Estudo de Livro de Congregação, semana de 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, capítulo 17, parágrafos 8-12 e quadro na página. 137, Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, Capítulo 17, parágrafos 8-12 e caixa de página. 137, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 17 parágrafos. 8-12 e caixa na página. 137.

“Alguns deles se tornaram crentes” (Atos 17:4-9)

8-10. a) Como reagiram os habitantes de Tessalónica quando ouviram as boas novas?

Ao ouvirem a mensagem de Paulo, algumas pessoas em Tessalônica aceitaram as boas novas e se tornaram crentes. Entre eles estavam judeus e gregos que adoravam a Deus, e também muitas mulheres importantes. Eles se sentiram felizes e encorajados ao compreenderem melhor as escrituras.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Tal como outros seguidores de Jesus, muitos em Tessalónica sentiram que a mensagem de Paulo fazia sentido e estavam prontos para aceitar a mudança nas suas vidas, como diz João 15:20, alguns ouvem a mensagem com o coração aberto e querem seguir Jesus. Então, esses novos crentes ficaram entusiasmados em aprender com Paulo e Silas 

A Bíblia menciona que muitos gregos adoradores de Deus e mulheres importantes aceitaram as boas novas. Isso mostra que a mensagem de Jesus alcançou pessoas de diferentes origens e posições, não importava se eram judeus ou gregos, o que importava era a sua vontade de aprender e mudar.

8-10. b) Por que alguns judeus tinham inveja de Paulo?

Alguns judeus ficaram com inveja, pois Paulo conseguiu convencer muitos gregos e atraí-los para o cristianismo, esses judeus haviam tentado atrair esses mesmos gregos para o judaísmo e os consideravam seus. Ver como Paulo influenciou essas pessoas e as convenceu a seguir Jesus causou-lhes muita frustração e ciúme.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Alguns judeus tentaram atrair esses mesmos gregos para o judaísmo, mas quando viram que Paulo lhes ensinou algo diferente, ficaram com ciúmes e raiva, sentiram que estavam perdendo seguidores, e assim ficaram cheios de inveja como uma competição pela atenção. e respeito dos outros.

O zelo desses judeus também nos lembra o que diz Provérbios 27:4: “A inveja é cruel como a sepultura”. Às vezes, quando alguém sente que está perdendo seu lugar ou influência, a inveja pode levá-lo a fazer coisas ruins e esses judeus chegaram ao ponto de causar tumultos em sua raiva.

8-10. c) O que fizeram os Judeus que se opuseram à mensagem?

Para mostrar a sua rejeição, os judeus, cheios de inveja, formaram uma turba na cidade. Eles se aliaram a homens problemáticos que perambulavam pelo mercado e fizeram comoção, depois atacaram a casa de Jasão, onde pensaram que Paulo e Silas estavam com a intenção de entregá-los à turba, quando não encontraram Paulo e Silas eles arrastou Jasão e outros cristãos diante das autoridades, acusando-os de causar problemas e desafiar as leis do imperador, dizendo que Jesus era rei.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esses judeus invejosos não ficaram de braços cruzados, decidiram incitar pessoas de má reputação e formaram uma turba para procurar Paulo e Silas. É triste ver como, na sua raiva, procuraram aliados em pessoas problemáticas, em vez de resolverem as suas diferenças pacificamente. 

Isto também nos lembra da advertência em Tiago 3:16, que diz que onde há inveja e rivalidade, há desordem e maldade. Na sua ira, os judeus colocaram a cidade inteira em grandes problemas, sem pensar nas consequências para os outros.

11. De que foram acusados ​​Paulo e seus companheiros, e que lei talvez os judeus tivessem em mente? (Ver nota).

Pablo e seus companheiros foram acusados ​​de duas coisas graves. Eles foram inicialmente acusados ​​de causar tumultos em toda a terra habitada, embora na realidade não tenham sido eles que causaram o caos em Tessalônica. E segundo, promover outro rei, Jesus, o que foi uma violação direta das leis do imperador romano. Os judeus sabiam que falar sobre outro rei poderia ser visto como traição e queriam que isso prejudicasse Paulo e seus amigos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os judeus acusaram Paulo e seus amigos de perturbar toda a Terra habitada e de ensinar que havia outro rei, Jesus. Isto era sério porque no Império Romano só poderia haver um imperador, e qualquer outra aliança era vista como traição. Os judeus sabiam que estas acusações colocariam Paulo e Silas em perigo.

Este tipo de acusação é semelhante à que usaram contra Jesus, quando disseram a Pilatos que Jesus afirmava ser rei. Eles sabiam que mencionar isso poderia ser visto como uma ameaça à autoridade de César e usaram a mesma estratégia contra Paulo e seus companheiros.

12. O que mostra que as acusações contra os cristãos em Tessalónica poderiam ter tido consequências graves?

As acusações contra Paulo e seus companheiros eram semelhantes às feitas contra Jesus quando ele foi acusado de dizer que era rei. Naquela ocasião, Pilatos, tendo problemas com o imperador, decidiu condenar Jesus à morte da mesma forma que as acusações contra os cristãos em Tessalônica eram perigosas, pois qualquer indício de traição contra o imperador poderia ser fatal. Os judeus que acusaram os cristãos sabiam que poderiam pôr seriamente em perigo a vida de Paulo e dos seus seguidores.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As acusações contra Paulo e seus amigos eram semelhantes às enfrentadas por Jesus. Pilatos temia que seria visto como traição se ele não agisse contra Jesus. Por isso, ele o condenou da mesma forma. As acusações contra os cristãos em Tessalônica eram tão graves que podiam resultar em punições severas, até mesmo em morte.

As acusações de traição contra o imperador eram perigosas e muito difíceis de defender. Como diz Lucas 23:2, as acusações de motim ou rebelião eram encaradas com muita seriedade em Roma. Os judeus sabiam disso e com a sua acusação tentaram garantir que Paulo e os cristãos não tivessem escapatória.

RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA: OS CÉSARES E O LIVRO DE ATOS

O Império Romano e o imperador durante a época em que acontecem os acontecimentos do livro de atos o Império Romano governava todos os lugares mencionados os imperadores romanos, também chamados de Césares, eram a autoridade máxima e devem ser obedecidos quando os judeus de Tessalônica mencionam os decretos de César se referiam a essas leis e comandos dos imperadores. Isto era importante porque desobedecer a César ou questionar a sua autoridade poderia ser visto como traição, algo que os romanos levavam muito a sério.Compre livros mais vendidos online

Tibério foi o imperador durante toda a vida de Jesus e nos primeiros anos da congregação cristã no julgamento de Jesus. Os judeus disseram a Pilatos que se ele deixasse Jesus livre ele não estava sendo amigo de César, aqui eles estavam se referindo a Tibério e usaram seu poder para pressionar Pilatos a condenar Jesus dizendo que só aceitavam Tibério como rei.

Embora Calígula não apareça nas escrituras ele foi um imperador importante, seu governo era conhecido por ser instável e ter muitos excessos. Os cristãos do seu tempo viviam sob a sua autoridade, mas no livro dos Atos Calígula não é mencionado diretamente.

Cláudio aparece duas vezes no livro de Atos, uma das menções foi em relação a uma grande fome, algo que o profeta Ágabo previu e que aconteceu na época de Cláudio Por volta do ano 46, a segunda menção é quando Cláudio ordenou que todos os judeus Eles tiveram que deixar Roma. Isto mostra como as decisões dos imperadores afetaram diretamente a vida dos primeiros cristãos.

Nero foi o imperador durante uma parte significativa da vida de Paulo quando Paulo foi preso e pediu para ser julgado em Roma, ele estava apelando para Nero conhecido por sua crueldade, ele também é lembrado por culpar os cristãos por um grande incêndio em Roma no ano 64 . Pouco depois Paulo foi preso novamente e em 65 executado. Nero representa um dos imperadores mais duros para os primeiros cristãos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários