TEXTO DIÁRIO, Hoje, quarta-feira, 2 de outubro de 2024, Jeová é meu ajudador. Não terei medo (Hb 13:6).

TEXTO DIÁRIO, Hoje, quarta-feira, 2 de outubro de 2024,  Jeová é meu ajudador. Não terei medo (Hb 13:6).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Jeová é meu ajudador. Não terei medo (Hb 13:6).

A palavra traduzida como “ajudador” neste versículo refere-se a uma pessoa que corre em auxílio de alguém que pede ajuda. Vamos imaginar Jeová correndo para salvar alguém que está passando por uma situação angustiante. Sem dúvida, esta descrição mostra que Jeová não só está disposto a ajudar-nos, mas deseja fazê-lo de todo o coração. Com Jeová ao nosso lado, podemos suportar provações e ao mesmo tempo ser felizes. De que maneiras Jeová nos ajuda? No livro de Isaías encontramos a resposta. Muitas das profecias que Isaías escreveu por inspiração têm um significado especial para os servos de Deus hoje. Além disso, Isaías muitas vezes descreve Jeová usando palavras fáceis de entender. Por exemplo, no capítulo 30 ele usa belas comparações para descrever como Jeová ajuda seu povo. Diz que Jeová 1) ouve atentamente e responde às nossas orações, 2) nos guia e 3) nos abençoa agora e no futuro. w22.11 8 par. 23

O que disse Jeová sobre os judeus do tempo de Isaías, e o que permitiu que acontecesse com eles? b) Que esperança deu Jeová aos judeus fiéis? (Isaías 30:18, 19).

No início do capítulo 30 de Isaías, Jeová chamou os judeus de “filhos teimosos” e disse que eles acrescentavam “mais pecado a pecado”. E então ele disse: “Eles são um povo rebelde, […] não querem ouvir a lei do Senhor” (Is. 30:1, 9). Por causa da desobediência deles, Isaías predisse que Jeová permitiria que uma terrível calamidade lhes acontecesse. — Is 30:5, 17; E assim aconteceu, porque os babilônios os levaram para o exílio. Mas havia também alguns judeus fiéis, e o profeta Isaías tinha uma mensagem de esperança para eles: Um dia Jeová lhes concederia favor novamente (Leia Isaías 30:18, 19.) E essas palavras foram cumpridas. Jeová os livrou de Babilônia, mas não foi imediatamente. A frase “Jeová espera pacientemente para lhes mostrar favor” implicava que algum tempo teria de passar antes que os judeus fiéis fossem libertados. De fato, passaram-se 70 anos até que Jeová permitisse que alguns judeus voltassem a Jerusalém. — Is 10:21; Quando regressaram à sua terra, as lágrimas de tristeza que derramaram no exílio transformaram-se em lágrimas de alegria.

O que Isaías 30:19 nos garante?

Hoje, também somos muito encorajados por estas palavras: “Quando você clamar por socorro, ele certamente lhe mostrará favor” (Is. 30:19). Isaías nos garante que Jeová ouvirá atentamente as nossas orações e responderá rapidamente. O profeta acrescenta: “Ele te responderá assim que te ouvir”. Estas palavras reconfortantes lembram-nos que o nosso Pai não só está disposto a ajudar aqueles que lhe pedem ajuda, mas deseja fazê-lo de todo o coração. Não significa que manter isso em mente nos permite perseverar com alegria?

Como as palavras de Isaías indicam que Jeová ouvia as orações de cada um de seus servos?

Este versículo também confirma que Jeová ouve com interesse as orações de cada um de nós. Por que dizemos isso? Na primeira parte do capítulo 30 de Isaías, Jeová fala de “você”, no plural, porque está falando ao seu povo como um todo. Mas no versículo 19 ele fala de “você”, no singular, porque está falando com seus servos individualmente. Isaías diz: “certamente não chorarás mais”, “ele certamente te mostrará favor”, “ele te responderá”. Visto que Jeová é um Pai amoroso, quando um de seus filhos fica desanimado, ele não diz: “Tens de ser forte como o teu irmão.” Em vez disso, Ele cuida de cada um de nós e atende pessoalmente às nossas orações (Sl 116:1; Is 57:15).

Como Isaías e Jesus mostram a importância de orar insistentemente?

Quando oramos ao nosso Deus sobre algo que nos preocupa, a primeira coisa que ele pode fazer é nos dar forças para suportar a situação. E, se a provação não passar tão rapidamente quanto gostaríamos, talvez tenhamos que pedir a Ele muitas vezes que nos dê forças para perseverar. Na verdade, é isso que ele mesmo nos encoraja a fazer. Esta é a mensagem transmitida por estas palavras de Isaías: “Não lhe dês descanso”, isto é, a Jeová (Is. 62:7). O que isto significa? Que as nossas orações têm de ser tão insistentes que, por assim dizer, não deixemos Jeová descansar. Isso nos lembra algo que Jesus disse sobre a oração, que lemos em Lucas 11:8-10, 13. Usando diversas comparações, ele nos incentivou a orar “com insistência e destemor” e a continuar a pedir espírito santo. Também podemos pedir a Jeová que nos guie na tomada de boas decisões.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário