ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 7-13 de outubro de 2024, Salmo 92-95, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
Salmos 92:5. Por que essas palavras descrevem bem a sabedoria de Jeová? (cl. 176 par. 18).
As palavras do Salmo 92:5 descrevem muito bem a sabedoria de Jeová, porque destacam a sua imensidão e profundidade que são comparáveis à sabedoria humana.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Tal como Paulo expressou em Romanos 11:33, a sabedoria de Deus é tão profunda que não podemos compreendê-la completamente. O uso de termos como abismos para descrever esta sabedoria mostra que não importa o quanto tentemos compreender, sempre seremos limitados no nosso conhecimento em comparação com o de Jeová. Estas palavras enchem-nos de admiração e recordam-nos quão pequeno é o ser humano em comparação com a sabedoria de Deus.
Aqui diz que os pensamentos de Jeová são muito profundos, e isso me faz pensar quão imenso é o seu conhecimento e sabedoria, como diz Paulo em Romanos 11:33, quando fica maravilhado ao refletir sobre a sabedoria de Deus comparando-a com tal um abismo tão profundo que nunca conseguimos ver o fundo, isso me ajuda a entender que embora às vezes não entendamos por que certas coisas acontecem, Jeová sempre tem um propósito e sabe mais do que poderíamos. Imaginar, portanto, confiar na sua sabedoria é o melhor, pois embora nem sempre vejamos tudo com clareza, Jeová vê e sempre age com justiça e amor.
Quando leio que os pensamentos de Jeová são profundos, percebo que há muitas coisas que não entendemos, mas que Jeová vê tudo claramente. Às vezes, quando enfrentamos provações ou situações difíceis, podemos não entender por que as coisas acontecem. No entanto, este versículo me lembra que a sabedoria de Jeová é muito maior que a nossa e que confiar nas suas decisões, mesmo que nem sempre as entendamos, nos traz paz e segurança.
Este versículo também me ajuda a manter uma atitude humilde sabendo que os pensamentos e obras de Jeová são tão grandes e profundos, me lembra que comparados a ele somos limitados em nosso entendimento, é como um lembrete para não sermos teimosos ou pensarmos que sempre sabemos qual é o melhor, devemos estar dispostos a aprender com sua palavra e confiar em seus caminhos, sabendo que sua sabedoria é infinita e perfeita.
Paulo, ao meditar sobre isso, expressou profunda emoção em Romanos 11:33, dizendo que os julgamentos e o caminho de Deus são inexplicáveis e inexplorados, visualizando que a sabedoria de Jeová é como um abismo impossível de explorar em sua totalidade. Isto sublinha a infinita grandeza da sua sabedoria, que se perde na nossa capacidade limitada de compreender tudo o que Jeová sabe.
Estas palavras descrevem muito bem a sabedoria de Jeová, porque expressam profunda admiração e reverência pela sua grandeza, destacando a complexidade e profundidade ilimitadas da sua sabedoria, e reconhecendo a nossa limitação humana face à sua infinita sabedoria. A comparação com um abismo insondável e a referência às suas grandes obras no Salmo 92,5, realçam a imensidão da sua sabedoria, lembrando-nos a nossa humildade e a dependência que devemos tender para com ele.
Porque neste contexto quando diz profundo transmite a ideia de um abismo, então meditar na sabedoria de Deus é como perscrutar um abismo tão profundo e não conseguimos ver o fundo. Portanto, por mais que tentemos, nunca compreenderemos a imensidão da sabedoria de Deus.
Isso nos lembra as palavras de Romanos 11:33, e nunca saberemos tudo o que Deus realmente sabe, não somos nada comparado a Deus. Esse raciocínio pode nos ajudar quando encontramos alguém bastante arrogante e que quer entender tudo sobre Deus, aliás o texto mostra que ele é tão profundo que nunca entenderemos completamente os seus caminhos.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?
Salmos 92:1. Este versículo nos lembra que dar graças a Jeová é uma coisa boa. A gratidão também é benéfica para nós, pois nos ajuda a permanecer positivos e nos aproxima do nosso criador.
Salmo 92:2. Ao proclamar o amor e a fidelidade de Deus, cultivamos um coração grato. Isto nos ajuda a desenvolver uma atitude positiva na vida, porque em vez de nos concentrarmos nos problemas ou nas dificuldades, apreciamos o amor constante de Jeová.
Salmo 92:1. Este versículo nos faz pensar que é muito importante sermos gratos a Jeová, em vez de subestimarmos todas as coisas boas que ele nos dá.
Salmo 92:1. Este texto fala sobre ser grato, hoje muitas pessoas são ingratas ou nem agradecem, devemos cuidar para que essas características não passem para nós, como vimos no vídeo de Caleb e Sofía, é bom aprender para dizer por favor e obrigado.
Salmo 92:2-3. Esta leitura nos ensina que é bom dar graças a Deus, e podemos fazê-lo quando nos levantamos e quando vamos dormir, pois estar vivo é um privilégio que nós, como seres humanos, temos, por isso devemos louvá-lo por isso. coisa maravilhosa.
Salmo 92:2. As escrituras nos incentivam repetidas vezes a mostrar que somos pessoas gratas. Ter um espírito de apreço edifica os outros, promove a Paz e aumenta a nossa própria felicidade. Por outro lado, quem vive apenas reclamando demonstra um espírito egoísta, e gera desânimo e sentimentos negativos.
Salmo 92:6. Eles nos ensinam que os pensamentos de Deus são profundos, não é fácil compreendê-los. Compreendê-los requer mais do que simplesmente ver a aparência superficial das coisas. Quando se trata de raciocinar sobre o que Jeová diz que faz e permite, as pessoas que são irracionais e orgulhosas, ou que são moralmente corruptas, simplesmente não conseguem entender.
Salmo 92:12. Nos ensina que os gostos são como as palmeiras, porque a palmeira é ereta, alta e produtiva, também foi um símbolo adequado do homem justo, plantado nos átrios de Jeová. A tamareira pode viver mais de 100 anos e continuar a dar frutos.
Salmo 93 5. Ele nos lembra que Jeová é um Deus santo, e devemos nos esforçar para ser Santos também, especialmente em nossos corações, ou seja, nossa verdadeira essência, nossos pensamentos, sentimentos, etc.
Salmo 94:1. Isso nos lembra que a vingança vem de Jeová e que cada um pagará o que lhe é devido.
Salmo 92:4. Ensina-nos que é importante observar as obras da criação e louvar a Jeová por elas, pelas nuvens, pelas árvores, pelos rios e pelas montanhas, pelo ar puro que respiramos, pela fragrância das flores e pelo canto dos pássaros, tem mais razão de ser do que simplesmente sua beleza cativante.
Salmo 92:7. Para aqueles que procuram fazer o que é certo, este versículo é um lembrete de que não devem invejar a prosperidade dos ímpios ou ficar desanimados quando virem que parecem ter sucesso. No final, aqueles que continuarem no caminho da justiça terão recompensa eterna, enquanto os ímpios enfrentarão a destruição.
Salmo 92:1. O versículo destaca que Jeová é o Altíssimo, o que significa que ele está acima de todas as coisas. Reconhecer a supremacia de Jeová ajuda-nos a manter uma atitude de humildade e a sua soberania na nossa vida.
Salmo 92:2. Meditar no amor leal e na fidelidade de Jeová nos fortalece espiritualmente. Saber que Jeová cuida de nós dia e noite fortalece nossa fé e nos incentiva a confiar nele em todos os momentos, mesmo nos momentos mais difíceis.
Salmo 92:12. Aqui somos comparados a árvores fortes e duráveis, a palmeira e o cedro são símbolos de resistência e crescimento. Isto nos ensina que se permanecermos leais a Jeová e aplicarmos os seus princípios, a nossa espiritualidade será forte e seremos capazes de resistir às dificuldades. Podemos pensar em como essas árvores resistem ao mau tempo e, da mesma forma, resistimos às provações com a ajuda de Jeová.
Salmo 92:1. Lá ele nos ensina o hábito de agradecer e louvar a Jeová, isso nos mantém focados na sua bondade. Ao darmos a Jeová e louvarmos o seu nome, encontramos uma fonte de alegria espiritual. A gratidão nos permite servir a Jeová com alegria, com a alegria que advém do nosso relacionamento com Jeová.
Salmo 92:4-5. Esses versículos nos ensinam que a grandeza de Jeová é impressionante. É perceptível em todas as coisas criadas, sejam elas grandes ou pequenas, elas nos enchem de alegria e nos incentivam a louvar nosso criador.
Salmo 92:11. Este texto nos mostra que em breve o povo de Deus verá a queda das pessoas más, quando ele trouxer o seu dia de julgamento, seremos testemunhas oculares de todos esses acontecimentos. Portanto, temos de continuar a ser legais perante Jeová para nos dar a sua proteção.
Salmo 92:2. Além de refletir sobre a sua bondade, o versículo nos convida a proclamar o amor leal de Jeová. Isto implica que devemos partilhar com os outros as coisas maravilhosas que Deus fez por nós, fortalecendo a nossa fé e a dos outros.
Salmo 92:13. Este texto nos ensina que quando estamos plantados na casa de Jeová significa que temos um relacionamento próximo com nosso criador e, portanto, podemos ter certeza de que nosso Deus nos protegerá e será nosso refúgio nos momentos de dificuldade.
Salmo 92:12. Este texto nos promete que os justos que fizerem a vontade do criador florescerão como a palmeira, ou seja, seremos firmes, viveremos uma vida plena e desfrutaremos da proteção do nosso amado pai.
Salmo 92:14. Este texto nos ensina que Jeová valoriza muito os irmãos mais velhos. Ele conhece bem o tipo de pessoa que eles são e aprecia suas belas qualidades. Embora tenham tido problemas na vida, sempre demonstraram ter forte fé em Jeová. Agora a esperança deles está mais viva do que quando aprenderam a verdade. E Jeová os ama porque continuam a falar do nome dele mesmo na velhice.
Salmo 92:15. Este texto nos mostra claramente que Jeová é um Deus reto e justo em todos os seus caminhos. Portanto, ele é a nossa rocha, o nosso refúgio seguro e estável, e é por isso que queremos proclamar a sua justiça e bondade às pessoas.
Salmo 92:5. Neste texto, o salmista expressa admiração pela grande obra de Jeová, que nos lembra a maravilha da criação. Cada parte da natureza, desde as estrelas no céu até os mínimos detalhes da terra, reflete a mão poderosa e sábia de Jeová. . Isto nos convida a observar a criação com gratidão e a reconhecer a sua fonte Divina.
Salmo 92:14. Este versículo nos encoraja porque mostra que, independentemente da idade, podemos continuar a ser úteis e produtivos na congregação. Os irmãos mais velhos, por exemplo, têm muita experiência e sabedoria que podem compartilhar para encorajar e orientar outras pessoas. Jeová valoriza e agradece a contribuição de todos.
Salmo 92:2. Este versículo nos ensina que a adoração e a gratidão a Jeová não são apenas para momentos difíceis ou felizes, mas devem fazer parte da nossa rotina diária, tanto no início quanto no final do dia.
Salmo 92:4. A verdadeira alegria de Jeová, o salmista, expressa sua gratidão e alegria pelo que Jeová fez. Isto nos lembra que quando olhamos para a obra de Deus tanto na criação como em nossas vidas, podemos encontrar conforto, paz e fidelidade.
Salmo 92:5. A segunda parte do versículo destaca a profundidade dos pensamentos de Jeová. Isso nos lembra que, como humanos, nem sempre podemos compreender plenamente os planos de Jeová, mas podemos confiar que esses pensamentos e decisões são muito mais sábios e justos do que os nossos. Devemos desenvolver humildade e aceitar que sua sabedoria é infinita.
Salmo 92:5,6. Ali está escrito: Nenhum tolo pode conhecê-los e nenhum tolo pode compreender a sabedoria de Jeová. Este versículo destaca a diferença entre aqueles que buscam a Jeová com humildade e aqueles que vivem sem considerá-lo tolo e tolos são aqueles que não apreciam a obra de Deus, nem sua sabedoria, estão cegos para a espiritualidade e os ensinamentos Divinos, por isso não o fazem. Queremos ser como tolos, queremos entender Jeová dessa maneira, e para isso precisamos ter o desejo de aprender.
Salmo 92:5-6. Mencione o quão profundos são seus pensamentos, então isso nos ensina que os pensamentos de Jeová estão muito acima dos nossos, seus planos e propósitos são insondáveis e sua sabedoria é infinita, embora nem sempre possamos compreender completamente seu caminho, sabemos que eles são justos e perfeitos.
Salmo 92:7. Embora os iníquos possam prosperar, não é porque Jeová aprova as suas ações. Este tempo de aparente prosperidade pode refletir a paciência de Jeová, que dá à pessoa oportunidades de se arrepender e mudar de atitude antes de enfrentar as consequências das suas ações.
Salmo 93:5. As instruções e os princípios de Jeová são confiáveis e nos ajudam a ter uma vida feliz e pacífica. Podemos confiar que, por seguirmos seus mandamentos, sempre tomaremos boas decisões e faremos melhor do que se tentássemos fazer isso sozinhos. Jeová sabe o que é melhor para nós.
Salmo 93:2. Este versículo nos mostra a posição majestosa que o nosso Deus Jeová tem como rei, já que ele não teve começo e não terá fim, isso nos motiva a servi-lo fielmente porque ele é um Deus confiável.
Salmo 94:9-11. Esses versículos nos ensinam que Jeová, sendo o criador do ser humano, sabe tudo, conhece cada parte de nós e é o único que consegue discernir os pensamentos e atitudes de cada pessoa, isso mostra que ele é um Deus confiável e seguro.
Salmo 93:5. Esta leitura reforça a nossa confiança em Jeová, visto que as suas leis e lembretes são para o nosso próprio benefício, e quando cumprimos sentimos a proteção de Deus.
Salmo 94:14. Este versículo é um lembrete de que Jeová nunca abandona os seus servos. Às vezes podemos nos sentir sozinhos ou desanimados pelas provações que enfrentamos, mas Jeová está sempre presente nos apoiando e nos dando forças, ele é como um amigo que nunca nos abandona mesmo nos momentos mais difíceis.
Salmo 94:1. Este texto nos mostra que a Bíblia diz que Jeová é um Deus de atos de vingança. Portanto, os servos de Deus anseiam pelo dia de sua vingança, como um tempo em que a conduta correta será vindicada e os justos serão libertos da opressão. malvado.
Salmo 94:12. Esta leitura ensina-nos que se cometemos um pecado, é essencial aceitar a disciplina, mesmo que seja muito dolorosa. Quando aceitamos isso, ficamos felizes e podemos ter certeza de que Jeová mais uma vez nos aprovará.
Salmo 94:14. Esse texto nos ensina que Jeová nunca deixará seu povo sozinho, isso é garantia de ter o melhor pai que cuida de nós em todos os momentos.
Salmo 95: 6. Este texto nos convida a adorar a Jeová, e fazemos isso quando participamos das reuniões, através do canto e da oração, louvamos o nosso criador, por isso devemos frequentar regularmente.
Salmo 95:11. Este texto nos mostra que a falta de fé pode fazer com que o cristão hoje se desvie em seu coração e sucumba à inclinação natural do coração. O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Maus pensamentos e desejos começam a se infiltrar no coração, causando uma reação em cadeia mortal, e se não trabalharmos nesse aspecto, perderemos a aprovação do nosso criador.
Salmo 94:19. Todos nós nos sentimos preocupados em algum momento, mas esse versículo nos lembra que Jeová nos dá conforto, seja por meio de sua palavra, de reuniões ou do apoio de nossos irmãos na fé. Quando estamos angustiados, podemos orar e buscar o consolo que Jeová nos oferece.
Salmo 94:9. Este texto ensina-nos que qualquer pessoa, pequena ou grande, que ora sinceramente de coração, pode esperar com plena confiança que o seu pedido receberá a atenção e o interesse de Deus.
Salmo 94:18. Isso nos faz pensar no quanto Jeová nos ama. Ele quer nos ver bem e está sempre pronto para apoiar, consolar e ouvir os amigos.
Salmo 94:10. Este texto nos mostra claramente que Jeová é quem dá conhecimento às pessoas e nos usa para levar conhecimento salvador sobre ele àqueles que não sabem como servi-lo de maneira aceitável.
Salmo 95:6. Este versículo é um convite para adorar a Jeová com o devido respeito e reverência. Ele nos lembra que devemos mostrar uma atitude humilde quando nos aproximamos dele, reconhecendo que ele é o nosso criador e que merece toda a nossa adoração e obediência.
Salmo 95:3. Este texto nos lembra que Deus é o grande Rei sobre todos os deuses e nos convida a adorá-lo e a reconhecer sua grandeza. Para demonstrar que Jeová é o único deus verdadeiro, temos de lhe dar devoção exclusiva. Não podemos adorar qualquer outro Deus, nem trazer ideias ou práticas de outras formas de adoração. Temos de lembrar que Jeová não é simplesmente um deus entre muitos, nem é o maior ou mais poderoso de um conjunto de deuses. Ele é o único deus verdadeiro que merece ser adorado.
Salmo 95:7. Este versículo nos lembra que Deus é o nosso pastor, ele está sempre pronto para nos guiar e cuidar de nós, por isso devemos seguir o seu conselho e deixar que ele nos guie.
Salmo 95:8. Este versículo nos ensina que devemos ter um coração pleno, que se deixe guiar pelo nosso criador. Por isso não devemos repetir os erros do passado que endureceram o seu coração e o distanciaram dele.
Salmo 95:7,8. Ensina-nos que se estivermos ouvindo o conselho de Jeová, ou por assim dizer ouvindo a sua voz, não devemos endurecer o coração nem ser teimosos, vendo desta forma, é melhor ouvirmos a Jeová.
Salmo 95:8. Aqui somos avisados para não termos um coração teimoso ou rebelde como os israelitas tinham no passado. É um lembrete de que temos de estar dispostos a ouvir e obedecer a Jeová, ao mesmo tempo que mantemos um coração brando e receptivo à sua orientação. Se formos humildes e obedientes evitaremos problemas e usufruiremos as bênçãos de Jeová.
Salmo 93:1. Este versículo destaca a soberania de Jeová, ele é o verdadeiro rei e governa com poder e justiça num mundo onde os governos humanos cometem erros e muitas vezes são injustos. É um alívio saber que Jeová é um rei perfeito que sempre fará o que é certo. certo. Dá segurança saber que seu governo não falhará.
Salmo 92:7. Neste versículo ele compara os ímpios ao joio, a erva má que brota rapidamente e parece florescer. Isto nos lembra que, embora aqueles que praticam o mal possam parecer bem-sucedidos e prósperos por um tempo. Seu sucesso é superficial e temporário, assim como as ervas daninhas que crescem rapidamente, mas não têm raízes profundas ou duradouras.
Salmo 92:1. A primeira parte do versículo que diz: Mas tu, mas tu me tornarás forte como um touro selvagem. Este versículo destaca que a força e a capacidade de vencer desafios vêm de Jeová. A imagem de um touro selvagem ou de um búfalo, em algumas traduções, representa uma força poderosa e indomável, simbolizando como Jeová pode fortalecer seus servos para resistir a provações e permanecer firmes.
Salmo 92:10. Neste texto, o salmista expressa profunda confiança em Jeová como seu protetor e fonte de bênçãos em tempos de dificuldade. Podemos recorrer a Jeová com a certeza de que ele nos fortalecerá e nos refrescará como o óleo que acalma e dá nova energia.
Salmo 92:15. Neste texto o Salmo enfatiza que Jeová é reto, o que significa que ele é completamente justo e sempre age com integridade, não há nele nenhuma ação ou pensamento que seja corrupto, o que é fundamental para a confiança que podemos depositar em Jeová, ao contrário seres humanos que podem cometer erros ou ser influenciados pela injustiça, Jeová é perfeito na sua justiça.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário