Estudo da Sentinela, Como o amor e a misericórdia são demonstrados para aqueles que cometem pecados graves, 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, comentários e respostas.
“Em sua bondade, Deus está tentando levar você ao arrependimento” (Romanos 2:4).
1. Quando alguém comete um pecado grave, o que às vezes é possível conseguir?
É possível levar uma pessoa ao arrependimento e como diz Romanos 2:4, queremos mostrar paciência e caminhar com as pessoas para levá-las ao arrependimento.
Quando alguém comete um pecado grave, às vezes é possível levar a pessoa ao arrependimento, conforme indicado em Romanos 2:4, onde é mencionado que “na sua bondade, Deus está tentando levar você ao arrependimento”.
2, 3. O que devemos fazer se soubermos que um irmão cometeu um pecado grave, e por quê?
Devemos incentivá-lo a procurar os mais velhos para pedir ajuda. Na verdade, Jeová faz este convite em Isaías 1:8, onde diz que devemos resolver as questões com ele, mas se ele não o fizer, então devemos abordar os anciãos e discutir o porquê, porque não queremos perder os nossos irmãos. e fazer com que eles também percam seu relacionamento com Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se soubermos que um irmão cometeu um pecado grave, devemos incentivá-lo a procurar os anciãos e pedir ajuda. Isto é importante porque os presbíteros são treinados para ajudar a pessoa a se arrepender e a receber a orientação necessária. Além disso, é fundamental que o idoso conheça a situação para poder intervir de forma adequada e oferecer apoio.
E é uma coisa que é difícil principalmente se for um amigo, e às vezes pode-se pensar, talvez ele seja infiel ao amigo, o que não quer dizer que a gente fofoca para os idosos, mas não é assim, é um sinal de amor, primeiro Porque quem está doente tem que ir ao médico, tem que ser curado, senão a doença pode levar à morte e depois também ajudamos a limpar o nome da congregação, porque se não o fizéssemos, poderia ficar manchado.
O texto que a irmã comentou antes em Isaías 1:18, a verdade é que é muito bonito, muito animador, porque menciona que Jeová quer consertar as coisas, incentiva, ele diz, vem, vamos consertar as coisas e os pecados vão ficar brancos, como ele diz. Portanto, é um modo de Jeová demonstrar seu amor e misericórdia quando incentiva os assuntos a serem resolvidos.
Aqui também começa a ser o que diz o título deste artigo, como você demonstra amor. É uma demonstração de amor da nossa parte para com esse irmão que está tropeçando.
COMO OS ANCIÃOS AJUDAM ALGUÉM QUE COMETEU UM PECADO GRAVE
4. Qual é o objetivo dos presbíteros ao se encontrarem com uma pessoa que cometeu um pecado grave?
Pois é, embora nem sempre seja possível, o objetivo é levar o irmão ao arrependimento.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O objetivo dos presbíteros ao se encontrarem com uma pessoa que cometeu um pecado grave é fazer todo o possível para levar o pecador ao arrependimento. Procuram ajudar a pessoa a reconhecer seu erro e a restaurar seu relacionamento com Jeová, agindo com humildade e bondade durante o processo.
Aqui, como sabemos, os mais velhos não podem forçar ninguém a se arrepender. Portanto, o texto de Deuteronômio 30:19 é muito bom, que diz que Jeová nos deu a capacidade de escolher entre a vida ou a morte, e logicamente se obedecermos aos seus mandamentos e obedecermos ao que Jeová nos ordenou com a ajuda dos idosos, principalmente é para isso que servem, ajudam-nos a poder escolher, ninguém vai forçá-los.
Pois bem, é muito curioso e está muito de acordo com o objectivo pretendido por esta comissão de anciãos, antes de se chamar comissão judicativa e embora seja verdade que dentro deste procedimento há uma parte em que os anciãos do seu melhor ponto de vista veja e com a ajuda de Jeová julgue se o pecador está arrependido ou não. O objetivo, como estamos vendo, não é apenas julgar, mas o objetivo é ajudar a pessoa a se arrepender e a recuperar seu relacionamento com Jeová, então embora tenha sido uma atualização do nome, é também uma atualização do conceito porque agora se busca por todos os meios, como veremos ao longo deste artigo, a pessoa se arrepende e não se trata apenas de apenas julgar.
5. Que conselho os anciãos devem lembrar ao se encontrarem com o pecador? (2 Timóteo 2:24-26; veja também imagem).
Ao se encontrarem com o pecador, os presbíteros devem lembrar-se do conselho de 2 Timóteo 2:24-26, que os instrui a agir com bondade, bondade e mansidão. Devem ser humildes e reconhecer que, embora tentem ajudar o pecador a arrepender-se, não podem forçá-lo a mudar. Seu foco deve ser guiar o pecador ao arrependimento, imitando a bondade de Jeová no processo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, não sendo duro ou severo naquela reunião ou tratando-os com um procedimento frio ou simplesmente um procedimento, antes você tem que demonstrar, através das qualidades que lemos no texto, ser gentil e gentil com eles, porque como nós estão comentando sobre isso: A questão é trazer aquele irmão de volta para a congregação, e não expulsá-lo ainda mais.
Sim, no texto que lemos diz para se controlar quando é maltratado, claro que é possível que o irmão não reaja bem aos conselhos ou ao que os mais velhos lhes dizem. Então é por isso que se enfatiza essa ideia de manter a mansidão, para fazê-lo chegar ao arrependimento.
E quando os mais velhos lembram que a ovelha pertence a Jeová, é aí que essas qualidades surgem naturalmente, porque é como nós, se um amigo nos deixa algo muito valioso, procuramos cuidar dela para que não quebre. Portanto, Jeová pagou um preço tão alto por aquela ovelha que, quando se lembram de que ela é dele, cuidam dela.
Sim, aí vemos como ela está presa, enredada Bem, da mesma forma, o capítulo 2 versículo 26 estava nos dizendo, recupere o juízo e escape da armadilha, porque talvez irmão, como poderia ter acontecido, você ficou enredado, você se envolveu em assuntos mundanos, etc. E isso é parecido com a condição que a ovelha estava, porque da mesma forma que os mais velhos vão resolver, vão tirar do coração dele as coisas que o levaram a cometer esse pecado e assim poder ajudá-lo. muito melhor.
O trabalho do pastor é o mesmo trabalho que o idoso tem porque ele sai do 99 e vai para um. Muitas vezes os idosos, como todos os seres mortais, têm trabalho e muitos afazeres, mas quando algo é verdadeiramente importante, como resgatar um irmão, deixam tudo para trás.
ILUSTRAÇÃO
E olhando a imagem vemos aquela ovelhinha que está ferida, tem uma perna ruim, talvez muitas feridas por estar presa naqueles galhos, não podemos imaginar agora que o pastor chega e ainda por cima ele a repreende, faz mais mal a ela isso, tirar ela, tirar ela daí aconteça o que acontecer, não é verdade, a gente acha que ela vai tirar com muito cuidado para não se machucar, para ela não sofrer mais, porque a gente também vê o irmão como uma pessoa, o irmão um amigo, que errou, que se meteu naquele problema, que está sofrendo igual essa ovelhinha, e o que a gente quer é tirar ela desse problema, como melhor possível e para que ela recupere rapidamente seu relacionamento com Jeová.
E a imagem ilustra como um pastor perdeu uma ovelha então ele deixa as outras que tem ali que estão seguras e começa a procurar e aquela ovelha está ferida, vê-se ali que ela está emaranhada em alguns arbustos da mesma forma que os idosos de a congregação. Portanto, fazem todo o possível para recuperar as ovelhas de Jeová, e fazem isso com gentileza, bondade e brandura para tentar tocar o seu coração.
Um pastor vai com seu rebanho em busca de uma ovelha perdida. A ovelha está emaranhada em um arbusto espinhoso e tem um ferimento na perna. Assim como os pastores de antigamente, os anciãos fazem tudo o que podem para recuperar as ovelhas perdidas. (Ver parágrafo 5).
6. Como os anciãos preparam o coração antes de encontrarem o pecador? (Romanos 2:4).
Os presbíteros preparam os seus corações antes de se encontrarem com o pecador, lembrando-se das palavras de Romanos 2:4, que indicam que “na sua bondade, Deus está tentando levar-vos ao arrependimento”. Esforçam-se a imitar a bondade de Jeová ao lidar com o pecador, reconhecendo que o seu papel é o de pastores que procuram restaurar uma ovelha perdida. Além disso, oram a Jeová pedindo ajuda nos seus esforços de guiar o pecador ao arrependimento.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os mais velhos não querem se deixar levar pela própria opinião, por isso têm muita consciência de que o que Jeová quer é que aquele irmão se arrependa, por isso antes de se reunir com ele eles oram a Jeová, para que Jeová esteja dentro daquela reunião que vai acontecer, e isso os ajudará a trazer arrependimento a esse irmão. Eles também buscam informações e pedem a Jeová que lhes dê muito discernimento para que possam entender o que aconteceu e poder ajudar o irmão.
Sim, Provérbios 2:5, diz que os pensamentos do coração de um homem são como águas profundas, mas um homem de discernimento sabe como tirá-los, então os anciãos estão muito conscientes daquela oração ou daquelas orações que fazem a Jeová que precisam discernimento para realmente ter uma imagem completa do que aconteceu com a pessoa.
E em Mateus 18 no versículo 20, Jesus disse que onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles, então os presbíteros têm que lembrar que Jesus é o cabeça da congregação e que por assim dizer, está no aquela reunião. Então eles têm que seguir as instruções e imitar as qualidades que Jesus tem.
E também tiramos uma lição muito importante de todo esse processo: nada é deixado ao acaso ou ao improviso. E isso é um exemplo de até que ponto Jeová se preocupa com as suas ovelhas, como já foi mencionado, ou seja, primeiro os mais velhos têm que fazer um exercício pessoal de pensar que têm que imitar a Jeová. É preciso orar, é preciso buscar informações, e isso mostra quão importante é para Jeová e sua organização que pecadores arrependidos possam retornar ao seu povo.
7, 8. De que maneiras os anciãos podem imitar a paciência de Jeová ao se encontrarem com um pecador?
Os anciãos podem imitar a paciência de Jeová ao se reunir com um pecador de diversas maneiras. Primeiro, deveriam lembrar-se de como Jeová tratou os pecadores no passado, como no caso de Caim, a quem ofereceu a oportunidade de recuperar a sua aprovação, ao mesmo tempo que o alertava sobre as consequências das suas ações. Além disso, assim como Jeová enviou repetidas vezes os seus profetas a Israel para exortar ao arrependimento, os anciãos não devem apressar-se a concluir que uma pessoa não quer mudar, mas antes podem reunir-se com ela mais de uma vez, dando-lhe tempo para reflectir e arrependa-se.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles se lembram de como Jeová agiu no passado e não esperou que seu servo se arrependesse, mas tomou a iniciativa enquanto ainda pecavam. Por isso os mais velhos hoje procuram colocar em prática as segundas palavras de Timóteo 4:2 para fazer isso sempre com urgência, mas com paciência e com bons conselhos.
Também é mencionado no caso do Rei Davi como ele enviou Natã guiado pelo espírito santo, disse-lhe as palavras corretas para que ele pudesse tirar a venda dos olhos e pudesse ver a gravidade do pecado que havia cometido. Então neste caso o próprio Davi se julgou com esse exemplo, não foi Natã quem teve que julgá-lo.
E gosto do texto do segundo ano de Timóteo 4:2, que diz que no final os mais velhos têm que tratar esses casos com muita paciência, com muito carinho, porque no final nós, os mais velhos, estamos trabalhando com eles, estamos no reuniões, Eles são nossos amigos mesmo. Então eles têm confiança e sabemos que eles querem nos ajudar. Por isso ele diz que é muito importante que eles saibam se controlar e falar com calma para motivá-lo a fazer o que é certo. e que o irmão que pecou ou que teve um problema possa se arrepender ou talvez não se arrepender e até ficar irado.
No livro de Jeremias é mostrada a grande paciência que Jeová teve com o povo de Israel. Nesse texto fala sobre como eles seguiram seus próprios planos, eles agiram com teimosia, até diz que desde o momento em que saíram do Egito até aquele momento, mas mesmo assim Jeová continuou enviando os profetas, com que intenção, que eles se arrependessem e eles voltaram aos seus caminhos.
Os anciãos devem sempre seguir o exemplo de Jeová e dar o exemplo, e não se deixar levar pela frustração, porque a pessoa pode parar de ouvir ou até mesmo recusar-se a arrepender-se.
9, 10. O que os anciãos podem fazer para ajudar a argumentar com um irmão que pecou?
Os anciãos podem ajudar a argumentar com um irmão que pecou de diversas maneiras. Primeiro, eles devem investigar os fatores que levaram o irmão a cometer o pecado, tais como se ele negligenciou o estudo, a pregação ou se permitiu que más influências afetassem seu coração. Isto permitir-lhes-á compreender melhor a situação e resolver o problema de forma mais eficaz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, os anciãos devem fazer perguntas ponderadas que convidem o irmão a refletir sobre suas ações, sem pressioná-lo a revelar detalhes particulares desnecessários. Ao tratá-lo com bondade, você poderá tornar mais fácil para o irmão se expressar livremente e compreender as razões por trás de seu pecado.
Bom, a primeira coisa que vão fazer é analisar e descobrir porque esse irmão chegou a esse ponto, ele diz que vão analisar se talvez ele esteja fraco ou esteja com má companhia ou se seu entretenimento não é adequado, e principalmente se ele percebe o que também fará com que Jeová tenha pecado, e então eles falarão com ele e tentarão fazê-lo ser como diz Provérbios 2:5, que ele seja um homem perspicaz no que fez, e isso também o fará pensar .
Além disso, como menciona o parágrafo 10, esses irmãos vão fazer perguntas aos presbíteros e têm que ser perguntas que não se aprofundem, que não entrem em detalhes sangrentos que não vão interessá-los, mas façam isso com bondade, pois eles digamos, eles os ajudarão a se expressar livremente e assim poderão compreender o que o levou a pecar.
Não é um interrogatório como se fosse um acusado que temos que apresentar provas para colocá-lo na prisão, não é o interrogatório, o que as perguntas pedem é que tanto os mais velhos ou a comissão que está a analisar aquela questão e a pessoa, analise pelo que chegou lá, o que fez com que aquele irmão cometesse aquele pecado, e desta forma tanto a comissão quanto o próprio irmão analisem quais
são essas circunstâncias, até aquele clique para que naquele momento comece a dar sinais de arrependimento.
E em muitos casos os pecadores são pecadores porque a sua espiritualidade diminuiu, porque quando alguém é forte espiritualmente, mesmo que enfrente tentações e problemas, sabe como vencê-los, mas se alguém é fraco é mais fácil pecar, o que é por que um Os idosos estão preocupados em saber como tem sido sua rotina espiritual nos últimos tempos, se você está pregando, se está orando regularmente e com o coração. Estudar todas estas coisas é essencial para que não só saibam porque chegaram a essa situação, mas também as recomendações ou conselhos que devem receber para restaurar a sua situação espiritual.
Também é possível que no primeiro encontro com ele ele comece a se arrepender sinceramente do que fez e até se arrependa naquele momento.
Pode haver um ou aqueles que são necessários. O objetivo é ajudar o irmão a se arrepender e voltar.
11. Como Jesus tratou os pecadores?
Jesus tratou os pecadores com compaixão e compreensão. Por exemplo, ele perguntou a Saulo de Tarso: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”, o que o ajudou a perceber que o que ele estava fazendo era errado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, em Apocalipse 2:20-21, ele menciona uma mulher chamada “Jezabel” e diz: “Dei-lhe tempo para se arrepender”, o que mostra sua disposição em oferecer oportunidades de arrependimento. Assim, Jesus modelou uma abordagem de amor e paciência ao lidar com aqueles que pecaram.
Sim, é muito bom ver como Jeová nunca desiste de ninguém, e vemos isso por ele através de Jesus Cristo que é um exemplo vivo de como é seu pai, pois ele sempre não só não desiste, mas também aceita a iniciativa, de se aproximar de alguma forma destes pecadores. Agora, por exemplo, temos muitas experiências com exibições que são uma boa ajuda para pessoas distantes de Jeová.
Outro detalhe está expresso em Apocalipse 22:21 onde Jesus fala de uma mulher chamada Jezabel, e diz que dei tempo para ela se arrepender, porque nos mostra que Jeová dá tempo, Jesus dá tempo para os malfeitores se arrependerem, os presbíteros também deveriam fazer o mesmo .
12, 13. O que os anciãos podem fazer para dar à pessoa tempo para se arrepender? (Veja também imagens).
Os anciãos podem dar à pessoa tempo para se arrepender de diversas maneiras. Primeiro, eles podem se encontrar com o pecador mais de uma vez, permitindo-lhes refletir sobre o que foi discutido e considerar seriamente a sua situação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isto pode levar a uma mudança de atitude numa reunião posterior e à busca do perdão de Jeová. Além disso, devem demonstrar empatia e bondade, criando um ambiente seguro onde o pecador se sinta confortável para se abrir e expressar seus sentimentos.
Podem encontrar-se com o pecador mais de uma vez, esse é o conselho, talvez se faça um primeiro encontro e a pessoa fique pensando no que disse ou no que mencionou, e se sinta motivada ou sinta necessidade de pedir perdão. humildemente a Jeová em oração, como Davi fez no Como diz no Salmo 32:5, confessei-te o meu pecado, não escondi o meu erro, confessarei a ti, confessarei as minhas ofensas a Jeová.
Sim, podemos valorizar a atitude dos idosos que reflete que eles têm empatia e gentileza para com ele, porque se eles tiveram uma atitude de superioridade, é o que você fez, por que fez. Isso então não ajuda quem cometeu o pecado a se arrepender, ele vê a sua boa atitude e é um passo que deve levar em consideração.
Sim, a verdade é que é uma demonstração e tanto de amor. Assim como Jesus, os anciãos não concluem precipitadamente que a pessoa não quer se arrepender.
ILUSTRAÇÃO
Como está muito bem mostrado na imagem, vemos aquele irmão que no primeiro encontro talvez estejam conversando com ele, estão tentando aconselhá-lo para ver o que aconteceu e talvez a atitude dele não seja a melhor naquele momento, porque ele pode simplesmente estar com raiva ou simplesmente o seu próprio arrependimento o faz não ter a melhor atitude, mas vemos como na próxima reunião, quando ele é visto com uma atitude diferente, o irmão teve tempo para pensar no que lhe disse. disse a você e talvez seja a hora de perceber que você cometeu um erro e realmente se arrepender e voltar para Jeová.
E entre a segunda a primeira e a segunda imagem que vemos, há algo que é mencionado no parágrafo que é de grande valor e que os mais velhos têm a responsabilidade de fazer, que é pedir a Jeová em oração que continue abençoando não apenas os esforços que estão fazendo para recuperar esse irmão, mas para ajudar o irmão a entender realmente a gravidade do pecado que cometeu, e a gravidade de ter perdido o relacionamento com Jeová, essas orações, sem dúvida, também têm muito de efeito para que a segunda parte da foto possa ser dada.
E realmente a comissão de anciãos imita a Jeová, porque se vemos a atitude que eles estão falando com ele e ele está olhando para o outro lado, como se eu não me importasse com o que eles estão me dizendo. Eles têm muita paciência, demonstram empatia, demonstram gentileza e isso compensa, pois na próxima imagem ele já está olhando na cara da irmã que está conversando com ele, ele está com até o celular na mão, o celular na mão, talvez Se você está procurando o texto bíblico que estão citando, então ele tem seus frutos e demonstra o trabalho árduo que os irmãos fazem para orientar o pecador ao arrependimento.
Série de imagens: 1. Três idosos se encontram com um irmão. Eles estão conversando com ele, mas ele desvia o olhar. 2. Em outra ocasião, os presbíteros se encontram novamente com o irmão. Eles estão conversando com ele e ele presta atenção neles. Os presbíteros podem reunir-se mais de uma vez com a pessoa que pecou para lhe dar tempo para se arrepender. (Ver parágrafo 12).
14. Quando um pecador se arrepende, de quem é o crédito e por quê?
Quando um pecador se arrepende, o crédito vai para Jeová, não para os anciãos ou para qualquer pessoa. Isto porque, conforme mencionado em 2 Timóteo 2:25, é Deus quem concede o arrependimento. Embora os presbíteros possam ajudar e orientar a pessoa, a verdadeira mudança de coração e a decisão de arrepender-se vem da ação de Deus na vida do pecador.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 2 Timóteo 2:25 Paulo disse que talvez Deus se arrependa deles, referindo-se àqueles que se afastaram de Jeová, portanto o crédito pelo pecado ter mudado tanto seu modo de agir quanto de pensar não é obra de homem algum, mas é obra de qualquer homem. obra de Deus, que ajudou o cristão desviado a mudar a sua maneira de pensar.
Temos o caso de que Jeová, como excelente pastor, conhece o coração de suas ovelhas. Como já vimos antes com o pastor ao encontrar aquela ovelha que estava perdida, Jeová conhece o coração, os motivos e as atitudes que talvez tenham levado aquele irmão a se distanciar um pouco do rebanho, por isso ele faz e leva os passos através da congregação, através dos anciãos, para motivar e ajudar esses irmãos a recuperar o conhecimento ou o julgamento, por assim dizer, para que retornem novamente ao rebanho, e dessa forma Jeová torna conhecidas ao povo as qualidades que ele torna possíveis e são acessíveis a todas aquelas pessoas que realmente desejam voltar para ele novamente.
Sim, vemos também o exemplo que Lucas 15:7-10 nos conta, que diz que isso é motivo de alegria para os anjos. Portanto, não seremos melhores que os anjos se eles também se alegrarem.
Em Lucas 15:7 diz claramente que há muita alegria no céu quando um pecador se arrepende, mais do que 99 justos que não precisam se arrepender. Isto nos diz claramente a intervenção de Jeová nesta pessoa para que se arrependa e mude de atitude, razão pela qual o crédito é inteiramente dele.
15. Como podem os anciãos continuar a ajudar o pecador arrependido?
Depois que a pessoa mostra arrependimento, os anciãos podem fazer visitas regulares para fortalecer sua fé e ajudá-la a resistir a quaisquer tentações que possa enfrentar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Depois que uma pessoa mostra arrependimento, podem e devem ser feitas visitas regulares de pastoreio para fortalecer sua fé, e não apenas isso, mas também para ajudá-la a resistir a quaisquer tentações que possa enfrentar agora e no futuro.
Na verdade, o apóstolo Paulo, na citação de Hebreus 12:12, 13, usa-o como se fosse uma reabilitação depois de ter feito uma cirurgia e algo ter sido corrigido, pois certamente ele precisa de reabilitação para que aquele membro possa voltar ao seu estado. estado normal novamente estava no início.
E no final ele também diz que os mais velhos não vão revelar a ninguém o que estão tratando com esse irmão, isso por parte dos mais velhos, mas por parte dos outros não devem interferir e perguntar o que está acontecendo quando é algo que não lhes convém, é um assunto entre essa pessoa, os anciãos, e Jeová.
A atitude com que os irmãos abordam o caso é ajudar o irmão, ajudá-lo a se arrepender e para isso têm que orar a Jeová para que lhes dê o entendimento necessário, ter muita paciência, tratar com bondade, essas são as atitudes gerais características.
“CENSURA NA FRENTE DE TODOS OS PRESENTES”
16. A quem Paulo se referia em 1 Timóteo 5:20 quando falou dos “presentes”?
Paulo estava se referindo aos “presentes” em 1 Timóteo 5:20, àqueles poucos irmãos que já sabiam do pecado do pecador, seja porque o viram com seus próprios olhos ou porque ele mesmo o confessou a eles. Não se referia necessariamente a toda a congregação, mas a um grupo seleto que estava ciente da situação.
Quando falo dos presentes como diz o parágrafo, não me refiro necessariamente à congregação inteira. Pelo contrário, àqueles que estiveram mais próximos do irmão e puderam aprender sobre o seu pecado ou àqueles que puderam testemunhá-lo.
E uma nuance do parágrafo é que diz que os mais velhos só vão se dirigir a quem sabe, vão dizer que o caso já está resolvido.
No início do artigo vimos que se o pecador não se arrependesse, talvez um de seus conhecidos, um amigo ou um irmão, tivesse que ir falar com os mais velhos para informá-los, então talvez essa pessoa pudesse ficar preocupada com aquela pessoa por muito tempo. esse motivo. amigo por esse irmão. Assim também desta forma protegemos os irmãos para que saibam que estão sendo cuidados e que podem ficar tranquilos.
Neste caso, se já for de amplo conhecimento, então diz que os presentes seriam toda a congregação, então um ancião subiria à plataforma e seria dado o aviso de que tal irmão foi censurado e é por isso, para servir de advertência a esses outros e assim ninguém mais poderá cometer um pecado grave.
Se apenas alguns soubessem disso, eles se censurariam diante dessas poucas pessoas, seria relatado que o assunto foi resolvido e se o pecado for conhecido pela congregação ou for conhecido, será conhecido. Então seria um anúncio diante de toda a congregação.
17. Se o pecado for amplamente conhecido na congregação ou houver probabilidade de se tornar assim, que anúncio será feito, e para quê?
Se o pecado for amplamente conhecido na congregação ou houver probabilidade de se tornar assim, um ancião anunciará à congregação que o irmão ou irmã foi censurado. Este anúncio é feito “para servir de advertência aos outros” e assim evitar que cometam um pecado grave.
Neste caso, já é amplamente conhecido porque diz que os presentes seriam toda a congregação. Então um ancião subiria à plataforma e seria dado o aviso de que tal irmão foi censurado, e isso serviria de advertência aos outros e para que ninguém mais pudesse cometer um pecado grave.
Se apenas alguns soubessem disso, seria censurado diante dessas poucas pessoas, seria relatado que o assunto foi tratado e se o pecado for conhecido pela congregação ou for conhecido, será conhecido. Então seria um anúncio diante de toda a congregação.
18. O que fazem os anciãos quando um menor batizado comete um pecado grave? (Veja também a imagem).
Quando um menor batizado comete um pecado grave, os anciãos escolhem dois deles para se reunirem com o menor e seus pais. Esses anciãos descobrirão quais medidas os pais tomaram para ajudar seus filhos a fazer as mudanças necessárias e a se arrepender.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, dois anciãos se reúnem com esse menino e seus pais e descobrem o que os pais estão fazendo, se estão tomando medidas para fazer esse menino se arrepender e mudar de atitude e o que farão, bem, sim, sim, isso é uma atitude positiva, bem, um comitê não será necessário.
Se o menor mostrar boa atitude e aceitar a ajuda dos pais, os anciãos poderão decidir que não é necessário que uma comissão se reúna com eles. No entanto, continuarão a falar com os pais de vez em quando para garantir que a criança continua a receber a ajuda de que necessita.
Sim, o que se fará é conversar de vez em quando com os pais para ver a evolução do menor e se a evolução for boa nada mais será necessário.
Caso contrário, uma comissão de anciãos se reunirá com ele e seu pai.
Sim, como diz Provérbios 22:6, Jeová pede aos pais que eduquem o filho no caminho que ele deve seguir, por isso os idosos levam os pais em consideração, porque no final Deus deu essa responsabilidade aos pais, por isso Ele lhes pede serem aqueles que corrigirão amorosamente seu filho.
E também em Provérbios 6:20 é dito que o filho deve obedecer aos mandamentos do pai e aos ensinamentos de sua mãe, por isso Jeová deu aos pais a responsabilidade de ensinar seus filhos.
Bom, é uma atitude de carinho, ele tem a mão no ombro e o pai também olha para o filho com ternura. O que eles querem é que, como diz Efésios 6, seja o primeiro mandamento com promessa. não quero irritar essas crianças, mas antes criá-las na disciplina de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
E também podemos ver a imagem onde esse tema está sendo discutido e vemos que é um lugar tranquilo, eles estão em casa, também estão tomando um café e isso nos dá a sensação de que eles simplesmente querem ajudá-lo, ele está com os pais com calma, não é nada que os mais velhos queiram fazer mal a ele, muito menos, mas o que eles e seus pais querem é que ele se recupere o mais rápido possível e que ele fique tranquilo com sua espiritualidade, e acima de tudo com sua consciência para poder continuar servindo a Jeová.
Dois idosos reunidos com um menor batizado e seus pais em sua casa. Um dos anciãos está lendo um texto da Bíblia para eles. Se um menor cometer um pecado grave, dois anciãos se reunirão com ele e seus pais, Testemunhas de Jeová. (Ver parágrafo 18).
“JEOVÁ É MUITO AMOROSO E MISERICÓRDICO”
19. Como imitam os anciãos a Jeová ao lidar com os que cometem pecados graves?
Os anciãos imitam a Jeová ao lidar com os que cometem pecados graves, mantendo uma atitude otimista e positiva, procurando ajudar o pecador a se arrepender.
Os anciãos se esforçam para manter a congregação limpa, mas também querem mostrar compaixão e misericórdia, assim como Jeová faz. Isto se reflete na sua disposição de oferecer apoio e orientação, lembrando-se de que Jeová é “muito amoroso e misericordioso”.
Tiago 5:11 está falando precisamente sobre como eles veem o exemplo de Jó, não como no final Jeová demonstrou ser muito terno em afeto e misericordioso e dessa forma vemos que os anciãos também aplicam isso e é isso que Jeová quer.
Pois bem, Jeová deu aos anciãos a responsabilidade de manter a congregação limpa e também de fazer todo o possível para ajudar aquele irmão que pecou a se arrepender e a manter uma atitude positiva e otimista, então dessa forma eles convidam a Jeová porque Jeová Ele é um Deus amoroso e também é misericordioso.
Na verdade, por exemplo, se você quiser tirar pinhões de um abacaxi, você pode obtê-los de duas maneiras: ou do Palo, mas ele vai carregar o abacaxi ou dar calor e depois ele se abrir e te dar os pinhões . Não, Jeová usou esse método. Ele quer limpar a congregação, mas sempre fará isso com amor.
Pois bem, vemos o quão amoroso era o apóstolo João, como embora não quisesse que cometessem um pecado, ele sabia que era possível que ele fosse cometido, por isso lembrou que temos um ajudante muito bom que sabe o que os seres humanos somos e que intercederá por nós ao lado de Jeová, que nos entende muito bem, possa ajudar Jesus Cristo que sofreu por nós, viveu o que é ser humano e deu a vida por nós.
Finalmente, acrescentando um pouco mais à terna frase “meus filhinhos”, cada vez que a leio adoro-a porque mostra o amor que o apóstolo João sentia pelos Irmãos.
20. O que veremos no último artigo desta série?
Veremos como os presbíteros lidam com os casos em que um pecador se recusa a arrepender-se.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
De acordo com Romanos 2:4, qual é o objetivo dos presbíteros ao se reunirem com uma pessoa que cometeu um pecado grave?
Deve-se fazer todo o possível para levar o pecador ao arrependimento, sempre imitando a bondade de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com Romanos 2:4, o objetivo dos presbíteros ao se encontrarem com uma pessoa que cometeu um pecado grave é levá-la ao arrependimento. Isto é conseguido por imitar a bondade e a paciência de Deus, que procura ajudar o pecador a reconhecer o seu erro e a voltar a ter uma relação correta com Jeová.
Vimos que já não se chama comissão judicativa e isso é muito correcto, porque podemos ver que é mais como quando vamos a um consultório médico com um problema, eles não vão fazer perguntas, não é simplesmente um interrogatório, eles querem saber como temos aquele problema de saúde, então vão tentar nos ajudar, talvez teremos que fazer várias consultas e aí eles podem até nos ajudar a continuar até a recuperação. Portanto, vemos que é simplesmente um processo no qual queremos que você se arrependa e desfrute novamente de boa saúde espiritual.
Como podem os anciãos aplicar o que diz 2 Timóteo 2:24-26?
Os presbíteros podem aplicar 2 Timóteo 2:24-26 tratando os pecadores com bondade, paciência e respeito. Devem evitar ser duros ou conflituosos e, em vez disso, mostrar empatia e compreensão. Ao se encontrarem com a pessoa que pecou, os presbíteros devem esforçar-se para comunicar-se de maneira gentil, procurando ajudar o pecador a compreender sua situação e orientando-o ao arrependimento.
Além disso, devem orar pela pessoa, pedindo a Jeová que lhe conceda a compreensão e a capacidade de reconhecer o seu erro, na esperança de que caia em si e se afaste das armadilhas de Satanás.
Pois bem, eles não são duros nem severos nem veem aquele encontro como um procedimento frio, um procedimento simples, como é dito em Segunda Timóteo 2:24-26, porque em todos os momentos se comportam com gentileza, gentileza e mansidão para tentar para chegar ao coração.
Sim, como se pode dizer que a esperança de que a pessoa caia em si se arrependerá. Eles não chegam à conclusão precipitada de que a pessoa não quer se arrepender, mas são pacientes, imitando a Jeová.
O que significa a instrução “Censura na frente de todos os presentes”?
A instrução “Censura diante de todos os presentes” refere-se à prática de anunciar publicamente a censura de um membro da congregação que cometeu um pecado grave e que é amplamente conhecido ou poderia vir a sê-lo. Este anúncio é feito para manter a pureza da congregação e conscientizar todos os membros da situação, o que também pode servir de alerta e lição para outros.
Como vimos, isso significa que se houver apenas alguns irmãos que sabem do pecado, os presbíteros falarão com eles e lhes dirão que o problema já foi corrigido. E se no final for toda a congregação que descobrir o pecado, então eles farão um anúncio dizendo que foi censurado.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário