TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 22 de setembro de 2024, tornem-se adultos em seu entendimento (1 Cor. 14:20).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 22 de setembro de 2024, tornem-se adultos em seu entendimento (1 Cor. 14:20).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Domingo, 22 de setembro de 2024
Tornem-se adultos em seu entendimento (1Co 14:20).
Não é de admirar que a Bíblia nos incentive a não permanecer inexperientes. Ganhamos sabedoria colocando os princípios bíblicos em prática em nossas vidas. Aos poucos vamos vendo com nossos próprios olhos que esses princípios nos ajudam a tomar boas decisões e evitar problemas. É bom que façamos um autoexame para ver o quanto progredimos. Por exemplo, se você já estuda a Bíblia e assiste às reuniões há algum tempo, mas ainda não se dedicou a Jeová nem foi batizado, talvez se pergunte por que não fez isso. Ou, se já for batizado, até que ponto você progrediu na pregação e no ensino das boas novas? Suas decisões mostram que você é guiado por princípios bíblicos? Você trata os outros como Jesus trataria? Se percebermos que podemos melhorar, acatemos os avisos de Jeová, que “tornam sábios os inexperientes” (Sal. 19:7). w22.10 20 par. 8.
Como demonstram “os escarnecedores” que rejeitam a sabedoria?
A segunda classe de pessoas que ignoram a sabedoria de Deus são os “escarnecedores”. Às vezes encontramos pessoas assim na pregação. Eles adoram zombar dos outros (Sl 123:4). A Bíblia advertiu que nos últimos dias haveria muitos escarnecedores (2Pe 3:3, 4). Assim como os genros do justo Ló, algumas pessoas hoje não dão ouvidos às advertências de Deus (Gn 19:14). Muitos riem daqueles que vivem de acordo com os princípios bíblicos. Estes escarnecedores deixam-se levar pelos “seus próprios desejos irreverentes” (Judas 7, 17, 18). O que a Bíblia diz sobre os escarnecedores não se ajusta muito bem à atitude dos apóstatas e de outras pessoas que rejeitam a Jeová?
De acordo com o Salmo 1:1, o que podemos fazer para evitar cair no erro dos escarnecedores?
O que podemos fazer para evitar cair no erro dos escarnecedores? Por exemplo, não se associe com quem reclama de tudo (leia Salmos 1:1). Isto significa que não ouvimos nem lemos nada que venha de apóstatas. Se não tomarmos cuidado, poderemos facilmente desenvolver um espírito crítico e começar a duvidar de Jeová e das instruções que recebemos por meio de sua organização. Para não cairmos nisso, perguntemo-nos: “Tenho o hábito de dizer algo negativo sempre que recebemos novas explicações ou instruções? Tenho tendência a procurar defeitos nos irmãos que nos lideram?” Se corrigirmos rapidamente essas tendências, Jeová ficará satisfeito conosco. — Pro. 3:34, 35.
Como encaram os “tolos” os padrões de moral de Jeová?
A terceira classe de pessoas que rejeitam a sabedoria são os “tolos”. Eles são chamados assim porque se recusam a viver de acordo com as leis morais de Deus. Eles fazem o que acham que é certo (Pv 12:15). Eles rejeitam a Jeová, a fonte da sabedoria (Sl 53:1). Quando os encontramos na pregação, muitas vezes criticam-nos duramente por respeitarmos os padrões bíblicos, mas não têm nada melhor para oferecer. A Bíblia diz: “A verdadeira sabedoria está além do alcance do tolo; ele não tem nada a dizer na porta da cidade” (Provérbios 24:7). Os tolos não têm nada verdadeiramente sábio a dizer. Não é de admirar que Jeová nos avise: “Afaste-se do homem tolo” (Pv 14:7).
O que nos ajudará a não sermos tolos?
Ao contrário daqueles que odeiam os conselhos de Deus, aprendemos a amar a sua maneira de pensar e todas as suas leis. Podemos fortalecer esse amor comparando os resultados da obediência com os da desobediência. Vejamos, por um lado, todos os problemas que procuram aqueles que cometem a tolice de rejeitar o sábio conselho de Jeová. E, por outro lado, pensemos que nossa vida é melhor se obedecermos a Deus (Sl 32:8, 10).
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário