FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana 14 a 20 de outubro de 2024, Senso de compromisso: O que Jesus fez. VÍDEO: Jesus ensina Nicodemos. Análise com o público com base no livreto Um Trabalho de Amor lição 10 pontos 1-2 e “Veja também”. Tarefa Preparada.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 14 a 20 de outubro de 2024, Senso de compromisso: O que Jesus fez. VÍDEO: Jesus ensina Nicodemos. Análise com o público com base no livreto Um Trabalho de Amor lição 10 pontos 1-2 e “Veja também”. Tarefa Preparada.

1. Senso de compromisso: O que Jesus fez (7 min.) Análise com o público. Reproduza o VÍDEO e depois analise o livreto Um Trabalho de Amor lição 10 pontos 1,2.

Qual poderia ser a razão pela qual Nicodemos se aproximou de Jesus à noite? (Ver João 12:42, 43).

Nicodemos se aproximou à noite, porque não queria ser observado, porque não estava pronto para declarar ou ser visto pelo público que estava interessado nos ensinamentos de Jesus por medo. Por exemplo, em João 12:42,43, é mencionado que alguns governantes acreditavam em Jesus sabiam que o que Jesus dizia era verdade, mas temiam ser expulsos da sinagoga porque preferiam a glória dos homens à de Deus.

Nicodemos, sendo um fariseu do Sinédrio, provavelmente temia ser rejeitado ou removido de sua posição, então aproximar-se de Jesus à noite permitiu-lhe compreender a verdade e aprender com Jesus sem comprometer seu status social, embora talvez muitos tenham visto isso de forma negativa, mas mostra nos deu o compromisso de querer conhecer a verdade, com o tempo vemos que isso valeu a pena, sua fé cresceu e finalmente ele até ficou ao lado de Jesus quando ajudou em seu sepultamento.

Como Jesus demonstrou que estava comprometido com a obra de fazer discípulos?

A resposta é que Nicodemos era fariseu e muitos dos fariseus eram contra Jesus, então ele se aproximou durante a noite, mas Jesus não se importou em ver isso, porque independente das circunstâncias ele não o rejeitou, Ele não lhe contou por que ele veio à noite, talvez ele não estivesse dizendo que o que ele estava escondendo estava errado. Em vez de fazê-lo, ele o recebeu, dedicou-lhe tempo, ensinou-lhe verdades espirituais muito importantes, e isso então nos mostra que o que Jesus queria era aproveitar cada oportunidade para falar ou instruir as pessoas, independentemente dos inconvenientes pessoais que o pessoa tinha.

Nicodemos era fariseu, fazia parte do grupo que estava em oposição a Jesus, mas Jesus o ensinou e o recebeu, que era o importante, e esse exemplo nos ensina que Jesus se comprometeu a ser discípulos, sem preconceitos, pregando a todos os tipos de pessoas, mesmo aquelas que pertenciam a grupos que geralmente o rejeitavam.

O encontro de Jesus com Nicodemos reflete o seu profundo compromisso com o trabalho de fazer discípulos. Jesus aproveitou todas as oportunidades para ensinar, mostrou paciência e empatia e não foi limitado por barreiras sociais ou religiosas. Isto mostra que a sua dedicação não era apenas para com as multidões, mas também para com as pessoas que procuravam a verdade em privado e não queriam ser declaradas ou informadas.

O que aprendemos com o exemplo de Jesus?

2. Porque amamos as pessoas, sentimos que é nossa responsabilidade ajudá-las a se tornarem discípulos.

Disponibilidade e empatia: 

Jesus estava sempre disposto a ajudar as pessoas, como demonstrou com Nicodemos. Não impôs barreiras ou restrições baseadas no tempo ou nas circunstâncias. Isso nos ensina a estar dispostos a conversar com as pessoas em qualquer situação e a adaptar nossa forma de ensinar de acordo com suas necessidades.

Paciência e compreensão: 

Ao longo de suas interações, Jesus mostrou paciência com aqueles que não entendiam imediatamente seus ensinamentos. Ensina-nos que, ao ajudar os outros, devemos ser pacientes, sabendo que a sua compreensão e progresso podem ser graduais.

Sem preconceitos:

Jesus não discriminou as pessoas por causa de sua origem ou posição social. Isso nos lembra que todos são dignos de ouvir a mensagem, independentemente do seu status ou ideias anteriores.

Foco de longo prazo: 

Jesus sabia que o fruto do seu ensino nem sempre seria imediato, mas mesmo assim semeou a semente da verdade, confiando que ela poderia crescer com o tempo. Isso nos ensina a não desanimar se não vemos resultados imediatos.

Veja seu potencial espiritual: 

Assim como Jesus viu potencial em Nicodemos, o amor pelas pessoas nos faz ver além da sua situação atual. Compreendemos que, embora possam ter dúvidas ou medos agora, podem tornar-se discípulos fiéis se os guiarmos com amor e paciência.

Aja com empatia: 

O amor nos leva a nos colocarmos no lugar dos outros, a compreender suas lutas e a oferecer-lhes ajuda quando e como mais precisam. Ao fazer isso, seguimos o exemplo de Jesus, que se preocupava com as necessidades individuais das pessoas.

Guie com paciência e perseverança: 

O amor leva-nos a perseverar no nosso trabalho de fazer discípulos, sabendo que nem todas as pessoas reagem ou compreendem imediatamente. Mas temos certeza de que, com tempo e dedicação, nosso ensino e exemplo poderão ter um impacto positivo em suas vidas.

Responsabilidade espiritual: 

Se realmente amamos as pessoas, sentimos que ajudá-las a encontrar a verdade e a se tornarem discípulos é uma parte essencial do nosso serviço a Deus. É uma forma de demonstrar-lhes o maior ato de amor, que é aproximá-los da fonte da vida eterna.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário