O Estudo da Sentinela, “Artigo 32”, Semana 14 a 20 de outubro de 2024, Jeová quer que todos se arrependam, Respostas.

O Estudo da Sentinela, “Artigo 32”, 14-20 de outubro de 2024, Jeová quer que todos se arrependam, Respostas.

“Jeová […] não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Ped. 3:9).

1. O que faz a pessoa que está arrependida?

O arrependimento bíblico vai além do simples remorso, envolve uma mudança de atitude e comportamento. Segundo o glossário, é uma atitude acompanhada de arrependimento sincero por ter agido mal ou por não ter feito algo. 

Jesus em Mateus 3:8 enfatiza que esse arrependimento deve ter frutos tangíveis, o que significa que a pessoa arrependida deve mostrar pelas suas ações que mudou. Além disso, 2 Pedro 3:9 mostra o desejo de Jeová de que todos alcancem o objetivo, destacando sua paciência e a oportunidade que ele dá a todos de mudar.

2. Por que todos os seres humanos precisam aprender sobre o arrependimento? (Neemias 8:9-11).

O arrependimento é um ensinamento fundamental para todos os seres humanos. Romanos 5:12 nos lembra que vivemos com as consequências do pecado herdado de Adão e Eva, nenhum de nós é perfeito e todos pecamos. 

Esta realidade afecta até mesmo aqueles que têm uma fé firme, como o apóstolo Paulo, que escreveu em Romanos 7:21-24 sobre a sua luta constante contra o pecado, mas Jeová não quer que vivamos com uma culpa avassaladora. Portanto, embora sejamos pecadores, podemos ter plena confiança de que Jeová, na sua infinita misericórdia, nos perdoará se nos arrependermos sinceramente. A Bíblia nos ensina que esse processo não apenas nos reconcilia com Deus, mas também nos traz verdadeira felicidade e paz de espírito.

3. O que veremos neste artigo?

O arrependimento tem sido um tema repetido em toda a Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Ao longo da história, Jeová tem mostrado ao seu povo a importância de corrigir o proceder e de viver de acordo com as suas leis. Isto sublinha o desejo constante de Deus de que todos se arrependam e recebam o Seu Perdão. 

Portanto, neste artigo veremos o arrependimento de várias perspectivas, em primeiro lugar examinaremos como Jeová educou a nação de Israel sobre a importância do arrependimento, em segundo lugar o artigo focará em como Jeová ajudou várias pessoas a se arrependerem. E, finalmente, o artigo investiga os ensinamentos de Jesus sobre o arrependimento.

O QUE JEOVÁ ENSINOU A ISRAEL SOBRE ARREPENDIMENTO

4. O que Jeová ensinou a Israel sobre o arrependimento?

Jeová ensinou ao povo de Israel que o arrependimento era fundamental para manter o relacionamento com ele. 

Em Deuteronômio 30:11,16, vemos que ele fez um pacto com eles e lhes prometeu proteção e bênçãos desde que obedecessem às suas leis. Essas leis não eram impossíveis de cumprir, mas se os israelitas se revelassem especialmente adorando outros deuses. , perderiam a aprovação de Jeová e sofreriam as consequências, mas isto não significava que não houvesse forma de recuperar a aprovação de Jeová. 

Em Deuteronômio 30:1-3 lemos que, se fossem sinceros, Jeová estaria disposto a trazê-los de volta e abençoá-los novamente.

5. Como Jeová demonstrou que não havia desistido do seu povo? (2 Reis 17:13, 14).

O povo de Israel rebelou-se constantemente contra Jeová, cometendo atos como idolatria e outras abominações. Apesar disso, Jeová mostrou sua infinita paciência e misericórdia por não considerá-los uma causa perdida.

Em 2 Reis 17:13,14, vemos que Jeová enviou repetidamente profetas para alertá-los e motivá-los a arrepender-se. Esses profetas lembraram-lhes que, para recuperarem a aprovação divina, deveriam abandonar as suas práticas malignas e seguir as leis de Jeová, mas os israelitas endureceram. seus corações e não ouviram. 

No entanto, o facto de Jeová não os ter abandonado demonstra imediatamente o seu desejo de que o seu povo se arrependesse e voltasse para ele. Este amor de Jeová demonstra o seu carácter misericordioso que, mesmo quando confrontado com a desobediência, ele continua a proporcionar oportunidades de arrependimento.

6. Como Jeová usou os profetas para ensinar ao seu povo a importância do arrependimento? (Veja também a imagem).

Jeová usou profetas como mensageiros para alertar e corrigir seu povo, instando-os a se arrepender e a voltar para ele. Por meio de profetas como Jeremias, Joel, Isaías e Ezequiel, Jeová expressou seu desejo de que seu povo abandonasse seus maus caminhos e se reconciliasse com ele. 

Estas advertências mostram que Jeová, em vez de esperar passivamente, ofereceu ativamente ajuda e oportunidades para as pessoas se arrependerem, o seu desejo sempre foi que as pessoas vivessem, o que demonstra o seu amor e misericórdia. Portanto, o papel dos profetas foi o de luz orientadora para aqueles que estavam em trevas espirituais, outro exemplo do amor incondicional de Jeová pelo seu povo.

ILUSTRAÇÃO

Imagens dos profetas que Jeová enviou para corrigir o seu povo: 1. Joel: por volta de 820 AC. e. c. 2. Oséias: depois de 745 AC. e. c. 3. Isaías: depois de 732 AC. e. c. 4. Ezequiel: por volta de 591 AC. e. c. 5. Jeremias: 580 AC. e. c. Jeová usou muitos profetas para ajudar seu povo a se arrepender dos pecados. (Ver parágrafos 6 e 7).

7. O que Jeová ensinou ao seu povo por meio do exemplo de Oséias e sua esposa?

A história de Oséias e Gômer oferece uma lição poderosa sobre o amor e a misericórdia de Jeová. Se Gômer traísse Oséias ao cometer adultério em uma situação ruim, muitos teriam considerado esse relacionamento irrecuperável. Contudo, Jeová, que sonda os corações, instruiu Oséias a tomar a iniciativa de perdoá-la por meio desta ordem. Jeová demonstrou que, embora seu povo continuasse a cometer pecados graves, ele não os abandonou.

Oséias 3:1 mostra que o amor de Jeová por Israel é tão profundo que, embora eles seguissem deuses falsos, ele não deixou de amá-los nem de enviar-lhes avisos. Esta ação simbólica reforça que Jeová não desiste daqueles que pecam, mas antes os procura e lhes oferece oportunidades de arrependimento.

COMO JEOVÁ AJUDA OS PECADORES A ARREPENDER-SE

8. O que Jeová fez para ajudar Caim a se arrepender? (Gênesis 4:3-7; veja também a imagem).

Quando Caim ofereceu um sacrifício que não foi aceito por Jeová. Em vez de corrigir sua atitude, ele ficou cheio de raiva e decepção. Embora suas ações não fossem corretas, Jeová não o rejeitou imediatamente, mas, em vez disso, tentou ajudá-lo a ver a necessidade de se arrepender. 

Em Gênesis 4:3-7, Jeová deu a Caim um aviso valioso, dizendo-lhe que o pecado estava à espreita à porta, mas que ele tinha a capacidade de dominá-los e corrigir seu comportamento. Isto mostra o desejo de Jeová de ajudar as pessoas a arrependerem-se antes que os seus erros tenham consequências graves.

Jeová lembrou a Caim que a aprovação divina não era algo inatingível; ele simplesmente exigia que ele mudasse de atitude e tomasse decisões corretas. Embora Caim não tenha acatado o aviso de Jeová e matado Abel, Jeová, na sua infinita paciência e amor, continua a oferecer avisos e oportunidades para os pecadores corrigirem os seus caminhos.

ILUSTRAÇÃO

Caim com uma clava na mão está a caminho para matar Abel. Ele se vira para ouvir a voz de Jeová, falando com ele desde o céu. Jeová raciocinou com Caim de modo amoroso. Ele assegurou-lhe que poderia recuperar a sua aprovação e alertou-o sobre o perigo da sua má conduta. (Ver parágrafo 8).

9. Como Jeová ajudou Davi a se arrepender?

Jeová demonstrou grande compaixão e misericórdia, intervindo na vida de Davi para ajudá-lo a se arrepender, embora Davi tivesse cometido pecados muito graves, como o adultério com Bate-zeba e o assassinato do marido dela, Urias. Jeová não a deu por perdida. Segundo a lei de Moisés, esses pecados eram puníveis com a morte, mas, em vez de deixar Davi sofrer as consequências imediatas das suas ações, Jeová, na sua bondade, enviou o profeta Natã. 

Natã usou a ilustração do homem rico e do homem pobre, e naquele momento Davi mostrou arrependimento genuíno expresso claramente no Salmo 51, onde reconhece seu erro e pede a purificação de Jeová, o fato de que Jeová tomará a iniciativa de ajudar Davi, mesmo antes de mostrar sinais de arrependimento, enfatiza seu profundo amor e desejo de que todos os seus servos se arrependam e restaurem seu relacionamento com ele.

10. Como você se sente sabendo que Jeová é paciente conosco e nos perdoa?

Embora Jeová odeie o pecado, é extremamente consolador saber que ele é paciente conosco e nos perdoa. 

No Salmo 5:4,5, vemos que Jeová não tolera o pecado, mas entende a nossa natureza pecaminosa devido à imperfeição herdada de Adão, sua paciência e disposição em nos ajudar a nos arrepender, mesmo quando cometemos erros graves demonstram seu infinito amor e misericórdia, isso reforça o fato de que ninguém está fora do alcance do seu amor, o que nos encoraja a buscar sempre o seu perdão, por mais graves que sejam os nossos erros.

O QUE OS SEGUIDORES DE JESUS ​​APRENDERAM SOBRE O ARREPENDIMENTO

11, 12. Que parábola Jesus contou para mostrar que seu Pai está sempre disposto a perdoar? (Veja imagem).

Jesus demonstrou isso contando a parábola do filho perdido ou do filho pródigo. Nessa história, um jovem decide sair da casa do pai e levar uma vida desregrada, gastando toda a sua herança. Porém, depois de enfrentar dificuldades e pobreza, ele recobrou o juízo e decidiu voltar para casa. Quando o pai o viu, ficou profundamente comovido e correu ao seu encontro, não só o abraçou e beijou com ternura, mas o restaurou como filho.

Esta parábola ilustra lindamente a disposição de Jeová de perdoar e aceitar pecadores arrependidos, e também nos lembra que não importa o quanto uma pessoa se tenha desviado, ela sempre poderá voltar para Jeová.

ILUSTRAÇÃO

O filho perdido da parábola de Jesus se curva diante do pai, que corre para abraçá-lo. Na parábola de Jesus, o pai corre para abraçar o filho, que estava perdido, mas voltou para casa. (Ver parágrafos 11 e 12).

13, 14. O que o apóstolo Pedro aprendeu sobre o arrependimento, e o que ele ensinou sobre esse assunto? (Veja também a imagem).

O apóstolo Pedro testemunhou em primeira mão a compaixão de Jesus, especialmente em momentos críticos como quando negou o professor três vezes. Embora Pedro tenha caído no medo e na fraqueza humana, Jesus não o rejeitou. Depois da sua ressurreição, Jesus apareceu a Pedro para consolá-lo e confirmar o seu perdão. Este gesto demonstrou que o arrependimento sincero sempre abre a porta ao perdão.

Tendo aprendido esta lição, Pedro, no seu discurso aos judeus, falou-lhes com amor, convidando-os ao arrependimento por terem matado o Messias, mas assegurando-lhes que, ao fazê-lo, os seus pecados seriam completamente apagados. Pedro deixou claro que o arrependimento não é apenas um pedido de desculpas verbal, mas uma mudança completa de vida. Pedro mergulhou nesse conceito ao lembrar que Jeová é paciente porque deseja que todos se arrependam e vivam.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. O apóstolo Pedro chora inconsolavelmente. 2. O Jesus ressuscitado conforta Pedro. O apóstolo Pedro estava arrependido, então Jesus o perdoou e confirmou seu amor por ele. (Ver parágrafos 13 e 14).

15, 16. a) Como Paulo aprendeu o perdão? (1 Timóteo 1:12-15)

Saulo de Tarso, antes de se tornar o apóstolo Paulo, era um perseguidor implacável dos cristãos. Conforme narrado no livro de Atos, Saulo participou da perseguição aos Seguidores de Cristo, aprovando inclusive a morte de Estêvão. Apesar do seu comportamento violento, tanto Jeová como Jesus viram potencial em Saulo e Jesus chamou-o de instrumento escolhido.

Depois de se tornar apóstolo, Paulo refletia muitas vezes sobre a bondade e a misericórdia de Jeová para com ele. Em 1 Timóteo 1:12-15. Paulo expressa sua gratidão porque, embora fosse um blasfemador e perseguidor, Jeová o considerou digno de perdão e o usou para proclamar o evangelho.

Paulo entendeu que através da bondade e paciência de Deus, ele foi capaz de se arrepender e se tornar um servo leal. Isso o motivou a ensinar que o arrependimento sincero é sempre possível.

15,  16 ). b) O que veremos no próximo artigo?

O próximo artigo analisará como Paulo lidou com um grave caso de imoralidade sexual na congregação coríntia. 

Esta história nos ensinará lições importantes sobre como Jeová demonstra amor e disciplina, bem como a importância de ser misericordioso ao lidar com aqueles que se arrependem.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que Jeová ensinou aos israelitas sobre o arrependimento?

Jeová ensinou aos israelitas que, mesmo que se rebelassem e adorassem outros deuses, poderiam sempre arrepender-se e voltar para ele e, se o fizessem, ele os perdoaria e os abençoaria novamente.

Como Jeová ajudou os pecadores a se arrependerem?

Jeová ajudou pecadores enviando profetas para avisá-los e orientá-los ao arrependimento. Por exemplo, ele enviou o profeta Natã para ajudar o rei Davi a perceber seus pecados e a se arrepender sinceramente.

O que os seguidores de Jesus aprenderam sobre o arrependimento?

Os seguidores de Jesus aprenderam que o arrependimento implica uma mudança de vida e que Jeová está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem sinceramente, como Jesus demonstrou na parábola do filho pródigo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário