O Estudo da Sentinela, “Artigo 31”, Semana de 7 a 13 de outubro de 2024, O que Jeová fez para resgatar os seres humanos do pecado e da morte, Respostas.

O Estudo da Sentinela, “Artigo 31”, 7-13 de outubro de 2024, O que Jeová fez para resgatar os seres humanos do pecado e da morte, Respostas.


“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (JOÃO 3:16).

1, 2. a) O que é pecado e como podemos derrotá-lo? (Veja também “Grande Ideia”). 

O pecado pode ser entendido de duas maneiras, a primeira forma é a imperfeição herdada de Adão e a segunda forma são os erros ou transgressões que cometemos diariamente. Contudo, Jeová, no seu Imenso Amor, não nos deixou sem esperança. Por aproximadamente 6.000 anos ele tem fornecido ajuda para combater o pecado. 

Romanos 6:23 nos lembra que o salário pago pelo pecado é a morte, mas o dom que Deus oferece é a vida eterna. Este dom divino vem do sacrifício de Jesus Cristo que permitiu que o pecado fosse derrotado.

1, 2.  b) O que veremos neste artigo e nos outros artigos de estudo deste número de A Sentinela? (Veja também “Nota ao Leitor” nesta edição.)

Ao longo destes cinco estudos, serão abordados vários aspectos-chave do pecado e do arrependimento, e será visto como Jeová tem demonstrado misericórdia e apoio desde os tempos bíblicos até hoje para nos ajudar a superar as consequências do pecado.

Outros estudos analisarão como as congregações devem lidar com pecados graves e como demonstrar amor e misericórdia mesmo quando foi tomada a decisão de expulsar alguém que não se arrependeu.

O QUE JEOVÁ FEZ PARA NOS DAR ESPERANÇA AOS SERES HUMANOS?

3. Como Adão e Eva se tornaram pecadores?

Adão e Eva tornaram-se pecadores quando desobedeceram à ordem direta de Jeová de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Jeová lhes deu tudo o que precisavam para serem felizes, porém, Satanás os tentou e ofereceu-lhes a ideia de que poderiam viver independentemente de Deus. 

Em vez de confiarem no seu Criador, Adão e Eva sucumbiram à tentação, as consequências da sua desobediência foram imediatas e devastadoras, pois Jeová os havia avisado que eles começaram a envelhecer e finalmente morreram, este pecado não só os afetou, mas também impactou todos os seus. descendentes que levaram ao pecado e à morte para toda a humanidade.

4. Por que Jeová odeia o pecado e por que ele nos ajuda a lutar contra ele? (Romanos 8:20, 21).

Jeová odeia o pecado porque vai contra a sua essência e o seu propósito para a humanidade. Isaías 59:2 destaca que o pecado cria uma barreira entre nós e nosso pai celestial. Além disso, o pecado leva à morte, algo que Jeová nunca quis para a humanidade.

Satanás, por outro lado, promove o pecado porque sabe que ele pode prejudicar a nossa relação com Jeová. Após a queda de Adão e Eva, Jeová ofereceu imediatamente uma esperança de redenção aos seus descendentes.

Romanos 8:20,21 destaca que embora vivamos num mundo afetado pelo pecado, aqueles que buscam a ajuda de Jeová podem receber seu apoio para vencer o pecado e a morte. Jeová não apenas odeia o pecado, mas também nos deu os meios. para lutar contra isso.

5. Quando e como Jeová deu aos humanos um raio de esperança? (Gênesis 3:15).

Gênesis 3:15, é conhecida como a primeira profecia bíblica e contém uma mensagem de Esperança para a humanidade, depois que Adão e Eva pecaram, Jeová em sua sentença contra Satanás prometeu uma descendência que esmagaria Satanás e reverteria os efeitos de sua rebelião, isso. descendência é Jesus Cristo que veio para destruir as obras do diabo. 

Jeová sabia que o sofrimento de Jesus seria doloroso, mas também entendia que o sacrifício do seu filho seria o único meio de salvar milhões de pessoas do pecado e da morte. Portanto, Gênesis 3:15 não é apenas um anúncio da vitória final sobre Satanás, mas também uma promessa da restauração do relacionamento entre Deus e os humanos.

O QUE OS SERES HUMANOS FIZERAM NOS TEMPOS BÍBLICOS PARA AGRADAR A DEUS, APESAR DE SEREM IMPERFEITOS?

6. O que fizeram homens de fé como Abel e Noé para se achegarem a Jeová?

Abel e Noé chegaram mais perto de Jeová por mostrarem fé e devoção por meio de sacrifícios. Abel, o segundo filho de Adão e Eva. Ele ofereceu os primogênitos do seu rebanho a Jeová, um sacrifício que refletia seu amor e respeito por Deus.

Noé, que viveu séculos depois, também mostrou sua fé por oferecer sacrifícios a Jeová após o fim do dilúvio. Isto mostrou que mesmo depois do dilúvio Jeová ainda estava disposto a aceitar sacrifícios de pessoas que demonstrassem fé e obediência, estes sacrifícios eram símbolos da promessa de Jeová de salvar a humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo.

Romanos 3:25 explica que Deus aceitou esses sacrifícios sabendo que no futuro o sacrifício de Cristo permitiria a salvação da humanidade do pecado e da morte.

7. O que aprendemos com a disposição de Abraão em sacrificar seu filho?

O episódio de Abraão disposto a sacrificar Isaque destaca o extremo grau de fé e obediência que este homem tinha em Jeová. Apesar de parecer incompreensível o pedido para sacrificar Isaque, Abraão confiou em Jeová. 

Este relato é uma ilustração profética do sacrifício que o próprio Jeová faria ao enviar seu filho Jesus Cristo para morrer pelos pecados da humanidade, ao passo que Jeová interrompeu o sacrifício de Isaque e não fez o mesmo com seu próprio filho.

Abraão com sua disposição de obedecer a Deus em tudo nos ensinou uma lição de fé e confiança, enquanto Jeová nos mostrou o imenso amor que sente por nós ao dar seu filho para nossa salvação.

8. O que mostraram os sacrifícios feitos sob a Lei de Moisés? (Levítico 4:27-29; 17:11).

Os sacrifícios estabelecidos na lei de Moisés tinham como objetivo perdoar oralmente os pecados dos israelitas. O sangue derramado de animais serviu como um lembrete de que a vida é sagrada e que o pecado tem graves consequências. Porém, esses sacrifícios não podiam eliminar definitivamente o pecado, pois eram apenas provisórios até que chegasse o sacrifício perfeito. 

Porém, Jeová revelou que a descendência que seria o filho unigênito de Deus seria o sacrifício definitivo, Jesus como o cordeiro de Deus seria aquele que, através de sua morte, eliminaria permanentemente os pecados da humanidade.

O QUE JESUS ​​FEZ PARA RESGATAR A HUMANIDADE?

9. O que João Batista revelou? (Hebreus 9:22; 10:1-4, 12).

Quando João Batista proclamou que Jesus era o cordeiro de Deus, ele revelou uma das verdades mais importantes da Bíblia, que Jesus era o descendente prometido que esmagaria Satanás e eliminaria os efeitos do pecado.

João se baseava no entendimento de que segundo as escrituras o perdão dos pecados exigia um sacrifício algo que Hebreus 99:22 também reafirma, sob a lei mosaica o sacrifício de animais era um sistema temporário para cobrir os pecados dos israelitas, mas esses sacrifícios não poderia remover definitivamente o pecado. Contudo, quando Jesus ofereceu sua vida perfeita como sacrifício, sua morte não apenas cobriu temporariamente os pecados, mas os eliminou completamente.

10. Como Jesus demonstrou que veio chamar pecadores?

Jesus deixou claro que sua missão na Terra era ajudar os pecadores, aqueles que se sentiam sobrecarregados pelos seus erros e queriam se aproximar de Jeová. 

Em Mateus 9:1,13 Jesus explicou que assim como um médico cuida dos enfermos, ele veio para cuidar dos pecadores. Ele não apenas expressou esta mensagem em palavras, mas a sustentou com ações concretas, como a compaixão que sentiu pela mulher que chorava a seus pés e o encontro com a samaritana junto ao poço.

Além disso, Jesus também derrotou a consequência mais grave do pecado, a morte. Ao ressuscitar homens, mulheres e crianças, Jesus demonstrou que a sua missão não era apenas perdoar, mas também proporcionar Esperança para além da morte.

11. Por que os pecadores foram atraídos a Jesus?

Os pecadores foram atraídos a Jesus porque ele lhes ofereceu empatia, compaixão e uma chance real de redenção. Lucas 15:1,2 menciona que cobradores de impostos e pecadores se aproximavam constantemente de Jesus, o que era incomum, uma vez que pessoas consideradas impuras ou moralmente desprezíveis eram evitadas pelos fariseus e escribas. 

No entanto, Jesus aproximou-se deles com misericórdia através de suas palavras e ações. Jesus revelou que Jeová não quer punir os pecadores, mas sim ajudá-los a se arrepender e a vencer o pecado. Essa abordagem atraiu muitos que se sentiram valorizados e motivados para melhorar suas vidas.

12. O que Jesus ensinou sobre a sua própria morte?

Jesus, consciente do propósito da sua vida, ensinou repetidamente aos seus seguidores que a sua morte era inevitável e fundamental para a redenção da humanidade. Desde o início de seu ministério, Jesus predisse que seria traído e sacrificado, preparando seus discípulos para o que estava por vir. Esta predição não foi um simples aviso, mas um ensino claro de que a sua morte cumpriria o papel do cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo. 

Além disso, Jesus ensinou que seu sacrifício não só ofereceria a possibilidade de perdão dos pecados, mas também atrairia a ele todos os tipos de pessoas, demonstrando que sua morte teria alcance universal.

13. Como morreu Jesus, e o que a sua morte nos ensina sobre Jeová? (Veja também imagens).

A morte de Jesus foi um processo cruel e doloroso, ele foi traído por um de seus apóstolos, preso injustamente, caluniado por falsas testemunhas e finalmente torturado e executado em um madeiro. Apesar desta terrível agonia, Jesus nunca perdeu a fé em Jeová e permaneceu fiel até o último momento da sua vida. 

O sofrimento de Jesus não foi apenas físico, mas também emocional, pois ele foi desprezado e abandonado por muitos. Causou grande dor a Jeová ver seu filho amado sofrer daquela forma, mas ele permitiu que isso acontecesse, porque seu amor pela humanidade, foi ainda maior. Em João 3:16, Jesus explicou que Jeová permitiu sua morte para que toda a humanidade pudesse ter a oportunidade de ser salva e obter a vida eterna.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Jesus com uma coroa de espinhos. 2. Com as mãos amarradas a um poste, ele recebe chicotadas. 3. Ele carrega sua estaca de tortura enquanto outras pessoas o observam. 4. Ele está pendurado numa estaca de tortura entre dois criminosos enquanto outras pessoas o insultam. Para nos libertar do pecado e da morte, Jeová estava disposto a sofrer uma dor inimaginável ao permitir que seu Filho fosse executado. (Ver parágrafo 13).

14. O que o sacrifício de Jesus lhe ensina?

O sacrifício de Jesus não é apenas o maior ato de amor de Jeová pela humanidade, mas também uma expressão pessoal do seu amor por cada um de nós. Jeová deu seu filho unigênito para morrer em nosso lugar, o que demonstra o valor que ele dá às nossas vidas e seu desejo de nos salvar do pecado e da morte. 

Esta disponibilidade de Jeová em sacrificar o seu filho mostra-nos até que ponto ele está comprometido com a nossa salvação e convida-nos a refletir sobre o imenso amor que ele tem por nós.

15. O que devemos fazer para nos beneficiar do sacrifício de Jesus?

O sacrifício de Jesus é um presente maravilhoso de Jeová, permitindo-nos ter o perdão dos nossos pecados e a esperança da vida eterna. Porém, para nos beneficiarmos deste sacrifício, é necessário que façamos algo, devemos nos arrepender.

Tanto João Batista quanto Jesus destacaram a importância do arrependimento para se aproximar de Deus e receber suas bênçãos. Arrependimento não é simplesmente sentir-se mal pelos nossos pecados, mas reconhecer os nossos erros, mudar a nossa forma de pensar e tomar medidas concretas para corrigir o nosso comportamento.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que Jeová fez para dar esperança aos humanos?

Jeová prometeu um descendente que esmagaria Satanás e resolveria os problemas causados pelo pecado no Jardim do Éden, esta esperança foi cumprida através de Jesus Cristo.

O que mostraram os sacrifícios feitos sob a Lei de Moisés?

Os sacrifícios sob a lei de Moisés mostravam que o perdão dos pecados exigia o derramamento de sangue e prefiguravam o sacrifício de Jesus que tiraria definitivamente os pecados. 

O que Jesus fez para resgatar a humanidade do pecado e da morte?

Jesus ofereceu sua vida em sacrifício, cumprindo as profecias e tirando o pecado do mundo. Sua morte abriu o caminho para o ser humano vencer o pecado e a morte por meio da fé nele.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário