TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 23 de outubro de 2024, Quando você clamar por ajuda, ele sem falta lhe mostrará favor (Is. 30:19).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 23 de outubro de 2024, Quando você clamar por ajuda, ele sem falta lhe mostrará favor (Is. 30:19).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Quando você clamar por socorro, ele certamente lhe mostrará favor (Is 30:19).
Isaías nos garante que Jeová ouvirá atentamente as nossas orações e responderá rapidamente. O profeta acrescenta: “Ele te responderá assim que te ouvir”. Estas palavras reconfortantes lembram-nos que o nosso Pai não só está disposto a ajudar aqueles que lhe pedem ajuda, mas deseja fazê-lo de todo o coração. Não significa que manter isso em mente nos permite perseverar com alegria? Jeová ouve com interesse as orações de cada um de nós. Por que dizemos isso? Na primeira parte do capítulo 30 de Isaías, Jeová fala de “você”, no plural, porque está falando ao seu povo como um todo. Mas no versículo 19 ele fala de “você” porque está falando com seus servos individualmente. Isaías diz: “certamente não chorarás mais”, “ele certamente te mostrará favor”, “ele te responderá”. Como Jeová é um Pai amoroso, ele se preocupa com cada um de nós e responde pessoalmente às nossas orações (Sal. 116:1; Is. 57:15). w22.11 9 par. 5, 6.
Como Isaías e Jesus mostram a importância de orar insistentemente?
Quando oramos ao nosso Deus sobre algo que nos preocupa, a primeira coisa que Ele pode fazer é nos dar forças para suportar a situação. E, se a provação não passar tão rapidamente quanto gostaríamos, talvez tenhamos que pedir a Ele muitas vezes que nos dê forças para perseverar. Na verdade, é isso que ele mesmo nos encoraja a fazer. Esta é a mensagem transmitida por estas palavras de Isaías: “Não lhe dês descanso”, isto é, a Jeová (Is. 62:7). O que isto significa? Que as nossas orações têm de ser tão insistentes que, por assim dizer, não deixemos Jeová descansar. Isso nos lembra algo que Jesus disse sobre a oração, que lemos em Lucas 11:8-10, 13. Usando diversas comparações, ele nos incentivou a orar “com insistência e destemor” e a continuar a pedir espírito santo. Também podemos pedir a Jeová que nos guie na tomada de boas decisões.
Como se cumpriram as palavras de Isaías 30:20, 21?
(Leia Isaías 30:20, 21). O exército babilônico cercou Jerusalém durante um ano e meio. Durante esse tempo, os judeus sofreram tanto que a angústia se tornou tão comum quanto o pão e a água. Mas, de acordo com os versículos 20 e 21, Jeová prometeu-lhes que os salvaria se se arrependessem e mudassem de atitude. Isaías disse que Jeová era o “Grande Instrutor” do seu povo e prometeu-lhes que Jeová os ensinaria a adorá-lo como quisesse. Estas palavras foram cumpridas quando os judeus foram libertados da Babilônia. Jeová demonstrou que ele era o Grande Instrutor deles. Graças à sua orientação, os judeus conseguiram restaurar a adoração pura. Hoje, Jeová também é nosso Grande Instrutor, e isso nos deixa muito felizes.
Qual é uma das maneiras pelas quais Jeová nos guia hoje?
É uma grande honra que Jeová nos ensine. Nestes versículos, Isaías nos compara a estudantes que são ensinados por Jeová de duas maneiras. Em primeiro lugar, Isaías diz: “Você verá o seu Grande Mestre com seus próprios olhos”. Nesta comparação, o instrutor está diante de seus alunos. Como Jeová nos ensina hoje? Através da sua organização. Agradecemos muito o ensino claro que sua organização nos proporciona por meio de reuniões, assembleias, publicações, programas JW Broadcasting® e muitas outras formas. Toda essa orientação nos ajuda a suportar com alegria os momentos difíceis.
Como ouvimos a voz de Deus atrás de nós?
Isaías mostra a segunda maneira que Jeová nos ensina, dizendo: “Estas palavras ouvireis atrás de vós com os vossos próprios ouvidos.” Agora o profeta apresenta Jeová como um instrutor que caminha atrás dos seus alunos, atento aos seus passos e que os orienta para que saibam para onde devem ir. Como ouvimos a voz de Deus atrás de nós hoje? Lendo a Bíblia . Nele as palavras inspiradas de Deus foram escritas há muitos anos. Então, quando lemos isso, é como se ouvíssemos a voz de Jeová falando conosco lá de trás, lá no passado (Is. 51:4).
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário