Estudo de A Sentinela, Semana de 2 a 8 de dezembro de 2024, Quanto mais dermos, mais felizes seremos, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 2 a 8 de dezembro de 2024, Quanto mais damos, mais felizes seremos, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Há mais felicidade em dar do que em receber” (ATOS 20:35).

1, 2. Por que é bom que Jeová nos tenha criado com a capacidade de sentir mais felicidade ao dar do que ao receber?

JEOVÁ nos criou de tal forma que somos mais felizes quando damos do que quando recebemos (Atos 20:35). É claro que quando alguém nos dá um presente, nos sentimos bem. Mas nos sentimos ainda mais felizes quando somos nós que fazemos coisas para os outros. E a verdade é que é benéfico para nós que Jeová nos tenha feito assim . Porque?

2 Porque desta forma Jeová fez com que a chave para sermos mais felizes estivesse nas nossas mãos. Se procurarmos mais oportunidades de fazer coisas para os outros, teremos mais alegria. Não fomos maravilhosamente feitos? (Salmo 139:14).

3. Por que a Bíblia diz que Jeová é o “Deus feliz”?

3 A Bíblia diz que quem dá é feliz, por isso não é surpreendente que Jeová seja o “Deus feliz” (1 Timóteo 1:11). Ele foi o primeiro a dar, e ninguém dá mais do que ele. Como disse o apóstolo Paulo: “por meio dele temos vida, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28). Além disso, “toda boa dádiva e todo dom perfeito” vêm de Jeová (Tiago 1:17).

4. O que nos ajudará a ser mais felizes?

4 O que podemos fazer se quisermos ser ainda mais felizes ao dar? Como veremos neste artigo, podemos imitar a generosidade de Jeová (Efésios 5:1). Também examinaremos o que podemos fazer se sentirmos que os outros não apreciam o que fazemos por eles. Tudo isso nos ajudará a continuar dando sem perder a alegria e a ser ainda mais felizes.

IMITEMOS A GENEROSIDADE DE JEOVÁ

5. Que coisas materiais Jeová nos dá?

5 Vejamos algumas maneiras pelas quais Jeová mostra que é generoso. Por exemplo, ele nos dá coisas materiais. Talvez nem sempre tenhamos luxos, mas ele garante que a maioria de nós tenha o necessário, como comida, roupas e um lugar para morar (Sl 4:8; Mt 6:31-33; 1Tm 6: 6-8). E ele não faz isso por um simples senso de obrigação. Então, por que ele faz isso?

6. O que Mateus 6:25, 26 nos ensina?

6 Jeová cobre as nossas necessidades físicas porque nos ama. Vamos analisar as palavras de Jesus encontradas em Mateus 6:25, 26 (leia). Nestes versículos, Jesus deu o exemplo das aves do céu e disse: “Eles não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros”. Mas então ele acrescentou: “Seu Pai celestial os alimenta.” Então ele perguntou: “E você não vale mais que eles?” A lição que ele queria ensinar é que para Jeová os seus servos são muito mais valiosos do que os animais. Se Jeová cuidar deles, temos certeza de que ele também cuidará de nós. Porque Jeová é nosso Pai e nos ama, ele nos dá aquilo de que precisamos (Salmo 145:16; Mateus 6:32).

7. Qual é uma maneira de imitar a generosidade de Jeová? (Veja também imagens).

7 Assim como Jeová, amamos os outros e é por isso que lhes damos o que podemos em sentido material. Por exemplo, você conhece um irmão ou irmã que precisa de comida ou roupa? Jeová pode usar você para ajudar a suprir essa necessidade. Como servos de Jeová, somos especialmente conhecidos por sermos generosos quando ocorre uma situação de emergência. Vamos pensar no que aconteceu durante a pandemia de COVID-19. Havia irmãos que compartilhavam alimentos, roupas e outros itens básicos com os necessitados. Além disso, muitos foram generosos e doaram ao esforço global para que os esforços de socorro pudessem ser organizados em todo o planeta. Todos eles aplicaram o que Hebreus 13:16 diz: “Não se esqueçam de fazer o bem ou de repartir o que vocês têm com outros, porque esses sacrifícios são muito agradáveis a Deus.”Livros de Jeová

ILUSTRAÇÃO 

Série de imagens de irmãos e irmãs sendo generosos e felizes. 1. Uma irmã coloca dinheiro numa caixa de contribuições. 2. Uma irmã segura uma cesta cheia de frutas e legumes. 3. Um irmão distribui garrafas de água. Todos podemos imitar a generosidade de Jeová. (Ver parágrafo 7).

8. O que podemos fazer porque Jeová nos dá força? (Filipenses 2:13).

Jeová nos dá força. Ele tem poder ilimitado e adora compartilhá-lo com seus servos fiéis (leia Filipenses 2:13). Você já pediu a Ele que lhe desse forças para resistir a uma tentação, para suportar uma provação difícil ou simplesmente para realizar as atividades do dia ? Quando Jeová respondeu dando-lhe força, você provavelmente se sentiu como o apóstolo Paulo, que escreveu: “Tenho força para tudo por causa daquele que me dá poder” (Filipenses 4:13).

9. Como podemos copiar a generosidade de Jeová? (Veja também a imagem).

9 Diferentemente de Jeová, não temos o poder de dar força a outros como ele faz. Ainda assim, podemos copiar a sua generosidade usando as nossas energias para ajudar os outros. Por exemplo, se um irmão for muito idoso ou estiver doente, podemos fazer algumas tarefas para ele ou ajudá-lo nas tarefas domésticas. Se as circunstâncias permitirem, podemos oferecer-nos ajuda na limpeza e manutenção do Salão do Reino. Por usarmos nossa força para fazer essas coisas, poderemos ser de grande ajuda para os irmãos.

ILUSTRAÇÃO 

Uma família procura um irmão mais velho para levá-lo a uma reunião congregacional. Seu filho adolescente ajuda seu irmão a entrar no carro. Podemos usar nossos pontos fortes para ajudar os outros. (Ver parágrafo 9).

10. Como podemos usar palavras para dar força a outros?

10 Não esqueçamos que as palavras têm poder e podemos usá- las para dar força aos outros. Você conhece alguém que poderia se beneficiar com algumas palavras de apreço ou conforto ? Se sim, por que você não toma a iniciativa? Você pode visitá-lo, ligar para ele ou enviar-lhe um cartão ou mensagem. Não é necessário que o que você diga seja algo muito elaborado, mas sim que venha do seu coração. Algumas palavras simples e sinceras podem ser o que uma pessoa precisa para permanecer fiel por mais um dia ou para recuperar algum ânimo (Provérbios 12:25; Efésios 4:29).

11. O que Jeová faz com a sua sabedoria?

11 Jeová nos dá sabedoria. O discípulo Tiago escreveu: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a constantemente a Deus.” E acrescentou: “Pois ele dá generosamente a todos e sem crítica” (Tiago 1:5; nota). Como este versículo indica, Jeová não guarda a sua sabedoria para si, mas antes partilha-a generosamente com outros. E, além disso, faz isso “sem censura” ou “sem crítica”, ou seja, nunca nos faz sentir mal por admitir que precisamos de sua orientação. Pelo contrário, ele nos encoraja a pedir isso (Pv 2:1-6).

12. Que oportunidades temos de compartilhar o que sabemos?

12 E nós? Podemos imitar a Jeová e compartilhar o que sabemos ? (Salmo 32:8). Claro! Temos muitas oportunidades para fazer isso. Por exemplo, ensinamos os novos a pregar. Da sua parte, os anciãos ajudam pacientemente os servos ministeriais e outros irmãos batizados a cumprirem as suas tarefas na congregação. E muitos irmãos e irmãs com experiência em construção e manutenção ajudam a treinar outros para trabalhar em Salões do Reino e em outras instalações.

13. Como podemos seguir o exemplo de Jeová em treinar outros?

13 Ao treinar outros, devemos seguir o exemplo de Jeová . Como vimos, ele dá sua sabedoria generosamente. Também compartilhamos o que sabemos com aqueles que estão aprendendo. Não guardamos parte do nosso conhecimento ou experiência por medo de que o aluno acabe tirando de nós a “nossa posição”, nem pensamos: “Deixa ele aprender sozinho, ninguém me ensinou também!” Entre o povo de Jeová, esta atitude seria totalmente inadequada. Não apenas compartilhamos generosamente nosso conhecimento, mas também nos entregamos completamente à tarefa de ensinar (1 Tessalonicenses 2:8). Confiamos que “eles serão capazes de ensinar outros” (2 Timóteo 2:1, 2). De certa forma, somos como mais um elo de uma corrente de generosidade que nos torna mais felizes.

SE PENSAMOS QUE O QUE FAZEMOS NÃO TEM VALOR

14. O que geralmente acontece quando fazemos algo pelos outros?

14 Muitas vezes, quando fazemos algo pelos outros, especialmente pelos nossos irmãos, eles nos mostram que valorizam isso, agradecendo-nos. Talvez eles nos expressem sua gratidão escrevendo-nos um pequeno bilhete ou de alguma outra forma (Colossenses 3:15). Essas expressões de agradecimento nos fazem sentir mais felizes.

15. Do que devemos lembrar quando não somos agradecidos pelo que fazemos?

15 Agora, temos de ser realistas e admitir que nem todos nos podem agradecer pelo que fazemos. Podemos dedicar nosso tempo, energia ou recursos para ajudar alguém e depois sentir que a pessoa não dá valor a isso. Nesse caso, o que pode nos ajudar a não perder a alegria nem ficar amargos? Vamos lembrar o que diz o texto temático, Atos 20:35. A felicidade que sentimos ao dar não depende da reação dos outros; Está em nossas mãos continuar dando com alegria, mesmo que nos pareça que o que fazemos não é valorizado. Vejamos algumas ideias que podem nos ajudar.

16. Em que devemos nos concentrar?

16 Concentre-se no fato de que, quando você dá, você está imitando a Jeová. Ele dá coisas boas às pessoas, quer elas valorizem ou não (Mateus 5:43-48). Jeová promete aos seus servos que se eles derem “sem esperar nada em troca”, “sua recompensa será grande” (Lucas 6:35). Portanto, não fique desapontado se os outros nem sempre lhe agradecerem. Lembre-se de que Jeová sempre o recompensará pelas coisas boas que você fizer aos outros e por “dar com alegria” (2 Coríntios 9:7; Provérbios 19:17).

17. O que nos ajudará a focar em imitar a Jeová? (Lucas 14:12-14).

17 Outra coisa que o ajudará a se concentrar em imitar a Jeová é aplicar o princípio encontrado em Lucas 14:12-14 (leia-o). É claro que não há nada de errado em ser hospitaleiro ou generoso com aqueles que podem retribuir o favor. Mas e se percebermos que estamos dando porque talvez no fundo esperemos receber algo em troca? Nesse caso, procuremos aplicar o conselho de Jesus: sejamos generosos com alguém que sabemos que não será capaz de retribuir o favor. Se fizermos isso, ficaremos felizes porque estaremos imitando a Jeová. Além disso, se não esperamos nada em troca, sempre daremos com alegria, mesmo que não sejamos agradecidos.

18. O que nos ajudará a não pensar mal dos outros?

18. Não pense mal dos outros (1 Coríntios 13:7). Se fizermos algo por alguém e essa pessoa não nos disser nada, podemos nos perguntar: “Será que ele/ela realmente não dá valor a isso ou será que simplesmente se esqueceu de me agradecer?” Ou pode haver outras razões pelas quais a pessoa não reagiu como esperávamos. Talvez você esteja muito grato, mas tenha dificuldade em expressar seus sentimentos. Você pode ficar com vergonha de ter ajuda de outras pessoas, especialmente se você era capaz de fazer coisas pelos outros no passado e agora não pode. Em ambos os casos, o amor nos motivará a dar aos nossos irmãos o benefício da dúvida e a continuar a dar com alegria (Efésios 4:2).

19, 20. Por que é bom sermos pacientes? (Veja também imagens).

19 Seja paciente. O rei Salomão disse algo muito sábio sobre generosidade: “Lança o teu pão nas águas, e depois de muitos dias o acharás novamente” (Ecl. 11:1). Estas palavras nos ensinam que é possível que algumas pessoas nos agradeçam “depois de muitos dias”. Vejamos um caso que demonstra isso.

20 Há muitos anos, a esposa de um superintendente de circuito escreveu um belo bilhete para uma irmã recém-batizada, incentivando-a a permanecer fiel. Cerca de oito anos depois, a irmã respondeu numa carta na qual dizia: “Escrevo porque tinha que lhe contar o quanto você me ajudou durante anos sem que você soubesse”. Ele também disse: “Seu bilhete foi muito carinhoso, mas o que tocou meu coração foi o texto bíblico, e nunca o esqueci”. Depois de lhe contar algumas das dificuldades pelas quais passou, acrescentou: “Às vezes parecia-me que queria deixar tudo para trás: a verdade, as responsabilidades… tudo. Mas aquele texto bíblico que você escreveu ressoou dentro de mim e me ajudou a seguir em frente. Nesses oito anos, nada teve um efeito tão grande em mim.” Imagine como a esposa do superintendente de circuito ficou feliz ao receber aquela carta! Se fizermos algo por alguém, também poderemos receber expressões de agradecimento “depois de muitos dias”.

ILUSTRAÇÃO 

Série de Imagens: 1. A esposa de um superintendente de circuito escreve uma carta. 2. Uma irmã então lê a carta com gratidão. 3. A irmã faz as tarefas domésticas e o cansaço a vence. 4. A irmã cozinha enquanto fala ao telefone. Suas duas filhas pequenas estão sentadas na sala de jantar da cozinha. 5. Anos depois, a esposa do superintendente lê com alegria uma carta de agradecimento que a outra irmã lhe enviou. Uma pessoa pode nos agradecer muito depois de termos feito algo por ela. (Ver parágrafo 20). 

21. Por que você acha que vale a pena continuar a esforçar-se para imitar a generosidade de Jeová?

21 Como vimos, Jeová nos criou com uma habilidade muito especial: somos mais felizes quando damos do que quando recebemos. Nos sentimos bem quando podemos ajudar nossos irmãos e gostamos de ser agradecidos. Mas, quer o façam ou não, podemos ficar felizes porque fizemos a coisa certa. Não importa o que demos, lembremo-nos sempre do que diz 2 Crônicas 25:9: “O Senhor é capaz de lhe dar muito mais”. Ninguém pode dar tanto quanto Jeová dá! E nada nos deixa mais felizes do que sermos recompensados ​​por isso. Sem dúvida, vale a pena esforçar-nos por imitar sempre a generosidade do nosso Pai celeste.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que queremos nos esforçar para dar de nós mesmos aos outros?

Por sermos felizes e assim imitarmos a generosidade de Jeová, estamos acumulando tesouros no céu, ou seja, a nossa recompensa será grande.

De que maneiras podemos imitar a generosidade de Jeová?

Compartilhando comida e roupas com quem precisa, às vezes temos coisas que não usamos e poderíamos compartilhar com alguém.  

Usar nossas palavras para encorajar, confortar e expressar apreço aos outros. E também compartilhando conhecimento e experiência com quem tem vontade de aprender.

Por que podemos dar com alegria mesmo que nem sempre recebamos agradecimentos?

Sabemos que nossa bênção e recompensa vêm de Jeová e de seu filho Cristo, ao nos observarem.

Atos 20:35. A felicidade que sentimos ao dar não depende da reação dos outros, está nas nossas mãos continuar a dar com alegria mesmo que nos pareça que o que fazemos não é valorizado.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM.

Comentários