ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 14 a 20 de outubro de 2024, Salmo 96-99, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 14 a 20 de outubro de 2024, Salmo 96-99, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 96:1. A que geralmente se refere a expressão “um novo cântico”? (it-1 412).

Vemos que a expressão um novo cântico, que aparece no Salmo 96:1 e em outros textos como Isaías e Apocalipse, geralmente se refere a uma proclamação de louvor devido a eventos novos e notáveis ​​relacionados ao exercício da soberania de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No Salmo 96:1, refere-se a um cântico cantado em resposta a novos atos de Jeová que demonstram sua soberania e realeza. Este conceito refere-se à celebração de acontecimentos significativos na história da salvação e à proclamação da realeza de Deus. No contexto dos salmos, este cântico é cantado para expressar alegria e apreço pela intervenção Divina e pela extensão do Seu domínio sobre a Terra e o céu.

No contexto do Salmo 96, destaca-se o anúncio de que o próprio Jeová se tornou rei, indicando uma mudança ou avanço no governo de Jeová, governo que merece ser celebrado com uma nova expressão de louvor. Este novo cântico destaca a importância dos acontecimentos relacionados. para a terra.

“O Novo Cântico” é um chamado para celebrar a soberania e a misericórdia de Jeová Deus. Ao refletirmos sobre esta expressão, entendemos que Jeová é o rei soberano do universo, que o seu amor e misericórdia são eternos e que a salvação é uma dádiva para todos. Isto é algo que nos inspira a louvar o nosso criador com gratidão e a reconhecer a sua soberania nas nossas vidas. O novo cântico é um lembrete de que a nossa fé deve ser expressa em louvor, por isso Jeová Deus deve ser o centro da nossa adoração e louvor.

A expressão “Um novo cântico” refere-se ao louvor que damos a Jeová quando ele faz algo novo ou notável no seu papel como soberano. Não é apenas uma canção literal, mas representa uma forma de louvar a Deus pelas ações recentes que Ele tomou para mostrar Seu Poder e Realeza.

No Salmo 96:1, ele nos convida a cantar esse novo cântico, porque Jeová fez algo especial: reafirmou sua soberania e mostrou que é Rei.

Cantar um novo cântico também significa que devemos prestar atenção ao que Jeová está fazendo na nossa vida e no mundo neste momento. Não é apenas relembrar o passado, mas ver como sua soberania continua trazendo bênçãos hoje, e por isso o louvamos com gratidão e alegria.

Quando cantamos um novo cântico, como diz o Salmo 96:1, significa que louvamos a Jeová por algo novo e surpreendente que ele fez. Isso me lembra que minha adoração deve ser entusiástica e não rotineira, sempre reconhecendo como Jeová continua a nos ajudar e a governar com justiça.

Pois bem, um exame do contexto deste versículo revela que este novo cântico geralmente é cantado devido a um fato significativo que Deus realiza no exercício de sua soberania universal. Por exemplo, o versículo 10 menciona que ele se tornou rei, portanto, por causa deste evento, a expressão que uma nova canção é usada foi um marco significativo. 

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 96:2. A terceira parte do versículo nos lembra da nossa responsabilidade de proclamar a mensagem da salvação dia após dia, isto envolve sermos ativos na pregação e no ensino de outros sobre o maravilhoso propósito de Jeová para a humanidade.

Salmo 96:2,3. A Bíblia nos ensina que é importante pregar e compartilhar as maravilhas do nosso amado pai celestial, Jeová. Nestes versículos somos encorajados a cantar e proclamar a glória de Jeová e a contar as suas obras maravilhosas entre as nações. Isto realça a importância de dar a conhecer Deus e as suas ações aos outros, não só para o louvar, mas também para que mais pessoas conheçam a sua grandeza e o seu amor.

Salmo 96:13. Ensina-nos que Jeová é o rei que vem julgar a Terra. Este versículo destaca a soberania de Jeová e sua autoridade para julgar com justiça, o que é motivo de alegria e celebração. É mencionado que ele julgará o mundo com justiça e as pessoas com sua verdade, o que destaca sua natureza justa e correta de seu governo sobre a criação.

Salmo 96:8. Ensina-nos que devemos trazer ofertas a Deus E adorá-Lo com reverência. Isso simboliza a importância de oferecer algo valioso de nós mesmos como sinal de gratidão e devoção. Por exemplo, no contexto de fazer parte do povo de Deus, este versículo nos ensina que a verdadeira adoração envolve compromisso e sacrifício pessoal, o que nos aproxima de Deus e nos permite entrar no seu povo com um coração sincero e disposto.

Salmo 96:4,5. Diz-nos que Jeová é grande e digno de louvor, e que é superior a todos os deuses. Ao pregar as boas novas, podemos usar estes versículos para enfatizar a grandeza de Deus e a sua singularidade, em comparação com qualquer outra coisa que as pessoas possam adorar.

Salmo 96:1. Este versículo nos motiva a cantar canções de louvor a Deus com alegria e alegria nas reuniões congregacionais.

Salmo 96:3. Fala sobre proclamar as obras maravilhosas de Deus, fazemos isso quando participamos do Ministério e com a nossa boa conduta nos recomendamos como ministros.

Salmo 96:4. A organização lembra-nos repetidamente que devemos louvar a Jeová, e não à criação. Hoje é muito comum que muitos louvem e adorem as suas celebridades, os seus artistas, até mesmo os líderes políticos e religiosos. Jeová.

Salmo 96:7. Ensina-nos que é importante ser generoso em vez de ficar com o que pertence a Jeová. É verdade que não damos dízimos por lei, mas isso não significa que não devamos contribuir para as despesas do nosso salão do reino e do trabalho mundial. .

Salmo 96:1,3. Esses textos nos mostram que quando meditamos no que Jeová fez, está fazendo e fará por nós, nosso coração nos induz a declarar sua glória. Por esta razão, as Testemunhas de Jeová consideram um privilégio ser portadores do nome de Deus e louvá-Lo publicamente em toda a Terra.

Salmo 96:13. Nos ensina e nos lembra que Jeová é o juiz de toda a Terra, Ele e seu filho Jesus Cristo julgarão as nações, e irão sentenciar, isso nos faz pensar nos ajustes de entendimento em relação à ressurreição, tem coisas que nós não sabemos, mas em vez de ir além do que está escrito, confiamos que Deus e seu filho farão o que é certo.

Salmo 96:4,8. Esses textos nos ensinam que pela sua grandeza Deus merece nosso louvor e honra, porque é superior a todas as coisas, por isso devemos nos deixar guiar pelo nosso criador e mostrar humildade em todos os momentos da nossa vida, porque ele é o Deus Todo-poderoso e merece a nossa glória. 

Salmo 96:2. Este texto não nos encoraja a glorificar o nosso magnífico Deus todos os dias através da nossa pregação e conduta.

Salmo 96:2,3. Estes versículos nos ensinam que como cristãos devemos pregar as boas novas, é importante contar às pessoas sobre o Reino de Deus nas mãos de Jesus Cristo.

Salmo 96:4. Este texto nos mostra que devemos ter profunda gratidão ao nosso Deus por todas as suas belas obras e dizer às pessoas o quão grande Jeová é.

Salmo 96:4. Este texto nos mostra que devemos ajudar as pessoas a conhecerem a verdade sobre o nosso Deus, temos que ajudar as pessoas sinceras a conhecerem bem o nosso criador, bem como os seus propósitos e a sua personalidade atraente e a sua glória eterna.

Salmo 96:7. Este texto nos mostra que devemos dar a Jeová o que lhe é devido. Porque ele é nosso criador, ele merece toda a glória e honra. Quando reconhecemos sua grandeza e nos esforçamos para nos elogiar da melhor maneira, recebemos sua bênção.

Salmo 96:6-8. Esta leitura nos mostra que a terra se transformará num paraíso e irradiará felicidade. Será como se todos os seus prados e montanhas, suas árvores e flores, seus rios e mares se regozijassem com o governo justo de Jeová. O ar fresco não estará mais contaminado. Em cada rio e riacho brilhará a água fresca e pura. A terra não será mais arruinada. A Terra inteira, suas florestas, seus campos, suas montanhas, será um lindo parque, cheio de variedades coloridas de animais e pássaros. Estes também estarão sujeitos ao controle sábio do filho de Jeová.

Salmo 99:6. Este texto nos mostra que devemos invocar o grande nome de Jeová, a frase invocar o nome de Jeová, implica mais do que simplesmente saber qual é o nome de Deus e usá-lo quando O adoramos. Envolve confiar em Deus e recorrer a ele em busca de ajuda.

Salmo 97:11. Esta leitura nos mostra como Jeová ilumina hoje seus servos, através de sua palavra inspirada na Bíblia, proporcionando-nos um clarão de luz que ilumina nosso caminho dia após dia.

Salmo 97:1. Ensina-nos que há pessoas em ilhas remotas que são merecedoras, e muitos irmãos fizeram sacrifícios para ir pregar-lhes e ajudá-los num sentido espiritual.

Salmo 97:1. Este texto também nos lembra a biografia do irmão Geoffrey Jackson, membro do corpo governante, biografia que começava com este texto como título. Encontramos esta biografia na Sentinela de agosto de 2015, e ali mostra que o irmão pregou em vários lugares e promoveu significativamente a tradução de idiomas.

Salmo 97:10. Nos ensina que não basta saber o que é ruim, é preciso odiar. Isso inclui pensamentos, vídeos, até videogames, é uma luta, mas vale a pena ter a aprovação de Deus.

Salmo 97:9. Lembra-nos que fomos feitos à imagem de Deus, mas isso não significa que estejamos no mesmo nível ou que devamos ser iguais a ele. Em vez disso, reconhecemos que ele é o mais elevado sobre toda a Terra.

Salmo 98:2. Este versículo enfatiza como Jeová usa seu povo hoje para trazer as boas novas, boas novas de salvação, portanto, é importante proclamar a mensagem das boas novas a todas as pessoas, porque Jeová nos confiou esta grande obra.

Salmo 97:2. Ensina-nos que Jeová é um Deus que reina com justiça e retidão. Este versículo menciona que as trevas estão ao seu redor, simbolizando Sua Majestade e poder, enquanto a justiça e o julgamento são a base de Seu trono. Isto realça a ideia de que, embora a sua presença possa ser imponente, o seu governo é sempre justo e equitativo, dando aos seus seguidores confiança na sua soberania.

Salmo 97:7 . Ensina-nos que todos aqueles que adoram ídolos serão envergonhados. Este versículo enfatiza a superioridade de Jeová sobre qualquer outro Deus e a futilidade da idolatria. Ao afirmar que os ídolos são imponentes, destaca-se a importância de adorar apenas a Jeová, que é o Deus verdadeiro.

Salmo 97:10. Ensina-nos que Jeová protege e liberta os seus fiéis das pessoas más. Este versículo destaca a ideia de que aqueles que amam a Jeová são resgatados das mãos dos iníquos, o que reforça a confiança na sua justiça e cuidado. Além disso, enfatiza a importância de ficar longe do mal e confiar na proteção Divina.

Salmo 98:1. Este versículo nos convida a renovar nossos louvores a Jeová, reconhecendo suas obras recentes e maravilhosas. Não é apenas repetir louvores, mas atualizar a nossa duração de acordo com as novas bênçãos que recebemos.

Salmo 98:3. Este versículo nos lembra da fidelidade e lealdade de Jeová ao longo da história, mantendo sua palavra simples. Daí a importância de nos perguntarmos: quantas vezes refletimos sobre a sua fidelidade a nós e ao seu povo?

Salmo 98:9. Isto é um lembrete de que Jeová não é apenas o criador, mas também o juiz justo da humanidade. Seu julgamento é sempre justo e correto. Num mundo cheio de injustiça, este versículo nos consola e nos dá esperança de que Jeová trará justiça perfeita.

Salmo 99:2. Este versículo destaca a soberania universal de Jeová, que governa não apenas uma nação, mas todas as nações e povos. Esta verdade deve encher-nos de confiança e paz mental, sabendo que o verdadeiro poder está nas mãos de Jeová.

Salmo 99:6. Este versículo nos lembra como os servos fiéis de Jeová nos tempos antigos sempre invocavam o nome dele em busca de orientação e ajuda. Isto nos convida a imitar sua fé e confiança em Jeová.

Salmo 99:8. Ao longo da história, Jeová tem mostrado disposição de perdoar seu povo, mesmo quando este comete erros. Isto destaca a misericórdia de Jeová e nos lembra que sempre podemos recorrer a ele em busca de perdão quando falhamos.

Salmo 99:4. Este versículo nos assegura que seu poder é sempre acompanhado por um profundo senso de justiça e retidão. Na nossa adoração a Jeová, temos também de cultivar um profundo amor pela justiça.

Salmo 99:9. Este versículo é um convite claro para adorar a Jeová com reverência e humildade, reconhecendo a sua santidade e soberania sobre todos. A nossa adoração deve refletir um profundo respeito pela santidade de Jeová.

Salmo 99:3. Este versículo nos ensina a importância de louvarmos em nome de Jeová e que todos reconheçam que seu nome é santo e impressionante.

Salmo 98:4,5. Esta leitura nos ensina que, como parte do povo de Deus, devemos louvar a Jeová com cânticos. Por isso é fundamental frequentar nossas reuniões, pois assim louvamos a Deus e fortalecemos nosso relacionamento com ele.

Salmo 96:5. Este texto nos mostra que os deuses do povo são apenas ídolos, sem poder nem vida, mas nosso criador é onipotente, merece todos os elogios, merece nossa adoração exclusiva. Por isso é importante adorá-lo somente, porque ele é o Deus vivo.

Salmo 97:11. Este texto nos mostra que, como verdadeiros cristãos, Deus ilumina o nosso caminho, e quando vivemos de acordo com os princípios da palavra de Deus, podemos viver com alegria e paz.

Salmo 97:1. Este versículo começa dizendo que Jeová é Rei. Isto é algo muito importante, porque embora o mundo esteja agora cheio de problemas, devemos lembrar-nos de que Jeová ainda está no controle de tudo. Às vezes, com tantas coisas ruins que acontecem. Podemos pensar que tudo está fora de controle, mas este versículo me lembra que Jeová está reinando e em breve trará justiça e paz a toda a Terra. Isto me dá esperança e motivos para me alegrar, porque sei que o futuro está em suas mãos.

Salmo 97:10. Este versículo nos ensina que assim como Jeová foi capaz de ajudar a nação de Israel no tempo de Moisés, Ele também pode libertar nestes dias todos aqueles que são leais a Ele de todas as provações, para que possamos confiar completamente em Deus.

Salmo 96:4. Este versículo nos lembra que Jeová é grande e digno de receber todo o nosso louvor. Ele nos ensina que nenhum outro Deus pode se comparar a ele. Hoje, muitas pessoas adoram coisas como dinheiro, fama ou ídolos materiais, mas este versículo enfatiza que só Jeová merece a nossa adoração e respeito.

Salmo 97:10. Este versículo é muito direto: Se amamos a Jeová, devemos odiar o mal. Isto me ensina que não só basta fazer o bem, mas também devo rejeitar qualquer coisa que se oponha aos padrões de Jeová. Isto se aplica à minha vida diária. Quando vejo algo imoral ou errado, não posso ficar indiferente, mas devo rejeitá-lo ativamente. Se eu realmente amasse a Jeová, meu comportamento refletiria esse ódio por aquilo que ele odeia.

Salmo 96:5. Aqui diz que todos os deuses do povo são simples ídolos, mas Jeová fez os céus. Isso me faz pensar que, embora as pessoas possam ser influenciadas por muitas crenças ou coisas que parecem importantes, nada disso tem o poder de Jeová, que é o criador de tudo. Isso me motiva a não me deixar levar pelo que o mundo considera importante, mas a me concentrar na adoração a Jeová.

Salmo 98:4. Neste versículo somos incentivados a fazer um barulho alegre a Jeová, isto é, a louvá-lo com entusiasmo e alegria. Isto me lembra que adorar a Jeová não deve ser algo rotineiro ou feito sem sentimento, mas algo que devemos fazer com entusiasmo, porque somos gratos. Quando participamos na adoração, seja nas reuniões, no Ministério ou nas nossas orações pessoais, devemos fazê-lo com alegria, reconhecendo quão grande é Jeová.

Salmo 96:5. Este versículo é um chamado para rejeitar a idolatria e propor nossa confiança somente em Jeová para lembrar que ele é o criador e o verdadeiro Deus, somos encorajados a não depender de nada feito pelo homem, mas a confiar no poder daquele que fez os céus e a terra.

Salmo 96:11,12. Aqui é descrito como os céus, a terra, o mar e o campo louvam a Jeová. Isso me faz pensar em como toda a criação reflete a glória de Jeová. As árvores, os animais e até o clima mostram o quão maravilhoso é o nosso criador. Isso me ajuda a apreciar mais a natureza e a lembrar que tudo que vejo é uma demonstração do poder de Jeová. Cada vez que vejo algo belo na natureza, é como se estivesse vendo uma parte do louvor a Jeová.

Salmo 96:8. O texto diz: Traga um presente, isto sugere que a nossa adoração a Jeová deve ser acompanhada de ofertas. Embora hoje não façamos sacrifícios físicos como no tempo do Antigo Israel, podemos oferecer o nosso tempo, as nossas energias, o nosso talento e tudo o que demonstra a nossa gratidão e devoção.

Salmo 96:12,13. Este texto nos dá a imagem dos campos e das árvores gritando de alegria quando Jeová vem julgar, e isso nos ensina que o julgamento de Deus não é algo que devemos temer se formos fiéis, mas algo que deve ser motivo para a criação se alegrar. Ela mesma antecipa com alegria este julgamento, porque será justo.

Salmo 97:2. A frase: Os fundamentos do seu trono com retidão e justiça, destaca que Deus governa como equidade da Justiça. Isto nos incentiva a confiar que Deus é justo em todas as suas decisões e ações e que seu governo é perfeito.

Salmo 97:1. A exortação para fazer de Jeová a sua alegria nos lembra que nossa felicidade e satisfação devem vir de um relacionamento íntimo com Deus, isso envolve confiar nele e reconhecer sua soberania e buscar sua orientação em nossas vidas.

Salmo 98:9. Aqui temos a certeza de que Jeová julgará a humanidade com justiça e retidão. Esse pensamento me dá muita paz de espírito, porque sabemos que os juízes humanos às vezes cometem erros ou são corruptos, mas Jeová nunca comete erros. Seu julgamento é perfeito e sempre justo. É também um lembrete para eu ser justo no modo como trato os outros, porque se Jeová julga com justiça, eu também devo esforçar-me para ser justo nos meus tratos com as pessoas, especialmente na congregação e na minha vida diária.

Salmo 99:4. Este versículo destaca que Jeová é um Deus justo. Ele ama a justiça, o que significa que sempre faz o que é certo e trata a todos com justiça. Para mim, este é um bom lembrete de que, se quiser convidar Jeová, preciso ser justo nos meus tratos com outros. Às vezes, pode ser fácil mostrar favoritismo ou agir de forma injusta, mas Jeová não faz isso, por isso eu também preciso me esforçar para ser justo e correto nas minhas decisões.

Salmo 99:4. Este texto nos ensina que, visto que Jeová é um rei justo, também se espera que nós, como seus súditos, vivamos de acordo com a sua vontade, o que inclui agir com justiça e ser honestos em todos os aspectos de nossas vidas.

Salmo 97:6. Este texto nos lembra que a justiça e a glória de Jeová são evidentes na criação, isso nos ensina que Deus é justo e reto e que todos podemos reconhecer sua grandeza, isso nos incentiva a adorar a Deus com gratidão.

Salmo 97:7. Este texto nos mostra que muitos que confiam num ídolo, ou numa imagem esculpida, ficarão envergonhados, porque estas imagens não podem dar-lhes vida como Jeová faz.

Salmo 97:9. Este texto nos ensina que Deus é o Altíssimo e é superior a todos os falsos deuses e ídolos, por isso devemos rejeitar a idolatria e a falsa adoração e reconhecer que Jeová é o único deus verdadeiro.

Salmo 97:10. Este texto nos ensina que se amamos a Jeová, devemos odiar o mal, ou seja, devemos rejeitar o mal e a injustiça, e demonstrar com as nossas ações que valorizamos a amizade de Jeová. O profundo amor que sentimos pelo nosso pai celestial nos fará fugir das coisas que ele não gosta.

Salmos 99:4. Visto que Jeová ama a justiça, devemos esforçar-nos para cultivar um coração que também ama o que é justo e certo. Isto envolve desenvolver qualidades como integridade, justiça e compaixão, desta forma imitamos a Jeová.

Salmo 99:5. Este texto nos ensina que devemos adorar o nosso Deus e reconhecer que ele é justo e santo, isso é algo que nos motiva a amá-lo de todo o coração, e é importante obedecer aos seus mandamentos, pois se honrarmos o nosso criador em nosso vida quotidiana, e nos deixarmos guiar por Ele, contaremos com a sua bênção.

Salmos 99:8. A parte que menciona o castelo destaca que nossas ações têm consequências, isso nos ajudará a refletir sobre nossas decisões e como elas podem afetar nosso relacionamento com Jeová.

Salmo 99:8. Segundo o texto, Jeová ouve nossas orações, e se cometermos algum pecado ele pode nos perdoar, mas devemos reconhecer que a disciplina implica amor de Jeová, porque ele quer que continuemos sendo seus amigos.

Salmo 99:8. O fato de ser mencionado que Jeová responde mostra que ele está atento às nossas orações e necessidades, podemos confiar que ele ouvirá as nossas súplicas, as nossas orações e nos oferecerá orientação e apoio mesmo nos momentos difíceis.

Salmo 99:6. Faz-nos pensar nas nossas orações, quando oramos a Deus é como se o chamássemos, é importante estar atento à sua resposta e agradecer.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário