TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 14 de novembro de 2024, O amor crê em todas as coisas (1 Coríntios 13:7).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quinta-feira, 14 de novembro de 2024, O amor crê em todas as coisas (1 Coríntios 13:7).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quinta-feira, 14 de novembro de 2024

O amor crê em todas as coisas (1Co 13:7).

Esta declaração não significa que Jeová nos peça para confiar cegamente nos outros. Em vez disso, esperam que confiemos neles porque provaram que merecem essa confiança. A confiança não acontece da noite para o dia. O que você pode fazer para aumentar sua confiança nos outros? Conheça-os bem. Fale com eles nas reuniões. Passe algum tempo pregando juntos. Seja paciente e dê-lhes a chance de provar que são confiáveis. Se você não conhece bem alguém, no início você pode não falar muito sobre assuntos pessoais. Mas, à medida que você conhece melhor a pessoa, você pode se sentir mais à vontade e falar sobre como se sente. — Lucas 16:10. Agora, o que você pode fazer se um irmão trair a sua confiança? Em vez de desistir imediatamente, deixe o tempo passar. E não deixe que o que alguns fazem o impeça de confiar em todos os outros. w22.09 4 par. 7, 8.

VAMOS APRENDER COM AQUELES QUE NÃO PERDERAM A CONFIANÇA NOS OUTROS

O que Ana fez apesar dos pecados daqueles que representavam a Jeová? e O que você aprende com o exemplo de Ana? (Veja o desenho).

Você ficou desapontado com o que um irmão com responsabilidades fez? Se sim, o exemplo de Ana pode ajudá-lo. Nos seus dias, a mais alta autoridade espiritual em Israel era o sumo sacerdote Eli. Mas sua família deixou muito a desejar. Seus filhos, que eram sacerdotes, tiveram relações sexuais imorais, mas ele pouco fez para corrigir seu comportamento descarado. No entanto, Jeová não removeu imediatamente Eli do seu cargo. O que Ana fez? Embora Eli ainda fosse o sumo sacerdote, ela não deixou de adorar a Jeová no tabernáculo. Quando ela estava orando em grande angústia, Eli chegou à conclusão de que ela estava bêbada e até falou duramente com ela (1 Sam. 1:12-16). Ana havia prometido a Jeová que, se tivesse um filho, o levaria para servir no tabernáculo. Ela estava disposta a cumprir seu voto mesmo que a criança ficasse sob os cuidados de Eli (1Sm 1:11). Foi necessário corrigir a situação dos filhos de Eli? Sim, claro, e Jeová fez isso no devido tempo (1 Sam. 4:17). Enquanto isso, ele recompensou Ana com um filho, Samuel (1Sm 1:17-20).

Como Davi demonstrou que não ficou desconfiado apesar das traições que sofreu?

Você já sofreu traição de um amigo? Nesse caso, pense no exemplo do Rei Davi. Quando seu filho Absalão tentou tirar-lhe o reino, Aitofel, que era amigo de Davi, apoiou a rebelião. Que golpe deve ter sido para David perder o apoio de seu filho e de alguém que ele considerava um amigo. Mas esta traição não transformou David num homem desconfiado. Ele continuou a confiar em Husayn, um amigo leal que não se juntou aos rebeldes. E ele não estava errado em confiar em Husai, pois este amigo fiel até arriscou a vida para ajudá-lo (2 Sam. 17:1-16).

Como um servo de Nabal mostrou que confiava nos outros?

Considere também o exemplo de um dos servos de Nabal, um israelita muito rico. Davi e seus homens foram muito bons com os servos de Nabal e os protegeram. Algum tempo depois, David pediu-lhe comida para os seus homens, tudo o que ele pudesse dar-lhes. Quando Nabal recusou, Davi ficou tão furioso que disse que mataria todos os homens de sua casa. Um dos servos contou a Abigail, esposa de Nabal, o que havia acontecido. Ele sabia que sua vida dependia do que ela fizesse. E ele não fugiu. Em vez disso, ele confiou em Abigail para resolver a situação porque ela tinha a reputação de ser uma mulher sensata. E sua confiança valeu a pena. Abigail reuniu coragem e convenceu Davi a não levar adiante seu plano (1Sm 25:2-35). E ela, por sua vez, confiava que David seria razoável.

Como Jesus mostrou que confiava nos seus discípulos apesar dos fracassos deles?

Jesus confiou nos seus discípulos apesar dos seus fracassos (João 15:15, 16). Quando Tiago e João pediram uma posição de honra no Reino, Jesus não questionou por que serviam a Jeová nem lhes disse que não seriam mais seus apóstolos (Marcos 10:35-40). E, na noite em que foi preso, todos os seus discípulos o abandonaram (Mateus 26:56). Mas Jesus nunca perdeu a fé neles. Embora conhecesse suas falhas, “ele os amou até o fim” (João 13:1). E depois de ressuscitar, ele até encarregou seus 11 apóstolos fiéis da grande responsabilidade de dirigir o trabalho de fazer discípulos e cuidar de suas valiosas ovelhas (Mateus 28:19, 20; João 21:15-17). E ele não estava errado em confiar nesses homens imperfeitos. Todos foram fiéis até o fim de sua vida na Terra. Como vimos, Ana, Davi, a serva de Nabal, Abigail e Jesus confiavam em seres humanos imperfeitos. O seu bom exemplo encoraja-nos a fazer o mesmo.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário