ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, Salmos 103-104, Respostas.
ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 28 de outubro a 3 de novembro de 2024, Salmos 103-104, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
Salmos 104:24. O que este versículo nos ensina sobre a criatividade de Jeová? (cl. 55 par. 18).
O versículo do Salmo 104:24 nos ensina que a criatividade de Jeová é infinita e surpreendente. O salmista destaca o grande número e variedade de seres vivos que Jeová criou, refletindo sua sabedoria e seu poder inesgotáveis. Ao contrário dos seres humanos, cuja capacidade de criar está esgotada, a criatividade de Jeová não conhece limites. Cada criatura, com a sua diversidade e design único, é um exemplo do imenso poder inventivo de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele nos ensina que é o criador, o projetista de tudo o que existe, de mais de um milhão de espécies descobertas, e ainda há milhões de outras que não foram descobertas. Portanto, a criatividade para inventar e criar coisas novas e diferentes não tem limites.
Quando o salmista diz que a Terra está cheia das suas criações, ele expressa o espanto que sentimos quando vemos a diversidade de vida que Jeová criou. Cada ser vivo, do menor ao mais complexo, é uma prova de seu poder e criatividade ilimitados. Embora os seres humanos possam criar coisas incríveis, nossa criatividade tem um limite, mas Jeová, como criador todo-poderoso, nunca deixa de nos surpreender com a variedade e a criatividade. beleza de tudo o que ele fez e sua capacidade de criar é infinita. Isto nos ensina que Jeová é um Deus de grande imaginação e que, por admirarmos a sua criação, podemos fortalecer o nosso respeito e apreço por ele como fonte de toda a vida.
Quando olhamos para o vasto número de espécies na Terra, mais de um milhão já descobertas, e muitas mais ainda por descobrir, vemos que a criação de Jeová não é apenas funcional, mas também artística e cheia de detalhes surpreendentes.
Me ensina que a criatividade de Jeová é incrível e ilimitada. Quando olho para a natureza e vejo a grande variedade de seres vivos, percebo que sua capacidade de criar vai muito além do que eu poderia imaginar. A ciência descobriu milhões de espécies e ainda existem muitas mais que desconhecemos. Isto me faz pensar em quão inesgotável é a criatividade de Jeová; ele não se cansa nem fica sem ideias.
Às vezes o ser humano, mesmo sendo criativo, chega a um ponto em que ficamos sem ideias ou nos repetimos, mas com Jeová isso não acontece, ele tem o poder e a imaginação para criar coisas totalmente novas e diferentes sem limites. Isso me enche de admiração e me ajuda a valorizar e apreciar ainda mais tudo o que ele fez.
Pensar na sabedoria de Jeová me faz perceber que tudo que ele faz tem um propósito até em nossas vidas, às vezes podemos não entender porque certas coisas acontecem, mas confiar que Jeová tem um motivo me ajuda a ter paz e a aceitar as situações com fé.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana ?
Salmo 103:1, 2. Aprendemos que devemos louvar a Jeová de todo o nosso ser, lembrando-nos constantemente de todas as coisas maravilhosas que ele fez por nós. Na nossa vida diária podemos fazer isso por reservar tempo para refletir nas bênçãos que recebemos de Jeová, o que nos ajudará a manter uma atitude de gratidão e a manter o foco na nossa adoração.
Salmo 103:1. Este versículo nos ensina o quanto é importante sentir de coração, invocamos e louvamos a Jeová, existe uma diferença entre alguém que finge louvar a Deus, e alguém que o faz de coração.
Salmo 103:2. Este texto diz que nunca devemos esquecer tudo o que Deus fez. É muito normal que às vezes façamos algo de bom para outra pessoa, e a outra pessoa se esqueça, não queremos ser tão esquecidos com Jeová.
Salmo 103:3. Esse texto nos motiva a servir a Deus com alegria e gratidão. Podemos ser muito gratos a Jeová por ele não acompanhar as nossas transgressões. Quando nos arrependemos e buscamos perdão, ele os apaga com prazer.
Salmo 103:3. Ensina-nos que Jeová Deus nos cura de doenças espirituais, que para algumas pessoas incluem uma consciência pesada e um relacionamento rompido com ele, incluindo maus pensamentos.
Salmo 103:8. Certamente, todos nós apreciamos a paciência, a compaixão e a misericórdia dos outros. Jeová Deus é realmente notável neste respeito; Apesar das nossas fraquezas, ele não nos abandona.
Salmo 103:10. Ensina-nos que os julgamentos de Deus não são simplesmente uma questão de aplicação de justiça estrita e insensível. Sua misericórdia, compaixão e amor estão envoltos neles. Ele considera fatores pessoais da pessoa em questão, o que nos lembra as palavras de Jesus para julgar com julgamento justo.
Salmo 103:8. Ensina-nos que, se Jeová for paciente, misericordioso e compassivo, devemos imitá-lo nos nossos tratos com o nosso cônjuge, filhos, pais, irmãos e vizinhos. Muitas vezes as pessoas não se lembrarão do que lhes dissemos, mas lembrar-se-ão do caminho. nós os tratamos.
Salmo 103:13. Ensina-nos que o nosso bondoso pai celestial mostra misericórdia para com os seus filhos humanos, especialmente quando vê que eles se arrependem dos seus pecados e que os seus corações estão partidos e esmagados.
Salmo 103:14. É claro que a misericórdia de Jeová é imensa, que ele leva em conta as nossas limitações e imperfeições, já que somos pó. Podemos imitá-lo por não sermos duros nem carentes de misericórdia ao julgar nossos irmãos.
Salmo 103:3,4. Nos ensina que Jeová nos ama e cuida de nós quando estamos em situações como dentro de um buraco, ou seja, momentos de desânimo, depressão, luto pela perda de um ente querido. E eu já passei por isso, talvez não tenha tirado a dor, mas tem ajudado.
Salmo 103:1-5. Esses versículos me fazem pensar em como é importante ser grato e não esquecer as coisas boas que Jeová faz por nós. Às vezes, quando enfrentamos problemas, é fácil focar apenas no que é ruim, mas se nos lembrarmos de tudo o que Jeová já fez por nós, perceberemos o quanto ele se importa conosco e como nos dá forças para continuar.
Salmo 103:8-10. Isso me lembra que Jeová entende nossas fraquezas e não espera que sejamos perfeitos; ele nos dá tempo e oportunidades para melhorar. Este exemplo de paciência me incentiva a ser mais compreensivo com os outros e a não julgar rapidamente. visto que Jeová demonstra a mesma paciência comigo.
Salmo 103:13,14. Esses versículos me mostram o amor e a compreensão que Jeová tem por nós, às vezes podemos nos sentir mal pelos nossos erros, mas Jeová nos vê com compaixão sabendo que somos imperfeitos. Isso me incentiva a encarar os outros com o mesmo entendimento e a me esforçar para imitar a paciência e o amor de Jeová na minha vida.
Salmo 103:18. Esses versículos me mostram que o amor de Jeová não tem fim e que ele cuida de nós de forma duradoura. Isso me incentiva a continuar me esforçando para obedecê-lo e respeitá-lo, porque sei que seu amor e cuidado não são temporários, mas permanecem para sempre para aqueles que procuram fazer a sua vontade.
Salmo 103:3. Este versículo nos lembra que Jeová é o nosso curador e perdoador, quando erramos ele está disposto a nos perdoar e nos ajudar a curar, não apenas no sentido físico, mas também emocional e espiritualmente, ele vê nossas fraquezas e com seu amor leal, ele oferece-nos a oportunidade de recuperar e fortalecer a nossa relação com ele. Isto nos ensina que podemos sempre recorrer a Jeová em busca de conforto e renovação, tão alto quanto os céus estão acima da Terra, tão imenso é o seu amor leal por aqueles que o temem.
Salmo 133:11. Jeová mostra imenso amor para com aqueles que o respeitam e lhe obedecem. Assim como o céu tem limites visíveis, o amor de Jeová também não tem limites. Este amor leal nos motiva a nos aproximar dele sabendo que seu carinho é constante e independe de nossas circunstâncias. Ensina-nos que Jeová está sempre pronto para nos ajudar e guiar-nos com o seu amor, assim como um pai mostra compaixão pelos seus filhos, Jeová tem mostrado compaixão pelos que o temem.
Salmo 103:3. Este versículo nos ensina que Jeová é misericordioso e está disposto a perdoar nossos erros. Ele também é quem pode nos dar cura, seja física ou emocional. Ao aplicarmos isso, podemos recorrer a Jeová em oração quando cometemos erros, com a confiança de que, se nos arrependermos, ele nos perdoará. Também podemos confiar que ele não se tornará conforto e força em momentos de doença ou dificuldade.
Salmo 103:13. Jeová nos trata como um pai amoroso, que entende nossas limitações e circunstâncias. Este ensinamento nos encoraja a confiar em Sua compaixão, especialmente quando cometemos erros. Assim como um pai entende o filho, Jeová entende as nossas lutas e nos dá apoio nos momentos de fraqueza, porque ele sabe bem como somos formados, ele lembra que somos pó.
Salmo 103:14. Jeová conhece nossas limitações e nunca exige de nós mais do que podemos dar. Ele entende que somos imperfeitos e propensos ao fracasso, mas percebe nossos esforços sinceros para melhorar. Esta lição nos convida a não desanimar quando as coisas ficam difíceis, lembrando que Jeová vê nossos esforços e não espera que sejamos perfeitos, mas o amor leal de Jeová é eterno para aqueles que o temem.
Salmo 103:17. Diferentemente das pessoas e das coisas materiais, o amor de Jeová é eterno e permanece inalterado. Esse amor duradouro nos dá segurança e paz, pois sabemos que sempre podemos contar com ele. Ensina-nos que, enquanto seguirmos a Jeová, seremos beneficiários do seu amor, independentemente das mudanças nas nossas vidas ou no mundo.
Salmo 103:8. Este texto nos ensina que Jeová não se irrita facilmente, mas é compassivo, paciente e demonstra amor leal. Podemos convidar a Jeová por sermos pacientes com outros, não reagindo rapidamente com raiva, mas mostrando compaixão e amor, mesmo quando provocados.
Salmo 103:10-12. Jeová perdoa e remove nossos pecados com grande misericórdia. Ele nos mostra imensa misericórdia ao não nos punir de acordo com nossos pecados. O seu amor é tão grande que, quando perdoa, remove completamente os nossos pecados.
Salmo 103:17-18. O amor leal de Jeová é eterno para aqueles que o temem e obedecem aos seus mandamentos. Este versículo nos motiva a obedecer a Jeová e a lembrar-nos das suas leis. Ao fazer isso, podemos ter certeza de que desfrutaremos constantemente de Seu amor leal, que nos dará paz e segurança por toda a vida.
Salmo 103:19. Jeová é soberano sobre todo o universo. Sua autoridade é absoluta e está acima de qualquer poder humano. Saber que Jeová governa sobre tudo nos dá a confiança de que, não importa o que aconteça no mundo, podemos confiar na sua justiça e na sua orientação. Isso nos ajuda a não nos preocuparmos muito com coisas que estão fora de nosso controle.
Salmo 103:20. Os Anjos obedecem fielmente a Jeová, demonstrando o respeito absoluto que têm pela Sua autoridade. Isto nos ensina que, assim como os anjos, nós também devemos estar dispostos a obedecer pronta e entusiasticamente à voz de Jeová. Isto inclui prestar atenção às instruções que encontramos em Sua palavra e seguir Sua orientação sem demora.
Salmo 104:5. Jeová é o criador que estabeleceu firmemente a Terra. A sua criação reflecte estabilidade e ordem. Este versículo nos dá uma lição de confiança em Jeová. Apesar das mudanças que talvez vejamos no mundo, podemos confiar que Jeová está no controle da criação. Isso nos ajuda a não temer, sabendo que o seu propósito sempre será cumprido.
Salmo 104:10-13. Aprendemos que Jeová faz provisões abundantes para todos os seus servos na Terra, garantindo que todos tenham o que precisam para sobreviver. Podemos aplicar esta lição por confiar na provisão de Jeová para a nossa vida. Quando enfrentamos tempos de incerteza, esta lembrança da sua generosidade ajuda-nos a confiar que ele cuidará das nossas necessidades, tal como cuida da criação.
Salmo 104:24. Este versículo nos ensina que todas as obras de Jeová foram feitas com sabedoria, e sua criação é um reflexo de seu entendimento infinito. Por meditarmos na criação de Jeová, podemos cultivar maior respeito e admiração pela sua sabedoria. Também podemos imitar a Jeová por tomar decisões sábias e ponderadas na nossa vida, buscando a sua orientação antes de agir.
Salmo 104:31. Podemos refletir sobre como nossas ações podem alegrar Jeová. Por nos esforçarmos para fazer a sua vontade e refletir as suas qualidades, podemos ajudar Jeová a alegrar-se com a sua criação, especialmente em nós, como seus servos fiéis.
Salmo 104:33,34. Neste texto, o salmista expressa seu desejo de louvar a Jeová durante toda a sua vida, encontrando alegria em meditar nas obras e na bondade de Deus. Este versículo nos motiva a incluir o louvor e a meditação em Jeová na nossa vida diária. Podemos reservar um tempo todos os dias para refletir sobre sua bondade, o que nos ajudará a manter um relacionamento próximo com ele e a experimentar maior alegria e paz interior.
Salmo 104:1,2. Este salmo nos lembra da magnificência de Jeová como criador da luz para todo o universo, tudo foi feito pelo seu poder. Este ensinamento nos convida a admirar e respeitar a criação, vendo nela a sabedoria e o poder de Jeová. Reconhecer a Jeová como criador fortalece a nossa fé e a nossa gratidão pelas maravilhas que ele colocou ao nosso redor.
Salmo 104:14. Jeová garante que haja alimentos e recursos necessários para toda a vida na Terra. Este ensinamento nos lembra que assim como Jeová provê para os animais e plantas, ele também cuida de nós, podemos ter confiança de que ele supre as nossas necessidades, e é por isso que é bom que também valorizemos e respeitemos os recursos que ele nos fornece.
Salmo 104:15. Jeová não apenas atende às nossas necessidades básicas, mas também nos fornece coisas que enriquecem a vida, como comida, bebida e bem-estar emocional. Este ensinamento nos mostra que ele quer que sejamos felizes e desfrutemos de uma vida plena, nos incentiva a ser gratos pelas bênçãos simples e a confiar que ele nos dá o que precisamos para sermos felizes.
Salmo 104:29. A dependência que toda a vida tem de Jeová é destacada aqui. Os seres vivos estão em suas mãos e isso nos ensina sobre a nossa fragilidade e a importância de reconhecermos a nossa dependência dele. Esta lição incentiva-nos a confiar em Jeová, sabendo que ele é a fonte de toda a vida e que dependemos do seu poder e do seu cuidado constante.
Salmo 104:30. A renovação da Terra por meio do espírito de Jeová mostra-nos o seu amor pela criação e o seu desejo de que a vida floresça continuamente. Nos ensina que Jeová valoriza a vida e se preocupa em manter o equilíbrio na natureza. Este ensinamento nos convida a ter esperança na capacidade de Jeová de renovar não apenas a natureza, mas também as nossas vidas e o futuro da humanidade sob seus cuidados.
Salmo 104:34. Este texto nos ensina que devemos fazer todo o possível para evitar qualquer coisa que prejudique nosso corpo ou nossa mente. E porque queremos que Jeová fique feliz com o que pensamos, fazemos o nosso melhor para rejeitar pensamentos sujos.
Salmo 104:24. A ciência aprendeu com a sabedoria da criação. Existe um ramo da engenharia, a biometria, que tenta imitar os desenhos da natureza. Por exemplo, uma teia de aranha, um engenheiro irá além e observará sua estrutura. Seus fios parecem frágeis, mas proporcionalmente são mais fortes que o aço e mais resistentes que as fibras de um colete à prova de balas. Na verdade, se expandirmos uma teia de aranha para o tamanho de uma rede de pesca, ela poderia parar um avião comercial em pleno voo. É evidente que Jeová fez tudo isso com sabedoria.
Salmo 104:29. Jeová controla o ciclo de vida e morte na sua criação por aceitar que cada vida esteja sob a sua supervisão. Aprendemos a valorizar a vida que temos e a respeitar o propósito que ela tem para nós. Este ensinamento nos motiva a viver de acordo com a sua vontade, sabendo que ele é o doador da vida.
Salmo 104:10,11. Este texto nos ensina e motiva a cuidar da criação de Jeová, ou seja, dos animais, das plantas, das árvores. Infelizmente existe muita indiferença e maldade para com eles, podemos imitar a Jeová sendo gentis e dando água a um ser indefeso como uma ovelha, um cachorro, uma planta, etc.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário