TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 19 de outubro de 2024, Estamos cansados ​​da zombaria daqueles que confiam em si mesmos (Sl. 123:4).

TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 19 de outubro de 2024,  Estamos cansados ​​da zombaria daqueles que confiam em si mesmos (Sl. 123:4).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sábado, 19 de outubro de 2024

Estamos cansados ​​da zombaria daqueles que confiam em si mesmos (Sl 123:4).

A Bíblia advertiu que nos últimos dias haveria muitos escarnecedores (2Pe 3:3, 4). Deixam-se levar pelos “seus próprios desejos irreverentes” (Judas 7, 17, 18). O que podemos fazer para evitar cair no erro dos escarnecedores? Por exemplo, não interagir com quem reclama de tudo (Sl 1:1). Isto significa que não ouvimos nem lemos nada que venha de apóstatas. Se não tomarmos cuidado, poderemos facilmente desenvolver um espírito crítico e começar a duvidar de Jeová e das instruções que recebemos por meio de sua organização. Para não cairmos nisso, perguntemo-nos: “Tenho o hábito de dizer algo negativo sempre que recebemos novas explicações ou instruções? Tenho tendência a procurar defeitos nos irmãos que nos lideram?” Se corrigirmos rapidamente essas tendências, Jeová ficará satisfeito conosco. — Pro. 3:34, 35. w22.10 20 par. 9, 10

Como encaram os “tolos” os padrões de moral de Jeová?

A terceira classe de pessoas que rejeitam a sabedoria são os “tolos”. Eles são chamados assim porque se recusam a viver de acordo com as leis morais de Deus. Eles fazem o que acham que é certo (Pv 12:15). Eles rejeitam a Jeová, a fonte da sabedoria (Sl 53:1). Quando os encontramos na pregação, muitas vezes criticam-nos duramente por respeitarmos os padrões bíblicos, mas não têm nada melhor para oferecer. A Bíblia diz: “A verdadeira sabedoria está além do alcance do tolo; ele não tem nada a dizer na porta da cidade” (Pv 24:7). Os tolos não têm nada verdadeiramente sábio a dizer. Não é de admirar que Jeová nos avise: “Afaste-se do homem tolo” (Pv 14:7).

O que nos ajudará a não sermos tolos?

Ao contrário daqueles que odeiam os conselhos de Deus, aprendemos a amar a sua maneira de pensar e todas as suas leis. Podemos fortalecer esse amor comparando os resultados da obediência com os da desobediência. Vejamos, por um lado, todos os problemas que procuram aqueles que cometem a tolice de rejeitar o sábio conselho de Jeová. E, por outro lado, pensemos que a nossa vida é melhor se obedecermos a Deus (Sl 32:8, 10).

Será que Jeová nos obriga a seguir o seu sábio conselho?

Jeová oferece sabedoria a todos, mas não obriga ninguém a aceitá-la. É claro que isso explica o que acontecerá com aqueles que não prestam atenção à sua sabedoria (Pv 1:29-32). Aqueles que decidirem desobedecer a Jeová “suportarão as consequências do seu comportamento”. Com o tempo, o seu modo de vida só lhes trará angústia e problemas e, em última análise, destruição. Por outro lado, aqueles que ouvem o sábio conselho de Jeová e o aplicam recebem esta promessa: “Quem me escuta viverá em segurança, o medo da calamidade não lhe roubará a paz” (Pro. 1:33).

O que aprendemos em Provérbios 4:23?

Viver de acordo com a sabedoria de Deus sempre nos beneficia. Como vimos, Jeová disponibiliza seu sábio conselho a todos nós. Por exemplo, nas páginas do livro de Provérbios, ele nos dá conselhos que são válidos em todos os tempos e que melhoram a nossa vida se os aplicarmos. Vamos examinar apenas quatro desses conselhos sábios.

Vamos proteger nosso coração simbólico. A  Bíblia diz: “Mais do que qualquer outra coisa, proteja o seu coração, pois dele brotam as fontes da vida” (Provérbios 4:23). Vamos pensar no que é necessário para cuidar literalmente do nosso coração. Devemos comer alimentos saudáveis, fazer exercícios suficientes e evitar maus hábitos. Devemos fazer algo semelhante para cuidar do nosso coração simbólico. Devemos nos alimentar todos os dias da Palavra de Deus. Também precisamos nos preparar, assistir e participar nas reuniões cristãs. Além disso, continuamos ativos no ministério. E evitamos os maus hábitos por nos mantermos afastados de qualquer coisa que possa contaminar a nossa mente, como entretenimento imoral e más companhias.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários