TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 30 de outubro de 2024, Escreva num livro todas as palavras que eu lhe digo (Jr 30:2).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 30 de outubro de 2024,  Escreva num livro todas as palavras que eu lhe digo (Jr 30:2).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Escreva num livro todas as palavras que eu lhe digo (Jeremias 30:2).

Quão gratos somos a Jeová por nos dar a Bíblia! Nele, ele nos dá conselhos sábios que podem nos ajudar a saber o que fazer quando tivermos problemas. Também nos dá uma esperança maravilhosa para o futuro. E, mais importante, nos mostra como é sua personalidade. Meditar nas preciosas qualidades de Jeová nos emociona profundamente. Isso nos faz querer nos aproximar dele e ser seus amigos (Sl 25:14). Jeová quer que as pessoas o conheçam. No passado, ele usou sonhos, visões e até mesmo anjos para nos dar informações sobre si mesmo (Números 12:6; Atos 10:3, 4). Mas, se tudo isso não tivesse sido escrito, não poderíamos estudá-lo. Por este motivo, Jeová ordenou a alguns homens que escrevessem “num livro” o que ele queria que soubéssemos. Podemos ter certeza de que ele transmitiu essas informações valiosas da melhor maneira, pois “o caminho do verdadeiro Deus é perfeito” (Salmo 18:30). w23.02 2 par. 1, 2.

O que Jeová fez para que a Bíblia fosse preservada até hoje? (Isaías 40:8).

(Leia Isaías 40:8). Durante milhares de anos, a Palavra de Deus tem sido um excelente guia para os seus servos. Mas como isso pode ser possível? Afinal, a Bíblia foi escrita há muito tempo em materiais que se deterioram facilmente. E, até onde se sabe, não existe documento original. Contudo, Jeová garantiu que fossem feitas cópias do texto sagrado. Os copistas eram imperfeitos, mas muito cuidadosos. De fato, falando das Escrituras Hebraicas, certo especialista disse: “Pode-se dizer com segurança que nenhuma outra obra da antiguidade foi transmitida com tanta exatidão.” Embora tenha sido escrita há muito tempo por homens imperfeitos e em materiais que se deterioram facilmente, é evidente que o que lemos hoje na Bíblia transmite os pensamentos de seu autor, Jeová.

Qual é a prova de que a Bíblia reflete a sabedoria de Deus?

Jeová sabe que precisamos do seu conselho sábio. É por isso que ele nos deu a Bíblia, que está repleta de sua sabedoria. Seu conselho tem um efeito muito positivo nas pessoas. Na verdade, a Bíblia pode mudar a vida das pessoas. Quando Moisés escreveu os primeiros livros da Bíblia, ele disse ao povo de Deus, os israelitas: “Estas palavras não são vãs para vocês, mas significam a sua vida” (Deuteronômio 32:47). Aqueles que obedecessem ao que as Escrituras diziam seriam felizes e bem-sucedidos (Sl 1:2, 3). Embora a Bíblia tenha sido escrita há muito tempo, ela ainda tem o poder de mudar a vida das pessoas. Por exemplo, na série de artigos “A Bíblia mudou suas vidas” do jw.org, você encontrará mais de 50 biografias de pessoas que conseguiram fazer grandes mudanças e melhorar suas vidas seguindo os conselhos da Bíblia (1 Tess. 2:13).

Por que dizemos que não existe livro como a Bíblia?

Não existe livro como a Bíblia. Porque? Porque o seu autor, Jeová, é Todo-poderoso, ele é eterno e a sua sabedoria é incomparável. Existem muitos livros que continuam a ser lidos mesmo após a morte do autor. No entanto, os seus conselhos muitas vezes deixam de ser úteis. Por outro lado, o sábio conselho da Bíblia nunca perde valor; Eles ajudaram pessoas de todos os tempos. Quando lemos este livro sagrado e meditamos nos seus conselhos, o seu autor usa o seu poderoso espírito santo para nos ajudar a colocá-lo em prática (Sl 119:27; Mal. 3:16; Hb 4:12). Pense nisso, o autor da Bíblia deseja ajudá-lo de todo o coração. Isso não o incentiva a adquirir o hábito de ler a Bíblia?

Como a Bíblia uniu o povo de Deus no passado?

Há outra coisa que demonstra de forma impressionante que a Bíblia contém a sabedoria de Deus, e é que ela ajuda o seu povo a permanecer unido. Quando os israelitas entraram na Terra Prometida, estabeleceram-se em lugares diferentes. Alguns tornaram-se pescadores, outros pecuaristas e outros agricultores. Assim, os israelitas que viviam numa parte do país poderiam facilmente ter-se esquecido dos que viviam noutra. Mas Jeová fez com que todos se reunissem regularmente para ouvir a sua Palavra e aprender mais. — Nee. 31:10-13; Imagine como um israelita leal deve se sentir ao chegar a Jerusalém e encontrar talvez milhões de israelitas vindos de todo o país para adorar a Jeová. Dessa forma, Jeová os ajudou a permanecerem juntos. Mais tarde, no primeiro século, nasceu a congregação cristã. Era constituída por homens e mulheres com antecedentes sociais e económicos diferentes e que falavam línguas diferentes. Mas, visto que todos amavam as Escrituras, serviam a Jeová unidos. Na verdade, aqueles que se juntaram à congregação cristã conseguiram compreender a Palavra de Deus porque outros cristãos a explicaram a eles e à medida que se reuniam (Atos 2:42; 8:30, 31).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários