TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 14 de outubro de 2024, Esta esperança segura e firme que temos é como uma âncora para a alma (Hb 6:19).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 14 de outubro de 2024,  Esta esperança segura e firme que temos é como uma âncora para a alma (Hb 6:19).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Esta esperança segura e firme que temos é como uma âncora para a alma (Hb 6:19).

Sabemos que nosso Deus é “misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade” (Êxodo 34:6). Ele ama a justiça (Is 61:8). Dói para Jeová ver-nos sofrer e ele está muito ansioso para acabar com o sofrimento quando chegar o tempo que ele estabeleceu (Jr 29:11). Como ansiamos por esse dia! Não é de admirar que amemos tanto a Jeová. E amamos a verdade porque ela nos ajuda muito na vida. Vejamos um exemplo. Entre os ensinamentos que aprendemos na Bíblia está a esperança que temos para o futuro. Assim como uma âncora dá estabilidade a um navio, a esperança da Bíblia nos dá estabilidade e calma quando surgem dificuldades. Quando Paulo disse as palavras do texto de hoje, ele estava pensando na esperança que os cristãos ungidos têm de ir para o céu. Mas o que ele disse também se aplica aos cristãos que esperam viver para sempre na Terra paradísica (João 3:16). Sem dúvida, a esperança de viver para sempre deu sentido às nossas vidas. w22.08 14, 15 par. 3-5.

Como o que a Bíblia ensina sobre o futuro ajudou Yvonne?

Vejamos o caso de uma irmã chamada Yvonne. Ela não foi criada na verdade e quando criança tinha medo da morte. Ele lembra que certa vez leu em um livro esta frase que o marcou muito: “Algum dia não haverá amanhã”. Ela diz: “Essas palavras não me deixaram dormir à noite; Pensei no futuro. Ele me disse: 'A vida não pode ser só isso. O que estou fazendo aqui? "Eu não queria morrer!"

Quando adolescente, Yvonne conheceu as Testemunhas de Jeová. Ele diz: “Comecei a acreditar que poderia viver para sempre no Paraíso na Terra.” Descobrir a verdade ajudou-a muito, como ela confessa: “Já não fico acordada à noite pensando no futuro ou na morte”. Não é de admirar que Yvonne ache a verdade muito valiosa e adore falar sobre sua esperança com outras pessoas (1 Timóteo 4:16).

Como o homem comparado com Jesus demonstrou que valorizava o tesouro que encontrou? E como você se sente em relação à verdade?

As boas novas do Reino de Deus também fazem parte da verdade da Bíblia. Jesus comparou a verdade do Reino a um tesouro escondido. Ele disse: “O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo e que um homem encontrou. O homem escondeu-o novamente e, pela alegria que isso lhe deu, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mateus 13:44). Como vemos, o homem não estava procurando o tesouro. Mas quando o encontrou, fez um grande sacrifício para mantê-lo: vendeu tudo o que tinha. E por que ele fez isso? Porque ele entendeu que aquele tesouro valia muito, que valia muito mais do que qualquer coisa que ele pudesse dar em troca.

Você sente o mesmo em relação à verdade? Com certeza sim! Sabemos que nada que este mundo nos oferece se compara à alegria de servir a Jeová agora e à esperança de viver para sempre sob o Reino de Deus. Qualquer sacrifício que fizermos para ter uma amizade achegada com Jeová vale a pena. Ser seus amigos é uma grande honra. E nada nos dá mais alegria do que agradar a Jeová em tudo (Colossenses 1:10).

O que levou Michael a mudar o rumo de sua vida?

Muitos cristãos fizeram grandes sacrifícios para agradar a Jeová. Alguns desistiram de carreiras de prestígio neste mundo. Outros pararam de buscar riqueza material. E há outros que mudaram completamente o rumo da sua vida quando conheceram Jeová. Foi isso que Michael fez, ele não foi criado na verdade. Quando ele era jovem, ele aprendeu artes marciais. Ele diz: “Fiquei orgulhoso da minha boa condição física. […] Às vezes eu me sentia invencível.” Mas ele começou a estudar a Bíblia e aprendeu o que Jeová pensa sobre a violência (Sal. 11:5). Falando do casal de Testemunhas de Jeová que o ensinou, ele se lembra: “Nunca me disseram para abandonar as artes marciais. “Eles apenas se concentraram em me ensinar a verdade.”

Quanto mais Michael aprendia sobre Jeová, mais o amava. Uma ideia que penetrou profundamente em seu coração foi saber que Deus sente compaixão por seus servos. Michael compreendeu que precisava tomar uma decisão que mudaria completamente sua vida. Ele diz: “Eu sabia que deixar o caratê seria a decisão mais difícil da minha vida. Mas ele também sabia que, se fizesse isso, agradaria a Jeová, e estava convencido de que valia a pena servi-lo.” Miguel soube valorizar a verdade que havia encontrado e isso o levou a fazer mudanças radicais em sua vida (Tiago 1:25).

Como a verdade da Bíblia iluminou Mayli?

Para destacar o valor da verdade, a Bíblia a compara a uma lâmpada que brilha nas trevas (Sl 119:105; Ef 5:8). Mayli, do Azerbaijão, está muito grata porque a luz da Palavra de Deus iluminou o seu caminho. Duas religiões eram praticadas em sua família: seu pai era muçulmano e sua mãe era judia. Mayli diz: “Eu não duvidava da existência de Deus, mas havia coisas que eu não entendia. Eu me perguntei: 'Por que ele nos criou? Qual é o sentido de alguém sofrer a vida toda e depois ser atormentado no inferno?' As pessoas dizem que tudo o que acontece é vontade de Deus, e isso me fez pensar: ‘Somos marionetes nas mãos de Deus? Ele vai gostar de nos ver sofrer?'”

Mayli continuou procurando a resposta para suas perguntas. Mais tarde, ele aceitou um curso bíblico e tornou-se Testemunha de Jeová. Ele diz: “Graças à lógica esmagadora da Bíblia, agora vejo a vida com outros olhos e tenho paz.” Assim como Mayli, todos nós que servimos a Jeová o louvamos porque ele “nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Ped. 2:9).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários