O Estudo da Sentinela, "Artigo 34", 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, Como o amor e a misericórdia são demonstrados para aqueles que cometem pecados graves, Respostas.
“Em sua bondade, Deus está tentando levar você ao arrependimento” (Romanos 2:4).
1. Quando alguém comete um pecado grave, o que às vezes é possível conseguir?
A expulsão do pecador em Corinto foi necessária, mas não foi o fim de sua história. Em 2 Coríntios 2 de 6:8, Paulo indica que uma vez arrependido, o pecador deve ser perdoado e consolado para evitar que seja consumido pelo excesso. tristeza.
Os mais velhos seguem esse padrão, tentando recuperar aqueles que cometem pecados graves. Eles usam princípios bíblicos para mostrar compaixão e oferecer correção amorosa seguindo o modelo de Jeová que sempre busca a restauração e não a condenação. A bondade e a paciência de Jeová descritas em Romanos 2:4 são ferramentas poderosas para ajudar as pessoas a se arrependerem, permitindo que os anciãos sirvam como guias espirituais.
2, 3. O que devemos fazer se soubermos que um irmão cometeu um pecado grave, e por quê?
A primeira coisa que devemos fazer é incentivá-lo a buscar ajuda dos presbíteros, o objetivo de incentivar um irmão a ir até os presbíteros é dar-lhe a oportunidade de corrigir seu rumo antes que o pecado afete seriamente seu relacionamento com Deus. Os presbíteros são treinados para fornecer a ajuda espiritual necessária, agindo como pastores amorosos, conforme ensinado em Primeira Pedro 5:2, que menciona o seu papel no cuidado do rebanho.
Isaías 1:18 nos lembra que o pecado, mesmo que seja grave, pode ser purificado por Jeová, se a pessoa buscar o seu perdão. Porém, se o irmão não toma a iniciativa, a nossa lealdade e amor por ele nos leva a agir informando os mais velhos para que possam intervir.
COMO OS ANCIÃOS AJUDAM ALGUÉM QUE COMETEU UM PECADO GRAVE
4. Qual é o objetivo dos presbíteros ao se encontrarem com uma pessoa que cometeu um pecado grave?
A comissão de anciãos é formada com o intuito de refletir a paciência e o amor de Jeová, cujo objetivo é sempre a restauração do pecador, ao invés de serem duros, os anciãos demonstram empatia, pois como vemos em Deuteronômio 30:19, cada pessoa tem a liberdade de escolher se aceita ou não.
A correção, em casos como o do rei Davi, a correção foi bem-sucedida, porque Davi se arrependeu de coração e foi perdoado. Porém, como aconteceu com Caim, alguns decidem rejeitar o conselho e seguir um caminho de obstinação. Apesar deste risco, os anciãos agem como pastores, procurando fazer todo o possível para levar o pecador de volta a Jeová.
5. Que conselho os anciãos devem lembrar ao se encontrarem com o pecador? (2 Timóteo 2:24-26; veja também imagem).
O conselho de 2 Timóteo 2:24-26 enfatiza que os presbíteros devem ser gentis com todos, capazes de ensinar e de suportar o mal. Esta atitude reflete o desejo de Jeová de que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
Os presbíteros ao tratarem o pecador como uma ovelha perdida demonstram o mesmo cuidado que Jesus demonstrou na parábola da ovelha perdida. Seu objetivo é tocar o coração do pecador, não impor correção mecânica, paciência e bondade são vitais, pois alguns podem estar presos nas mentiras de Satanás e precisam de um ambiente seguro para se abrirem e reconhecerem seus erros.
ILUSTRAÇÃO
Um pastor vai com seu rebanho em busca de uma ovelha perdida. A ovelha está emaranhada num espinheiro e tem uma ferida na perna. Como os pastores de antigamente, os mais velhos fazem tudo o que podem para recuperar a ovelha perdida. (Ver parágrafo 5).
6. Como os anciãos preparam o coração antes de encontrarem o pecador? (Romanos 2:4).
A abordagem dos presbíteros ao encontro com um pecador é muito mais do que uma simples correção; eles seguem o princípio de Romanos 2:4, que destaca como a bondade de Deus pretende levar o pecador ao arrependimento. Este princípio orienta os anciãos a mostrarem a mesma misericórdia e paciência que Jeová oferece.
Os anciãos devem lembrar-se do seu papel de cuidado e restauração, de modo que, antes da reunião, passem tempo em oração buscando a orientação de Jeová para compreenderem não apenas os fatos, mas também as influências e emoções que afetaram o pecador.
Provérbios 20:5 destaca que os motivos do coração humano são profundos e podem não ser imediatamente visíveis, o que requer discernimento. Além disso, os presbíteros consultam as escrituras e publicações para garantir que as suas decisões estão alinhadas com os princípios bíblicos.
7, 8. De que maneiras os anciãos podem imitar a paciência de Jeová ao se encontrarem com um pecador?
A paciência que Jeová demonstrou para com Caim, Davi e a nação de Israel é um exemplo poderoso para os anciãos. Apesar da gravidade do pecado de Caim, Jeová abordou-o de maneira razoável, oferecendo-lhe a oportunidade de corrigir seu proceder antes de tornar um pecado irreversível. erro, da mesma forma o profeta Natã não confrontou Davi agressivamente, mas em vez disso usou uma história para tocar o coração do rei e ajudá-lo a reconhecer seu pecado.
Os anciãos imitam essa atitude por tratarem os que pecaram gravemente com bondade e paciência. 2 Timóteo 4:2 os aconselha a corrigir com muita paciência, o que significa não se deixar levar pela raiva ou frustração, devem sempre lembrar que seu propósito é ajudar a restaurar a pessoa. Calma e paciência podem ser a chave para alcançar o coração do pecador e motivá-lo a mudar.
9, 10. O que os anciãos podem fazer para ajudar a argumentar com um irmão que pecou?
Para ajudar o irmão a raciocinar, os anciãos precisam investigar com sensibilidade as circunstâncias que os levaram a pecar. O objetivo é identificar possíveis áreas de fraqueza espiritual, como falta de oração, estudo ou participação na pregação.
Além disso, por meio de perguntas bem elaboradas, sem entrar em detalhes desnecessários, você poderá explorar se houve influências externas, como más companhias ou entretenimento, que alimentaram pensamentos ou desejos incorretos. chave, pois muitos irmãos, ao refletirem sobre a dor que causaram ao seu pai celestial, podem começar a sentir o desejo de se arrepender.
11. Como Jesus tratou os pecadores?
Jesus não é rápido em punir os pecadores, mas antes lhes dá a oportunidade de mudar antes de enfrentarem as consequências de suas ações. Jesus demonstrou uma atitude misericordiosa para com os pecadores, guiando-os à reflexão e à mudança.
Quando confrontou Saulo de Tarso, Jesus não o condenou imediatamente, em vez disso fez a pergunta: Por que você me persegue? Tocando o coração de Saulo, esta pergunta levou Saulo a perceber que suas ações iam contra os interesses de Jesus, que iniciou seu processo de transformação de perseguidor dos cristãos em apóstolo fiel.
Da mesma forma, em Apocalipse 2:20,21 Jesus mostrou sua paciência para com Jezabel, afirmando que havia dado a ela tempo para se arrepender. Isto ilustra que Jesus não é rápido em punir os pecadores, mas antes lhes dá a oportunidade de mudar.
12, 13. O que os anciãos podem fazer para dar à pessoa tempo para se arrepender? (Veja também imagens).
Os anciãos não se apressam em tomar decisões definitivas sobre se uma pessoa está arrependida ou não. Embora algumas pessoas possam demonstrar arrependimento na primeira reunião com a comissão judicativa, outras precisam de mais tempo para refletir e reconsiderar o seu comportamento. Ao conceder-lhes esse tempo, os presbíteros podem encontrar-se várias vezes com o pecador, na esperança de que ele finalmente o procure. perdão de Jeová.
Nesse processo, é fundamental que os presbíteros demonstrem empatia e bondade, seguindo o exemplo de Jesus, conforme mencionado em Segunda Timóteo 2:25 e 26. Os presbíteros devem orar pela pessoa, pedindo a Jeová que abençoe seus esforços para que a pessoa volte a si e se arrependa.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Três idosos se encontram com um irmão. Eles estão conversando com ele, mas ele desvia o olhar. 2. Em outra ocasião, os presbíteros se encontram novamente com o irmão. Eles estão conversando com ele e ele presta atenção neles. Os presbíteros podem reunir-se mais de uma vez com a pessoa que pecou para lhe dar tempo para se arrepender. (Ver parágrafo 12).
14. Quando um pecador se arrepende, de quem é o crédito e por quê?
O crédito pelo arrependimento de um pecador pertence exclusivamente a Jeová, embora os presbíteros forneçam orientação e apoio espiritual, eles são apenas instrumentos nas mãos de Jeová, que é o verdadeiro agente de mudança, conforme mencionado em 2 Timóteo 2:25.
O arrependimento é uma dádiva que Jeová concede aos que pecaram. Esta mudança não é o resultado do esforço humano, mas da obra do Espírito Santo de Deus que toca o coração do pecador e o leva a mudar de atitude e de comportamento. Quando um pecador se arrepende, os resultados são notáveis.
Paulo destaca em 2 Timóteo 2:26 que o arrependido cai em si, o que significa que ele começa a ver as coisas da perspectiva de Jeová, afastando-se das mentiras de Satanás.
15. Como podem os anciãos continuar a ajudar o pecador arrependido?
O arrependimento não marca o fim do apoio que os presbíteros oferecem a uma pessoa que cometeu um pecado grave, as visitas de pastoreio são essenciais para que o irmão ou irmã continue a se fortalecer espiritualmente e não volte a cair nas tentações que inicialmente o levaram ao pecado . pecado.
Hebreus 12:12,13 nos encoraja a endireitar as mãos caídas e os joelhos fracos e a endireitar o caminho para os pés. Os anciãos, através destas visitas, podem fornecer orientação prática e espiritual.
Além de ajudá-los a identificar e evitar pontos fracos que podem levar a novas quedas, o sigilo também é fundamental nesse processo, o idoso não deve revelar a ninguém os detalhes do pecado cometido, proteger a privacidade do arrependido é fundamental para evitar julgamento e rumores desnecessários.
“CENSURA NA FRENTE DE TODOS OS PRESENTES”
16. A quem Paulo se referia em 1 Timóteo 5:20 quando falou dos “presentes”?
O conselho de Paulo para censurar os pecadores na frente de todos os presentes segue o princípio bíblico de tratar os assuntos com discrição e amor.
Isto evita fofocas e exposições desnecessárias, garantindo que apenas aqueles que já estavam envolvidos ou afetados pelo pecado sejam informados.
Isto não só protege a dignidade do pecador arrependido, mas também reforça a confiança na organização de Jeová, onde tudo é tratado com justiça, misericórdia e respeito pela privacidade de cada pessoa.
17. Se o pecado for amplamente conhecido na congregação ou houver probabilidade de se tornar assim, que anúncio será feito, e para quê?
Quando o pecado é conhecido ou tem probabilidade de se tornar conhecido, é necessário que toda a congregação esteja ciente de que foram tomadas medidas disciplinares, o anúncio de que o irmão ou irmã foi censurado não é feito para punir publicamente o pecador, mas para proteger. congregação e fornecer um aviso sério aos outros.
Além disso, este tipo de anúncio não revela detalhes específicos do pecado, mas serve para demonstrar que alguém está agindo com firmeza. Ao mesmo tempo, este anúncio também ajuda outros a tomarem medidas preventivas em sua vida espiritual, servindo como um lembrete de. as consequências de ceder à tentação e a importância de seguir os princípios bíblicos.
18. O que fazem os anciãos quando um menor batizado comete um pecado grave? (Veja também a imagem).
Quando um menor batizado comete um pecado grave, os mais velhos designam dois deles para se encontrarem com o menor e seus pais, nesta reunião avaliam quais passos os pais tomaram para orientar o menor ao arrependimento e correção de seu comportamento, se o menor reagir positivamente à correção dos pais e mostrar arrependimento, os anciãos talvez decidam que não é necessário proceder a uma comissão judicativa.
Por outro lado, se o menor batizado se recusar a arrepender-se ou não mudar de atitude, será formada uma comissão judicativa. Neste caso, os presbíteros trabalharão em conjunto com os pais para tomar decisões que estejam em conformidade com os princípios bíblicos, garantindo que. o menor recebe a correção necessária para proteger a sua relação com Jeová e com a congregação.
ILUSTRAÇÃO
Dois idosos reunidos com um menor batizado e seus pais em sua casa. Um dos anciãos está lendo um texto da Bíblia para eles. Se um menor cometer um pecado grave, dois anciãos se reunirão com ele e seus pais, Testemunhas de Jeová. (Ver parágrafo 18).
“JEOVÁ É MUITO AMOROSO E MISERICÓRDICO”
19. Como imitam os anciãos a Jeová ao lidar com os que cometem pecados graves?
Os anciãos têm a responsabilidade de manter a congregação espiritualmente limpa, conforme mencionado em 1 Coríntios 5:7, mas fazem isso com uma atitude que imita a misericórdia de Jeová, concentrando-se não apenas em aplicar a disciplina, mas também em ajudar o pecador a se encontrar. o caminho do arrependimento.
Por manterem uma atitude otimista e positiva, refletem o amor e a paciência de Jeová, que é muito amoroso e misericordioso.
20. O que veremos no último artigo desta série?
O último artigo desta série explicará como os presbíteros devem proceder quando um cristão cometeu um pecado grave e não mostra disposição de se arrepender, apesar dos esforços dos presbíteros para orientar e oferecer apoio espiritual. Em algumas ocasiões a pessoa continua com seu comportamento errado, nesses casos a ação correta é retirar o indivíduo da congregação conforme indicado nas escrituras.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
De acordo com Romanos 2:4, qual é o objetivo dos presbíteros ao se reunirem com uma pessoa que cometeu um pecado grave?
O objetivo dos presbíteros é ajudar o pecador a se arrepender, imitando a bondade de Jeová que procura guiar as pessoas ao arrependimento, não por imposição, mas por meio de misericórdia e amor.
Como podem os anciãos aplicar o que diz 2 Timóteo 2:24-26?
Os mais velhos devem ser gentis, pacientes e gentis na correção, ajudando o pecador com calma e discernimento, para que ele caia em si e escape das armadilhas de Satanás.
O que significa a instrução “Censura na frente de todos os presentes”?
Esta instrução significa que os presbíteros devem corrigir o pecador diante daqueles que já sabem do pecado, não necessariamente diante de toda a congregação, para evitar rumores e garantir que medidas foram tomadas.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário