TEXTO DIÁRIO, Hoje domingo, 29 de dezembro de 2024, não me deixarei controlar por nada (1 Coríntios 6:12).
TEXTO DIÁRIO, Hoje domingo, 29 de dezembro de 2024, não me deixarei controlar por nada (1 Coríntios 6:12).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Domingo, 29 de dezembro de 2024
Não vou me deixar controlar por nada (1 Coríntios 6:12).
A Bíblia não é um livro de medicina nem um manual de nutrição, mas revela como Jeová encara estes assuntos. Por exemplo, ele nos dá este conselho: “Mantenha coisas prejudiciais longe do seu corpo” (Ecl. 11:10). Entre as coisas que ameaçam a vida e que a Bíblia condena estão a gula e a embriaguez (Pv 23:20). Portanto, quando se trata de decidir o que e quanto comer e beber, Jeová espera que saibamos como nos controlar (1 Cor. 9:25). Se quisermos tomar decisões que demonstrem que apreciamos a vida que Deus nos deu, devemos usar a nossa capacidade de pensar (Sl 119:99, 100; Pv 2:11). Por exemplo, ao decidir o que comer, precisamos de bom senso. Se gostamos de um alimento mas sabemos que nos faz mal, o mais sensato é não comê-lo. O bom senso também nos diz que devemos dormir o suficiente, fazer exercícios regularmente, praticar uma boa higiene pessoal e manter a casa limpa. w23.02 21 par. 6, 7
Segundo a Bíblia, que importância dá Jeová à nossa segurança?
Jeová deu aos israelitas leis para evitar acidentes graves em casa e no trabalho (Êxo. 21:28, 29; Deuteronômio 22:8). Se uma pessoa matasse outra por acidente, haveria consequências muito graves (Dt 19:4, 5). E a Lei determinava que qualquer pessoa que fizesse mal a um feto fosse punida, mesmo que não fosse intencional (Êxodo 21:22, 23). A Bíblia deixa claro que Jeová quer que tomemos as devidas precauções para evitar acidentes.
Que medidas podemos tomar para evitar acidentes? (Veja também imagens).
Mostramos que somos gratos pela vida que Deus nos deu tomando medidas para evitar acidentes em casa e no trabalho. Por exemplo, mantemos objetos cortantes, produtos químicos ou medicamentos fora do alcance das crianças. E, quando temos que nos livrar deles, fazemos isso com segurança. Também tomamos muito cuidado com fogo, ferramentas elétricas e líquidos quentes e nunca os deixamos sem vigilância. Também não conduzimos veículos quando tomamos medicamentos que afetem a nossa capacidade de conduzir, quando estamos sob a influência de álcool ou quando não dormimos o suficiente, nem carregamos um telefone na mão quando conduzimos.
O que podemos fazer antes e durante uma emergência com risco de vida?
É claro que nem sempre podemos evitar a ocorrência de situações que ameaçam a vida, como desastres naturais, epidemias e conflitos violentos. Mas quando ocorrem, podemos tentar reduzir os riscos e aumentar as nossas hipóteses de sobrevivência, obedecendo ao recolher obrigatório, às ordens de evacuação e a outras instruções que nos são dadas pelas autoridades (Romanos 13:1, 5-7). Por outro lado, existem emergências que podem ser previstas, por isso fazemos bem em seguir as orientações que nos são dadas pelas autoridades para nos ajudar a estar preparados. Por exemplo, pode ser útil armazenar água e alimentos não perecíveis e ter um kit de primeiros socorros.
E se houver uma epidemia onde vivemos? O que devemos fazer?
Obedeça às instruções dadas pelas autoridades, como lavar as mãos, manter o distanciamento social, usar máscara ou cobertura facial e respeitar as quarentenas. Se levarmos estes assuntos a sério, mostraremos que valorizamos a vida que Deus nos deu.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário