TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 2 a 8 de dezembro de 2024, Como retribuiremos a Jeová?, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 2 a 8 de dezembro de 2024, Como retribuiremos a Jeová? Discurso Preparado.

Como vamos retribuir a Jeová? (10 minutos)

No evangelho de Lucas 17:-19, encontramos a história de que, certa vez, Jesus entrou numa cidade e encontrou 10 homens sofrendo da terrível doença da lepra. Eles pediram a Jesus que os curasse, e esses dez homens recuperaram a saúde.

O interessante é que nesta história diz que os dez foram curados, mas apenas um voltou para agradecer a Jesus, caindo a seus pés. O que aconteceu com os outros nove? Eles eram ingratos. A única coisa que lhes interessava era serem curados e nada mais. Que falta de gratidão. Essa falta de gratidão é muito comum hoje. Adão e Eva estiveram entre os primeiros a serem ingratos para com Jeová.

O dicionário espanhol de María Moliner define gratidão como o sentimento de quem recebe um favor, que consiste em valorizá-lo e sentir-se obrigado a retribuir a quem o fez. E é sobre isso que vamos falar nesta seção de Tesouros da Bíblia, com o tema: Como retribuiremos a Jeová?

E se aplicarmos o que este dicionário diz em relação a Jeová, significa que os sentimentos não devem ser ativados ou desativados à vontade, eles têm de surgir espontaneamente de dentro da pessoa. A gratidão não é simplesmente ter bons modos ou seguir um protocolo, ela nasce no coração, faz parte do sentimento humano, da pessoa que é verdadeiramente grata.

E, segundo a Bíblia, muitos dos nossos sentimentos têm origem naquilo que pensamos. Certa vez, um médico disse: “Você não pode sentir uma emoção sem antes ter experimentado um pensamento”. E que emoções recebemos de Jeová? O que muda em nossas vidas? Vamos rever o que o salmista disse aqui no Salmo 116:6-8. 

VAMOS LER SALMOS 116:6-8.  

Jeová protege os inexperientes. Eu estava afundado e ele me salvou.

7 Que minha alma descanse mais uma vez, pois o Senhor foi bondoso comigo.

8 Tu me salvaste da morte; Você salvou meus olhos das lágrimas e meus pés de tropeçar.

Aqui estão algumas demonstrações do amor de Jeová por nós e o efeito que isso teve em nossas vidas, até mesmo literalmente, como diz o versículo oito, salvando alguns da morte.

E isto graças ao facto de com a sua palavra nos ter ajudado a mudar o nosso modo de viver, um modo de viver que nas paixões poderia ter-nos causado a morte real, talvez no uso de drogas, na prática do crime, na delinquência. algo que realmente teria levado à morte de alguém.

Esta é uma forma de Jeová nos proteger, de como nos tratou bondosamente e de como nos salva. E o que podemos dizer do que Ele fez com o passar do tempo, mesmo sem nos conhecer, sem ter existido como dar o Seu Filho unigênito para nos perdoar os pecados?

Então aí temos o pensamento, a ação. Agora devemos mostrar emoção, gratidão a Jeová. Infelizmente, muitos da humanidade, embora recebamos tanta bondade de Deus e alguns reconheçam isso, porém, sua forma de agir é como a destes nove leprosos, que receberam o benefício de Jesus, mas não demonstraram gratidão pelo que ele fez por eles. .

É como vemos aqui na imagem do nosso guia de atividades, na seção esquerda onde estão esses dois círculos, o que as pessoas fazem mesmo tendo recebido tanta bondade de Deus, porque se dedicam aos prazeres normais para passar um. dia, perdendo tempo.

Às vezes simplesmente não faz sentido sentar em frente à televisão e assistir algo que talvez não vá te beneficiar muito, desperdiçar sua vida, realmente não é ruim fazer isso de vez em quando podemos fazer e obter benefícios ou recriar-nos em algo lucrativo, mas alguns desperdiçam suas vidas sem sentido diante de um dispositivo eletrônico que não produz maior felicidade ou simplesmente desperdiçam algo tão valioso como o tempo, ou talvez alguns simplesmente queiram dar a si mesmos a boa vida, o bom luxo, simplesmente aproveitando sua vida. 

Mas por quanto tempo? É como ser ingrato por não usar melhor o seu tempo. E é aqui que entra este texto do Salmo 116 e versículo 12 e nos faz refletir:

VAMOS LER SALMO 116:12.

Como vou retribuir a Jeová todo o bem que ele me fez?

A resposta é encontrada no versículo 14 do próprio Salmo 116. 

VAMOS LER SALMO 116:14.

Cumprirei os votos que fiz a Jeová na presença de todo o seu povo.

Não queremos ser ingratos como esses nove leprosos que, uma vez curados, meio que disseram: bom, foi isso que esse homem poderoso teve que fazer e foram embora. Não queremos ser assim, queremos retribuir, sentir essa emoção por Jeová em gratidão pelo que ele fez por nós.

E foi assim que o Rei Davi se sentiu quando disse que queria pagar os seus votos a Jeová. Ele havia feito uma promessa solene a Jeová e sentiu a obrigação de retribuir. Como podemos imitar Davi? Como retribuiremos a Jeová por tudo o que ele fez por nós? É verdade que nunca conseguiremos retribuir a Jeová tudo o que ele fez por cada um de nós, mas poderemos alegrar o seu coração se nos esforçarmos de todo o coração para servi-lo.

Podemos imitar o exemplo do leproso que voltou a se colocar aos pés de Jesus em agradecimento pelo que havia feito, e isso mudou a sua vida, ele se tornou uma pessoa normal, pois naquela época não precisava ir se escondendo ou talvez apenas esperando pela morte ou pelo desprezo das pessoas.

Queremos também mostrar a Jeová que queremos ser gratos pelo que ele fez por nós. Como?. No Salmo 116 e versículo 17 diz: 

VAMOS LER SALMO 116:17.

Oferecer-te-ei o sacrifício de ação de graças; Invocarei o nome do Senhor.

Na história que falamos dos 10 leprosos, Jesus disse-lhes, vão e mostrem-se aos sacerdotes. Foi o que fizeram, mas um deles viu que tinha que fazer outra coisa, como voltar a Jesus para lhe agradecer.

Foi voluntário, enquanto os outros nove simplesmente foram cumprir uma formalidade para indicar que estavam saudáveis. Isto nos ensina que queremos agradecer a Jeová, não apenas como um mero compromisso, mas como uma emoção verdadeira, um sentimento de gratidão.

E é por isso que, como vemos novamente na imagem do guia de atividades, desta vez o que aparece do lado direito são dois irmãos que voluntariamente, em gratidão a Jeová, em vez de perderem tempo em benefício próprio, o fazem para servir a Jeová como na pregação pública, para melhorar a sua compreensão da Bíblia, pensando como Jeová pensa e agradecendo-lhe por ter bom comportamento e cumprir as suas leis.

Duas maneiras de agir. Uma delas, simplesmente, agradecer a Deus pelo que ele nos dá, mas beneficiar completamente em nossas vidas, ou servir a Jeová com sentimento verdadeiro, com emoção, por tudo o que ele fez por nós. Uma boa pergunta para todos: Como vamos retribuir a Jeová?

Devemos analisar a nossa vida de acordo com as nossas circunstâncias, de acordo com a nossa idade, tudo isso influenciará se o que fazemos é de todo o coração, com a melhor qualidade de gratidão a Jeová, um Deus tão amoroso e ao seu filho Jesus Cristo também.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário