituras diziam (Mateus 12:1-7).e Naquela ocasião, os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de violarem a lei do sábado. Para respondê-las, Jesus mencionou dois exemplos das Escrituras e citou um versículo de Oséias. Assim ele mostrou que os fariseus não entendiam o propósito daquela lei e que haviam agido sem compaixão. Esses homens leram a Palavra de Deus, mas ela não os influenciou. Porque? Porque eles estavam orgulhosos e liam apenas para criticar os outros. A sua má atitude impediu-os de compreender o verdadeiro significado do que liam (Mateus 23:23; João 5:39, 40).
Que atitude devemos ter ao ler a Bíblia, e por quê?
As palavras de Jesus nos ensinam que devemos ler a Bíblia com a atitude correta. Não vamos copiar os fariseus. Em vez disso, sejamos humildes e deixemos que Jeová nos ensine. Como diz Tiago 1:21, “com mansidão, deixe a palavra […] criar raízes em você”. Se formos gentis, permitiremos que a Palavra de Deus crie raízes em nossos corações. Quando lemos a Bíblia, não devemos ficar orgulhosos nem pensar nas falhas dos outros. Só assim permitiremos que aquilo que nos ensina sobre misericórdia, compaixão e amor penetre profundamente em nós.
Como podemos saber se estamos deixando a Bíblia nos influenciar? (Veja também imagens).
A maneira como tratamos os outros mostra se permitimos que a Bíblia nos influencie. Como os fariseus tinham o coração fechado à mensagem da Palavra de Deus, eles condenaram aqueles que não eram culpados (Mateus 12:7). Então, vamos ver como vemos e tratamos os outros. Por exemplo, tendemos a falar sobre as boas qualidades dos outros ou nos concentramos nas suas falhas? Estamos sempre dispostos a perdoar ou somos críticos e ressentidos? Nossas respostas revelarão se permitimos que a Bíblia influencie o que pensamos, sentimos e fazemos. (1 Tim. 4:12, 15; Heb. 4:12).
Como Jesus se sentiu em relação às Sagradas Escrituras?
Jesus amava as Sagradas Escrituras. Na verdade, o Salmo 40:8 previu o quanto ele os valorizaria: “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus, e a tua lei está profundamente dentro de mim.” Apreciá-los tanto o ajudou a ser feliz e a continuar servindo a Jeová. Alcançaremos o mesmo resultado se nos esforçarmos para ler a Palavra de Deus e amá-la (Sl 1:1-3).
Todos los Derechos Reservados Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário