TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 4 a 10 de novembro de 2024, “Ele sempre se lembra da sua aliança”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 4 a 10 de novembro de 2024, “Ele sempre se lembra da sua aliança.” Discurso Preparado.

“Ele sempre se lembra do seu pacto” (10 min.)

Hoje nesta seção de tesouros da Bíblia com o título: “Ele sempre se lembra da sua aliança”. Vamos falar sobre um tema que enche nossos corações de conforto e segurança, é sobre a fidelidade de Jeová às suas promessas.

A Bíblia assegura-nos que ele nunca esquece o que promete, e é o caso da aliança que fez com Abraão e que mais tarde reiterou a Isaque e a Jacó. Um pacto pode ser um acordo mútuo entre duas partes interessadas com a promessa de uma delas de fazer algo pela outra. Poderíamos ilustrar isso como um contrato, Jeová é o contratante principal e os contratantes secundários são o povo de Deus, os requisitos são obediência, fidelidade, amor e dedicação.

As características do contrato são que ele é irrevogável, ou seja, não pode ser anulado, é eterno, sem limite de tempo. Isto não mostra que a relação entre Jeová e o seu povo seja irrevogável, destacando o seu compromisso mútuo e a fidelidade de Deus, uma vez que, “Ele sempre se lembra da sua aliança. Jeová fez uma promessa a Abraão e repetiu-a a Isaque”. Esta aliança é um exemplo poderoso de como Jeová cumpre fielmente a sua palavra em Gênesis 15:18 que lemos.

VAMOS LER Gênesis 15:18.

18 Naquele dia, Jeová fez uma aliança com Abrão, dizendo: “Aos seus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates:

Conforme observamos, Jeová prometeu dar aos descendentes de Abraão toda a terra de Canaã. Na imagem podemos ver a terra prometida Abraão Isaque e Jacó. Aqui Jeová não apenas prometeu uma terra a Abraão, mas também lhe deu a sua palavra, e quando Jeová dá a sua palavra, nada nem ninguém pode impedir o seu cumprimento. Embora Abraão não tenha visto o pleno cumprimento desta promessa em sua vida, ele confiou na fidelidade de Jeová e essa fé foi recompensada mais tarde em Gênesis 26:3. Jeová reitera esta promessa a Isaque.

VAMOS LER Gênesis 26:3.  

3 Fique e viva como estrangeiro neste país, e eu continuarei com você e o abençoarei. Darei todas essas terras para você e seus descendentes

Jeová mostrou a Isaque que seu pacto era firme e não dependia de mudanças nas circunstâncias. Embora Isaque vivesse como estrangeiro numa terra que ainda não possuía, ele podia confiar que Jeová estava com ele e cumpriria a sua promessa no seu devido tempo e em Gênesis 2813 Jeová diz a Jacó.

VAMOS LER Gênesis 28:13.

“Eu sou Jeová, o Deus de Abraão, seu pai, e o Deus de Isaque. Darei a terra onde você jaz a você e também aos seus descendentes.

Vemos como esta aliança permanece viva, como Jeová se lembra da sua promessa e a transmite de geração em geração, mostrando que ele não muda que é um Deus Leal e verdadeiro, mas irmãos, talvez nos perguntemos: Como sabemos que Jeová sempre lembra de sua aliança? No Salmo 105:8-11 encontramos uma resposta comovente.

VAMOS LER SALMOS 105:8-11.

Ele sempre se lembra da sua aliança, lembra-se por mil gerações da promessa que fez, 9 da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque, 10 que estabeleceu como decreto para Jacó e como aliança permanente para Israel 11. dizendo “Eu te darei a terra de Canaã, é a sua herança”.

Jeová não apenas se lembra da sua promessa, mas a mantém ativa como se fosse nova. Esta aliança é uma herança, é algo que Jeová considera algo sagrado que ele cuidará para sempre, porém esta promessa parecia impossível de cumprir em certas ocasiões, por isso nos diz o Salmo 105 12 a 13.

VAMOS LER SALMO 105:12,13.

Isso aconteceu quando eles eram poucos, sim, muito poucos, e estrangeiros naquela terra.b 13 Eles viajaram de nação em nação, de reino em reino.

Aqui vemos que o povo de Abraão era pequeno, fraco e vivia como estrangeiro. Na verdade, os descendentes de Abraão, os israelitas, tornaram-se escravos no Egito. Não teria sido fácil pensar que esta promessa nunca se cumpriria. Mesmo assim, Jeová cumpriu a sua palavra quando disse a Abraão e Sara que eles teriam um. filho na velhice, talvez parecesse improvável, mas se tornou realidade. Da mesma forma, quando Jeová lhes prometeu que seus descendentes receberiam a terra de Canaã mesmo com os anos de escravidão no Egito, Jeová nunca se esqueceu do seu pacto.

Jeová também fez promessas ao seu povo atual. Visto que ele cumpriu fielmente as suas promessas no passado, temos a certeza de que ele também cumprirá as suas promessas para nós hoje. Em Josué 2314, vemos que nenhuma das boas promessas que Jeová Deus lhes fez falhou, todas foram cumpridas. 

Isto significa que, tal como Abraão, Isaque e Jacó, podemos confiar que Jeová cumprirá as suas promessas para nós. Isaías 55 10 a1 diz que a palavra de Jeová nunca volta sem ter cumprido o seu propósito. Este facto fortalece a nossa fé de que o novo mundo que ele prometeu é uma realidade futura segura. O próprio Jeová garante que estas palavras são fiéis e verdadeiras, por isso sabemos que o paraíso não é um sonho, nem uma fantasia, é uma promessa. Jeová nunca esqueceu a sua aliança com Abraão e o Salmo 105:42-44 confirma isto.

VAMOS LER O SALMO 105:42-44.

Porque ele se lembrou da santa promessa que havia feito ao seu servo Abraão. 43 Então ele trouxe para fora o seu povo, que estava radiante de alegria, ele trouxe para fora os seus escolhidos, que gritavam de felicidade. 44 Ele lhes deu as terras das nações – eles herdaram o que outros povos produziram com seu trabalho árduo.

Este Salmo nos faz ver a alegria que o povo de Israel sentiu ao receber a terra que Jeová lhes havia prometido. É uma prova tangível de que Jeová cumpre a sua palavra, toda a criação está sujeita à palavra de Deus, ele usa tudo ao seu gosto. .disposição para cumprir seus propósitos, como declara Isaías 40:8, sua palavra durará indefinidamente, seu poder é tão grande que nada nem ninguém poderá impedi-lo de cumprir o que promete e sua palavra nunca mais voltará vazia.

Irmãos, perguntemo-nos: Que efeito tem sobre mim saber que posso sempre confiar em Jeová? Saber que Jeová sempre se lembra das suas promessas deve encher o nosso coração de paz e confiança, permitindo-nos enfrentar os desafios com esperança, com a certeza de que estamos nas mãos de um Deus que nunca falha. 

Lembremo-nos que não estamos sozinhos, sempre temos alguém em quem confiar, o nosso Deus amoroso, nos deu a sua palavra na Bíblia, essa é a base da nossa confiança nele. Saber que ele cumpre todas as suas promessas, e controla toda a criação, o que nos dá segurança e esperança. Por confiarmos em Jeová, encontramos consolo e força, porque a vontade dele sempre será feita. Esta certeza nos inspira a viver com fé, obediência e gratidão para com ele.

Portanto, mantenhamos forte a nossa fé, lembremo-nos da aliança de Jeová e de como ele cumpriu suas promessas no passado, se cumpriu com Abraão com Isaque com Jacó, podemos ter certeza que ele também cumprirá conosco Jeová é fiel e sempre se lembra da sua aliança, que esta reflexão fortaleça a nossa fé e nos motive a ajudar outros a confiar em Jeová porque ele sempre cumpre a sua palavra.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário