TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 28 de dezembro de 2024, Continue andando segundo o espírito e assim não cumprirá nenhum desejo da carne (Gálatas 5:16).
TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 28 de dezembro de 2024, Continue andando segundo o espírito e assim não cumprirá nenhum desejo da carne (Gálatas 5:16).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Sábado, 28 de dezembro de 2024
Continue a andar segundo o espírito e você não cumprirá nenhum desejo da carne (Gálatas 5:16).
Jeová é generoso e nos dá espírito santo para nos ajudar a vencer a batalha de fazer o que é certo. Quando estudamos a Palavra de Deus, permitimos que esse espírito nos influencie. Também recebemos espírito santo quando assistimos às reuniões. Ali passamos tempo com nossos irmãos que, como nós, estão lutando para ter um bom desempenho, e isso nos encoraja (Hb 10:24, 25; 13:7). E quando oramos a Jeová de coração e pedimos que ele nos ajude a vencer alguma fraqueza, ele nos dá espírito santo para que possamos ser fortes e continuar lutando. É claro que essas atividades provavelmente não farão desaparecer os maus desejos, mas nos darão forças para não nos deixarmos levar por eles. Quando já temos uma boa rotina de atividades espirituais, é muito importante que não a percamos e que continuemos a nutrir desejos corretos. w23.01 11 par. 13, 14.
Por que é encorajador saber que os desejos errados são comuns a todas as pessoas? (Veja imagem).
Se um desejo incorreto está impossibilitando a nossa vida, lembremo-nos de que não estamos sozinhos. A Bíblia diz: “Não veio diante de vós nenhuma tentação que não seja comum a todos os povos” (1 Coríntios 10:13a). Outra versão traduz este versículo desta forma: “Você só teve as mesmas tentações que todos os outros”. Estas palavras foram dirigidas aos cristãos da cidade de Corinto. Alguns deles eram adúlteros, homossexuais e bêbados (1Co 6:9-11). Parece-nos que eles não tiveram que lutar contra nenhum desejo maligno depois de serem batizados? É muito improvável. É verdade que todos foram ungidos, mas ainda eram imperfeitos. Então eles certamente tiveram que lutar contra algum desejo errado de vez em quando. Isso deveria nos encorajar, porque nos mostra que outros já passaram pela mesma coisa que nós e venceram a batalha. Portanto, podemos “permanecer firmes na fé, sabendo que toda a irmandade do mundo está passando pelos mesmos sofrimentos” (1 Pedro 5:9).
Em que armadilha não devemos cair e por quê?
Não devemos pensar que ninguém consegue compreender a fraqueza que temos. Isso é uma armadilha. Pensar assim pode nos levar a acreditar que a nossa situação não tem remédio e que não podemos superar essa fraqueza. Mas a Bíblia diz o contrário: “Deus é fiel e não deixará que vocês sejam tentados além do que podem suportar, mas quando vier a tentação, ele também lhes dará uma saída para que possam suportá-la” (1 Cor. 10: 13b). Portanto, não importa quão intenso seja o desejo, podemos ser fiéis a Jeová. Com a sua ajuda não nos deixaremos levar por esse desejo.
Embora seja inevitável ter desejos incorretos, o que podemos fazer?
Lembremo-nos sempre que devido à imperfeição é inevitável que tenhamos desejos incorretos. Quando isso acontecer, vamos rejeitá-los firmemente, como José fez quando fugiu da esposa de Potifar (Gn 39:12). Não precisamos ser escravos de maus desejos.
Que perguntas nos ajudarão a continuar renovando a mente?
Se quisermos renovar a mente, temos de continuar a esforçar-nos para tornar o nosso modo de pensar e de agir agradável a Jeová. Por isso devemos nos analisar com frequência e nos perguntar: “As minhas ações demonstram que tenho consciência de que estamos muito próximos do fim? Continuo cultivando a nova personalidade? Permito que o espírito de Jeová me guie para não me deixar levar por desejos maus?”
Ao fazer essa análise, vamos olhar para o nosso progresso e não esperar perfeição. Se percebermos que temos que melhorar em alguma coisa, não desanimemos. Em vez disso, sigamos o conselho de Filipenses 3:16: “Não importa quão longe tenhamos progredido, continuemos a andar corretamente pelo mesmo caminho.” Se fizermos isso, Jeová abençoará nossos esforços de continuar a renovar a mente.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário