Estudo de A Sentinela, Semana 21 a 27 de outubro de 2024, A congregação reflete a visão de Jeová sobre os pecadores, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 21 a 27 de outubro de 2024, A congregação reflete a visão de Jeová sobre os pecadores, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: resposta adicional
Azul Claro: Pontos Adicionais
“Se alguém cometer um pecado, temos um ajudador” (1 JOÃO 2:1).
1. Qual é o desejo de Jeová?
JEOVÁ criou os seres humanos com liberdade de escolha. Todos os dias usamos esse dom ao tomar decisões. A decisão mais importante que uma pessoa pode tomar é dedicar-se a Jeová e tornar-se parte da família dele. Na verdade, Jeová quer que todos tomem essa decisão. Porque? Porque ele ama as pessoas e quer o melhor para elas. Ele quer que eles desfrutem de sua amizade e vivam para sempre (Dt 30:19, 20; Gl 6:7, 8).
2. O que Jeová quer que aqueles que cometeram um pecado grave e não se arrependeram façam? (1 João 2:1).
2 Jeová não obriga ninguém a servi-lo, mas deixa que cada pessoa decida o que fará. Agora, o que acontece se um cristão batizado cometer um pecado grave? Se ele não se arrepender, deverá ser removido da congregação (1Co 5:13). Mas mesmo assim, Jeová deseja de todo o coração que você volte para ele. Na verdade, uma razão importante pela qual ele deu o resgate é para que pudesse perdoar aqueles que se arrependem dos seus pecados (leia 1 João 2:1). Nosso Deus é tão amoroso que estende a mão aos pecadores e os encoraja ao arrependimento (Zacarias 1:3; Romanos 2:4; Tiago 4:8).
3. O que veremos neste artigo?
3 Jeová quer que imitemos seu modo de encarar os pecados e aqueles que cometem pecados graves. Este artigo nos ajudará a conseguir isso. Primeiro veremos como foi tratado um caso de pecado grave ocorrido na congregação coríntia no primeiro século. Depois analisaremos as instruções que o apóstolo Paulo deu quando o pecador se arrependeu. E, por fim, falaremos sobre como Jeová encara aqueles que cometem pecados graves.
COMO UM CASO DE PECADO GRAVE FOI TRATADO NO PRIMEIRO SÉCULO
4. O que estava acontecendo na congregação coríntia? (1 Coríntios 5:1, 2).
4 (Leia 1 Coríntios 5:1, 2). Durante a sua terceira viagem missionária, Paulo soube de algo terrível que estava acontecendo na recém-formada congregação coríntia: um cristão estava tendo relações sexuais com sua madrasta. Paulo descreveu esta situação como “um caso de imoralidade tão grave que nem mesmo ocorre entre os incrédulos”. A congregação não só tolerou o seu comportamento, mas pode até ter ficado orgulhosa dele. Talvez alguns pensassem que isso mostrava quão misericordioso e compreensivo Deus é com as imperfeições humanas. Mas Jeová não tolera o pecado no seu povo. Certamente aquele homem estava prejudicando a boa reputação da congregação com uma atitude tão descarada. E ele também poderia ser uma má influência para outros cristãos na congregação. Então, que instruções Paulo deu aos irmãos coríntios?
5. O que Paulo escreveu à congregação, e o que ele quis dizer? (1 Coríntios 5:13; veja também imagem).
5 (Leia 1 Coríntios 5:13). Paulo escreveu-lhes por inspiração que deveriam remover o pecador impenitente da congregação. Como devem os cristãos fiéis tratá-lo? Paulo disse-lhes para pararem de se associar com ele e nem mesmo comerem com ele (1 Coríntios 5:11). Quando comemos com uma pessoa, geralmente isso nos leva a conversar e a passar mais tempo com ela. Portanto, Paulo quis dizer que os irmãos na congregação não deveriam socializar com aquele homem. Desta forma, a congregação seria protegida da sua influência maligna (1Co 5:5-7). Além disso, isso poderia fazer com que o homem percebesse que feriu a Jeová, sentisse vergonha do que tinha feito e se sentisse motivado a arrepender-se.
ILUSTRAÇÃO
O apóstolo Paulo escreve em um pergaminho. Por inspiração, Paulo escreveu aos coríntios para removerem o pecador impenitente da congregação. (Ver parágrafo 5).
6. Que efeito a carta de Paulo teve na congregação e no pecador?
6 Depois de enviar a carta à congregação coríntia, Paulo começou a se perguntar qual seria a reação dos irmãos. Depois de um tempo, Tito lhe deu boas notícias: eles reagiram bem e seguiram as instruções do apóstolo (2Co 7:6, 7). Além disso, algum tempo depois de Paulo ter enviado a sua carta, aquele homem arrependeu-se. Ele mudou de comportamento e de atitude e começou a obedecer aos padrões justos de Jeová. — 2 Cor. 7:8-11. Que instruções Paulo daria à congregação agora?
COMO A CONGREGAÇÃO DEVE TRATAR O PECADOR ARREPENDENTE
7. O que se conseguiu ao remover o pecador da congregação? (2 Coríntios 2:5-8).
7 (Leia 2 Coríntios 2:5-8). Paulo disse: “Esse homem já está farto da repreensão que a maioria lhe deu ” . Em outras palavras, a disciplina cumpriu seu objetivo : levar aquele homem ao arrependimento (Hb 12:11).
8. O que Paulo disse então à congregação?
8 Paulo então lhes disse o que deveriam fazer com o irmão que havia cometido aquele pecado: “Vocês devem perdoá-lo gentilmente e consolá-lo”. E acrescentou: “Aconselho você a confirmar que o ama”. Como vemos, Paulo não só queria poder retornar à congregação, mas também mostrar-lhe, com palavras e ações, que eles realmente o perdoaram e o amaram. Assim, esse homem arrependido sentiria que os irmãos da congregação estavam contentes por ele ter retornado.
9. Por que alguns podem ter dificuldade em perdoar um pecador que se arrependeu?
9 Foi difícil para alguns irmãos acolher de braços abertos aquele pecador que se arrependeu? A história não diz isso, mas é possível. Afinal, suas ações prejudicaram a congregação como um todo e talvez prejudicaram alguns irmãos em particular. Pode ter parecido injusto para alguns que um homem que fez coisas terríveis fosse recebido tão calorosamente quando eles tentaram tanto obedecer às ordens de Jeová (compare Lucas 15:28-30). Mas por que era tão importante que demonstrassem amor sincero ao irmão que havia retornado à congregação?Os melhores presentes para seus entes queridos
10, 11. Se os anciãos se recusassem a perdoar o pecador arrependido, o que poderia ter acontecido?
10 O que teria acontecido se os anciãos não tivessem permitido que ele voltasse para a congregação depois de se arrepender, ou se os irmãos na congregação o tivessem tratado mal? O pecador arrependido pode ter se sentido “oprimido por estar muito triste”. Ele poderia ter pensado que era uma causa perdida ou até mesmo desistido de tentar restaurar sua amizade com Jeová.
11 E isso não é o pior. Se os irmãos na congregação tivessem se recusado a perdoar o pecador arrependido, teriam comprometido a sua própria amizade com Deus. Porque? Pois não teriam refletido a atitude de Jeová, que está disposto a perdoar os pecadores que se arrependem, mas sim a de Satanás, que é duro e cruel. Eles teriam se tornado ferramentas que o Diabo poderia usar para destruir a espiritualidade daquele homem (2Co 2:10, 11; Ef 4:27).
12. Como poderia a congregação imitar a Jeová?
12 Então, como poderia a congregação coríntia imitar a Jeová e não a Satanás? Tratar os pecadores arrependidos assim como Jeová os trata.Vejamos o que alguns escritores da Bíblia disseram sobre Deus . Davi disse-lhe: “Tu és bom e estás disposto a perdoar” (Salmo 86:5). Miquéias escreveu: “Quem é Deus como tu, que perdoa o erro e ignora a ofensa […]?” (Miqueias 7:18). Além disso, Isaías disse: “Deixe o homem mau o seu caminho e o homem mau os seus pensamentos; volte ele para Jeová, que terá misericórdia dele, volte ele para o nosso Deus, porque ele lhe perdoará generosamente” (Is. 55:7).
13. Por que foi a decisão certa reintegrar aquele homem? (Veja a barra lateral “Quando o coríntio foi readmitido?”)
13 Para imitar a Jeová, a congregação coríntia teve de acolher o homem arrependido de braços abertos e mostrar-lhe o quanto o amava. Paulo disse que se eles perdoassem o homem arrependido, eles se mostrariam “obedientes em todas as coisas” (2 Coríntios 2:9). É verdade que apenas alguns meses se passaram desde que ele foi removido da congregação, mas a disciplina o motivou a se arrepender. Portanto, não havia razão para os idosos atrasarem a sua readmissão.
Quando o coríntio foi readmitido?
Parece que o homem mencionado no capítulo 5 de 1 Coríntios foi readmitido após um período relativamente curto. Por que dizemos isso?
Pensemos em quando Paulo escreveu as duas cartas aos Coríntios. Escreveu a primeira durante a sua terceira viagem missionária, provavelmente no início do ano 55. E tudo parece indicar que escreveu a segunda mais tarde naquele mesmo ano.
Lembremo-nos também que na primeira carta Paulo lhes disse que os cristãos da Judéia estavam passando fome e precisavam de ajuda. Como vidas estavam em risco, provavelmente não demorou muito para que ele escrevesse sua segunda carta para eles, pedindo-lhes que tivessem suas doações prontas (1 Coríntios 16:1; 2 Coríntios 9:5).
O apóstolo tinha outro bom motivo para enviar sua segunda carta o mais rápido possível. Chegou-lhe a notícia de que o homem havia se arrependido. Visto que naquela época a carta demoraria um pouco para chegar ao seu destino, Paulo provavelmente escreveu sua segunda carta imediatamente para dar mais instruções à congregação.
Em vista de tudo isso, parece lógico pensar que pouco tempo — talvez apenas alguns meses — se passou desde que os anciãos removeram esse homem da congregação até que Paulo lhes disse que o readmitissem.
O QUE APRENDEMOS COM A JUSTIÇA E MISERICÓRDIA DE JEOVÁ
14, 15. O que nos ensina o modo como este caso de pecado grave foi tratado na congregação coríntia? (2 Pedro 3:9; veja também imagem).
14 Jeová fez com que o relato de como este caso foi tratado na congregação coríntia fosse escrito na sua Palavra “para nosso aprendizado”. Isto nos ensina que Deus não tolera pecados graves em seu povo. Alguns acham que, por ser misericordioso, ele permite que uma pessoa impenitente continue a fazer parte da congregação. Mas isso não é verdade. Jeová é misericordioso, mas não é permissivo nem rebaixa seus padrões (Judas 4). Na verdade, não seria misericordioso da sua parte permitir que um pecador impenitente permanecesse em sua cidade, porque isso colocaria toda a congregação em perigo (Pv 13:20; 1Co 15:33).
15 Ora, este relato também nos ensina que Jeová não quer que ninguém seja destruído. Seu desejo é salvar as pessoas sempre que possível. Ele mostra misericórdia para com aqueles que mudam seus caminhos e trabalham para reparar sua amizade com ele (Ezequiel 33:11; leia 2 Pedro 3:9). Portanto, quando o homem coríntio se arrependeu e deixou para trás seu mau comportamento, Jeová disse à congregação por meio de Paulo que eles deveriam perdoá-lo e recebê-lo de volta.
ILUSTRAÇÃO
No Salão do Reino, uma irmã abraça outra irmã que acabou de ser readmitida. Outros se aproximam com alegria. A congregação imita o amor e a misericórdia de Jeová por acolher de braços abertos os readmitidos. (Ver parágrafos 14 e 15).
16. O que você acha de Jeová ao refletir sobre como foi tratado o caso daquele pecado grave em Corinto?
16 Recapitular o exemplo da congregação coríntia ajudou-nos a ver o amor, a justiça e a retidão de Jeová (Sal. 33:5). Essas qualidades do nosso Deus não reforçam o nosso desejo de louvá-Lo? Afinal, todos nós, sem exceção, somos pecadores e precisamos do seu perdão. Somos muito gratos a Ele pelo resgate, que torna possível o perdão dos nossos pecados. É muito consolador saber que Jeová realmente ama seus servos e quer o melhor para eles.
17. O que analisaremos nos próximos artigos?
17 E o que está acontecendo hoje? Se alguém cometer um pecado grave, como podem os anciãos imitar o amor de Jeová e ajudar a pessoa a arrepender-se? E como devemos reagir se os anciãos decidirem remover alguém da congregação ou readmiti-lo? Analisaremos essas questões nos próximos artigos.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Qual é o desejo de Jeová para todas as pessoas?
O desejo de Jeová para todas as pessoas é que alcancem o arrependimento e que não sejam destruídas, mas vivam para sempre.
Quando um homem em Corinto não se arrependeu do pecado que cometeu, o que Paulo disse à congregação?
Paulo não ficou calado, antes, por inspiração divina deu-lhes instruções claras sobre como proceder, escreveu-lhes que deveriam retirar o pecador impenitente da congregação. Paulo disse-lhes para pararem de se associar com ele e nem mesmo comerem com ele.
Quando o pecador se arrependeu, que instruções Paulo deu aos cristãos de Corinto?
As instruções que Paulo deu aos cristãos de Corinto foram que o recebessem com carinho e que confirmassem o seu amor por ele como irmãos.
Ele lhes disse que deveriam gentilmente perdoá-lo e consolá-lo. Paulo não só queria poder voltar para a congregação, mas também mostrar-lhe, com palavras e ações, que eles realmente o perdoaram e o amaram.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário