Estudo de A Sentinela, Semana de 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, Como o amor e a misericórdia são demonstrados para com aqueles que cometem pecados graves, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, Como o amor e a misericórdia são demonstrados para aqueles que cometem pecados graves, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Em sua bondade, Deus está tentando levar você ao arrependimento” (Romanos 2:4).

1. Quando alguém comete um pecado grave, o que às vezes é possível conseguir?

NO ARTIGO anterior, vimos que o apóstolo Paulo disse à congregação coríntia como lidar com o caso de um homem que havia cometido um pecado grave. Visto que ele não se arrependeu, tiveram de removê-lo da congregação. Contudo, como indica o texto temático, é possível levar uma pessoa ao arrependimento (Rm 2:4). Como Jeová usa os anciãos para tentar ajudar um pecador a se arrepender?

2, 3. O que devemos fazer se soubermos que um irmão cometeu um pecado grave, e por quê?

2 Suponhamos que ficamos sabendo que um irmão cometeu um pecado grave, ou seja, fez algo pelo qual poderia ser removido da congregação. O que devemos fazer nesse caso? É claro que, para que os mais velhos possam ajudá-lo, primeiro eles precisam saber do assunto. Portanto, devemos incentivá-lo a ir até os presbíteros e pedir-lhes ajuda (Is 1:18; Atos 20:28; 1Pe 5:2).

3 Mas e se a pessoa não quiser contar aos mais velhos? Como queremos ter certeza de que você receberá a ajuda necessária, iremos conversar com eles. Isso é uma demonstração de amor, porque não queremos perder o nosso irmão. Se não mudar, prejudicará ainda mais a sua amizade com Jeová e poderá também manchar o bom nome da congregação. Portanto, mesmo que seja difícil, seremos corajosos e conversaremos com os mais velhos por amor a Jeová e ao nosso irmão (Sal. 27:14).

COMO OS ANCIÃOS AJUDAM ALGUÉM QUE COMETEU UM PECADO GRAVE

4. Qual é o objetivo dos presbíteros ao se encontrarem com uma pessoa que cometeu um pecado grave?

4 Quando um irmão comete um pecado grave, o corpo de anciãos seleciona três anciãos qualificados dentre eles para formar uma comissão e se reunir com ele. Eles devem ser modestos e humildes e reconhecer que, embora tentem ajudá-lo a se arrepender, não podem forçá-lo a mudar (Deuteronômio 30:19). Eles entendem que nem todos os pecadores reagem positivamente, como fez o rei Davi (2 Sam. 12:13). Há quem decida não acatar o conselho de Jeová (Gn 4:6-8). Ainda assim, o objetivo dos presbíteros é fazer todo o possível para levar o pecador ao arrependimento. Que princípios orientam o comitê de anciãos ao se reunir com a pessoa?

5. Que conselho os anciãos devem lembrar ao se encontrarem com o pecador? (2 Timóteo 2:24-26; veja também imagem).

5 Os anciãos consideram o pecador como uma valiosa ovelha perdida de Jeová (Lucas 15:4, 6). Isso se reflete na atitude deles e na maneira como falam com ele e o tratam quando se encontram com ele. Eles não são duros ou severos, nem veem aquela reunião como um procedimento frio ou uma simples formalidade. Em vez disso, demonstram as qualidades mencionadas em 2 Timóteo 2:24-26 (leia). Em todos os momentos eles se comportam com gentileza, bondade e gentileza para tentar chegar ao seu coração.

ILUSTRAÇÃO

Um pastor vai com seu rebanho em busca de uma ovelha perdida. A ovelha está emaranhada em um arbusto espinhoso e tem um ferimento na perna. Assim como os pastores de antigamente, os anciãos fazem tudo o que podem para recuperar as ovelhas perdidas. (Ver parágrafo 5).

6. Como os anciãos preparam o coração antes de encontrarem o pecador? (Romanos 2:4).

6 Os mais velhos preparam seus próprios corações. Tenha em mente as palavras de Paulo: “Na sua bondade, Deus está tentando levar você ao arrependimento” (leia Romanos 2:4). Por isso, esforçam-se a imitar a bondade com que Jeová trata os pecadores. Eles devem lembrar que acima de tudo são pastores e que devem seguir as instruções e o exemplo de Cristo (Is 11:3, 4; Mt 18:18-20). Antes de se reunir com o pecador, a comissão ora a Jeová para que os ajude a levá-lo ao arrependimento. Procuram informações na Bíblia e nas nossas publicações, e pedem a Jeová que lhes dê discernimento para entender a pessoa e a situação. Eles determinam o que precisam saber sobre os fatores que podem ter influenciado a atitude, o modo de pensar e de agir da pessoa (Pv 20:5).

7, 8. De que maneiras os anciãos podem imitar a paciência de Jeová ao se encontrarem com um pecador?

7 Os anciãos imitam a paciência de Jeová. Eles têm em mente como Jeová tratou os pecadores no passado. Por exemplo, ele argumentou pacientemente com Caim e disse-lhe que poderia reconquistar a sua aprovação, mas alertou-o sobre o que aconteceria se ele não mudasse (Gn 4:6, 7). Em outra ocasião, para corrigir o Rei Davi, Jeová enviou o profeta Natã, e Natã usou um exemplo para tocar seu coração. — 2 Sam 12:1-7. Além disso, Jeová enviou os seus profetas “de vez em quando” à nação desobediente de Israel (Jeremias 7:24, 25). Ele não esperou que seus servos primeiro se arrependessem e depois os ajudassem, mas tomou a iniciativa e pediu-lhes que se arrependessem enquanto ainda pecavam.

8 O que os anciãos fazem para seguir o exemplo de Jeová ao tentar ajudar alguém que cometeu um pecado grave? Conforme indica 2 Timóteo 4:2, eles precisam lidar com isso “com muita paciência”. Você deve sempre se controlar e conversar com ele com calma para motivá-lo a fazer o que é certo. Se os anciãos ficassem zangados ou frustrados, a pessoa poderia parar de ouvir ou até mesmo recusar-se a arrepender-se.

9, 10. O que os anciãos podem fazer para ajudar a argumentar com um irmão que pecou?

9 Os presbíteros tentam descobrir quais passos levaram o irmão a cometer o pecado. Por exemplo, você ficou gradualmente mais fraco porque parou de estudar ou de pregar regularmente? Você tem negligenciado a quantidade e a qualidade de suas orações? Você tem deixado desejos ruins criarem raízes dentro de você? Será que más companhias ou entretenimento impróprio influenciaram seu coração? Você entende o efeito que suas decisões e ações tiveram sobre seu Pai, Jeová?

10 Os anciãos farão perguntas ponderadas ao irmão, mas sem pedir detalhes particulares desnecessários. Ao tratá-lo com bondade, você o ajudará a se expressar livremente e a entender o que o levou a pecar (Pv 20:5). Além disso, assim como Natã fez com Davi, você pode usar exemplos para ajudar seu irmão a ver por que o que ele fez foi errado. É possível que durante o primeiro encontro com ele ele comece a se arrepender sinceramente do que fez ou até mesmo a se arrepender.

11. Como Jesus tratou os pecadores?

11 Os anciãos se esforçam para imitar Jesus. Por exemplo, ele perguntou a Saulo de Tarso: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Ele fez-lhe esta pergunta muito apropriada para ajudá-lo a compreender que o que ele estava fazendo era errado (Atos 9:3-6). E em Apocalipse 2:20, 21 ele mencionou uma “Jezabel” e disse: “Dei-lhe tempo para se arrepender”.

12, 13. O que os anciãos podem fazer para dar à pessoa tempo para se arrepender? (Veja também imagens).

12 Assim como Jesus, os anciãos não concluem precipitadamente que a pessoa não quer se arrepender. Há quem se arrependa na primeira reunião com o comitê, mas outros precisam de mais tempo. Assim, os presbíteros podem encontrar-se com o pecador mais de uma vez. Talvez depois da primeira reunião você pense seriamente no que lhe foi dito e peça humildemente perdão a Jeová em oração (Sal. 32:5; 38:18). Pode ser que na próxima reunião a sua atitude tenha mudado completamente.

13 Para ajudar a pessoa a se arrepender, os anciãos precisam mostrar empatia e bondade. Eles pedem que Jeová abençoe seus esforços, esperando que a pessoa caia em si e se arrependa (2 Tim. 2:25, 26).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Três idosos se encontram com um irmão. Eles estão conversando com ele, mas ele desvia o olhar. 2. Em outra ocasião, os presbíteros se encontram novamente com o irmão. Eles estão conversando com ele e ele presta atenção neles. Os presbíteros podem reunir-se mais de uma vez com a pessoa que pecou para lhe dar tempo para se arrepender. (Ver parágrafo 12).

14. Quando um pecador se arrepende, de quem é o crédito e por quê?

14 Se um pecador se arrepende, este é um motivo para ficar muito feliz (Lucas 15:7, 10). Mas de quem é esse mérito? Dos idosos? Lembremo-nos de que Paulo disse que “talvez Deus dê arrependimento” aos pecadores (2 Timóteo 2:25). Portanto, o crédito por esta importante mudança de mentalidade e atitude não pertence a nenhum humano, mas a Jeová, que ajuda o cristão que se desviou a mudar. Paulo então mencionou alguns dos excelentes resultados de tal arrependimento: ele leva o pecador a conhecer a verdade com mais precisão, ajuda-o a cair em si e permite-lhe escapar das armadilhas de Satanás (2 Timóteo 2:26).

15. Como podem os anciãos continuar a ajudar o pecador arrependido?

15 Se a pessoa se arrepender, os presbíteros continuarão a fazer visitas de pastoreio para ajudá-la a fortalecer a sua fé, resistir às tentações de Satanás e endireitar os caminhos para os seus pés (Heb. 12:12, 13). É claro que os anciãos não vão revelar a ninguém detalhes do que esse irmão fez. Mas o que talvez precise ser relatado à congregação?

“CENSURA NA FRENTE DE TODOS OS PRESENTES”

16. A quem Paulo se referia em 1 Timóteo 5:20 quando falou dos “presentes”?

16 (Leia 1 Timóteo 5:20). Paulo disse a Timóteo — que também era presbítero — para repreender os pecadores “na presença de todos os presentes”. A quem ele estava se referindo? Não necessariamente para toda a congregação, mas para os poucos irmãos que talvez já saibam o que o pecador fez, seja porque viram com os próprios olhos ou porque ele mesmo o confessou. Discretamente, os anciãos dirão apenas a estes irmãos que o assunto foi resolvido e o pecador foi corrigido.

17. Se o pecado for amplamente conhecido na congregação ou houver probabilidade de se tornar assim, que anúncio será feito, e para quê?

17 Em alguns casos, o pecado é amplamente conhecido na congregação ou provavelmente se tornará assim. Então “os presentes” seriam toda a congregação. Assim, um ancião anunciaria à congregação que o irmão ou irmã foi censurado. Para que? Paulo explicou: “Para que sirva de advertência a outros” para que não cometam pecados graves.

18. O que fazem os anciãos quando um menor batizado comete um pecado grave? (Veja também a imagem).

18 O que acontece se o cristão batizado que cometeu o pecado grave tiver menos de 18 anos? O corpo de anciãos escolherá dois anciãos para se reunirem com o menor e seus pais Testemunhas de Jeová. Esses anciãos descobrirão quais passos os pais já tomaram para ajudar seus filhos a fazer as mudanças necessárias e a se arrepender. Se o menor tiver uma boa atitude e aceitar a ajuda dos pais, os dois anciãos poderão decidir que não é necessário que uma comissão se reúna com eles. Em última análise, Deus deu aos pais a responsabilidade de corrigir amorosamente os seus filhos (Deuteronômio 6:6, 7; Provérbios 6:20; 22:6; Efésios 6:2-4). Depois disso, os mais velhos conversarão com os pais de tempos em tempos para garantir que a criança continue recebendo a ajuda de que precisa. Agora, o que acontece se o menor batizado não se arrepender e se recusar a mudar? Nesse caso, um comitê de anciãos se reunirá com ele e seus pais, Testemunhas de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Dois idosos reunidos com um menor batizado e seus pais em sua casa. Um dos anciãos está lendo um texto da Bíblia para eles. Se um menor cometer um pecado grave, dois anciãos se reunirão com ele e seus pais, Testemunhas de Jeová. (Ver parágrafo 18).

“JEOVÁ É MUITO AMOROSO E MISERICÓRDICO”

19. Como imitam os anciãos a Jeová ao lidar com os que cometem pecados graves?

19 Os anciãos que servem em comissões querem ter a certeza de manter a congregação limpa, porque é uma responsabilidade que Jeová lhes deu (1 Cor. 5:7). Mas eles também querem fazer todo o possível para ajudar o cristão que pecou a se arrepender, e assim mantêm uma atitude otimista e positiva. Desta forma, imitam a Jeová, que é “muito amoroso e misericordioso” (Tiago 5:11). Vejamos estas palavras afetuosas que o apóstolo João escreveu quando já era bem velho: “Meus filhinhos, escrevo-vos estas coisas para que não cometais pecado. Mas, se alguém cometer um pecado, temos um ajudador que está com o Pai: Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).

20. O que veremos no último artigo desta série?

20 Infelizmente, há ocasiões em que um cristão que cometeu um pecado grave se recusa a arrepender-se. Se isso acontecer, é necessário retirá-lo da congregação. Como os idosos lidam com esses casos? Veremos isso no último artigo desta série.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

De acordo com Romanos 2:4, qual é o objetivo dos presbíteros ao se reunirem com uma pessoa que cometeu um pecado grave?

Recuperar e ajudar as ovelhinhas de Jeová que se perderam, que se desviaram do rebanho.

Como podem os anciãos aplicar o que diz 2 Timóteo 2:24-26?

Os mais velhos podem aplicar o que diz dois Timóteo 2:24,26, na sua maneira de tratar a pessoa que cometeu um pecado, eles não devem ser duros ou severos, em todos os momentos eles se comportam com gentileza, gentileza e mansidão para tentar alcançar o seu coração. 

O que significa a instrução “Censura na frente de todos os presentes”?

A instrução “Censura diante de todos os presentes” tem duas aplicações. Primeiro, se o pecado for conhecido por alguns irmãos, que talvez já saibam o que o pecador fez, seja porque viram com os próprios olhos ou porque ele mesmo lhes confessou. Discretamente, os anciãos dirão apenas a estes irmãos que o assunto foi resolvido e o pecador foi corrigido.

Segundo, se o pecado é amplamente conhecido na congregação ou se há probabilidade de se tornar assim. Então, “os presentes” seriam toda a congregação. Assim, um ancião anunciaria à congregação que o irmão ou irmã foi censurado. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário