TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 16 de outubro de 2024, haverá um tempo de angústia (Dan. 12:1)

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 16 de outubro de 2024,  haverá um tempo de angústia (Dan. 12:1).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Haverá um tempo de angústia (Dn 12:1).

O livro de Daniel nos conta a ordem em que alguns eventos emocionantes ocorrerão no tempo do fim. Por exemplo, Daniel 12:1 diz que Miguel, que é Jesus Cristo, “representa” o povo de Deus. Esta parte da profecia começou a cumprir-se em 1914, quando Jesus foi nomeado Rei do Reino celestial de Deus. No entanto, Daniel também foi informado de que Jesus surgiria durante “um tempo de tribulação tal como nunca houve desde que uma nação começou a existir até aquele tempo”. Este tempo de angústia é a “grande tribulação” mencionada em Mateus 24:21. Jesus se levanta, ou defende o povo de Deus, no final daquele tempo de angústia, ou seja, no Armagedom. O livro de Apocalipse refere-se a essas pessoas como a “grande multidão” que sai “da grande tribulação” (Apocalipse 7:9, 14). w22.09 21 par. 4, 5.

O que acontecerá depois que a grande multidão sobreviver à grande tribulação, e por que dizemos isso? (Veja também nesta revista o artigo da seção “Perguntas dos leitores” que fala sobre a ressurreição na Terra).

(Leia Daniel 12:2). O que acontecerá depois que a grande multidão sobreviver ao tempo de angústia? A profecia fala de uma ressurreição. Mas não é uma ressurreição simbólica ou espiritual dos servos de Deus que ocorre durante os últimos dias, como a entendíamos antes.c Em vez disso, refere-se à ressurreição que ocorrerá no novo mundo. Por que podemos chegar a essa conclusão? Em Jó 17:16 também falamos sobre “pó”, e ali é usado como sinônimo de “a Sepultura”. Isto nos diz que Daniel 12:2 fala de uma ressurreição literal que ocorrerá quando os últimos dias terminarem e após a batalha do Armagedom.

Em que sentido alguns serão ressuscitados “para a vida eterna”? E por que esta é “uma ressurreição melhor”?

Agora, o que Daniel 12:2 quer dizer quando diz que alguns serão ressuscitados “para a vida eterna”? Significa que aqueles que forem ressuscitados e conhecerem, ou continuarem a conhecer, e obedecerem a Jeová e Jesus durante os 1.000 anos, no final receberão a vida eterna (João 17:3). Esta será “uma ressurreição melhor” do que alguns humanos experimentaram no passado (Hb 11:35). Porque? Porque aqueles seres humanos imperfeitos morreram novamente.

Em que sentido alguns serão ressuscitados “para eterna humilhação e desprezo”?

Mas nem todos os ressuscitados aproveitarão o programa educacional de Jeová. A profecia de Daniel diz que alguns serão ressuscitados “para eterna humilhação e desprezo”. Por causa da sua atitude rebelde, os seus nomes não estarão no livro da vida e eles não receberão a vida eterna. Eles sofrerão “desprezo eterno” ou destruição. Portanto, Daniel 12:2 está falando sobre o resultado final para todas as pessoas ressuscitadas, com base no que farão após a ressurreição (Apocalipse 20:12). Alguns obterão a vida eterna, outros não.

De acordo com Daniel 12:3, o que mais acontecerá depois da grande tribulação? e Quem “brilhará tanto quanto o céu”?

(Leia Daniel 12:3). O que mais acontecerá depois do “tempo de angústia”, que está próximo? Além do que vimos em Daniel 12:2, o versículo 3 menciona outra coisa que acontecerá após a grande tribulação.

Quem são aqueles que “brilham tanto quanto o céu”? As palavras de Jesus encontradas em Mateus 13:43 nos ajudam a saber disso. Ele disse: “Naquele tempo, os justos brilharão no Reino de seu Pai tão brilhante quanto o sol”. Quando ele disse essas palavras, Jesus estava falando dos “filhos do Reino”, isto é, seus irmãos ungidos, que governarão com ele no Reino celestial (Mateus 13:38). Portanto, Daniel 12:3 deve referir-se aos ungidos e à obra que farão durante o Reinado Milenar.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários