Estudo do Livro de Congregação, Semana de 11 a 17 de novembro de 2024, Capítulo 18, parágrafos 1-5, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 11 a 17 de novembro de 2024, Capítulo 18, parágrafos 1 a 5, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 18 parágrafos. 1-5 e caixas nas páginas. 142, 144.

Baseado em Atos 17:16-34

1-3. a) Por que Paulo ficou indignado em Atenas?

Paulo ficou indignado em Atenas, pois viu que a cidade estava cheia de falsos ídolos e estátuas de Deus em todos os cantos. Ele sabia que o verdadeiro Deus, Jeová, rejeita a idolatria e a adoração de ídolos, e isso o incomodava muito porque ele queria. pessoas a adorarem ao Deus verdadeiro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Êxodo 20:4-5, Deus deixa claro que não devemos fazer ou adorar imagens de coisas no céu, na terra ou no mar, porque ele é um Deus zeloso, desejando uma adoração pura e exclusiva. Paulo sabia disso muito bem, pois viu tantos ídolos em Atenas, ficou chateado porque sabia que as pessoas estavam ofendendo a Deus ao adorarem imagens feitas por mãos humanas.

Paulo amava a Jeová e sabia que ele odeia a idolatria, por isso sua reação em Atenas foi a de alguém que ama profundamente a Deus e sente dor ao ver tantas pessoas adorando falsos deuses, era como se Paulo estivesse vendo um grande número de enganados pessoas perdendo a oportunidade de conhecer o Deus verdadeiro.

1-3. b) O que o exemplo de Paulo nos ensinará?

O exemplo de Paulo nos ensinará como falar sobre nossa fé de maneira respeitosa e convincente, mesmo quando estivermos em um lugar ou com pessoas que pensam de maneira muito diferente, aprenderemos a buscar pontos em comum com os outros para podermos raciocinar com eles. e ajudá-los a entender mais sobre Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Paulo nos mostra que é importante manter a calma e a paciência, mesmo quando as pessoas têm ideias que vão contra o que acreditam, lemos em vez de discutir ou ficar com raiva. Paulo tentou falar com elas com respeito e lógica, algo que é fundamental para isso. outros realmente ouvem e consideram a mensagem de Deus.

O exemplo de Paulo também nos ensina que devemos buscar pontos em comum com as pessoas assim como ele fez ao observar que os atenienses já tinham um altar ao deus desconhecido, isso lhe deu a oportunidade de explicar-lhes quem era o verdadeiro Deus desta forma. , Pablo se conectou com eles em um lugar onde eles pudessem entendê-lo e se sentirem interessados.

“No mercado” (Atos 17:16-21)

4, 5. Onde Paulo pregou em Atenas, e por que não seria fácil pregar no mercado?

Paulo pregou em dois lugares de Atenas, na Sinagoga onde os judeus estavam e na Praça do Mercado, também conhecida como Ágora. Este último lugar era como o centro da vida de Atenas, onde as pessoas se reuniam para negociar, discutir temas importantes e passar o tempo, especialmente intelectuais e filósofos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não seria fácil pregar na praça do mercado porque era um lugar cheio de pessoas que adoravam outros deuses e estavam muito envolvidas na sua cultura e crenças. Os atenienses também valorizavam muito o debate e as ideias filosóficas, o que tornava as pessoas mais difíceis de convencer.

Em Atos 17:17, vemos que Paulo pregou tanto na sinagoga quanto no mercado. A sinagoga era um lugar onde as pessoas conheciam a lei de Deus, então talvez fosse mais fácil começar por lá, mas no mercado eu estava cercado por pessoas com crenças e filosofias diferentes, e isso tornava a pregação ali mais difícil, porque muitas pessoas não tinham interesse no Deus da Bíblia.

RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA: ATENAS, CAPITAL CULTURAL DA ANTIGUIDADE

Atenas foi uma cidade muito importante na antiguidade, principalmente no distrito de Ática. Desde a antiguidade já existia a famosa Acrópole, uma fortaleza no topo de uma colina que protegia a cidade. A cidade tornou-se conhecida e respeitada, em parte porque possuía belos templos e edifícios dedicados aos seus deuses, como o Partenon, um grande templo com uma impressionante estátua da deusa Atena.

Um líder chamado Sólon, no século VI aC, fez muitas melhorias em Atenas, que ajudaram os mais pobres e estabeleceram uma forma de governo mais justa, conhecida como democracia. No entanto, esta democracia não era para todos, pois apenas cidadãos livres podiam participar, e a maioria das pessoas em Atenas eram escravas, pelo que não tinham direitos.

Depois de vencer a guerra contra os persas, Atenas tornou-se muito poderosa e estendeu as suas rotas comerciais através do mar. Isto significava que Atenas poderia negociar com lugares distantes como Itália, Sicília, Chipre e Síria, graças a este comércio Atenas tornou-se um centro de cultura onde as artes, o teatro, a filosofia e a ciência floresceram.

Embora Atenas tenha sido conquistada por diversas potências, como Esparta, Macedônia e finalmente Roma, na época do apóstolo Paulo ainda era uma cidade conhecida. Embora já não fosse tão poderosa, Atenas manteve o seu prestígio e foi considerada um importante centro académico para onde famílias ricas enviavam os seus filhos para estudar.

OS EPICUREUS E OS ESTÓICOS

Os epicuristas pensavam que embora os deuses existissem, eles não se importavam com as pessoas nem se envolviam em suas vidas, por isso diziam que não fazia sentido rezar ou fazer sacrifícios, para eles o mais importante na vida era desfrutar e buscavam o prazer, mas sem cair em excessos, acreditavam que o conhecimento era útil para se libertar dos medos causados pelas crenças religiosas e não seguiam princípios morais rígidos, embora preferissem não exagerar em nada para evitar problemas.

Os estóicos, por outro lado, tinham uma visão muito diferente; eles acreditavam que Deus não era uma pessoa, mas sim um tipo de força ou energia que existia em todo o universo, incluindo a alma humana. Alguns estóicos pensavam que, com o tempo, a alma desapareceria junto com o universo, enquanto outros acreditavam que a alma voltaria a juntar-se a essa força. Todos os estóicos pensavam que a verdadeira felicidade vinha de viver de acordo com a natureza e de aceitar as coisas como elas são.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário