Estudo de A Sentinela, Semana 14 a 20 de outubro de 2024, Jeová deseja que todos se arrependam, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 14 a 20 de outubro de 2024, Jeová deseja que todos se arrependam, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Jeová […] não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Ped. 3:9).

1. O que faz a pessoa que está arrependida?

QUANDO fazemos algo errado, é muito importante que nos arrependamos. De acordo com a Bíblia, a pessoa que se arrepende começa a odiar o mal que cometeu, deixa de agir dessa forma e está determinada a não repetir esse erro (veja a entrada “arrependimento” no Glossário).

2. Por que todos os seres humanos precisam aprender sobre o arrependimento? (Neemias 8:9-11).

2 Todos os seres humanos têm de aprender sobre o arrependimento. Porque? Porque pecamos todos os dias. Visto que somos descendentes de Adão e Eva, todos pecamos e morremos (Romanos 3:23; 5:12). Ninguém está livre dessa herança. Até mesmo homens de grande fé, como o apóstolo Paulo, lutaram contra o pecado (Romanos 7:21-24). Mas isso não significa que temos que passar o dia todo nos sentindo mal porque somos pecadores. Jeová é misericordioso e quer que sejamos felizes. Vamos pensar nos judeus da época de Neemias (leia Neemias 8:9-11). Jeová não queria que eles se sentissem excessivamente tristes por causa dos seus pecados, mas sim que o servissem com alegria. Ele sabe que o arrependimento nos ajuda a ser felizes e é por isso que nos ensina sobre o arrependimento. Temos certeza de que nosso Pai, que é tão misericordioso, perdoará nossos pecados se nos arrependermos.

3. O que veremos neste artigo?

3 Neste artigo aprenderemos mais sobre o arrependimento. Primeiro, veremos o que Jeová ensinou a Israel sobre o arrependimento. Depois falaremos sobre como Jeová ajudou as pessoas a se arrependerem. Finalmente, veremos o que os seguidores de Jesus aprenderam com o arrependimento.

O QUE JEOVÁ ENSINOU A ISRAEL SOBRE ARREPENDIMENTO

4. O que Jeová ensinou a Israel sobre o arrependimento?

4 Quando Jeová fez dos israelitas o seu povo, ele fez um pacto ou acordo formal com eles. Jeová prometeu-lhes que os protegeria e abençoaria desde que obedecessem às suas leis. E ele lhes assegurou: “Estes mandamentos que hoje vos ordeno não são muito difíceis para vós nem estão fora do vosso alcance” (Deuteronômio 30:11, 16). Mas se se rebelassem contra ele — por exemplo, adorando outros deuses — perderiam a sua aprovação e sofreriam as consequências. Se isso acontecesse, significaria que nunca mais conseguiriam recuperar a aprovação de Deus? Não, porque a Lei dizia que eles poderiam voltar para Jeová, seu Deus, e ouvir a sua voz (Deuteronômio 30:1-3, 17-20). Em outras palavras, eles poderiam se arrepender. E se o fizessem, Jeová os traria de volta e os abençoaria novamente.

5. Como Jeová demonstrou que não havia desistido do seu povo? (2 Reis 17:13, 14).

5 O povo escolhido de Jeová rebelou-se repetidas vezes contra ele. Além de praticarem idolatria, fizeram outras coisas horríveis. E, claro, sofreram as consequências. Mas Jeová não os considerou perdidos. Em vez disso, enviou profeta após profeta para incentivá-los a se arrependerem e a voltarem para ele . — Leia 2 Reis 17:13, 14.

6. Como Jeová usou os profetas para ensinar ao seu povo a importância do arrependimento? (Veja também a imagem).

6 Jeová enviava muitas vezes os seus profetas para alertar o seu povo e corrigi-lo. Por exemplo, ele disse através de Jeremias: “Volta, ó Israel rebelde […]. Não vou olhar para eles com raiva, porque sou leal […]. Não ficarei ressentido para sempre. Apenas reconheça a sua culpa, porque você se rebelou contra Jeová” (Jr 3:12, 13). Através de Joel ele disse: “Volta para mim de todo o coração” (Joel 2:12, 13). Ele fez Isaías declarar: “Purificai-vos; remova seus atos malignos da minha vista; pare de fazer coisas ruins” (Is. 1:16-19). E através de Ezequiel ele perguntou: “A morte de uma pessoa má me dá algum prazer? […] Não prefiro que ele abandone seus caminhos e continue vivo? “A morte de ninguém me dá prazer […]. Então volte para mim e viva” (Ezequiel 18:23, 32). Jeová fica muito feliz quando as pessoas se arrependem dos seus pecados porque ele quer que vivam para sempre. Como vemos, ele não fica sentado, por assim dizer, esperando até que a pessoa decida voltar e só então oferece ajuda. Vejamos mais alguns exemplos.

ILUSTRAÇÃO

Imagens dos profetas que Jeová enviou para corrigir o seu povo: 1. Joel: por volta de 820 AC. e. c. 2. Oséias: depois de 745 AC. e. c. 3. Isaías: depois de 732 AC. e. c. 4. Ezequiel: por volta de 591 AC. e. c. 5. Jeremias: 580 AC. e. c. Jeová usou muitos profetas para ajudar seu povo a se arrepender dos pecados. (Ver parágrafos 6 e 7).

7. O que Jeová ensinou ao seu povo por meio do exemplo de Oséias e sua esposa?

7 Considere o que Jeová ensinou ao seu povo por meio do profeta Oséias e de sua esposa, Gômer. Ela cometeu adultério e algum tempo depois trocou Oséias por outros homens. Será que Jeová a via como uma causa perdida? Ele, que consegue ver o que há nos corações, disse a Oséias: “Vá novamente, ame a mulher que é amada por outro homem e que comete adultério, assim como Jeová ama o povo de Israel enquanto eles seguem outros deuses” (Os. 3:1; Provérbios 16:2). Não devemos esquecer que Gômer ainda estava pecando gravemente. No entanto, Jeová disse a Oséias que tomasse a iniciativa de perdoá-la e de se reconciliar com ela. Com este exemplo da vida real, Jeová ensinou ao seu povo que não os havia considerado perdidos. Embora continuassem a cometer pecados terríveis, ele não deixou de amá-los e continuou a enviar-lhes profetas e a ajudá-los a se arrependerem e a mudarem de vida. Então, significa isso que Jeová, “que sonda os corações”, tentará ajudar alguém que ainda comete pecados graves a se arrepender? (Provérbios 17:3). Bem, vamos ver.

COMO JEOVÁ AJUDA OS PECADORES A ARREPENDER-SE

8. O que Jeová fez para ajudar Caim a se arrepender? (Gênesis 4:3-7; veja também a imagem).

8 Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. E ele herdou deles a tendência para pecar. Além disso, a Bíblia diz que “as suas próprias ações eram más” (1 João 3:12). Talvez seja por isso que, quando ofereceu um sacrifício, Jeová “não aprovou Caim nem a sua oferta”. Mas, em vez de mudar de atitude, “Caim ficou irado e muito desapontado”. O que Jeová fez? Ele conversou com ele (leia Gênesis 4:3-7). Jeová raciocinou amorosamente com ele. Ele assegurou-lhe que poderia recuperar a sua aprovação e alertou-o sobre o perigo da sua má conduta. Infelizmente, Caim não deu ouvidos a Jeová nem permitiu que ele o ajudasse a se arrepender. O que Jeová fez quando recebeu essa resposta negativa? Ele decidiu que nunca ajudaria ninguém a se arrepender? Claro que não!

ILUSTRAÇÃO

Caim com uma clava na mão está a caminho para matar Abel. Ele se vira para ouvir a voz de Jeová, falando com ele desde o céu. Jeová raciocinou com Caim de modo amoroso. Ele assegurou-lhe que poderia recuperar a sua aprovação e alertou-o sobre o perigo da sua má conduta. (Ver parágrafo 8).

9. Como Jeová ajudou Davi a se arrepender?

9 Jeová amava muito o Rei Davi. Ele o descreveu com estas palavras: “Um homem que agrada ao meu coração” (Atos 13:22). Mas Davi cometeu pecados muito graves, como adultério e assassinato, e de acordo com a Lei de Moisés ele merecia morrer (Lv 20:10; Nm 35:31). Contudo, Jeová, sendo muito bom, interveio e enviou o profeta Natã para falar com ele, embora Davi não tivesse mostrado nenhum sinal de que estava arrependido.  Nathan usou uma comparação para tocar o coração de David. Então o rei percebeu que havia pecado contra Jeová e se arrependeu (2 Sam. 12:1-14). Ele escreveu um salmo muito emocionante que mostra o quão mal ele se sentia (Sl. 51, cabeçalho). Ao longo da história, esse salmo confortou muitas pessoas que pecaram e as motivou ao arrependimento. Não estamos felizes por Jeová ter ajudado amorosamente seu amado servo Davi a se arrepender?

10. Como você se sente sabendo que Jeová é paciente conosco e nos perdoa?

10 Jeová não tolera nenhum tipo de pecado, mas odeia todos eles (Sl 5:4, 5). Mas ele sabe que somos todos pecadores e, porque nos ama, decidiu ajudar-nos a lutar contra o pecado. Ele sempre tenta ajudar até os piores pecadores a se arrependerem e se aproximarem dele. Como nos sentimos reconfortados em saber disso! Quando meditamos na paciência e no perdão de Jeová, somos motivados a permanecer fiéis e a arrepender-nos rapidamente quando pecamos. Agora vamos ver o que os seguidores de Jesus aprenderam sobre o arrependimento.

O QUE OS SEGUIDORES DE JESUS ​​APRENDERAM SOBRE O ARREPENDIMENTO

11, 12. Que parábola Jesus contou para mostrar que seu Pai está sempre disposto a perdoar? (Veja imagem).

11 No primeiro século, havia chegado o tempo da vinda do Messias. Como vimos no artigo anterior, Jeová usou tanto João Batista como Jesus Cristo para ensinar às pessoas a importância do arrependimento. — Mat. 3:1, 4:17;

12 Durante seu ministério, Jesus ensinou que seu Pai está sempre pronto a perdoar. Ele deixou isso claro quando contou a comovente parábola do filho perdido. Aquele jovem decidiu sair de casa e levar uma vida turbulenta. Mas, depois de um tempo, ele “recuperou o juízo” e voltou. Como seu pai reagiu? Jesus disse que enquanto o filho “ainda estava longe, seu pai o avistou e ficou profundamente comovido. “Ela correu ao seu encontro, abraçou-o e beijou-o com ternura.” O filho ia pedir ao pai que o deixasse se tornar um de seus trabalhadores. Mas o pai realmente queria perdoá-lo e aceitá-lo de volta à família. Ele disse: “Este meu filho […] estava perdido e foi encontrado” (Lucas 15:11-32). Antes de Jesus vir à Terra, ele deve ter visto muitas vezes como Jeová mostrou compaixão pelos pecadores arrependidos. É por isso que ele foi capaz de descrever a misericórdia do nosso Pai de uma forma tão bela e emocionante.

ILUSTRAÇÃO

O filho perdido da parábola de Jesus se curva diante do pai, que corre para abraçá-lo. Na parábola de Jesus, o pai corre para abraçar o filho, que estava perdido, mas voltou para casa. (Ver parágrafos 11 e 12).

13, 14. O que o apóstolo Pedro aprendeu sobre o arrependimento, e o que ele ensinou sobre esse assunto? (Veja também a imagem).

13 O apóstolo Pedro aprendeu muitas lições sobre arrependimento e perdão com Jesus. Pedro cometeu muitos erros e Jesus sempre esteve disposto a perdoá-lo. Por exemplo, ele negou Jesus três vezes e depois sentiu-se esmagado pela culpa (Mateus 26:34, 35, 69-75). Mas depois que Jesus ressuscitou, ele apareceu a Pedro, aparentemente em particular (Lucas 24:33, 34; 1 Coríntios 15:3-5). Jesus sabia que Pedro estava arrependido, por isso certamente aproveitou a oportunidade para consolá-lo e confirmar que o havia perdoado (ver Marcos 16:7 e a nota de estudo “e Pedro”).

14 Pedro experimentou em primeira mão como é arrepender-se e receber perdão. Então ele foi capaz de ensinar outras pessoas sobre esses tópicos. Algum tempo depois da Festa de Pentecostes, ele fez um discurso para uma multidão de judeus, no qual lhes disse que haviam matado o Messias, mas acrescentou amorosamente: “Portanto, arrependam-se e voltem-se para que seus pecados sejam apagados, e para que o próprio Jeová possa fazer com que cheguem tempos de alívio” (Atos 3:14, 15, 17, 19). Com essas palavras, ele mostrou que quem se arrepende deve dar meia-volta, ou seja, mudar sua forma de pensar, abandonar o mau caminho e começar a caminhar pelo caminho certo fazendo as coisas que agradam a Deus. O apóstolo disse que Jeová apagaria os pecados deles, fazendo-os desaparecer completamente. E, muitos anos depois, ele explicou: “Ele é paciente convosco, não querendo que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Como é bom saber que Jeová pode nos perdoar completamente, mesmo que cometamos pecados muito graves!

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. O apóstolo Pedro chora inconsolavelmente. 2. O Jesus ressuscitado conforta Pedro. O apóstolo Pedro estava arrependido, então Jesus o perdoou e confirmou seu amor por ele. (Ver parágrafos 13 e 14).

15, 16. a) Como Paulo aprendeu o perdão? (1 Timóteo 1:12-15). b) O que veremos no próximo artigo?

15 Poucas pessoas tiveram que se arrepender de tantas coisas como Saulo de Tarso. Ele perseguiu cruel e impiedosamente os seguidores de Cristo. Então, certamente, para a maioria deles parecia impossível para ele mudar. Mas a).  Jesus não tinha uma visão tão limitada. Tanto ele como seu pai notaram as boas qualidades de Saulo. Jesus disse: “Este homem é um instrumento escolhido por mim” (Atos 9:15). Ele até usou um milagre para ajudá-lo a se arrepender (Atos 7:58-8:3; 9:1-9, 17-20). Mais tarde, quando Saulo se tornou cristão e era conhecido como apóstolo Paulo, ele muitas vezes agradecia a bondade e a misericórdia com que Jeová e Jesus o trataram. (Leia 1 Timóteo 1:12-15.) Cheio de gratidão, ele ensinou: “Na sua bondade, Deus está tentando levar você ao arrependimento” (Romanos 2:4).

16 b ).  Certa ocasião, Paulo soube que houve um escândalo porque havia um problema de imoralidade sexual na congregação coríntia. Como você lidou com o problema? O que ele fez nos ensina muito sobre o amor e a disciplina de Jeová e sobre a importância de mostrar misericórdia. Analisaremos a história em detalhes no artigo a seguir.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que Jeová ensinou aos israelitas sobre o arrependimento?

Ele foi claro com eles. Disse-lhes que se desobedecessem, perderiam sua aprovação e sofreriam as consequências. Mas nem tudo estaria perdido para eles, porque teriam a opção de se arrepender, voltar para ele e ouvir a sua voz, e ele os abençoaria.

Como Jeová ajudou os pecadores a se arrependerem?

Jeová deu-lhes conselhos claros e bondosos sobre o proceder que estão seguindo e, ao mesmo tempo, sobre os resultados. Ele gentilmente os exortou a se arrependerem e a fazerem o bem. Foi assim com Caim e outros. Jeová não obriga ninguém a se arrepender, no final cada pessoa toma a sua própria decisão. 

O que os seguidores de Jesus aprenderam sobre o arrependimento?

Eles aprenderam isso em primeira mão, tinham Cristo em pessoa, que pacientemente os instruiu, aconselhou e perdoou quando eles falharam com ele, por exemplo, o apóstolo Pedro, Paulo, etc.

As escrituras mencionam a história do filho perdido ou do filho pródigo, com a qual Cristo mostrou que Deus está disposto a perdoar aqueles que estão verdadeiramente arrependidos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Um comentário:

  1. Está tudo errado, não está de acordo com a sentinela, não pode trocar as perguntas que o escravo deixou pra seus servos leais. Vc troca a pergunta original da revista

    ResponderExcluir