TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 25 de outubro de 2024, você deve revestir-se da nova personalidade (Efésios 4:24).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 25 de outubro de 2024,  você deve revestir-se da nova personalidade (Efésios 4:24).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Eles devem revestir-se da nova personalidade (Efésios 4:24).

Para conseguir isso, não podemos ficar de braços cruzados. Por exemplo, devemos trabalhar arduamente para deixar para trás defeitos de personalidade, como ressentimento amargo, fúria e ira (Efésios 4:31, 32). Por que isso pode ser difícil de fazer? Porque alguns desses defeitos estão profundamente enraizados em nós. Na verdade, a Bíblia fala de alguém que é “propenso à ira” e que tem “tendência à fúria” (Provérbios 29:22). Para mantermos sob controle os traços negativos de personalidade, talvez tenhamos de continuar a trabalhar arduamente mesmo depois do batismo. — Rom 7:21-23. Falemos com Jeová em oração sobre o defeito que enfrentamos, sabendo que ele nos ouvirá e nos ajudará (1 João 5:14, 15). É verdade que Jeová não a eliminará de forma milagrosa, mas nos dará forças para que ela não nos domine (1 Ped. 5:10). Como podemos agir de acordo com nossas orações? Devemos evitar qualquer coisa que alimente as tendências da velha personalidade. E não deixemos que nossas mentes se detenham em desejos errados (Filipenses 4:8; Colossenses 3:2). w23.01 10 par. 7, 9, 10.

Como podemos continuar a cultivar a nova personalidade?

Além de se livrar da velha personalidade, é importante continuar cultivando a nova. Como podemos fazer isso? Tenhamos como objetivo conhecer melhor a Jeová e suas qualidades, e copiar seu exemplo. — Efé. Quando encontrarmos na Bíblia uma história que destaca o perdão de Jeová, perguntemo-nos: “Será que perdoo outros?” Ou, ao lermos sobre a compaixão de Jeová pelos que passam por momentos difíceis, perguntemo-nos: “Será que também me preocupo com os meus irmãos necessitados e faço algo por eles?” Vamos continuar renovando nossas mentes, revestindo-nos da nova personalidade e sendo pacientes conosco mesmos.

Como o exemplo de Estêvão demonstra que a Bíblia tem poder para transformar as pessoas?

Estêvão, mencionado no parágrafo 8, gradualmente conseguiu assumir a nova personalidade. Ele explica: “Desde o meu batismo, houve momentos em que tive dificuldade para controlar meu temperamento. O que eu faço é sair para evitar brigas ou tentar acalmar a situação. Muitas pessoas, inclusive minha esposa, me parabenizaram pela minha reação e até eu fiquei surpreso. Não levo crédito por essas mudanças em minha personalidade. Acredito sinceramente que eles são um exemplo do poder que a Bíblia tem para transformar as pessoas.”

O que nos ajudará a alimentar desejos corretos? (Gálatas 5:16).

(Leia Gálatas 5:16). Jeová é generoso e nos dá espírito santo para nos ajudar a vencer a batalha de fazer o que é certo. Quando estudamos a Palavra de Deus, permitimos que esse espírito nos influencie. Também recebemos espírito santo quando assistimos às reuniões. Ali passamos tempo com nossos irmãos que, como nós, estão lutando para ter um bom desempenho, e isso nos encoraja (Hb 10:24, 25; 13:7). E quando oramos a Jeová de coração e pedimos que ele nos ajude a vencer alguma fraqueza, ele nos dá espírito santo para que possamos ser fortes e continuar lutando. É claro que essas atividades provavelmente não farão desaparecer os maus desejos, mas nos darão forças para não nos deixarmos levar por eles. Como diz Gálatas 5:16, aqueles que andam segundo o espírito “não satisfarão nenhum desejo da carne”.

Por que é importante continuar a cultivar desejos corretos?

Quando já temos uma boa rotina de atividades espirituais, é muito importante que não a percamos e que continuemos a nutrir desejos corretos. Porque? Porque um dos nossos inimigos – a tentação – nunca dorme. Mesmo depois de sermos batizados, podemos ser atraídos por coisas que sabemos que deveríamos evitar, como jogos de azar, abuso de bebidas alcoólicas ou assistir pornografia (Efésios 5:3, 4). Uma jovem Testemunha de Jeová confessa: “Uma das lutas mais intensas que enfrento é que me sinto atraída por pessoas do mesmo sexo. Achei que esses sentimentos eram temporários, mas não consegui me livrar deles; "Eles ainda estão lá." O que pode nos ajudar se um desejo incorreto for muito intenso?

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários