TEXTO DIÁRIO, Hoje, segunda-feira, 9 de setembro de 2024, Não fará o Juiz de toda a terra o que é justo? (Gênesis 18:25).

TEXTO DIÁRIO, Hoje, segunda-feira, 9 de setembro de 2024, Não fará o Juiz de toda a terra o que é justo? (Gênesis 18:25).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Não fará o Juiz de toda a terra o que é certo? (Gênesis 18:25).

Um bom juiz precisa conhecer bem as leis. Você deve saber distinguir o que é certo do que é errado. E que outros requisitos ele deve atender? Antes de julgar, você deve ser capaz de levar em consideração todos os fatores importantes de um caso. Neste sentido, não há ninguém tão qualificado para ser juiz como Jeová. Ele não é como os juízes humanos. Ele sempre conhece perfeitamente todos os fatores que influenciam os casos que lhe são apresentados (Gn 18:20, 21; Sl 90:8). Ele não julga com base apenas no que os seres humanos veem e ouvem. Ele entende muito bem como as ações de uma pessoa são influenciadas por seu DNA, sua educação, seu ambiente e seu estado mental e emocional. Além disso, Jeová lê os corações, ou seja, entende as nossas motivações, intenções e desejos. Nenhum detalhe é esquecido; tudo está exposto aos seus olhos (Hb 4:13). Portanto, o perdão de Jeová baseia-se numa compreensão profunda de cada situação. w22.06 4 par. 8, 9.

Por que podemos dizer que as decisões de Jeová são sempre justas? (Deuteronômio 32:4).

As decisões de Jeová são sempre justas. Ele é completamente imparcial. Seu perdão nunca depende da aparência, situação financeira, posição social ou habilidades de uma pessoa (1 Sam. 16:7; Tiago 2:1-4). Jeová não pode ser pressionado ou subornado (2 Crônicas 19:7). E ele não cede à frustração ou aos sentimentos (Êxodo 34:7). Sem dúvida, Jeová é o melhor Juiz que existe porque Seu entendimento de nós e de nossas circunstâncias é perfeito (Leia Deuteronômio 32:4).

Por que o perdão de Jeová é incomparável?

Os escritores das Escrituras Hebraicas sabiam que o perdão de Jeová é incomparável. Às vezes usavam um termo hebraico que, segundo certa obra de referência, “é reservado especialmente para denotar o perdão concedido por Deus ao pecador”. Esta obra acrescenta: “Nunca é usado para denotar aquele tipo e medida inferior de perdão que é exercido por um homem para com outro” (Sinônimos do Antigo Testamento, tradução e adaptação de Santiago Escuain). Somente Jeová tem o poder de perdoar completamente um pecador arrependido. E como nos sentimos quando Jeová nos perdoa?

O que desfruta a pessoa que recebe o perdão de Jeová? e Será que o perdão de Jeová tem prazo de validade?

Quando aceitamos o fato de que Jeová nos perdoou, surgirão “tempos de alívio”. E isso inclui paz de espírito e boa consciência. Tudo isso não pode vir do perdão que os seres humanos dão, mas daquele que “o próprio Jeová” dá (Atos 3:19). Quando ele nos perdoa, ele nos permite ser seus amigos novamente. É como se nunca tivéssemos pecado.

Depois de perdoar uma pessoa, Jeová nunca mais a acusa ou pune pelo que fez (Is 43:25; Jr 31:34). Jeová coloca os seus pecados “até onde o oriente está do ocidente” (Sal. 103:12).b Pensar na imensidão do seu perdão desperta em nós gratidão e reverência (Sal. 130:4). Mas a quem Jeová perdoa dessa maneira?

O que aprendemos até agora sobre o perdão de Jeová?

Como vimos, o perdão de Jeová não depende da gravidade de um pecado. Além disso, aprendemos que Jeová usa seu conhecimento como nosso Criador, Legislador e Juiz ao decidir se perdoa ou não alguém. Então, a que coisas Jeová presta atenção?

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário