Estudo de A Sentinela, A congregação reflete a visão de Jeová sobre os pecadores, Semana 21 a 27 de outubro de 2024, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, A congregação reflete a visão de Jeová sobre os pecadores, 21 a 27 de outubro de 2024, Comentários e Respostas.
“Se alguém cometer um pecado, temos um ajudador” (1 JOÃO 2:1).
1. Qual é o desejo de Jeová?
Jeová quer que todos tomem a decisão de servi-lo, porque ele quer o melhor para eles e quer que desfrutem da sua amizade e da vida eterna.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com Deuteronômio 30:19, 20, Jeová nos dá a oportunidade de escolher entre a vida e a morte. Ele nos incentiva a escolher a vida obedecendo-O, o que reflete Seu amor e desejo de que todos vivam para sempre.Os melhores presentes para seus entes queridos
Embora Jeová nos dê liberdade de escolha, ele nos orienta a escolher o que é certo, porque sabe que somente seguindo suas regras poderemos obter verdadeiros benefícios.
Jeová quer que todos nós nos dediquemos a ele porque ele nos ama e quer o melhor para nós e quer que desfrutemos da sua amizade e vivamos para sempre.
Deuteronômio 30:19,20, ali menciona que ele coloca a vida e a morte diante das pessoas para que elas escolham a vida e isso lhes corra bem.
Em Gálatas 67:8, ali ele nos aconselha a não nos enganarmos, porque ninguém pode zombar de Deus. Ele diz que o que alguém semeia é a mesma coisa que colherá, por isso Jeová nos incentiva a nos achegarmos a ele e a nos dedicarmos. Ele porque nos ama e não quer para nós o mal, mas sim o bem.
2. O que Jeová quer que aqueles que cometeram um pecado grave e não se arrependeram façam? (1 João 2:1).
Jeová deseja de todo o coração que você volte para ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se alguém pecar gravemente e não se arrepender, terá de ser expulso da congregação, mas Jeová espera que por fim ele se arrependa e volte para Ele.
1 João 2:1 mostra o amor de Jeová por fornecer um resgate para que os pecadores possam se arrepender e ser perdoados. Seu desejo é que eles retornem a Ele e se arrependam.
A expulsão é um ato de amor, destinado a proteger a congregação e motivar o pecador a refletir sobre seu comportamento e se arrepender.
Pois bem, aqui ele fala muito claramente que quem cometer pecado e não se arrepender será expulso da congregação. Mas Jeová tem tanto amor que deseja que eles voltem para ele.
Sim, irmão, há um motivo muito importante aqui, é que a pessoa recebeu o resgate para que pudesse ser perdoada caso se arrependesse de seus pecados.
Se ele menciona que nosso Deus é tão amoroso, ele diz que estende a mão aos pecadores e os encoraja ao arrependimento.
Sim, ele nos deu seu filho como resgate para que pudéssemos ter a oportunidade de nos arrepender dos nossos pecados e para que ele pudesse perdoar os nossos pecados.
E é claro que Jesus Cristo é nosso ajudador, mas foi por meio do resgate que ele fez isso.
3. O que veremos neste artigo?
Primeiro veremos como foi tratado um caso de pecado grave ocorrido na congregação coríntia no primeiro século.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também serão analisadas as instruções que Deus deu a Paulo quando o pecador se arrepende.
Falaremos sobre como Jeová encara aqueles que cometem pecados graves.
Este artigo explica como devemos imitar o conceito de Jeová sobre o pecado e como lidar com aqueles que cometem pecados graves na congregação.
Em 1 Coríntios 5, o apóstolo Paulo ensina como a congregação deve agir diante de pecados graves, enfatizando que o arrependimento sincero permite o perdão e a reintegração do pecador.
Imitar o conceito de Jeová sobre o pecado envolve equilibrar justiça e misericórdia, aplicando seus padrões com amor e sabedoria.
COMO UM CASO DE PECADO GRAVE FOI TRATADO NO PRIMEIRO SÉCULO
4. O que estava acontecendo na congregação coríntia? (1 Coríntios 5:1, 2).
Sim, ali o texto mencionava que este cristão mantinha relações com a esposa de seu pai ou com sua madrasta.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um membro da congregação estava cometendo um grave pecado de imoralidade sexual, e a congregação estava tolerando isso em vez de agir.
Em 1 Coríntios 5:1, 2, Paulo salienta que a imoralidade sexual era tão grave que nem mesmo os incrédulos a toleravam. Isto mostra que tolerar o pecado prejudica a reputação da congregação e vai contra os padrões de Jeová.
A tolerância para com pecados graves não afeta apenas a pessoa envolvida, mas pode influenciar negativamente toda a congregação, tornando necessário tomar medidas para protegê-la.
Sim, porque a congregação não só tolerava o seu comportamento, mas é possível que até se sentissem orgulhosos desse comportamento ou daquele mau comportamento.
Pois bem, eles pensavam que até Jeová era misericordioso e compreensivo com as imperfeições humanas, porque diziam que a misericórdia dele era muito grande apesar das imperfeições do povo, porque acreditavam que ele tolerava isso, mas na realidade não era assim.
Sim, havia muito perigo em permitir isso, porque a boa reputação da congregação de Jeová estava sendo afetada, e havia aqueles que também poderiam exercer uma má influência sobre eles por permitirem esta situação.
5. O que Paulo escreveu à congregação, e o que ele quis dizer? (1 Coríntios 5:13; veja também imagem).
Paulo ordenou-lhes que removessem o pecador impenitente da congregação e não se associassem com ele, para evitar que influenciasse negativamente outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1 Coríntios 5:13 instrui que o pecador impenitente deve ser expulso. Esta medida de disciplina protege a congregação e, ao mesmo tempo, dá ao pecador a oportunidade de se arrepender e mudar.
Esta separação não é um castigo final, mas uma ação que busca o arrependimento do pecador e a salvaguarda da espiritualidade dos demais membros.
Sim, irmão, ele escreveu por inspiração, certo, que deveriam remover o pecador impenitente da congregação. Além disso, eles vão parar de interagir com ele e nem comeram com ele.
O texto diz, tirem a pessoa má que está entre vocês, então é pela atitude de não arrependimento, é uma ação que a pessoa quer continuar com sua ação maligna, ela não quer se arrepender e isso pode afetar o resto da Congregação.
Sim, porque mesmo que ele seja nosso irmão ou se autodenomina nosso irmão, não é garantia de que seja uma atitude ou comportamento verdadeiramente recomendável, e pode haver irmãos que estejam cometendo esses pecados, e eles são para aqueles que não o fazem. arrependa-se realmente. E então é com aqueles que Jeová nos diz para não nos associarmos, separarmos-nos para não nos contaminarmos.
Então, quando conseguimos fazer isso, estamos lembrando à pessoa que ela deve se arrepender.
Sim, quando comemos com alguém, estamos morando juntos e conversando, e aqui o que Paulo quis dizer é que não devemos socializar com essa pessoa para que ela perceba que feriu a Jeová e se sinta envergonhada e se arrependa.
É como acontece com a farinha, colocamos um pouco de fermento e isso faz fermentar e inchar, pode parecer muito pouco mas tem uma grande influência na farinha então da mesma forma quem não se arrepende pode influenciar outras pessoas.
Se alguém puder ver que Jeová vê mais longe do que se poderia ver, então ele sempre faz isso para proteger outros.
Sim, quando o mundo ouve a expulsão é algo feio, horrível, mas na realidade é uma proteção dentro do povo de Jeová, é como aquela maçã que está estragando ou aquele tomate ou verdura que se deixarmos lá, vai contaminam os outros. E isso acontece, as más influências arruínam os bons hábitos.
ILUSTRAÇÃO
O apóstolo Paulo escreve em um pergaminho. Por inspiração, Paulo escreveu aos coríntios para removerem o pecador impenitente da congregação. (Ver parágrafo 5).
6. Que efeito a carta de Paulo teve na congregação e no pecador?
A congregação coríntia reagiu positivamente, seguindo as instruções de Paulo, o que levou o pecador a arrepender-se sinceramente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
2 Coríntios 7:8-11 mostra que a tristeza causada pela correção de Paulo levou o pecador ao arrependimento genuíno, destacando a importância da disciplina no processo de restauração.
A resposta correta da congregação e o arrependimento do pecador demonstram como a disciplina amorosa pode restaurar a relação da pessoa com Jeová.
Pois bem, aqui ele comenta que embora no início ao enviar esta carta o apóstolo Paulo estivesse um pouco preocupado, pois não sabia realmente qual seria a reação dos irmãos, mas no final das contas ele estava apenas seguindo as instruções de Jeová, agora ele também menciona que Isso acontece porque Jeová não pode errar, porque no final das contas Tito lhe dá uma boa notícia de que os irmãos reagiram favoravelmente e que estava dando o resultado que todos esperavam.
Sim, irmão, isso serviu ao pecador porque graças àquela repressão por parte da congregação, parte do que Paulo falou, serviu para ele e ele mudou seu comportamento, sua atitude e começou a obedecer novamente às justas regras de Jeová.
No versículo 10 ele diz que a tristeza que ele sentiu é desse pecador e o moveu a se arrepender e como é lindo que Jeová provoque esse sentimento de arrependimento quando no caso da família não damos esse espaço para a pessoa expulsa. não há tristeza e pode ser por isso que passam muito tempo expulsos porque a família não respeita essa orientação de Jeová.
Se nos arrependermos poderemos ter muitos benefícios, poderemos ter temor a Jeová, o nome da congregação será mantido limpo, o erro cometido poderá ser corrigido, poderemos ser puros em todos os sentidos.
COMO A CONGREGAÇÃO DEVE TRATAR O PECADOR ARREPENDENTE
7. O que se conseguiu ao remover o pecador da congregação? (2 Coríntios 2:5-8).
Tirar o pecador serviu ao seu propósito, levando-o ao arrependimento, o que resultou em sua restauração espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 2 Coríntios 2:5-8, Paulo mostra que a repreensão foi eficaz, fazendo com que o pecador se arrependesse, que é o objetivo da disciplina de Jeová.
A disciplina amorosa é uma ferramenta para os pecadores reconsiderarem e mudarem, demonstrando que Jeová sempre deseja a restauração, não a destruição.
Sim, antes de mais nada, ele foi informado de suas ações e assim reconheceu que estava cometendo um pecado e que deveria mudar de atitude. No entanto, a ajuda que a congregação lhe deu, mantendo-o fora de todas as atividades sociais, fez com que ele entendesse que, se não estivesse do lado de Jeová, obviamente não estaria na congregação, o fato de que seus parentes e conhecidos, amigos muito queridos, fizeram exatamente essa atitude e expressaram que o amavam. No entanto, mostravam-lhe também que aquele que tinha de amar a Jeová iria mostrar-lhe o seu amor, para que assim a congregação lhe mostrasse o amor que ele merece, mesmo naquela situação.
O objetivo desta disciplina dada a este homem do primeiro século era fazê-lo envergonhar-se do que fazia. Desta forma, uma vez disciplinado e tudo o que foi realizado, esta disciplina atingiu o seu objetivo, pois como mencionado aqui o homem então passou a se arrepender.
Ele disse que deveríamos perdoá-lo gentilmente e consolá-lo para que ele não se sentisse ainda mais triste do que já estava.
8. O que Paulo disse então à congregação?
Eles deveriam gentilmente perdoá-lo e consolá-lo e ele acrescentou que os aconselhou a confirmarem que o amam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Paulo exortou-os a perdoar e consolar o pecador arrependido, demonstrando assim o amor cristão e confirmando que o tinham aceitado novamente.
Em 2 Coríntios 2:7-8, Paulo insiste que perdoar o pecador arrependido reflete o amor e a misericórdia de Jeová, incentivando a congregação a confortar e confirmar o seu amor por ele.
O perdão sincero ajuda a curar emocionalmente tanto o pecador como a congregação, promovendo a unidade e o bem-estar espiritual.
Sim, quando ele lhes disse para mostrarem perdão e que o amavam, ele estava dizendo para mostrarem com ações que estavam realmente arrependidos.
Que não guardemos ressentimento ou ressentimento para com aqueles que se arrependem, mas sim perdoemos de coração aqueles que realmente se arrependem de coração, segundo nosso criador Jeová Deus.
Tudo o que Paulo os aconselhou foi que demonstrassem amor por ele e também que mostrassem que estavam felizes, então cada pessoa da congregação tinha que fazer isso, de coração, não apenas dizendo, mas também demonstrando para que realmente entendesse isso e não sentir mais tristeza, então era algo que eles tinham que trabalhar.
9. Por que alguns podem ter dificuldade em perdoar um pecador que se arrependeu?
Alguns talvez tenham tido dificuldade em perdoar, visto que o pecador causou dano à congregação e talvez a eles pessoalmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Lucas 15:28-30, o irmão mais velho do filho pródigo mostra como às vezes é difícil para alguns perdoar e receber de volta aqueles que cometeram erros graves, mas Jeová nos ensina a ser misericordiosos.
O perdão é um ato de amor que reflete a justiça e a misericórdia de Jeová e é necessário para que todos na congregação possam curar-se e avançar juntos espiritualmente.
Sim, embora a história não diga se foi ou não fácil para eles perdoar os irmãos, pois certamente pensamos neles e talvez para alguns não tenha sido fácil, pois afetou toda a congregação. Além disso, ele havia feito coisas terríveis e, bem, talvez nem todos achassem fácil perdoar aquele irmão.
Até o próprio Senhor Jesus Cristo relatou em Lucas 15:28-30, o que o irmão mais velho sentiu ao ver que seus pais receberam o filho pródigo, de forma amorosa como se nada tivesse feito, ficou furioso e se despediu dele : Por que você vai receber o seu filho que gastou toda a sua herança Porém, o pai lhe disse: filho, devemos ter recebido aquele que havíamos perdido. Desta forma se manifesta o amor de Jeová, ao receber alguém que foi disciplinado dessa forma, porque devemos sentir o mesmo e é normal que dentro da congregação aquele pecador ou aquele que foi disciplinado tenha afetado alguns membros da congregação.
O objetivo que Jeová destaca para nós nesta história é aprender a perdoar como ele faz. É verdade que nossos sentimentos podem ser encontrados numa situação em que vemos que alguém cometeu um erro, mas Jeová não está treinando e quer que o façamos. faça a vontade dele e não a nossa. Portanto, essas histórias são sempre valiosas para levarmos em conta e aplicarmos.
10, 11. Se os anciãos se recusassem a perdoar o pecador arrependido, o que poderia ter acontecido?
Se os anciãos não tivessem perdoado o pecador arrependido, ele poderia ter ficado muito triste e perdido a esperança de recuperar a amizade com Jeová, até mesmo abandonando seus esforços espirituais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com 2 Coríntios 2:10, 11, Paulo avisa que se a congregação não perdoasse o pecador arrependido, estaria permitindo que Satanás ganhasse vantagem. Se fossem cruéis ou duros, os irmãos teriam agido mais como Satanás do que como Jeová, que está disposto a perdoar generosamente aqueles que se arrependem.
Não perdoar alguém que se arrependeu não afeta apenas o pecador, mas também põe em perigo a espiritualidade da congregação. O amor e a compaixão são essenciais para refletir o conceito de Jeová, que está sempre pronto a mostrar misericórdia para com aqueles que realmente buscam o perdão.
A pessoa arrependida talvez fique até demais sobrecarregada por estar muito triste e talvez ache que é um caso perdido e pare de fazer esforços para restaurar sua amizade com Jeová.
Me dá a ideia de um desânimo tão grande que não tenho mais vontade de lutar, já fiz todo esforço, já pedi perdão a Jeová, já me arrependi e nada vale a pena, bom, o que eu faço melhor aqui é verdade, posso acabar lá fora.
Referindo-se a esse mesmo ponto, a pessoa que se sente oprimida sente-se acusada por si mesma, ela mesma pensa que pecou constantemente e que não merece exatamente o perdão, muito menos o arrependimento e obviamente aquela acusação constante ou carregá-lo para se sentir triste e, portanto, considerar que ele próprio não merece automaticamente o perdão de Jeová.
Hebreus 12:11 falou sobre como quando alguém recebe disciplina diz que dói, então a dor ou tristeza profunda deve ser apenas temporária por um tempo, porque quando passa pela disciplina então o fruto que obtém é justiça e justiça. Os padrões de Jeová, ou seja, a justiça nos diz, bom, eu já estou bem. Agora tenho que voltar, tenho que fazer as coisas como Jeová quer, então ele cumpre o seu propósito.
Sim, no caso da congregação, diz ele, você teria se recusado a perdoar aquele pecador arrependido, porque então ele coloca em risco a amizade daquele pecador com Jeová e então nós também estaríamos se perdoássemos aquele pecador que fez isso seríamos imitando a Jeová, mas se fosse o contrário estaríamos imitando Satanás.
Lembre-se de que o objetivo de Satanás sempre será que nos distanciemos de Jeová. Então o fato de se você não ajudar um irmão ou alguém da família a voltar. Se alguém o recebe com carinho e amor como Jeová nos pede, então no final das contas estamos fazendo o que Satanás quer, que é afastar as pessoas da Congregação.
E vemos que aqui estamos falando do arrependimento do pecador, então justamente quando um familiar demonstra arrependimento é quando oferecemos a ele o nosso amor, o nosso amor, o nosso carinho, porque se não fizermos isso, a nossa própria amizade com Jeová Deus está em perigo.
12. Como poderia a congregação imitar a Jeová?
A congregação poderia imitar a Jeová por estar disposta a perdoar, tratando-os com o mesmo amor e misericórdia que Deus mostra aos que se arrependem sinceramente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Isaías 55:7, somos instados a desviar o homem mau dos seus caminhos e a voltar para Jeová, que está disposto a perdoar generosamente. Isto mostra o coração compassivo de Jeová, que a congregação devia refletir por acolher o pecador arrependido de braços abertos.
O perdão e a misericórdia são características essenciais de Jeová. Por imitá-lo, não apenas mostramos que entendemos seu ponto de vista, mas também ajudamos os pecadores arrependidos a sentir que podem mais uma vez ingressar na congregação e continuar a adorar a Jeová com paz mental.
Os Irmãos iam convidá-lo a tratar o arrependido assim como Jeová os trata e Miquéias 7:18 diz que Jeová não se apega à fúria, mas pelo contrário, ele é perdoador, gosta de perdoar e gosta de passar por parar a ofensa. Portanto, aqueles irmãos e nós agora podemos imitar essas qualidades de Jeová, tais como a misericórdia, e demonstrá-la aos irmãos.
Há também o excelente exemplo de Davi, que conseguiu corroborar, por experiência própria, que Jeová está sempre disposto a perdoar.
Isaías 55:7 menciona que ele perdoa generosamente, ou seja, não o culpa novamente pelo que fez.
Sim, fala de Jeová voltando e voltando para o nosso Deus, isso implica que quem se arrepende precisa voltar a desfrutar de um bom relacionamento com Jeová e conosco também na Congregação.
13. Por que foi a decisão certa reintegrar aquele homem? (Veja a barra lateral “Quando o coríntio foi readmitido?”)
A decisão de readmitir o homem foi correta porque ele se arrependeu sinceramente e a disciplina serviu ao seu propósito, motivando-o a mudar seu comportamento.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 2 Coríntios 2:9, Paulo menciona que ao perdoar o homem arrependido, a congregação demonstrou que era obediente em todas as coisas. A obediência às instruções de Jeová inclui mostrar misericórdia no momento certo, refletindo o amor dele.
Readmitir o homem na congregação não só o ajudou a continuar a fortalecer a sua relação com Jeová, mas também foi uma lição valiosa para todos na congregação sobre o poder transformador do arrependimento genuíno.
Porque este homem já havia se arrependido e demonstrado isso. Portanto, não havia mais motivos para os idosos atrasarem a readmissão.
Porque estavam mostrando que também eram obedientes em tudo e tudo incluía perdoar esse homem.
E eles obedeciam a Jeová Deus porque de fato isto foi inspirado no que ele escreveu.
O box nos ajuda a entender um pouco como as cartas foram escritas e em que época e apenas menciona que se passaram alguns meses, não muitos meses, mas alguns meses.
A primeira carta foi escrita no início do ano 55 durante a sua terceira viagem missionária e a segunda mais tarde naquele mesmo ano.
E na primeira carta Paulo lhe disse que os cristãos da Judéia estavam morrendo de fome e precisavam de ajuda.
Agora ele lhes escreve para que tenham as doações prontas porque era urgente atender a essa necessidade.
Aqui a caixa menciona que também foi praticamente imediato considerando o tempo que demorou para chegar, já que não havia outro meio e já era um pouco tarde.
Pode parecer lógico que pouco tempo depois, talvez apenas alguns meses, depois que os anciãos removeram aquele homem da congregação, Paulo lhes dissesse para readmiti-lo.
A pessoa que demonstra atos de arrependimento, e se o demonstra como é o caso deste homem, merece rapidamente. Então não tem data, só ele vai marcar.
E lembremos que quando alguém é expulso é porque não se arrependeu em algum momento, então deve passar algum tempo para que essa pessoa possa demonstrar que já se arrependeu.
O QUE APRENDEMOS COM A JUSTIÇA E MISERICÓRDIA DE JEOVÁ
14, 15. O que nos ensina o modo como este caso de pecado grave foi tratado na congregação coríntia? (2 Pedro 3:9; veja também imagem).
Este caso nos ensina que Jeová não tolera pecados graves entre o seu povo, mas também mostra que ele está disposto a perdoar aqueles que se arrependem sinceramente e desejam restabelecer a amizade com ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 2 Pedro 3:9, somos lembrados de que Jeová não quer que ninguém seja destruído, mas quer que todos cheguem ao arrependimento. Este princípio foi aplicado no caso do homem de Corinto, que foi perdoado após se arrepender genuinamente.
Esta história ilustra perfeitamente o equilíbrio entre a justiça e a misericórdia de Jeová. Embora o pecado não seja tolerado, sempre há oportunidade para as pessoas mudarem seu comportamento e receberem o perdão divino.
Não seria misericordioso da sua parte permitir que um pecador impenitente permanecesse em sua cidade, porque isso colocaria toda a congregação em perigo. Em Provérbios 13:20 diz que quem anda com os sábios se tornará sábio, mas quem se associa com os tolos acabará mal.
Judas 4, lá menciona que bem muitas pessoas pensam que Deus é muito misericordioso e benevolente, mas tomam isso como desculpa para continuar fazendo o mal e continuar fazendo parte de uma organização religiosa, este não é o caso do povo de Jeová, mas sim Jeová não tolera o pecado e nunca o tolerará.
E o parágrafo nos deixa claro que Jeová é misericordioso mas não é um Deus permissivo, ou seja, não tolerará que pessoas que não se arrependem continuem fazendo parte da congregação.
E esta história também nos ensina que Jeová não quer que ninguém seja destruído; o seu desejo é salvar as pessoas sempre que possível;
Se, quando um cristão se arrepende, ele abandona seu comportamento, então Jeová diz à congregação, por meio de Paulo, para recebê-lo e perdoá-lo.
ILUSTRAÇÃO
Sim, e na fotografia vemos como a congregação está recebendo, todos estão felizes e felizes porque a irmã voltou.
E é só um abraço inicial, é o começo, mas depois devemos demonstrar com obras, com ações que amamos nosso irmão que estamos perdoando ele e que ele faz parte da congregação, porque nosso irmão pode ter sentimentos de culpa muito tempo depois de termos sido remidos, mas com o nosso amor vamos mostrar-lhe que isso já passou e que, tal como Jeová, nós o amamos novamente.
É muito importante que demonstremos esse amor e carinho primeiro para refletir o amor e a misericórdia de Jeová, mas também das pessoas que foram principalmente expulsas ou passaram muito tempo fora porque foram magoadas pelo mundo através de más companhias devido às suas próprias decisões, então, esses sinais de amor lembram-lhe quão importante e valiosa é a amizade com Jeová e lembram-lhe que este é um refúgio no qual demonstramos o amor cristão.
Sim, foi dito que com palavras e ações são ações, mas também devem ser contadas.
No Salão do Reino, uma irmã abraça outra irmã que acabou de ser readmitida. Outros se aproximam com alegria. A congregação imita o amor e a misericórdia de Jeová por acolher de braços abertos os readmitidos. (Ver parágrafos 14 e 15).
16. O que você acha de Jeová ao refletir sobre como foi tratado o caso daquele pecado grave em Corinto?
Meditar neste caso reforça nossa gratidão pelo amor, pela justiça e pela misericórdia de Jeová, que perdoa os pecadores que se arrependem sinceramente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O Salmo 33:5 destaca que Jeová ama a justiça e a retidão, qualidades que ele demonstrou no caso do homem de Corinto. Isto fortalece o nosso desejo de continuar a louvá-Lo pela Sua sabedoria e amor ao lidar com pecadores arrependidos.
Essa história nos consola porque nos lembra que, embora sejamos pecadores, Jeová está disposto a nos perdoar se nos arrependermos sinceramente. Isso nos motiva a continuar nos esforçando para viver de acordo com Seus padrões e a ser gratos pelo sacrifício resgatador.
Que Jeová é justo, aqui estamos vendo o ponto de vista de Jeová, outra semana falamos em trocar o chip, e hoje isso está sendo reafirmado. Como é o ponto de vista de Jeová, que ele não tolera o mal, mas quando vê sinceridade nas pessoas ele também é compassivo e gentil.
17. O que analisaremos nos próximos artigos?
Artigos futuros discutirão como os anciãos podem imitar o amor de Jeová ajudando os pecadores a se arrependerem, e como os membros da congregação devem reagir às decisões dos anciãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Romanos 15:4 é mencionado que tudo o que foi escrito era para o nosso ensino. Os próximos artigos aprofundarão como esses princípios bíblicos se aplicam hoje ao lidar com pecadores na congregação.
A forma como reagimos à disciplina e à readmissão de pecadores demonstra a nossa compreensão do amor e da justiça de Jeová. É por isso que é essencial que aprendamos a imitar o seu ponto de vista em todas estas situações.
E o que acontece hoje, se alguém cometer um pecado grave, como os anciãos podem atrair o amor de Jeová e ajudar as pessoas a se arrependerem? E como devemos reagir se os anciãos decidirem remover alguém da congregação ou readmiti-lo?
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Qual é o desejo de Jeová para todas as pessoas?
Jeová quer que todas as pessoas se arrependam e recebam a sua misericórdia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com 2 Pedro 3:9, Jeová não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento.
Jeová sempre oferece a oportunidade de arrependimento, refletindo seu desejo de que todos se tornem parte do seu povo.
Sim, irmão, ele desejará que nenhuma pessoa morra, que ela se arrependa, que dedique sua vida a ele para que sua vida corra bem e ela possa viver para sempre. Jeová quer que tomemos a decisão de fazer parte de sua família.
Quando um homem em Corinto não se arrependeu do pecado que cometeu, o que Paulo disse à congregação?
Paulo deu-lhes a instrução inspirada de que o expulsariam da congregação se não tivessem contato com ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 1 Coríntios 5:13, Paulo instruiu os coríntios a “expulsar o homem mau do meio de vocês”, porque seu pecado impenitente colocou toda a congregação em perigo.
A disciplina era necessária para proteger a pureza espiritual da congregação e dar ao pecador a oportunidade de refletir e arrepender-se.
Quando o pecador se arrependeu, que instruções Paulo deu aos cristãos de Corinto?
Paulo disse-lhes para perdoarem e receberem de volta o homem arrependido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 2 Coríntios 2:7, Paulo exortou-os a consolar o homem arrependido para que ele não ficasse “muito triste”.
O perdão e o apoio da congregação fortalecem o pecador arrependido e o ajudam a restaurar a sua relação com Jeová.
Paulo disse: Esse homem já está farto da repressão que a maioria lhe deu. Ou seja, a disciplina cumpriu o seu objetivo.
Sim, em sua segunda carta ele lhes disse que este homem já havia se arrependido e que deveria reanimá-lo.
Ele também disse que eles deveriam mostrar com outras palavras e com suas ações que o haviam perdoado.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário