TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 27 de outubro de 2024, continuem a encorajar-se e a edificar-se mutuamente (1 Tes. 5:11).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 27 de outubro de 2024,  continuem a encorajar-se e a edificar-se mutuamente (1 Tes. 5:11).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Domingo, 27 de outubro de 2024

Continuem a encorajar uns aos outros e a edificar uns aos outros (1 Tes. 5:11).

Com o passar do tempo, o trabalhador da construção civil se torna mais qualificado. Nós também podemos tornar-nos mais eficientes na obra de edificar outros. Fortaleçamos nossos irmãos para que possam suportar provações, contando-lhes sobre o exemplo de perseverança de outros servos de Jeová (Heb. 11:32-35; 12:1). Promovamos a paz dizendo as coisas boas que vemos nos outros, protegendo-a quando estiver em perigo e restaurando-a quando surgirem divergências (Efésios 4:3). E continuemos a edificar a fé dos nossos irmãos, falando-lhes sobre importantes verdades bíblicas, dando-lhes ajuda prática e apoiando aqueles que são espiritualmente fracos. Podemos nos sentir satisfeitos e felizes quando colaboramos com a edificação espiritual dos nossos irmãos. Ao contrário de um edifício, que se deteriora com o tempo, os resultados do nosso trabalho podem durar para sempre. w22.08 22 par. 6; 25 parágrafos. 17, 18.

Quais são algumas das dificuldades que nossos irmãos enfrentam?

Também edificamos nossos irmãos quando fortalecemos sua fé em Jeová. Alguns têm de suportar o ridículo de parentes que não são Testemunhas de Jeová ou de colegas de trabalho ou de escola. Outros estão muito doentes ou lidando com sentimentos feridos. E outros talvez já tenham sido batizados há muitos anos e ainda estejam esperando o fim chegar. Todas estas situações podem testar a fé de um cristão. Os membros da congregação do primeiro século passaram por dificuldades semelhantes. O que Paulo fez para fortalecê-los?

Como Paulo ajudou aqueles que foram ridicularizados por serem cristãos?

Paulo usou as Escrituras para edificar a fé de seus irmãos. Por exemplo, os cristãos judeus podem não saber como responder quando os seus familiares lhes disseram que o judaísmo estava acima do cristianismo. A carta que Paulo escreveu aos hebreus certamente os fortaleceu grandemente (Hb 1:5, 6; 2:2, 3; 9:24, 25). Esses cristãos poderiam usar o poderoso raciocínio de Paulo para deixar sem argumentos aqueles que os criticavam. E nós? Como podemos ajudar os irmãos que sofrem com o ridículo dos outros? Ensinando-os a usar bem nossas publicações para defender suas crenças. Por exemplo, com os panfletos A Vida é a Obra de um Criador? e A Origem da Vida. Com cinco questões dignas de análise, podemos ajudar os jovens a encontrar argumentos para explicar porque acreditam que a vida foi criada.

O que Paulo fez mesmo estando muito ocupado pregando e ensinando?

Paulo encorajou seus irmãos a demonstrarem amor fazendo “boas obras” (Hb 10:24). Ele não apenas os ajudou com suas palavras, mas também com suas ações. Por exemplo, quando os cristãos da Judéia passaram por um período de fome, Paulo foi um dos encarregados de levar-lhes ajuda (Atos 11:27-30). Na verdade, embora estivesse muito ocupado pregando e ensinando, ele estava sempre procurando maneiras de ajudar os cristãos pobres (Gálatas 2:10). Dessa forma, ele fortaleceu a confiança dos irmãos em que Jeová cuidaria deles. Hoje, nós também edificamos a fé dos nossos irmãos quando usamos o nosso tempo, energia e competências em esforços de socorro e quando doamos regularmente para o trabalho global. Dessas e de outras maneiras, ajudamos os irmãos a confiar que Jeová nunca os abandonará.

Como devemos tratar aqueles que se tornaram espiritualmente fracos?

Paulo não considerava perdidos aqueles que se tornaram espiritualmente fracos. Ele mostrou-lhes compaixão e falou-lhes de uma forma positiva e amorosa (Hb 6:9; 10:39). Por exemplo, na sua Carta aos Hebreus, ele falou muitas vezes de “nós”, e não de “vós”, para indicar que também tinha de aplicar o conselho que deu (Hb 2:1, 3). Assim como Paulo, não consideramos perdidos aqueles que se tornaram espiritualmente fracos. Pelo contrário, mostramos-lhes o nosso interesse em edificá-los e assim confirmar o nosso amor. Lembremos que as palavras que dizemos são importantes, mas também o são a ternura e o carinho com que falamos.

Paulo confirmou aos seus irmãos que Jeová não havia esquecido as boas obras deles (Hb 10:32-34). Podemos fazer algo semelhante quando tentamos ajudar um irmão que ficou espiritualmente fraco. Podemos pedir-lhe que nos conte como aprendeu a verdade ou que o ajude a lembrar-se de ocasiões em que viu a mão de Jeová. Aproveitemos estas oportunidades para assegurar-lhe que Jeová não se esqueceu do seu amor passado e que não o abandonará no futuro. — Heb. 6:10; Essas conversas podem estimular em nossos queridos irmãos o desejo de continuar servindo a Jeová.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários