TEXTO DIÁRIO, Hoje, quinta-feira, 17 de outubro de 2024, apagarei do meu livro qualquer pessoa que tenha pecado contra mim (Êxodo 32:33)

TEXTO DIÁRIO, Hoje, quinta-feira, 17 de outubro de 2024,  apagarei do meu livro qualquer pessoa que tenha pecado contra mim (Êxodo 32:33).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Riscarei do meu livro todo aquele que pecou contra mim (Êxodo 32:33).

Os nomes que estão escritos no livro da vida podem ser apagados, como se Jeová os tivesse escrito a lápis por enquanto (Ap 3:5). Temos de garantir que o nosso nome permaneça no livro até que Jeová o escreva permanentemente, como se estivesse a tinta. Um grupo de pessoas que têm seus nomes escritos no livro da vida são aqueles que foram selecionados para reinar com Cristo no céu. De acordo com o que o apóstolo Paulo disse aos seus colaboradores em Filipos, os nomes dos cristãos ungidos – isto é, aqueles que foram convidados a governar com Cristo – já estão no livro da vida (Fp 4:3). Mas, para que seus nomes não sejam apagados deste livro simbólico, eles deverão permanecer fiéis. E, quando receberem o selo final, seja antes de sua morte ou antes do início da grande tribulação, seus nomes serão permanentemente escritos no livro (Apocalipse 7:3). w22.09 15 par. 3, 5, 6.

Como Apocalipse 7:16, 17 nos ajuda a saber quando a grande multidão de outras ovelhas terá seus nomes permanentemente escritos no livro da vida?

O segundo grupo é formado pela grande multidão de outras ovelhas. Seus nomes estão agora escritos no livro da vida? Sim. Eles ainda estarão lá depois de sobreviverem ao Armagedom? Sim (Apocalipse 7:14). Jesus disse que essas pessoas, que são como ovelhas, “irão para a vida eterna” (Mateus 25:46). Mas aqueles que sobreviverem ao Armagedom não receberão imediatamente a vida eterna. Seus nomes serão escritos a lápis no livro da vida, por assim dizer. Durante o Reinado Milenar, Jesus “os pastoreará e os guiará a fontes de águas vivas”. Aqueles que seguem a orientação de Cristo e são considerados fiéis a Jeová terão seus nomes permanentemente escritos no livro da vida (Leia Apocalipse 7:16, 17).

Quem não tem o nome escrito no livro da vida e o que acontecerá com ele?

O terceiro grupo é formado pelos bodes, que serão destruídos no Armagedom. Seus nomes não estão no livro da vida. Jesus disse que eles “irão para a destruição eterna” (Mateus 25:46). E Paulo disse por inspiração que essas pessoas “sofrerão o castigo judicial da destruição eterna” (2 Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 2:9). O mesmo pode ser dito de pessoas ao longo da história que pecaram propositalmente contra o espírito santo. Eles também recebem a destruição eterna, não a vida eterna. É claro que eles não serão ressuscitados (Mateus 12:32; Marcos 3:28, 29; Hebreus 6:4-6). A seguir analisaremos detalhadamente dois grupos que serão ressuscitados na Terra.

Quais são os dois grupos que serão ressuscitados na Terra e o que os torna diferentes? (Atos 24:15).

A Bíblia fala de dois grupos de pessoas que serão ressuscitadas e terão a oportunidade de viver para sempre na Terra: os “justos” e os “injustos” (leia Atos 24:15). Os “justos” são aqueles que serviram fielmente a Jeová durante a vida. E os “injustos” são as pessoas que não serviram a Jeová antes de morrerem. Além disso, na maioria dos casos, a conduta deles estava muito distante dos padrões justos de Deus. Visto que esses dois grupos serão ressuscitados, isso significa que seus nomes estão escritos no livro da vida? Para responder a esta pergunta, vamos discutir mais detalhes desses dois grupos separadamente.

Por que serão os “justos” ressuscitados, e que honra terão alguns deles? (Veja também nesta revista o artigo da seção “Perguntas dos leitores” que fala sobre a ressurreição na Terra).

O quarto grupo é o dos “justos”. Antes de morrerem já tinham seus nomes escritos no livro da vida. Seus nomes foram apagados quando morreram? Não, porque ainda estão vivos na memória de Jeová. “Ele não é Deus dos mortos, mas dos vivos, porque para ele todos estão vivos” (Lucas 20:38). Isso significa que quando os justos voltarem a viver na Terra, os seus nomes serão escritos no livro da vida. Claro, primeiro a lápis, por assim dizer (Lucas 14:14). Sem dúvida, alguns dos ressuscitados terão a honra de ser “príncipes em toda a terra” (Sl 45:16).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário