ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 21 a 27 de outubro de 2024, Salmo 100-102, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 21 a 27 de outubro de 2024, Salmo 100-102, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 102:6. Por que o salmista disse que ele parecia um pelicano? (it-2 629).

Na Bíblia, o pelicano também simboliza a desolação, devido à sua preferência por viver em locais desabitados, longe de áreas povoadas. O salmista usa essa comparação para ilustrar o sentimento de desolação que sentiu na vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As áreas solitárias e isoladas que os Pelicanos frequentam assemelham-se ao estado emocional do salmista que sentia que a sua vida era vazia e sem companhia, semelhante a um pelicano num deserto ou num pântano. Esta imagem enfatiza não só a sua tristeza pessoal, mas também um sentimento de completo abandono, comparando a sua angústia com a total destruição e desolação que profetas como Isaías, Sofonias previram para Edom, onde os Pelicanos viriam a evitar como símbolo de ruína total. .

O salmista comparou-se ao pelicano para ilustrar a sua profunda solidão e tristeza. O pelicano procura lugares desolados onde permanece imóvel por longos períodos, refletindo um estado de desolação e abandono. O salmista sentiu-se separado e oprimido pela dor, mas ao lembrar que Jeová é o seu criador, ele também reconhece que, como parte do povo de Jeová, pode sempre contar com o seu cuidado e apoio, mesmo que se sinta sozinho, Jeová é como um pastor que nunca abandona às suas ovelhas.

Essa comparação se deve a diversas características do pelicano. O pelicano prefere lugares desabitados e solitários. Após comer, ele adota uma postura melancólica, imóvel por horas. E retira-se para lugares remotos para nidificar, chocar e descansar. Na Bíblia. O pelicano simboliza a desolação total.

O salmista sentiu-se abandonado e sozinho no seu sofrimento, imóvel e paralisado pela dor. Longe da presença de Deus. Mergulhado em profunda desolação espiritual. O pelicano na Bíblia representa a solidão, a desolação e a separação de Deus. O salmista usa esta imagem para expressar a sua profunda tristeza e sentimento de abandono.

Às vezes nos sentimos como pelicanos, isolados, tristes e impotentes, talvez por dificuldades pessoais ou espirituais. Esta passagem me ensina que às vezes é normal sentir-se assim, mas também me lembra que não estamos sozinhos, Jeová cuida de nós como seu próprio povo, e mesmo que nossas emoções nos dominem, podemos sempre recorrer a ele em oração. Visto que nosso criador, Jeová, conhece nossas lutas e está disposto a nos dar o conforto e a força de que precisamos, posso me consolar em saber que, mesmo que me sinta isolado como um pelicano num lugar desolado, Jeová está sempre perto.

O exemplo do pelicano também me faz pensar na importância de encontrar refúgio em Jeová nos momentos mais difíceis. Quando me sinto sozinho ou desolado, em vez de ficar parado na tristeza, posso buscar a ajuda de Jeová. Ele é um pastor amoroso que não apenas cuida de nós, mas também nos guia ao conforto espiritual. Este versículo me incentiva a não ser consumido por sentimentos negativos, mas a buscar o apoio de Jeová por meio da oração e do estudo de sua palavra, porque isso me ajudará a superar qualquer sentimento de desolação ou tristeza.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmos 100:5. Este versículo também nos ensina que Jeová não muda, assim como foi bom, amoroso e fiel no passado, continuará a sê-lo no futuro, o que nos dá profunda segurança e confiança no nosso relacionamento com ele.

Salmo 100:2. Este versículo nos ensina a importância de servir a Deus com alegria, embora às vezes as circunstâncias deste sistema possam nos deixar tristes, e lembrar que ele é real e está conosco pode nos dar Paz.

Salmo 100:3. Este texto fala de Deus o fazedor ou criador, ao contrário do que alguns expõem como teorias que negam a existência de Deus, acreditamos que existe um criador que está interessado em nós.

Salmo 100:3. Este texto também nos motiva a nos prepararmos para defender a verdade da Bíblia, por exemplo o que diríamos a um ateu, um agnóstico, que argumentos temos para defender a nossa crença num criador, a organização nos deu artigos que nos fazem raciocinar mesmo com argumentos científicos.

Salmo 100:4. Nos ensina que é importante sermos sempre gratos a Jeová, ao invés de vivermos reclamando do que não podemos mudar, agradecemos pelas bênçãos que ele nos permite ter, sendo gratos podemos desfrutar e ser felizes com o que temos .

Salmo 100:5. Ensina-nos que Jeová é bom, bendizemos o nome de Deus por falar, sempre por vê-lo, e suas magníficas qualidades nos induzem a louvá-lo.

Salmo 100:4,5. Se fôssemos gratos a Deus, isso significaria que seríamos muito diferentes da maioria das pessoas hoje. Eles tendem a ignorar Deus e o que ele fez.

Salmo 101:2. Ensina-nos que, se Jeová for real para nós, levaremos em conta os sentimentos dele ao tomarmos uma decisão. Por exemplo, não pensaremos nem por um momento em fazer algo errado e depois esconder isso dos anciãos da congregação ou da nossa família, mas tentaremos andar com Deus mesmo quando nenhum ser humano estiver nos observando.

Salmo 101:2. O salmista mostrou que mesmo dentro de sua casa, onde outros não podiam vê-lo, ele andava com integridade de coração. Enquanto estamos em casa assistindo televisão ou computador, é possível que nossa obediência seja testada ali mesmo. Por isso é importante nos perguntarmos: O que faremos se algo imoral nos aparecer? Continuaremos assistindo ou mudaremos isso?

Salmo 101:2. Nos ensina que é importante agir com os problemas, isso se aplica à nossa vida em geral, evitamos excesso de velocidade, evitamos nos expor ao perigo quando pregamos, evitamos até entrar sozinhos em território perigoso.

Salmo 101:3. Qualquer coisa que possa prejudicar a nossa consciência e a nossa amizade com Jeová não faz bem. Portanto, não devemos fixar o olhar em nada que semeie desejos malignos em nossos corações e nos tente a pecar.

Salmo 101:3. Este texto também nos motiva a ter bom senso ao vestir-nos com decoro e modéstia, e a evitar estilos provocativos, reveladores e rígidos que possam enganar outras pessoas nas reuniões e na pregação. Não fazer isso pode fazer com que aqueles que nos rodeiam tropeçam.

Salmo 101:5. Este texto nos ensina que devemos ter cuidado com a calúnia, antes de tudo evitamos pecar com as nossas palavras caluniando alguém ou repetindo informações que não conhecemos, e devemos ter cuidado com quem tem esse problema de caluniar.

 Salmo 102:2-7. Este texto nos ensina que devemos nos cuidar e nos apoiar, principalmente quando alguém está passando por luto ou depressão, o salmista viveu isso, perdeu peso, não quis comer, chorou muito, não conseguiu dormir, se já passamos por situações que nos atingiram tanto, certamente entendemos o salmista, só nos resta confiar em Jeová.

 Salmos 101:2. Diz que agirei com prudência, o que significa que devemos pensar bem antes de agir, tomando decisões sábias e refletindo sobre as possíveis consequências na vida diária. Isto envolve considerar como as nossas ações afetarão os outros e como elas se alinham com os princípios bíblicos.

Salmo 101:3. Este versículo me faz pensar sobre como é importante ter cuidado com o que vemos e com o que permitimos influenciar nossas mentes e corações. Hoje em dia é fácil estar rodeado de coisas negativas, seja na televisão, nas redes sociais ou no nosso ambiente e temos que ser seletivos, Jeová quer que evitemos o que pode nos desviar de fazer a sua vontade, para mim este versículo me incentiva a ser mais consciente do que vejo e ouço e a tomar decisões que agradam a Jeová.

Salmo 101:6. Este versículo me faz pensar na importância da lealdade e da integridade. Jeová percebe aqueles que se esforçam para ser fiéis mesmo quando isso é difícil. Este texto me incentiva a ser uma pessoa íntegra em todas as áreas da minha vida, não apenas quando alguém está observando, mas também quando estou sozinho. Jeová aprecia aqueles que têm princípios, e isso me motiva a continuar me esforçando para fazer a coisa certa, mesmo no pequenas decisões diárias.

Salmo 101:7. Esse versículo me faz pensar na importância da honestidade para com Jeová, ele não gosta de mentiras porque é o Deus da verdade. Isto motiva-me a ser honesto em todas as coisas. Mesmo em situações em que pode ser mais fácil ou mais conveniente mentir, a confiança nas nossas relações com os outros, especialmente na congregação e na família, baseia-se na verdade e na forma como Jeová rejeita os mentirosos. este versículo me lembra que devo ser sempre sincero e transparente.

Salmo 102:12. Aqui é enfatizado que Jeová é eterno, enquanto nós somos temporários. Este versículo me ajuda a lembrar que, embora nossa vida seja curta e às vezes enfrentemos problemas difíceis, Jeová sempre estará presente, seu propósito e sua soberania não mudam. Isso me conforta porque sei que, aconteça o que acontecer, sempre podemos confiar em Jeová. Ele tem um plano de longo prazo que trará bênçãos eternas a todos os que o servem fielmente.

Salmo 102:25-27. Esta passagem lembra-me da estabilidade de Jeová face ao mundo em mudança. As coisas materiais como a terra ou os céus são temporárias em comparação com a eternidade de Jeová; Isso me ajuda a não me apegar demais às coisas materiais, porque sei que somente Jeová e seu propósito permanecerão para sempre, mesmo que o mundo como conhecemos mude, Jeová continua o mesmo fiel e confiável. Esse pensamento me dá paz, porque posso confiar plenamente em Jeová, sabendo que ele não muda.

Salmo 100:2. Este versículo me lembra que nossa adoração a Jeová deve ser cheia de alegria, não se trata apenas de cumprir nossas responsabilidades, como assistir às reuniões ou pregar, mas fazê-lo com o coração feliz, quando penso em tudo o que Jeová fez por mim isso me motiva a atendê-lo com entusiasmo. Quando estamos alegres no nosso serviço, essa atitude positiva pode se espalhar para outros e também dar alegria a Jeová.

Salmos 101:3. O salmista assume o firme compromisso de não colocar nada sem valor diante de seus olhos, o que pode ser aplicado ao que escolhemos ver ou ao que nos expor, seja na mídia, no entretenimento ou nos relacionamentos. Hoje em dia, com tanta informação disponível, é importante ser seletivo e evitar conteúdos que possam nos distanciar dos princípios morais e espirituais. Este versículo nos lembra da importância de proteger nossas mentes e corações de influências prejudiciais.

Salmo 100:4. Este texto nos mostra que devemos demonstrar gratidão ao nosso criador por todas as suas bênçãos, é importante elogiá-lo diariamente e reconhecer sua grandeza e poder.

Salmo 102:6. Neste texto, o salmista expressou seus sentimentos de abandono e solidão. Também podemos nos sentir sozinhos e tristes, mas devemos lembrar que Deus está sempre conosco, nos ama e cuida de nós. ele e expressar nossos sentimentos.

Salmo 102:7. Esse texto nos mostra que em algum momento podemos nos sentir solitários como um pássaro sem companhia, porém, assim como o salmista, devemos buscar conforto e refúgio em nosso criador, pois nosso Deus está sempre conosco.

Salmo 102:15. Este versículo nos faz ver que em breve todas as nações do mundo reconhecerão que Jeová é o Deus verdadeiro e terão de curvar-se diante dele como o Deus Todo-Poderoso.

Salmo 102:20-21. Esta leitura nos ensina a grande tarefa que nós como servos de Deus temos, temos que valorizar o privilégio de proclamar as boas novas para que as pessoas possam ser amigas de Deus.

Salmo 102:22. Este versículo nos lembra da soberania de Jeová e do propósito da humanidade, que é dar honra e glória ao nosso criador, em breve o nosso Deus será honrado e adorado universalmente.

Salmo 102:12. Este versículo nos ensina que o nome de Deus permanecerá para sempre, pois ele é eterno e seu nome durará de geração em geração, isso é algo que nos impele a proclamá-lo por toda a vida.

Salmo 102:23. Este texto nos mostra a brevidade da vida, e como devemos valorizar cada momento deste precioso presente que nosso criador nos deu, por isso devemos nos esforçar para viver nossas vidas louvando nosso criador, e que ele seja nossa prioridade e que nosso comportamento Mostre que somos gratos por um presente tão lindo.

Salmo 102:25. Este texto nos ensina a reconhecer a grandeza e a soberania do nosso Deus, devemos meditar diariamente no seu poder e sabedoria. Desta forma teremos sempre em mente que o nosso criador é um Deus eterno, criador de todas as coisas, isso é algo que nos enche de gratidão.

Salmo 102:28. Este versículo nos diz que nosso criador nos oferece proteção aos seus fiéis servos e às gerações futuras, isso é algo que nos enche de esperança e gratidão. 

Salmo 102:26. Este versículo nos ensina que Jeová Deus é eterno, embora tudo o que foi criado seja temporário e sujeito a mudanças, Jeová é a fonte de estabilidade. Isto motiva-nos a viver de acordo com os seus princípios eternos e a partilhar com outros a esperança da vida eterna.

Salmo 102:27. Este texto nos mostra que Jeová é sempre o mesmo, e é um Deus eterno, não tem começo nem fim. Isso nos garante que todas as suas promessas serão cumpridas sem falta, pois ele é um Deus que não mente.

Salmo 100:1-2. Esses versículos nos lembram que devemos louvar a Jeová com alegria e entusiasmo, quando participamos do culto devemos fazê-lo com alegria e felicidade.

Salmo 101:2. Este texto nos lembra que devemos nos esforçar para viver com integridade, com a consciência limpa e ser cristãos. Assim faremos feliz o nosso criador.

Salmo 102:1. Esta leitura nos ensina que Jeová pode ouvir as orações de todos aqueles que estão sobrecarregados, nosso pai pode ouvir os gritos de socorro e nos dá seu apoio e conforto.

Salmo 101: 2. Este texto nos ensina a importância de nos mantermos limpos e mantermos um coração honesto em todos os momentos, não devemos deixar que a influência deste sistema prejudique a nossa espiritualidade, devemos nos esforçar para sermos considerados justos diante de Jeová.

Salmo 101:3. Este versículo nos ensina como o Rei Davi tomou a sábia decisão de não colocar diante de seus olhos nada que fosse inútil. Isto nos ensina que também devemos viver de forma limpa, ser retos e mostrar fidelidade ao nosso pai.

Salmo 101:4. Este texto nos mostra que não devemos permitir que o mal se aproxime de nós, ou seja, devemos manter a consciência tranquila e proteger o nosso coração. Fazemos isso quando tomamos muito cuidado com os amigos que escolhemos, com o tipo de conteúdo que assistimos. Se fizermos isso, manteremos nossa integridade.

 Salmos 101:4. Este versículo destaca que Jeová procura pessoas com um coração reto e honesto, ele se distancia daqueles que praticam o mal ou têm um espírito corrupto. Para caminhar com Deus não basta fingir ser bom, é preciso ser bom, por dentro com sinceridade e pureza.

Salmos 101:4. O versículo nos convida a refletir sobre a condição de nossos próprios corações. Existem atitudes ou pensamentos que devemos deixar para trás. Para estar mais de acordo com os princípios de Jeová, é importante fazer um autoexame e corrigir qualquer comportamento que se desvie da justiça.

Salmos 101:5. Jeová, por meio deste Salmo, mostra sua posição firme contra aqueles que prejudicam outros com suas palavras secretas. Isto nos ensina que devemos ter cuidado com o que dizemos sobre os outros e não nos envolvermos em calúnias ou encorajarmos boatos.

Salmos 102:1. Este salmo nos lembra que devemos nos aproximar de Jeová em oração. A comunicação com ele é essencial e deve ser diária, assim como nos comunicamos com nossos melhores amigos em momentos de necessidade, da mesma forma que devemos estar com Jeová e apresentar nossas preocupações e aflições. para eles.

Salmos 102:11. Comparar os dias como uma sombra que se desvanece nos lembra que a vida é efêmera, devemos valorizar cada momento e aproveitar as oportunidades que temos. Ao mencionar que murcha como a erva, o salmista reconhece a vulnerabilidade da nossa condição humana. Isto nos ensina a ser humildes e a reconhecer que dependemos de Jeová para ter força.

Salmos 102:12. A afirmação de que Deus permanece para sempre nos lembra que ele é eterno. Ao longo da nossa vida, as circunstâncias e as pessoas podem mudar, mas Jeová é sempre o mesmo, o que nos dá uma sensação de estabilidade e confiança.

Salmos 102:19. A ideia de que Jeová vigia a terra implica que ele está ciente das nossas dificuldades e sofrimentos. Isso nos proporciona conforto, sabendo que não estamos sozinhos e que Ele está ciente das nossas necessidades.

 Salmo 102:3. Este texto nos mostra que o sofrimento e a aflição podem ser avassaladores, tanto que podem nos enfraquecer, mas devemos lembrar que nosso amado pai não nos deixa sozinhos, por isso devemos ir até ele e lançar nossos fardos, certos de que ele irá nos dê uma saída.

Salmo 102:5. Este versículo nos mostra que o sofrimento pode afetar nosso bem-estar físico, a angústia é algo que pode afetar a todos nós, quando diz que os ossos estão grudados na pele, imaginamos uma grande fraqueza desgastante que pode ser sentida, é como se estávamos consumidos pela dor, mas no meio desse desespero existe uma verdade importante, o nosso Deus não escuta e vê a nossa angústia e está disposto a nos ajudar.

Salmo 102:17. Este versículo nos dá esperança e conforto, e nos lembra que Jeová não está longe, não é ouvido e se preocupa com todos aqueles que sofrem. Saber que Deus se preocupa com todas as pessoas e nos despreza nos dá paz de espírito e nos enche de esperança.

Salmo 101:8. Aprendemos com esse texto que Jeová, sendo um Deus justo, julgará os iníquos, para que possamos ter plena confiança de que o mal não prevalecerá para sempre.

Salmo 102:1. Percebemos que em momentos de angústia podemos nos sentir sozinhos, mas esse versículo nos lembra que nosso pai Jeová está sempre à disposição de cada um de nós, ele não esconde, nem ignora nossos choros, se estamos passando por um momento ruim, podemos vá até ele com plena confiança de que será o nosso refúgio.

Salmo 101:5. Este texto nos mostra que Jeová rejeita quem fala com engano e falsidade, por isso temos que valorizar a verdade e a integridade e ser sempre honestos, isso é algo fundamental no nosso relacionamento com o nosso criador.

Salmo 101:6. Este texto nos mostra que ele procurará pessoas que sejam leais e fiéis, Jeová é um pai tão amoroso que não espera perfeição de seus servos, ele apenas espera que o sirvamos com coração sincero e façamos o nosso melhor para fazer a coisa certa.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários