TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 4 de setembro de 2024, Antes dele foi escrito um livro para lembrar aqueles que temem a Jeová (Mal. 3:16).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 4 de setembro de 2024, Antes dele foi escrito um livro para lembrar aqueles que temem a Jeová (Mal. 3:16).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Antes dele foi escrito um livro para lembrar aqueles que temem a Jeová (Mal. 3:16).

Durante milhares de anos, Jeová escreveu um livro especial contendo uma lista de nomes. A lista começa com Abel, a primeira testemunha fiel (Lucas 11:50, 51). Ao longo da história, Jeová acrescentou nomes a esse livro, e agora ele contém milhões. Na Bíblia, esse livro tem vários nomes: “um livro para ser lembrado”, o “livro da vida” e “o rolo da vida” (Mal. 3:16; Apocalipse 3:5; 17:8). Este livro especial contém os nomes de todos os que adoram a Jeová com temor ou profundo respeito e que amam o seu nome. Eles esperam receber a vida eterna, seja no céu ou na Terra. Nosso nome poderá ser escrito nesse livro se cultivarmos um relacionamento achegado e pessoal com Jeová, baseado no sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo (João 3:16, 36). Não queremos todos que nosso nome esteja escrito lá? w22.09 14 par. 1, 2.

Se o nosso nome está agora escrito no livro da vida, isso significa que viveremos para sempre? E o que veremos neste artigo e no próximo?

Ter seu nome escrito no livro da vida garante a vida eterna? Encontramos a resposta em Êxodo 32:33, onde Jeová disse a Moisés: “Rirarei do meu livro todo aquele que tiver pecado contra mim.” Isso significa que os nomes que estão escritos nesse livro podem ser apagados, como se Jeová os tivesse escrito a lápis por enquanto (Ap 3:5). Temos de garantir que o nosso nome permaneça no livro até que Jeová o escreva permanentemente, como se estivesse a tinta.

Podemos nos fazer algumas perguntas. Por exemplo, o que a Bíblia diz sobre aqueles que têm seus nomes escritos no livro da vida e aqueles que não têm? Quando aqueles que têm seus nomes escritos ali receberão a vida eterna? E aqueles que morreram sem ter a oportunidade de conhecer a Jeová? É possível que seus nomes estejam escritos neste livro? Veremos a resposta neste artigo e no próximo.

De acordo com Filipenses 4:3, quem tem o nome escrito no livro da vida? E quando seus nomes serão escritos permanentemente?

Que nomes estão escritos neste livro simbólico? Para responder a esta pergunta, falaremos sobre cinco grupos de pessoas. Alguns desses grupos estão escritos no livro da vida e outros não. O primeiro grupo é formado por aqueles que foram selecionados para reinar com Cristo no céu. Seus nomes já estão escritos no livro da vida? Sim. De acordo com o que o apóstolo Paulo disse aos seus colaboradores em Filipos, os nomes dos cristãos ungidos — isto é, aqueles que foram convidados a governar com Cristo — já estão no livro da vida (leia Filipenses 4:3). Mas, para que seus nomes não sejam apagados deste livro simbólico, eles deverão permanecer fiéis. E, quando receberem o selo final, seja antes de sua morte ou antes do início da grande tribulação, seus nomes serão permanentemente escritos no livro (Apocalipse 7:3).

Como Apocalipse 7:16, 17 nos ajuda a saber quando a grande multidão de outras ovelhas terá seus nomes permanentemente escritos no livro da vida?

O segundo grupo é formado pela grande multidão de outras ovelhas. Seus nomes estão agora escritos no livro da vida? Sim. Eles ainda estarão lá depois de sobreviverem ao Armagedom? Sim (Apocalipse 7:14). Jesus disse que essas pessoas, que são como ovelhas, “irão para a vida eterna” (Mateus 25:46). Mas aqueles que sobreviverem ao Armagedom não receberão imediatamente a vida eterna. Seus nomes serão escritos a lápis no livro da vida, por assim dizer. Durante o Reinado Milenar, Jesus “os pastoreará e os guiará a fontes de águas vivas”. Aqueles que seguem a orientação de Cristo e são considerados fiéis a Jeová terão seus nomes permanentemente escritos no livro da vida (Leia Apocalipse 7:16, 17).

Quem não tem o nome escrito no livro da vida e o que acontecerá com ele?

O terceiro grupo é formado pelos bodes, que serão destruídos no Armagedom. Seus nomes não estão no livro da vida. Jesus disse que eles “irão para a destruição eterna” (Mateus 25:46). E Paulo disse por inspiração que essas pessoas “sofrerão o castigo judicial da destruição eterna” (2 Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 2:9). O mesmo pode ser dito de pessoas ao longo da história que pecaram propositalmente contra o espírito santo. Eles também recebem a destruição eterna, não a vida eterna. É claro que eles não serão ressuscitados (Mateus 12:32; Marcos 3:28, 29; Hebreus 6:4-6). A seguir analisaremos detalhadamente dois grupos que serão ressuscitados na Terra.

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário