TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, Obedecer é melhor do que oferecer um sacrifício (1Sm 15:22).
TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, Obedecer é melhor do que oferecer um sacrifício (1Sm 15:22).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Obedecer é melhor do que oferecer um sacrifício (1Sm 15:22).
O que você deve fazer se uma mudança na organização testar sua lealdade? Apoie de todo o coração as mudanças organizacionais. Quando os israelitas viajaram pelo deserto, os coatitas carregaram a arca da aliança à vista de todo o povo (Nm 3:29, 31; 10:33; Js 3:2-4). Honra tremenda! Mas quando os israelitas ocuparam a Terra Prometida, as coisas mudaram. Não era mais necessário mover a Arca. Então eles deram outras tarefas aos coatitas (1Cr 6:31-33; 26:1, 24). A Bíblia não diz que eles reclamaram ou exigiram empregos mais importantes, visto que tinham tido responsabilidades muito especiais no passado. Qual é a lição? Apoie de todo o coração as mudanças que a organização de Jeová faz, mesmo que isso afete o que você estava fazendo até então. Aproveite qualquer trabalho atribuído a você. Lembre-se de que o seu valor como pessoa não depende das responsabilidades que você tem na organização. Para Jeová, a sua obediência é mais importante do que qualquer designação. w22.11 23 par. 10, 11.
Como Zaira se sentiu quando teve que deixar Betel?
Vejamos o caso de Zaira, uma irmã do Médio Oriente. Ela valorizava muito o serviço em Betel, onde passou mais de 23 anos. Mas então ela foi designada novamente como pioneira especial. Ela diz: “Essa mudança foi um golpe muito duro para mim. Achei que era inútil e me perguntei o que havia feito de errado.” Infelizmente, alguns irmãos e irmãs na congregação fizeram com que ela se sentisse pior porque lhe disseram: “Se você tivesse feito as coisas melhor, a organização não a teria deixado ir.” Durante algum tempo, Zaira sentiu-se tão deprimida que chorava todas as noites. Mas ela diz: “Nunca duvidei da organização ou do amor de Jeová.” O que o ajudou a manter o bom senso?
O que Zaira fez para superar os sentimentos negativos?
Para superar seus sentimentos negativos, Zaira leu artigos de nossas publicações que falam sobre a situação pela qual ela estava passando. Um livro que a ajudou muito aparece em A Sentinela de 1.º de fevereiro de 2001, intitulado “Você pode enfrentar o desânimo”. Este artigo considera o exemplo de Marcos, o escritor bíblico, que provavelmente sentiu o mesmo que ela em relação às mudanças no seu serviço a Jeová. Zaira confessa: “O exemplo do Marcos foi o melhor remédio para o meu desânimo”. Ela confiou nos amigos, não se isolou dos irmãos nem continuou pensando em sua tristeza. Ele entendia que o espírito de Jeová guiava a sua organização e que os irmãos responsáveis realmente se importavam com ela. Mas ele também percebeu que, para a organização de Jeová, o mais importante é que a obra que ele lhe confiou seja realizada.
A quais mudanças organizacionais Vlado teve que se adaptar e o que o ajudou a alcançá-las?
Um ancião congregacional da Eslovênia, de 73 anos, chamado Vlado, teve dificuldade em aceitar que sua congregação estava se fundindo com outra e tendo seu Salão do Reino fechado. Ele admite: “Não entendi por que tiveram que fechar um salão tão lindo. Isso me incomodou porque acabamos de reformar. Sou carpinteiro e fiz alguns móveis. Além disso, a fusão trouxe muitas mudanças difíceis para nós, irmãos mais velhos.” O que o ajudou a apoiar a decisão? Ele diz: “Adaptar-nos às mudanças que a organização de Jeová faz sempre nos beneficia. Isso nos prepara para enfrentar mudanças maiores no futuro.” Você está lidando com mudanças provocadas pela fusão de congregações ou por uma nova designação? Não se preocupe, Jeová entende como você se sente. Se você apoiar as mudanças e permanecer leal a Jeová e à organização que ele usa, receberá muitas bênçãos. — Sal. 18:25.
O que podemos fazer para manter o bom senso quando surgem situações difíceis na congregação?
Ao nos aproximarmos do fim deste sistema, não é de surpreender que surjam situações difíceis dentro da congregação que poderiam testar a nossa lealdade a Jeová. É por isso que precisamos manter o bom senso. Se pensarmos que um irmão nos tratou mal, não nos enchamos de amargura. Se formos disciplinados, vamos olhar além da vergonha causada pela situação, aceitar os conselhos e fazer as mudanças necessárias. E quando a organização de Jeová fizer mudanças que nos afetem pessoalmente, apoiemos-a de todo o coração e sigamos as orientações que nos são dadas.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário