Estudo de A Sentinela, semana de 7 a 13 de outubro de 2024, O que Jeová fez para resgatar os seres humanos do pecado e da morte, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 7 a 13 de outubro de 2024, O que Jeová fez para resgatar os seres humanos do pecado e da morte, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (JOÃO 3:16).

1, 2. a) O que é pecado e como podemos derrotá-lo? (Veja também “Grande Ideia”). b) O que veremos neste artigo e nos outros artigos de estudo deste número de A Sentinela? (Veja também “Nota ao Leitor” nesta edição.)

 Gostaria de saber o quanto Jeová ama você? Uma boa maneira de descobrir é estudar o que ele fez para salvá-lo do pecado e da morte. a).  O pecado é um inimigo terrível que nenhum de nós pode derrotar sozinho. Todos os seres humanos pecam diariamente, somos imperfeitos e por isso morremos (Rm 5:12). Mas há boas notícias: estamos plenamente convencidos de que podemos derrotar o pecado com a ajuda de Jeová.

2 Jeová tem ajudado os humanos a combater o pecado já há cerca de 6 mil anos. Porque? Porque ele nos ama muito. Desde que nos criou, ele tem um amor profundo por nós e é por isso que se dispôs a fazer coisas impressionantes para nos ajudar nesta batalha. Deus sabe que o pecado leva à morte e ele não quer que nenhum de nós morra, mas viva para sempre (Romanos 6:23). E você também quer isso para você!  b).  Neste artigo responderemos a três perguntas: 1) o que Jeová fez para dar esperança aos seres humanos 2) o que os seres humanos fizeram nos tempos bíblicos para agradar a Jeová apesar de serem imperfeitos? e 3) o que Jesus fez para resgatar a humanidade do pecado e da morte?

O QUE JEOVÁ FEZ PARA NOS DAR ESPERANÇA AOS SERES HUMANOS?

3. Como Adão e Eva se tornaram pecadores?

3 Quando Jeová criou Adão e Eva, ele queria que fossem felizes. Por isso lhes deu uma bela casa, o dom do casamento e a fascinante tarefa de encher o planeta de pessoas e fazer de toda a Terra um paraíso como o jardim do Éden. Ele só os proibiu de uma coisa e os avisou que se decidissem desobedecê-lo, morreriam. E já sabemos o que aconteceu: um espírito maligno, que não tinha amor por Jeová nem por eles, entrou em cena e os tentou a pecar. Adão e Eva, em vez de confiarem no seu amoroso Pai, ouviram-no e pecaram. Como não poderia ser de outra forma, aconteceu o que Jeová disse que aconteceria. Daquele dia em diante eles tiveram que enfrentar as consequências: começaram a envelhecer e finalmente morreram (Gn 1:28, 29; 2:8, 9, 16-18; 3:1-6, 17-19, 24; 5: 5).

4. Por que Jeová odeia o pecado e por que ele nos ajuda a lutar contra ele? (Romanos 8:20, 21).

4 Toda essa história é muito triste, mas Jeová colocou isso na Bíblia para que entendamos algo muito importante: por que ele odeia tanto o pecado. O pecado nos separa de nosso Pai e nos leva à morte (Is. 59:2). Essa é exatamente a razão pela qual aquele anjo rebelde – Satanás – ama o pecado, por que tentou Adão e Eva e por que continua a nos tentar. Talvez ele pensasse que no jardim do Éden havia alcançado uma grande vitória. Mas eu não entendia quão profundo é o amor de Jeová. Deus nunca mudou o propósito que tinha para os descendentes de Adão e Eva. Ele ama os seres humanos e por isso imediatamente ofereceu esperança a todos eles (leia Romanos 8:20, 21). Ele sabia que alguns decidiriam amá-lo e buscar sua ajuda na luta contra o pecado. E Jeová, como Criador e bom Pai que é, tornaria possível que eles se aproximassem dele e derrotassem o pecado e a morte. Como você tornaria isso possível?

5. Quando e como Jeová deu aos humanos um raio de esperança? (Gênesis 3:15).

5 (Leia Gênesis 3:15). O primeiro raio de esperança foi visto quando Jeová pronunciou a sua sentença contra Satanás. Deus falou de uma “semente” que seria muito importante porque acabaria por esmagar Satanás e resolver todos os problemas que ele causou no Jardim do Éden (1 João 3:8). No entanto, essa prole teria que sofrer porque Satanás os machucaria causando sua morte. Isso magoaria profundamente a Jeová no coração. Mas Jeová decidiu que toda aquela dor valeria a pena, porque milhões de seres humanos seriam salvos do pecado e da morte.

O QUE OS SERES HUMANOS FIZERAM NOS TEMPOS BÍBLICOS PARA AGRADAR A DEUS, APESAR DE SEREM IMPERFEITOS?

6. O que fizeram homens de fé como Abel e Noé para se achegarem a Jeová?

6 Como poderiam seres humanos imperfeitos aproximar-se de Jeová? Ele esclareceu isso pouco a pouco ao longo dos séculos. Depois da rebelião de Adão e Eva, o primeiro ser humano a ter fé em Jeová foi o segundo filho deles, Abel. Ele amava a Jeová e queria agradá-lo e aproximar-se dele. E foi por isso que ele decidiu fazer um sacrifício. Como era pastor, ele pegou vários “primogênitos do seu rebanho” e os ofereceu a Jeová. E o que Deus fez ? “ Ele aprovou Abel e sua oferta” (Gênesis 4:4). Mais tarde, ele também aprovou sacrifícios semelhantes feitos a ele por pessoas que o amavam e confiavam nele, como Noé (Gn 8:20, 21). Isto mostrou que os seres humanos, apesar de serem imperfeitos, podiam agradá-lo e tornar-se achegados a ele.

7. O que aprendemos com a disposição de Abraão em sacrificar seu filho?

7 Jeová pediu a Abraão, outro homem de grande fé, que fizesse algo extremamente difícil: sacrificasse seu próprio filho Isaque. Tenho certeza de que Abraham achou esse pedido extremamente doloroso. Ainda assim, ele estava disposto a obedecer. Quando ele estava prestes a fazer isso, Jeová o impediu. Mas o seu exemplo ensina algo muito importante para todas as pessoas de fé: Jeová estaria disposto a sacrificar o seu Filho amado por causa do imenso amor que ele tem pelos seres humanos (Gn 22:1-18).

8. O que mostraram os sacrifícios feitos sob a Lei de Moisés? (Levítico 4:27-29; 17:11).

8 Séculos mais tarde, quando Jeová deu a Lei aos israelitas, ele disse-lhes que tinham de sacrificar animais para que os seus pecados fossem perdoados (leia Levítico 4:27-29; 17:11). Esses sacrifícios mostraram que Jeová ofereceria um sacrifício que seria muito melhor porque salvaria completamente os seres humanos do pecado. Deus fez com que os profetas explicassem que a Semente prometida — que acabou por ser o Filho unigênito de Deus — teria que sofrer e morrer. Seria semelhante a uma ovelha oferecida em sacrifício (Is 53:1-12). Pense nisso: Jeová daria seu Filho amado como sacrifício para salvar todos os seres humanos, inclusive você, do pecado e da morte.

O QUE JESUS ​​FEZ PARA RESGATAR A HUMANIDADE?

9. O que João Batista revelou? (Hebreus 9:22; 10:1-4, 12).

9 No ano 29, João Batista viu Jesus de Nazaré e disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). Desta forma ele revelou que Jesus era a Semente que Deus havia prometido. Jesus ofereceria sua vida como sacrifício. Finalmente, os humanos imperfeitos tinham uma esperança sólida de vencer completamente o pecado e a morte (leia Hebreus 9:22; 10:1-4, 12).

10. Como Jesus demonstrou que veio chamar pecadores?

10 Jesus prestou atenção especial àqueles que se sentiam muito mal por serem pecadores e os convidou a segui-lo. Ele sabia que o pecado é a verdadeira raiz do sofrimento de todos os seres humanos. Por isso tomou a iniciativa de aproximar-se de homens e mulheres que tinham fama de pecadores. Na verdade, ele mesmo deu este exemplo: “Quem tem saúde não precisa de médico, mas sim os doentes”. E acrescentou: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9:12, 13). E ele demonstrou isso com obras. Por exemplo, Ele perdoou graciosamente os pecados da mulher que lavou Seus pés com lágrimas (Lucas 7:37-50). E, embora soubesse que a mulher samaritana junto ao poço levava uma vida imoral, ele ensinou-lhe verdades espirituais valiosas (João 4:7, 17-19, 25, 26). Jeová até lhe deu o poder de ressuscitar homens, mulheres e crianças, derrotando assim a consequência final do pecado, que é a morte (Mateus 11:5).

11. Por que os pecadores foram atraídos a Jesus?

11 Até mesmo pessoas que cometeram pecados graves foram atraídas a Jesus. E não nos surpreende que eles quisessem aproximar-se dele, porque ele os tratava com empatia e compaixão (Lucas 15:1, 2). Além disso, ele os parabenizou e recompensou por mostrarem que tinham fé nele (Lucas 19:1-10). Jesus refletiu perfeitamente a misericórdia de seu Pai (João 14:9). Com suas palavras e ações, ele nos mostrou que Jeová nos ama e é muito compassivo, e quer nos ajudar a vencer o pecado. Jesus fez com que os pecadores desejassem mudar e segui-Lo (Lucas 5:27, 28).

12. O que Jesus ensinou sobre a sua própria morte?

12 Jesus sabia muito bem o que o esperava. Em diversas ocasiões ele disse aos seus seguidores que seria traído e executado numa estaca (Mateus 17:22; 20:18, 19). Ele também sabia que seu sacrifício tiraria o pecado do mundo, assim como João e os profetas haviam proclamado. Além disso, ele ensinou que depois de morrer atrairia “toda espécie de pessoas” (João 12:32). Aqueles que depositaram sua fé em Jesus e seguiram seus passos poderiam agradar a Jeová e finalmente ser “libertados do pecado” (Romanos 6:14, 18, 22; João 8:32). Para conseguir isso, Jesus foi corajoso e disposto a sofrer uma morte terrível (João 10:17, 18).

13. Como morreu Jesus, e o que a sua morte nos ensina sobre Jeová? (Veja também imagens).

13 Jesus foi traído, preso, insultado, caluniado, condenado e até torturado. Finalmente, alguns soldados o pregaram em uma árvore para executá-lo . Jesus suportou fielmente todo aquele sofrimento, e Jeová ficou ainda mais magoado ao ver o que estava acontecendo com seu Filho. Embora ela o amasse muito e seu poder fosse infinito, ela decidiu não intervir. Porque? Por amor. Jesus disse: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que ninguém que nele tenha fé seja destruído, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Jesus com uma coroa de espinhos. 2. Com as mãos amarradas a um poste, ele recebe chicotadas. 3. Ele carrega sua estaca de tortura enquanto outras pessoas o observam. 4. Ele está pendurado numa estaca de tortura entre dois criminosos enquanto outras pessoas o insultam. Para nos libertar do pecado e da morte, Jeová estava disposto a sofrer uma dor inimaginável ao permitir que seu Filho fosse executado. (Ver parágrafo 13).

14. O que o sacrifício de Jesus lhe ensina?

14 O sacrifício de Jesus é a maior prova do quanto Jeová ama todos nós, descendentes de Adão e Eva. E também mostra o quanto ele te ama. Você não fica impressionado ao pensar em tudo o que Deus estava disposto a sacrificar e sofrer para salvá-lo do pecado e da morte? (1 João 4:9, 10). Ele quer ajudar cada um de nós a lutar contra o pecado e a vencê-lo.

15. O que devemos fazer para nos beneficiar do sacrifício de Jesus?

15 O sacrifício do seu Filho unigênito é um dom de Deus que permite que os nossos pecados sejam perdoados. Mas é necessário que façamos alguma coisa. Tanto João Batista quanto Jesus Cristo explicaram o que devemos fazer: “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo” (Mateus 3:1, 2; 4:17). Portanto, se realmente quisermos lutar contra o pecado e nos aproximar do nosso amoroso Pai, é essencial que nos arrependamos. Mas o que significa arrepender-se, e como isso nos ajuda a agradar a Jeová, mesmo sendo imperfeitos? No próximo artigo de estudo veremos a resposta.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que Jeová fez para dar esperança aos humanos?

Ele deu a primeira profecia registrada em Gênesis 3:15, onde fala de um descendente ou semente de uma mulher que trará salvação à humanidade, ele não apenas falou, mas agiu de forma consistente com o que ofereceu como lemos em João 3:16. 

O que mostraram os sacrifícios feitos sob a Lei de Moisés?

Esses sacrifícios mostraram que Jeová ofereceria um sacrifício que seria muito melhor porque salvaria completamente os seres humanos do pecado. Deus fez com que os profetas explicassem que a descendência prometida que se tornaria o filho unigênito de Deus teria que sofrer e morrer. Seria semelhante a uma ovelha oferecida em sacrifício. 

O que Jesus fez para resgatar a humanidade do pecado e da morte?

Em João 3:16 e nos evangelhos lemos que por meio do espírito santo ele gerou milagrosamente seu filho unigênito para se manifestar em carne neste plano físico e oferecer sua vida como resgate. João Batista viu Jesus de Nazaré e disse: olha o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus é a descendência que Deus havia prometido. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário