Estudo de A Sentinela, O que fazer se tivermos dúvidas, Semana de 30 de dezembro a 5 de janeiro de 2025, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, O que fazer se tivermos dúvidas, 30 de dezembro a 5 de janeiro de 2025, Comentários e Respostas.
“Prove todas as coisas” (1 TES. 5:21).
1, 2. a) Que dúvidas podem surgir?
As dúvidas que podem surgir incluem questões como se Jeová se importa conosco, se os sacrifícios que fizemos por ele valeram a pena e se ainda lhe somos úteis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Estas preocupações podem afetar a nossa fé e fazer-nos questionar as nossas decisões e o nosso valor em servir a Jeová.
Sim, pode acontecer que um jovem não tenha certeza se Jeová o nota ou não, e isso faz com que ele se refreie de dar o passo em direção à dedicação e ao batismo.
Outra pergunta que surgiu veio de um irmão mencionado no parágrafo, que quando jovem decidiu colocar Jeová em primeiro lugar em vez de ganhar muito dinheiro, e se agora se arrepende de ter feito isso ou não.
Bom, também o exemplo de uma irmã mais velha, que já não tem tanta força como tinha antes. E ela se sente desanimada porque não consegue mais fazer tudo o que fazia antes.
Algumas perguntas que podemos nos fazer são as indicadas no parágrafo um no final. Será que Jeová presta atenção em mim? Outra coisa é se os sacrifícios que foram feitos por ele valeram a pena? E a última pergunta que poderíamos nos fazer é: ainda somos úteis sendo úteis?
A nota de rodapé refere-se a quando alguém tem dificuldade em acreditar que é valioso para Jeová, que Jeová o considera útil ou se questiona se alguma das suas decisões foi correta. Refere-se aos tipos de pensamentos negativos que podem enfraquecer a fé.
1, 2. b) O que veremos neste artigo?
Neste artigo veremos como a Bíblia pode nos ajudar se pensarmos que Jeová se preocupa conosco, que as decisões que tomamos no passado não foram sábias ou que não somos mais úteis para Jeová.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Por outro lado, conforme nota deste parágrafo, neste artigo, ao falar de dúvidas não nos referiremos à falta de fé em Jeová e em suas promessas, mas sim quando alguém tem dificuldade em acreditar que é uma pessoa valiosa. pai, Jeová não se pergunta se algumas de suas decisões foram corretas.
COMO PODEMOS RESOLVER PERGUNTAS
3. O que nos ajudará a tirar nossas dúvidas?
A palavra de Deus nos ajudará a resolver nossas dúvidas. Graças a ela, a nossa fé em Jeová e a nossa amizade com ele serão mais fortes, permitindo-nos ser “firmes na fé”.
COMENTÁRIO ADICIONAL
1 Coríntios 16:13, é muito interessante não porque a primeira coisa que diz é que devemos ficar acordados para ver se estamos firmes na fé e se somos corajosos para continuar sendo corajosos na fé Então se é isso É isso que levanta a Bíblia, cada um de nós deve pensar em como está a minha fé em relação ao que ela tem a ver com Jeová.
4. Como podemos provar todas as coisas, conforme nos aconselha 1 Tessalonicenses 5:21?
Podemos provar todas as coisas comparando o que pensamos com o que a Bíblia diz. Por exemplo, se um jovem não tiver certeza se Jeová se importa com ele, é melhor consultar a Bíblia para ver o ponto de vista de Jeová e resolver sua dúvida.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Bem, o que temos que fazer é comparar o que pensamos com o que a Bíblia diz. Por exemplo, se um jovem não tem certeza se Jeová o nota, então a melhor coisa que ele poderia fazer, em vez de permanecer com esta dúvida, seria verificar, recorrendo à Bíblia, qual o ponto de vista de Jeová sobre o que ele está fazendo.
A ideia de verificar em grego tinha a ver com testar ou verificar a autenticidade de metais preciosos. Pois bem, também é verdade que o que temos é precioso, mas às vezes temos que fazer a verificação para verificar se é ouro de muitos. quilates.
5. Como podemos ‘ouvir’ as respostas que Jeová nos dá?
Para “ouvir” as respostas que Jeová nos dá, devemos procurar textos bíblicos que falem sobre o que nos preocupa, usar as muitas ferramentas de estudo que a organização nos dá para investigar o tema, pedir a Jeová que guie a nossa investigação e nos ajude. encontrar respostas, extrair princípios bíblicos e buscar informações práticas para nossas circunstâncias e analisar histórias bíblicas de pessoas que passaram por situações semelhantes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Você tem que começar a ler a Bíblia, mas não basta, é como diz Provérbios 2:3-6, você tem que pesquisar e tem que pesquisar muito, como diz como se fosse ouro prata um tesouro, e felizmente A organização de Jeová nos dá essas ferramentas. Portanto, se alguém tem esse problema, é necessário investigá-lo e investigá-lo e pedir a Jeová que nos ajude a encontrar a solução.
Quando li o texto de Provérbios 2:4, diz para procurar tesouros, e me fez pensar nas pessoas que se dedicam a isso, que têm as ferramentas e maquinários necessários para cavar fundo e procurar tesouros, é isso que o parágrafo mencionava que quanto mais aprofundarmos nosso relacionamento com Jeová, mais próximo ele será e encontraremos verdadeiros tesouros.
Hoje é muito fácil, porque temos a biblioteca das Testemunhas de Jeová onde podemos encontrar muita informação, pesquisar especificamente o tema que nos preocupa e lá encontraremos muitas análises de muitos temas da Bíblia.
Sim, uma coisa importante, como diz o parágrafo, é que peçamos orientação a Jeová para guiar nossos passos para que a investigação seja bem-sucedida. Quem se dedica à busca de tesouros não procura primeiro nenhum lugar. Ele investiga, encontra. descobrir onde eles podem estar esses tesouros e cobre aquele terreno.
Sim, o versículo 6 de Provérbios diz que Jeová é quem dá sabedoria, então vamos pedir-lhe essa sabedoria, e vamos olhar nas histórias que temos de muitos homens e mulheres de fé para o nosso problema, como eles conseguiram enfrentar isso porque com certeza o nosso problema não é só nosso, é de muitos irmãos que passaram por isso ao longo da história com certeza.
6. Como as reuniões nos ajudam a tirar nossas dúvidas?
As reuniões ajudam-nos a tirar as nossas dúvidas porque, ao frequentá-las regularmente, é possível que num discurso ou num comentário ouçamos exatamente o que precisamos para tirar a nossa dúvida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, se os frequentarmos regularmente, é possível que num discurso, num comentário, ouçamos tudo o que precisamos para resolver os nossos problemas.
Bom, frequentar as reuniões é muito importante, digo hoje foi qualquer discurso, a música, os comentários, é ouvir a Jeová e participando regularmente podemos encontrar o que precisamos para resolver, não apenas as nossas dúvidas, mas as. circunstâncias pelas quais estamos passando.
É muito importante comparecer regularmente, mas também estar atento durante a reunião, porque talvez estejam falando conosco dando a resposta às nossas perguntas, e se não estivermos atentos, talvez nem percebamos a resposta.
Vimos três maneiras muito importantes e necessárias, diríamos, primeiro a oração a Jeová, o estudo cuidadoso nas publicações sobre escravos que nos dão compreensão sobre as passagens bíblicas, e também as reuniões.
“Será que JEOVÁ ESTÁ INTERESSADO EM MIM?”
7. O que podemos nos perguntar?
Podemos nos perguntar se Jeová presta atenção em nós e, se não nos sentirmos importantes, a ideia de ser amigo do criador do universo pode parecer impossível e fora de alcance. E um exemplo disso foi no Rei Davi, que ficou muito surpreso que Jeová prestasse atenção aos seres humanos simples e por isso perguntou: “Ó Jeová, o que é o homem para que o leveis em conta, o filho do homem mortal para aquele você presta atenção nele?"
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando vemos que Jeová é o todo-poderoso criador do universo, talvez nos sintamos sem importância e nos perguntemos se devemos duvidar de que Jeová presta atenção a cada um de nós individualmente.
Jeová também notará os seres humanos simples, e é por isso que pergunto, ó Jeová, o que é o homem para que você o leve em consideração, o filho do homem mortal para que você preste atenção nele? Assim, aprendemos com a reflexão de David aqui que talvez a nossa também possa ser verdadeira quando alguém se vê assim comparado ao criador.
Bom, em princípio o que vemos é quando comparamos a nossa insignificância com Jeová, é impressionante e é o que aconteceu com Davi, pensamos nas noites que ele passou no campo olhando as estrelas e pensando em como era Jeová, e esta situação que outros podemos ter não são apenas aqueles que começam na verdade, mas com o tempo, à medida que aprendemos mais sobre a grandeza de Jeová, isso pode até nos fazer sentir menores do que nunca.
E, como disseram as publicações, às vezes é fácil acreditar que Jeová protege o seu povo, que os vê como extremamente valiosos, mas onde às vezes surge dúvida, fica claro que Jeová vê o seu povo como valioso.
Se você realmente presta atenção em mim, você presta atenção em cada um individualmente, isto é, mas em mim eu não sou ninguém aqui, num lugar, num canto da terra, você vai prestar atenção em mim. Bem, vamos refletir sobre o que lemos. A Bíblia nos mostra que Jeová dá atenção àqueles que podem parecer sem importância, por exemplo ele enviou Samuel à casa de Jessé para ungir um de seus filhos como futuro Rei de Israel. Jessé fez com que sete de seus filhos passassem antes de Samuel, mas ele não incluiu o mais novo, Davi. Contudo, Jeová escolheu apenas ele, ora, porque ele olhou para dentro e viu que era um jovem que valorizava muito as coisas espirituais.
8. De acordo com 1 Samuel 16:6, 7, 10-12, em que Jeová presta atenção?
Jeová olha para dentro das pessoas e vê o quanto elas valorizam as coisas espirituais. Mesmo Davi sendo o mais novo dos filhos de Jessé e Samuel não tendo sido apresentado inicialmente, Jeová olhou para o seu interior e o escolheu porque viu nele um jovem que valorizava muito as coisas espirituais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Portanto, a nota deste parágrafo menciona que, embora a Bíblia não diga quantos anos David tinha quando Jeová o escolheu, é provável que ele fosse um adolescente, mas muito espiritual, visto que tinha uma relação achegada com Jeová. Que ele cultivou meditando no que sabia sobre Deus.
Jeová olha para o coração, para o interior da pessoa, não olha para a sua aparência. Na verdade, aqui vemos que o pai de Davi nem sequer o levou em conta para ser ungido, talvez por ser o mais novo, não via nele nenhuma qualidade, porém, Jeová vê sim o que há dentro das pessoas.
A nota nos dá algumas informações, diz: que algum tempo depois da unção de Davi, três de seus irmãos já estavam alistados no exército de Saul, que não puderam se alistar até os 20 anos de idade, mas não menciona que os cinco mais novos, mais velhos que David, estavam no exército. Portanto, aparentemente esses cinco menores ainda eram adolescentes, e David provavelmente menos ainda. No livro “Lições que Aprendo da Bíblia” há uma imagem do momento em que Davi é ungido e percebe-se que ele mal chegou à adolescência. Assim notamos como Jeová nota pessoas que talvez não sejam importantes, mas Ele vê algo naquela pessoa que merece ser reconhecido.
A nota diz que ele era muito jovem quando Jeová o escolheu. Ele parece ter sido uma pessoa muito espiritual, e é óbvio que tinha um relacionamento achegado com Jeová, que cultivava por meditar no que já sabia sobre Jeová.
Como lemos, ele cuidava de ovelhas, o que significa que provavelmente passava muito tempo sozinho. É muito provável que, além de ser muito jovem, ele não fosse um jovem que muitos notassem, mas Jeová sim. E essa é a bela lição que aprendemos.
9. Como você pode ter certeza de que Jeová se importa com você? (Veja também a imagem).
Pense no que Jeová tem feito para te mostrar que ele se importa com você, ele te dá conselhos que se encaixam perfeitamente com o que você precisa, para isso você tem que conhecê-lo muito bem. Ao colocar esse conselho em prática e ver os bons resultados, você ficará convencido de que Jeová se importa com você. Além disso, Jeová presta atenção em tudo que você faz por ele e percebe suas belas qualidades, ele quer ser seu amigo e quer que você aceite esse convite.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um dos motivos é porque ele dá conselhos específicos e individuais a cada um de nós. Porque ele sabe perfeitamente o que precisamos e o faz para que tudo corra bem para nós.
Um exemplo disso é a jovem irmã que aparece na imagem que acompanha o parágrafo, porque ela está procurando o que Jeová pensa sobre a sua situação, e pelo que ela está vendo, parece que o problema dela é que ela está sofrendo assédio, ela está sofrendo bullying. Porque você está assistindo ao vídeo animado no quadro branco de "Como se defender sem acertar um único golpe". Assim, por meio da grande variedade de artigos, vídeos e publicações que recebemos do Escravo, Jeová garante que encontremos facilmente as dicas que se adaptam à nossa situação.
Jeremias 17:10 diz que Jeová sonda o coração, analisa os nossos pensamentos mais íntimos, para retribuir a cada um de nós de acordo com a nossa conduta e de acordo com os nossos frutos. Portanto, esta é uma garantia de que Jeová se preocupa conosco, porque ele presta atenção a tudo o que fazemos e sentimos.
No Salmo 139:1 diz: “Ó Jeová, tu me examinaste a fundo”, esta expressão “a fundo” nos faz ver Jeová fazendo uma pausa, dedicando tempo a nós pessoalmente, falando pessoalmente e não para em armazenar dados, mas ele quer. conhecer sentimentos. Isto é impressionante vindo de alguém tão grande como Jeová.
Aqui está um convite muito importante que devemos levar em consideração, e está em 1 João 4:19, onde diz que O amamos porque Ele nos amou primeiro. Significa que Jeová é quem toma a iniciativa para que o levemos em consideração e mudemos atitudes que possamos ter do passado.
Quando Jeová examina o coração ou analisa os pensamentos, ele não só vê o que alcançamos, mas também o que está por trás disso, nossos sentimentos ou o que estamos tentando fazer, e isso nos torna pessoas mais conhecidas por Ele. Ele não apenas olha. o exterior, mas também olha para o que está dentro.
ILUSTRAÇÃO
Uma jovem irmã faz seu estudo pessoal. Ele está com a Bíblia aberta e assiste a um vídeo em seu tablet. “Se você o procurar, ele o deixará encontrá-lo” (1 Crônicas 28:9). (Ver parágrafo 9).
“TOMEI AS DECISÕES CERTAS?”
10. Quando olhamos para trás, o que podemos nos perguntar?
Olhando para trás, podemos perguntar-nos se as nossas decisões foram as melhores. Talvez questionemos se desistir de um bom emprego ou não começar um determinado negócio para podermos fazer mais por Jeová foi a decisão certa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Agora, vendo que alguns conhecidos que se dedicaram a ganhar dinheiro parecem estar vivendo muito bem, podemos nos perguntar: “Será que todos os sacrifícios que fizemos para Jeová realmente valeram a pena? "
Pode ser que um irmão, olhando para trás, se pergunte se as decisões que tomou no passado foram as melhores, talvez em algum momento de sua vida ele tenha decidido não abrir um determinado negócio ou desistido de um bom emprego para poder; dedicar-se mais a Jeová. E talvez com o passar do tempo você veja que alguns de seus conhecidos se saíram bem nos aspectos materiais e de trabalho. E você talvez se pergunte se o sacrifício que fez por Jeová realmente valeu a pena.
Pode ser que a pessoa que se saiu bem financeiramente longe de Jeová também se pergunte se tomou as melhores decisões, porque tudo o que tem não lhe traz felicidade. O que reafirma que o serviço a Jeová é o que traz essa felicidade.
11. Por que o escritor do Salmo 73 ficou angustiado?
O escritor do Salmo 73 ficou angustiado porque viu que aqueles que não serviam a Jeová pareciam gozar de saúde, paz e riqueza. Isso o fez sentir que tudo o que fazia por Jeová não valia a pena, e por isso passou o dia inteiro angustiado com esses pensamentos negativos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O salmista percebeu que aqueles que não serviam a Jeová pareciam gozar de saúde, paz e riqueza. O Salmo 73:3 diz que ele ficou com inveja deles, e o Salmo 73:5 diz que eles não vivem sobrecarregados como os outros humanos. Portanto, o salmista achou que tudo o que fez por Jeová não valia a pena.
No Salmo 73:13,14 mencionado pelo salmista, fica claro que não valeu a pena para mim manter puro o coração, nem lavar as mãos na inocência. Então ele pensou que o que estava fazendo para Jeová não valia a pena, porque aparentemente aqueles que viviam ao seu redor eram bem-sucedidos.
12. De acordo com o Salmo 73:16-18, o que ajudou o salmista a pensar com clareza?
O que ajuda o salmista a pensar com clareza é ir ao santuário de Jeová. Naquele lugar de paz posso compreender que, embora alguns levassem uma vida confortável, um futuro muito sombrio os aguardava. Isto permitiu-lhe ver que colocar Jeová em primeiro lugar era a melhor decisão, o que lhe deu paz mental e força para continuar a servi-Lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ajudou o salmista a mergulhar na maravilha do povo de Deus, onde ninguém se arrepende, e a ver a paz que se sente quando se serve a Jeová. Na verdade, valeu totalmente a pena, pois vemos que os filhos de Asafe continuaram a formar um grupo especial no cenário orquestral até os dias de Josias.
Este salmo é de grande ajuda porque mostra que, se algum dia nos sentirmos assim, sabemos que isso já aconteceu antes e que este servo de Deus passou a duvidar de que realmente valesse a pena servir a Jeová. Mas ao entrar no santuário de Jeová, ou seja, ao interagir com seus irmãos, ele percebeu o que aquele povo realmente tinha. Bem, um futuro muito sombrio e muito desolador, porém ele teria a bênção de Jeová se agisse corretamente e, portanto, isso o ajudasse a colocar as coisas no seu devido lugar.
13. Como você pode ter paz de espírito? (Veja também imagens).
Posso ter paz de espírito ao pensar em todas as coisas boas que tenho e nos tesouros do céu que acumulei. Ao contrário daqueles que não servem a Jeová, que só têm o que este mundo oferece e cujas esperanças estão no que podem alcançar nesta vida, tenho uma promessa de Jeová de que ele me dará muito mais do que posso imaginar. Embora eu não saiba como teria sido minha vida se eu tivesse tomado decisões diferentes, sei que aqueles que tomam decisões por amor a Jeová e ao próximo nunca terão falta do que realmente vale a pena.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pensando em tudo que Jeová nos deu ao longo dos anos, podemos olhar para o mundo e ver que as pessoas que não se dedicaram a Jeová têm muito no aspecto material, mas têm uma vida sem propósito e estão vazias, porém, todos de nós que servimos a Jeová e nos dedicamos a Ele temos uma vida com propósito e uma esperança muito boa num futuro muito próximo.
Um motivo muito interessante é que não há como saber o que teria acontecido se tivéssemos tomado outras decisões, mas sabemos o que temos neste momento, agora e que Jeová nunca abandonará aqueles que sacrificam coisas por Ele, então sim . o que é uma garantia, isso é garantido.
Uma das promessas que o Salmo nos dá é que Jeová abre a mão e satisfaz o desejo de todos os seres vivos, portanto, desde que esteja de acordo com a sua vontade, Jeová nos enviará tudo o que desejamos. O ser humano hoje só consegue acessar o que está diante de seus olhos e nada mais.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão está limpando as vitrines de uma loja e imagina que está no Paraíso com sua esposa, carregando um carrinho de mão cheio de frutas enquanto veados comem grama perto deles. Tenhamos sempre em mente as promessas de Jeová. (Ver parágrafo 13).
“Será que sou útil para Jeová?”
14. Em que situação se encontram alguns servos de Jeová, e o que talvez estejam se perguntando?
Alguns servos de Jeová se encontram em situações em que gostariam de fazer mais por Ele, mas não podem por causa da idade, de problemas de saúde ou de uma deficiência. Isto pode levá-los a se sentirem sem importância para Jeová e a se perguntarem: “Posso ser útil para ele?”
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos nos perguntar se ainda somos úteis para Jeová, porque olhando para trás vemos o que mais fizemos por Ele, no Seu serviço demos tudo o que podíamos, mas agora não temos a mesma força. Portanto, é inevitável questionar se ainda sou útil para Jeová.
É possível que um irmão sofra de uma deficiência física e não consiga fazer as mesmas coisas que antes fazia para Jeová, e talvez questione se ainda é útil para Jeová.
15. De que estava convencido o escritor do Salmo 71?
O escritor do Salmo 71 estava convencido de que, se O servisse fielmente, Jeová o guiaria, apoiaria e nunca o abandonaria. Além disso, ele aprendeu que Jeová fica feliz com aqueles que fazem todo esforço para servi-lo, apesar das suas limitações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E embora no fundo pedisse a Jeová que não o abandonasse, ele tinha certeza de que de fato não o faria, sabia que o guiaria e o apoiaria enquanto continuasse a servi-lo e sabemos disso porque no versículo 3 do Capítulo 71 diz: "Tu és minha Rocha minha força no número 5 diz: "Tu és minha esperança" e no número 7 diz: "Tu és meu refúgio firme" Então ele deixou bem claro que Jeová o ajudaria, que ele iria nunca eu abandonaria, e isso porque já havia refletido anteriormente sobre tudo o que havia feito.
O Salmo 73, especialmente o 23, menciona quando Jeová se agrada do caminho de um homem, ele guia seus passos, não no melhor caminho, mas no caminho que o homem sempre faz de acordo com suas circunstâncias e suas possibilidades, mas Jeová valoriza tudo. podemos fazer dentro de nossas possibilidades e ele nos orienta a continuar fazendo.
E neste mesmo Salmo que Paulo citou em 37 e 25, o próprio Davi disse: Fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi um justo abandonado, nem seus filhos procurando pão. Portanto, de uma forma ou de outra, se buscarmos a Jeová, obteremos a sua bênção.
E essa é uma dúvida um pensamento que pode ocorrer mesmo que no passado tenhamos sido ou tenhamos sido usados para grandes responsabilidades e privilégios, o Salmo 71 possivelmente também escrito por Davi é a continuação do 70, que tem esse título e ele apesar de ter usado por Jeová para grandes feitos, ele sentiu a necessidade de pedir-lhe isso nos tempos de sua velhice. Então é legítimo, não é sinal de falta de fé, é simplesmente uma necessidade que temos de pedir a Jeová.
Ele diz que mesmo que caiamos, isso significa que não precisamos ser superfortes, se não pudermos ter fraquezas, podemos ter fraquezas físicas ou até espirituais, mas mesmo que caiamos, se continuarmos a nos esforçar para servir a Jeová, para sermos fiel a ele, Jeová nos ajudará a sair da situação ou pelo menos nos consolará.
16. Por que dizemos que os irmãos mais velhos são muito úteis para Jeová? (Salmo 92:12-15).
Os irmãos mais velhos são muito úteis para Jeová porque, mesmo que achem que não podem dar muito em sentido físico, Jeová pode ajudá-los a dar muito em sentido espiritual. Eles podem fortalecer outras pessoas pelo bom exemplo e pelo cuidado com elas. Podem também contar como Jeová os ajudou durante toda a vida e como estão ansiosos de ver o cumprimento de suas promessas. Além disso, as orações que você faz pelos outros são muito poderosas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, Jeová é tão bom que para nós que já temos alguns anos, ele nos diz que ainda podemos fazer coisas, porque é claro que no momento não se pode fazer o que ele acredita ser o mais importante, mas Jeová vê outras coisas . Então estou muito feliz porque ainda posso fazer coisas, posso conversar com outras pessoas felizmente e sabe-se que em Betel temos tantos jovens, quando falo com eles ou falamos com eles sobre o nosso serviço a Jeová e eu ver que os olhos deles estão abertos e que eles. Então claro, isso me dá muito ânimo, porque me faz ver que ainda posso fazer coisas.
Sim, no parágrafo anterior do Salmo 71, versículo 18, diz que mesmo sendo velho e grisalho, não me abandone. Por quê? Porque ele diz, deixe-me contar à próxima geração sobre o seu maravilhoso poder. O que acontece é que apesar de sermos mais velhos ou estarmos envelhecendo, temos dificuldade em subir as escadas, temos outro campo. Por exemplo, se formos ao médico, se recebermos uma mensagem em casa, alguma coisa podemos conversar com a pessoa que vier. É por isso que dizemos que, mesmo que envelheçamos, Jeová nos deixará falar à próxima geração.
Que Jeová no Salmo 92 compare os anciãos com os cedros do Líbano, porque estas árvores são conhecidas não apenas pela sua beleza e frutos requintados, mas também pela sua dignidade, grandeza, força, e são produtivas, mesmo depois de centenas de anos e assim por diante. são os nossos anciãos que são fiéis a Jeová. Embora suas forças tenham diminuído, eles continuam a ser muito produtivos, pois nestas décadas acumularam serviço fiel a Jeová e o esforço que fizeram no passado agora se multiplica porque seu excelente exemplo e suas palavras afetuosas deixam marcas naqueles de nós que somos mais jovens e têm um impacto muito grande sobre nós, isso nos ajuda a ter bom humor e um grande amor por Jeová.
17. Por que devemos esforçar-nos para não nos compararmos com outros?
Devemos esforçar-nos para não nos compararmos com outros, porque Jeová nunca nos compara com outras pessoas. Em vez disso, Ele valoriza tudo o que fazemos por amor e devoção a Ele, por menor que pareça. Além disso, os exemplos de Maria e da viúva pobre mostram que o que é importante para Jeová é a fé e a devoção por trás das nossas ações, não o seu valor material.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, confiando um pouco no parágrafo anterior, embora sejamos mais velhos e não possamos fazer o mesmo de quando éramos jovens, as nossas experiências podem reavivar os jovens, porque ouvir experiências que foram fortalecedoras para nós, pode ajudá-los e como diz, embora não se possa descer as escadas nem subir, até pelo telefone podemos falar com pessoas que podem ajudá-los espiritualmente. E então também nos sentimos felizes e fortalecidos, embora não possamos dar tanto, mas podemos nos comparar com pelo menos. pelo menos neste caso para a viúva quem deu o que pôde, deu a única coisa que tinha.
E porque Jeová não nos compara com os outros, nem para ele, se o que fizermos for o máximo que podemos, mesmo que seja pouco, ele ficará feliz, e o que é mostrado aqui, Maria deu esse perfume ao que era um o salário de um ano inteiro, enquanto a viúva deu o que foram apenas alguns minutos de trabalho, duas moedas insignificantes, mas ambas estão lá na Bíblia, como exemplo de que deram o seu melhor para Jeová.
E como menciona Gálatas 6:4, ele não quer que nos comparemos com os outros nem nos compara com os outros.
18. O que pode te ajudar a tirar suas dúvidas? (Veja também o quadro “A Palavra de Deus ajuda você a tirar suas dúvidas”).
A palavra de Deus pode nos ajudar a resolver nossas dúvidas. Ao buscar nele as respostas de que necessitamos, sentiremos que as dúvidas desaparecem e nossos corações se encherão de confiança. Devemos lembrar que Jeová nota cada um de nós, valoriza os sacrifícios que fazemos por ele e promete nos recompensar. Além disso, nunca devemos esquecer que Jeová ama e cuida de cada um dos seus servos fiéis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, pode ajudar-nos a procurar as respostas de que precisamos na palavra de Deus, a Bíblia, porque Jeová quer cada um de nós, desde que sejamos fiéis e esteja interessado em nós. Portanto, se procurarmos as respostas na Bíblia, as dúvidas que temos desaparecerão e os nossos corações também se encherão de alegria e confiança.
Em textos como Isaías 41:10 somos fortalecidos para nos lembrarmos de que Jeová sempre nos dará o apoio e a força necessários para superar nossas dúvidas.
A Palavra de Deus ajuda você a tirar suas dúvidas
Jeová se preocupa com você.
Isaías 41:10. Que interessante é, porque aí menciona que diz: «Não tenhas medo porque estou contigo, se te ajudar, e te pegarei pela mão. Portanto, quão importante é que nunca estejamos sozinhos e que exista Jeová e a organização de Jeová.
Em Isaías 48:17, diz que Jeová ensina e orienta, e como vimos no artigo, esse ensino é personalizado, o que significa que Jeová tem que nos conhecer muito bem para nos ensinar pessoalmente.
Jeová valoriza a decisão que você tomou de servi-lo.
Provérbios 23:15 nos lembra que todas as decisões que tomamos por amor a Jeová sempre alegrarão o seu coração, porque ele diz que o meu coração ficará feliz.
Hebreus 13:5 diz que o seu modo de vida deve ser livre do amor ao dinheiro e contentar-se com as coisas que temos, porque Jeová nos faz uma promessa muito bonita: “Nunca te deixarei e nunca te abandonarei”. Portanto, se tivermos isso em mente e colocarmos o Reino em primeiro lugar, teremos essa promessa que certamente não falhará.
Jeová aprecia tudo o que você pode fazer por ele.
Sim Deuteronômio 16:17 Nos lembra que o que Jeová nos pede é que permaneçamos de acordo com o que ele mesmo nos deu, ou seja, permaneçamos na proporção da bênção com que ele nos deu, ele não nos pede mais do que temos, nem mais do que ele nos deu.
O texto de Hebreus 6 10 nos lembra que Jeová não é Injusto e não se esquece das suas obras e isso pode ser muito reconfortante para os irmãos mais velhos que talvez no passado fizeram muito, mais trabalho a nível espiritual, e podem pensar que Certo agora servem para Jeová, mas precisam ter certeza de que Jeová não se esquecerá do que fizeram.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como sabemos que Jeová se importa conosco?
Porque Ele demonstrou isso com ações específicas como o resgate de seu filho Cristo, e sua palavra também nos confirma isso, 1 Pedro 5:7, ou seja, Jeová mostrou que se importa conosco tanto com palavras quanto com ações.
O fato de Jeová ter deixado conselhos específicos para as nossas necessidades na Bíblia indica que ele nos conhece bem e que quer ser nosso amigo. Se não estivesse interessado em nós, ele não teria deixado esses conselhos e nós também vimos os. exemplo de Davi, Ele era um simples pastor, um adolescente, e Jeová o escolheu para ser rei.
O que devemos fazer se duvidarmos que tomamos as decisões certas na vida?
Lembre-se de Lucas 9:62, não devemos olhar para trás, o que fizemos é o que fizemos, lembre-se que sempre temos que pagar um preço pelas decisões que tomamos, e o importante é que estejamos felizes em seguir Jeová em nossos caminhos e ajudar os outros, por isso acumulamos tesouros no céu para nós mesmos (2 Timóteo 4:16).
Pois bem, pensando em todas as coisas boas que Jeová nos deu, todas essas são tesouros espirituais que acumulamos, já no céu, e temos certeza de que as decisões que tomamos por amor a Jeová farão com que realmente valha a pena servi-lo. .
O que devemos fazer se duvidarmos que somos úteis para Jeová?
Lembre-se que Jeová não pensa como nós, Jeová e Jesus Cristo não veem quantidade e sim qualidade, Deus valoriza tudo o que fazemos por amor e devoção a ele por menor que nos pareça.
Bem, não pense no que não podemos fazer e pense no que podemos fazer. Por exemplo sejam exemplos na congregação levem em conta os jovens que rezam para eles, para os irmãos que estão na prisão, há muitas coisas que ainda podemos fazer.
Comentários
Postar um comentário